Relatório de inspeção em posto de gasolina

Para quem trabalha com visitas técnicas na área, entenda a importância e como fazer um relatório de inspeção em posto de gasolina.

A inspeção em posto de gasolina é essencial para verificar o cumprimento às medidas de segurança internacionais, além de avaliar as condições de funcionamento.

O relatório pode ser elaborado por uma auditoria externa, ou ainda por um colaborador capacitado. A seguir, vamos entender melhor como funciona a visita técnica em posto de gasolina e como produzir um relatório adequado.

Para quem trabalha com visitas técnicas na área, entenda a importância e como fazer um relatório de inspeção em posto de gasolina.

A inspeção em posto de gasolina é essencial para verificar o cumprimento às medidas de segurança internacionais, além de avaliar as condições de funcionamento.

O relatório pode ser elaborado por uma auditoria externa, ou ainda por um colaborador capacitado. A seguir, vamos entender melhor como funciona a visita técnica em posto de gasolina e como produzir um relatório adequado.

Veja também: Checklists e relatórios digitais de inspeção

Como é feita a inspeção em posto de gasolina

O ideal é que a própria empresa realize a inspeção em posto de gasolina periodicamente, ou terceirize esse trabalho para prestadores de serviço, para garantir seu funcionamento adequado e cumprimento das normas regulamentadoras nacionais para esse segmento.

Com uma vistoria própria, o estabelecimento pode estar preparado para eventuais fiscalizações realizadas pelos órgãos públicos. Além disso, uma auditoria garante que o funcionamento esteja adequado.

Veja a seguir alguns pontos que devem estar no checklist de inspeção e serem observados na visita técnica em posto de gasolina:

Avaliação das instalações

É a análise do estado de conservação das bombas, tanques, mangueiras e estruturas como lava–car ou para troca de óleo. Também é necessário avaliar a parte elétrica, que deve ser vistoriada a cada 3 anos.

Segurança do empreendimento

Dado o alto risco que os postos de gasolina representam tanto para o meio ambiente quanto para a população, é essencial fazer a análise da segurança das instalações.

Aqui devem ser avaliados eventuais vazamentos de inflamáveis e quaisquer danos estruturais que possam trazer risco de incêndio ou contaminação ao local.

NR-09

Estabelecimentos que operem sob risco de exposição a agentes físicos, químicos e biológicos devem seguir a Norma Regulamentadora n°09, que exige a identificação da exposição ocupacional a esses agentes, sua avaliação e medidas de prevenção e controle.

Certifique-se de que seu posto está operando de acordo e, se necessário, faça as adaptações exigidas. Além de garantir o funcionamento adequado do local, a NR-09 também ajuda na proteção de pessoas, bens e do meio ambiente.

Segurança do público e funcionários

Além da preservação das instalações em si, é necessário verificar se clientes e colaboradores estão cumprindo com as medidas de segurança, como não estar fumando.

Sinalização

Outro ponto para garantir a segurança do público é a presença de placas sinalizadoras que indicam a proibição ao fumo naquele local, presença de agentes inflamáveis e outros avisos regulamentados pela ANP.

Uso de EPIs e EPCs

Os funcionários também são responsáveis por sua própria segurança e dos visitantes, por isso reforce a necessidade do uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e equipamentos de proteção coletiva (EPCs).

Recomendações de limpeza

Postos de gasolina também precisam manter a limpeza das instalações. Por isso, sua vistoria deve incluir a conservação geral do estabelecimento, assim como o descarte adequado de resíduos.

Sistema de tratamento

A limpeza do espaço ainda deve incluir detalhes do sistema de tratamento, como filtro anaeróbