A inspeção de qualidade é um tipo de vistoria que busca por não conformidades em produtos ou serviços, garantindo que atendam aos padrões de qualidade da empresa.
Entenda a importância da inspeção de qualidade para as organizações, veja como fazer e aproveite um modelo de checklist digital para registrar o resultado da inspeção!
Veja também: Modelos digitais de checklists, laudos e relatórios de inspeção
- O que é uma inspeção de qualidade?
- Como a inspeção de qualidade é feita?
- Quem é o responsável pela inspeção de qualidade?
- Quais são os tipos de inspeção de qualidade?
- Como fazer uma inspeção de qualidade?
- Como relatar as descobertas da inspeção de qualidade?
- Qual a diferença entre inspeção de qualidade e controle de qualidade?
- Qual a importância da inspeção de qualidade?
- Como a tecnologia pode ajudar na inspeção da qualidade?
- Modelo de checklist de inspeção de qualidade digital
O que é uma inspeção de qualidade?
Uma inspeção de qualidade é um processo de avaliação de produtos ou serviços para garantir que atendam a determinados padrões de qualidade. Normalmente, a inspeção é realizada por uma equipe que examina os itens em questão para identificar defeitos, falhas ou não conformidades com os requisitos estabelecidos.
A inspeção de qualidade pode ser realizada em diferentes estágios do ciclo de vida de um produto ou serviço, desde a matéria-prima até o produto final. Ela pode ser feita de forma visual, utilizando instrumentos de medição ou testes de desempenho, dependendo do tipo de produto ou serviço em questão.
Seu objetivo é garantir que os produtos ou serviços atendam aos padrões de qualidade estabelecidos, proporcionando satisfação ao cliente e minimizando o risco de retrabalho, acidentes ou reclamações.
Apesar de ser muito usada em linhas de produção para verificar a qualidade do produto fornecido, a inspeção de qualidade pode ser aplicada em vários processos, como na prestação de um serviço, no atendimento ao cliente, na segurança do trabalho, entre outros.
Como a inspeção de qualidade é feita?
A inspeção de qualidade pode ser realizada de várias maneiras, dependendo do tipo de produto ou serviço em questão, dos padrões de qualidade estabelecidos e dos recursos disponíveis.
Geralmente, ela envolve uma metodologia de análise que é aplicada a um produto, setor ou processo, de modo a verificar se ele atende aos padrões de qualidade estabelecidos pela empresa.
Veja algumas das principais abordagens usadas em inspeções de qualidade:
- Inspeção visual: a inspeção visual é uma das formas mais comuns de inspeção de qualidade, em que o responsável examina visualmente os produtos ou serviços para identificar defeitos visíveis, falhas ou não conformidades. Isso pode envolver a comparação dos itens com parâmetros como cor, forma, tamanho, acabamento, etc;
- Testes de desempenho: para produtos que têm requisitos de desempenho específicos, como dispositivos eletrônicos e equipamentos mecânicos, os testes de desempenho são realizados para avaliar resistência, durabilidade, funcionamento e segurança, entre outros;
- Amostragem: em alguns casos, é impraticável ou muito caro inspecionar cada item individualmente. Portanto, a inspeção de qualidade é feita por amostragem, em que uma amostra representativa de itens é selecionada aleatoriamente e inspecionada;
- Inspeção de processo: além de inspecionar os produtos finais, a inspeção de qualidade também pode ser realizada durante o processo de fabricação ou prestação de serviços para verificar se há algum ponto de melhoria.
Uma vez que a metodologia de inspeção é determinada, ela é aplicada durante uma vistoria ou visita técnica que avalia diversos aspectos do processo e determina se algum deles não está sendo feito corretamente ou se o produto final não está saindo com a qualidade esperada.
A inspeção de qualidade é uma excelente ferramenta para identificar pontos fracos e fortes da empresa, indicando processos que precisam ser melhorados e necessitam de mais atenção e recursos.
Quem é o responsável pela inspeção de qualidade?
Normalmente, o responsável pela inspeção de qualidade é um inspetor de qualidade, mas esse cargo pode variar conforme as atividades da empresa. No caso da gestão de riscos, por exemplo, o responsável deve ser alguém especializado em segurança do trabalho, como um técnico, médico ou engenheiro de segurança do trabalho.
Por isso, a inspeção de qualidade deve ser feita por uma equipe multidisciplinar, em que especialistas capacitados no segmento em questão contribuem para a verificação da qualidade.
Isso pode incluir profissionais da área, pessoas com conhecimento técnico sobre o produto ou atividade, e até uma combinação, envolvendo diversos cargos e especialidades.
Quais são os tipos de inspeção de qualidade?
Existem vários tipos de inspeção de qualidade, cada um com suas próprias características e finalidades. Aqui estão alguns dos tipos mais comuns:
Inspeção pré-produção
Para empresas que trabalham com produtos e mercadorias, a inspeção pré-produção é feita antes mesmo do início do processo, avaliando as instalações que serão utilizadas, matérias-primas, ferramentas e até os procedimentos estabelecidos.
É um tipo de inspeção muito importante porque permite encontrar falhas logo no início, dando oportunidade de corrigi-las antes que afetem o produto final.
Inspeção durante
Também chamada de inspeção em linha ou de processo, é realizada quando a operação já está em andamento, avaliando se todos os procedimentos estão sendo seguidos corretamente ou se há um indicativo de que os produtos não estão saindo com a qualidade esperada.
É muito recomendada para diversos segmentos, já que analisa o andamento dos processos e atividades. O ideal é que todas as etapas da operação sejam inspecionadas.
Inspeção pós-produção ou pré-embarque
A inspeção pós-produção (ou pré-embarque) é feita no produto final, após a conclusão da cadeia produtiva. É realizada por amostragem, quando alguns itens são selecionados aleatoriamente para verificação se atendem aos requisitos estabelecidos.
É realizada ainda no ambiente fabril, retirando de circulação os itens que não podem ser comercializados e, portanto, não serão distribuídos para fornecedores.
Inspeção de classificação
Na inspeção de classificação, todas as unidades com defeito são separadas, permitindo calcular a quantidade de unidades que atendem aos parâmetros e assim entender a porcentagem da produção que apresenta defeitos.
Inspeção de carregamento
A inspeção de carregamento é pouco utilizada, pois é feita somente nos veículos de carregamento. Nesse caso, ela avalia se o meio de carregamento utilizado é apto para transportar a carga em questão sem danos.
Também pode ser feita quando há transporte de carga entre estados e países, garantindo o cumprimento das normas de importação e exportação.
Esses são apenas alguns exemplos de tipos de inspeção de qualidade. Cada um tem suas próprias características, e a escolha do tipo de inspeção a ser realizada depende dos requisitos de qualidade do produto ou serviço em questão.
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Como fazer uma inspeção de qualidade?
Separamos algumas dicas que vão te ajudar a realizar a inspeção de qualidade na sua empresa, confira:
Estabeleça um objetivo
O primeiro passo é estabelecer o objetivo da inspeção de qualidade. Vamos ver alguns exemplos:
- Reduzir a quantidade de produtos com defeitos;
- Diminuir o número de acidentes de trabalho;
- Aumentar a satisfação do consumidor;
- Otimizar os processos;
- Obter uma certificação, como a ISO 9001.
Portanto, comece definindo qual será o objetivo da sua inspeção. Você pode aplicar diferentes inspeções de qualidade dentro da empresa, cada uma com sua função.
Realize um planejamento prévio
Antes de iniciar a inspeção, é importante planejar cuidadosamente o processo. Isso inclui, além de determinar os objetivos da inspeção, definir os critérios de conformidade, selecionar os métodos de inspeção apropriados e estabelecer um cronograma considerando a frequência das inspeções e os prazos para aplicação de medidas de prevenção e controle.
Defina parâmetros de qualidade
Outro ponto importante é a definição dos parâmetros de qualidade que serão usados para comparação. Uma dica é utilizar um procedimento operacional padrão que defina o que é esperado do produto ou serviço.
Assim, sua inspeção terá critérios para comparação e identificação de não conformidades — se um item não estiver de acordo com o esperado, ele não atende aos padrões de qualidade.
Faça essa definição para todos os produtos e serviços que serão avaliados, levando em consideração as características de cada um.
Avalie etapas relevantes
Algumas etapas da prestação de serviços ou da linha de montagem têm pouco impacto no resultado final, de modo que não devem ser priorizadas na inspeção de qualidade. Então, avalie quais etapas são mais relevantes considerando sua criticidade e priorize-as na inspeção e na definição dos padrões esperados.
Por exemplo: o uso de equipamentos de proteção individual é essencial em algumas atividades e seu uso pode salvar a vida dos colaboradores, portanto devem ser prioridade na inspeção.
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Envolva os funcionários
Toda a empresa deve estar envolvida na busca pela excelência. Por isso, envolva os funcionários estimulando-os a seguir as boas práticas da empresa e a reportar possíveis problemas que afetem a qualidade do produto ou serviço.
Além disso, compartilhe os resultados da inspeção de qualidade com a equipe, para que todos tenham conhecimento do seu papel na busca por melhores resultados.
Como relatar as descobertas da inspeção de qualidade?
Os resultados da inspeção de qualidade podem ser relatados de várias maneiras, mas o mais indicado é usar um checklist ou relatório de não conformidade. Esse documento registra tudo que foi verificado durante a inspeção, como testes e avaliações, e os resultados obtidos.
Dessa forma, a gestão é notificada dos pontos de atenção e pode usar o relatório como histórico para comparação no futuro.
Veja um exemplo de relatório de não conformidade que pode ser usado para documentar uma inspeção de qualidade:
Utilizando recursos como assinatura dos responsáveis e imagens para comprovação, o relatório transmite profissionalismo e confiabilidade.
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Qual a diferença entre inspeção de qualidade e controle de qualidade?
A inspeção de qualidade é uma das atividades do controle de qualidade. O controle de qualidade envolve uma série de medidas para garantir a satisfação do cliente com o produto ou serviço fornecido.
Já a inspeção de qualidade é uma das ferramentas utilizadas no controle da qualidade, aplicando auditorias que buscam por pontos de atenção e atestando que o produto ou serviço está de acordo com os padrões definidos pela empresa.
Qual a importância da inspeção de qualidade?
Independentemente da área de atuação da empresa, a inspeção de qualidade é recomendada porque pode trazer benefícios como:
Fortalecimento da cultura da qualidade
A cultura da qualidade é um dos pilares da excelência operacional, mostrando que a empresa prioriza a satisfação dos clientes e a melhoria contínua em seus produtos ou serviços.
Melhor definição e delegação de papéis
A inspeção de qualidade ainda pode trazer benefícios para as equipes, já que ajuda a determinar as responsabilidades de cada colaborador na busca pela excelência, trazendo mais definição nos papéis de cada um.
Identificação e reversão de não conformidades
As não conformidades podem trazer muitos danos, tanto à empresa (como prejuízo com recall e desvalorização da marca) quanto ao consumidor. Quando essas falhas são identificadas de maneira proativa, é mais fácil corrigi-las e assim fornecer produtos e serviços de qualidade.
Otimização de custos
Identificar e corrigir problemas de qualidade durante a inspeção ajuda a reduzir os custos associados ao retrabalho, devoluções, reclamações de clientes e até queda no valor de mercado da empresa.
Qualificação do atendimento ao cliente
É mais barato manter um cliente do que conquistar um novo, e a qualidade é um dos principais fatores na fidelização. Com a inspeção de qualidade, os problemas são identificados e corrigidos de modo que não afetem o cliente.
Como a tecnologia pode ajudar na inspeção da qualidade?
A inspeção de qualidade não é mais feita com papel e prancheta — com os sistemas digitais, como o Produttivo, todo o processo de agendamento da inspeção e registro das informações pode ser feito diretamente pelo celular.
No Produttivo, o responsável pela inspeção pode seguir o roteiro estabelecido no checklist de inspeção, sabendo exatamente o que deve ser verificado. Assim, não há risco de esquecimento.
Após a inspeção, um relatório é exportado e pode ser encaminhado para o cliente ou o gestor, com recursos como:
- Pontuação automática para definir a importância de cada item na inspeção;
- Alertas de não conformidades que são enviados diretamente para a gestão;
- Relatório fotográfico com fotos tiradas na hora e marcação de data, horário e local;
- Assinatura digital para atestar a veracidade do laudo;
- Armazenamento do relatório em nuvem, ficando disponível para consultas futuras;
- Preenchimento offline, sem precisar de conexão com a internet.
Modelo de checklist de inspeção de qualidade digital
Veja um exemplo de checklist de inspeção de qualidade preenchido e exportado pelo Produttivo:
Tudo isso é feito pelo celular ou tablet do inspetor, assim não é preciso transcrever as informações depois.
Ainda, com o plano de atividades, o gestor pode agendar inspeções futuras na periodicidade desejada, garantindo que a inspeção de qualidade seja feita na frequência adequada.
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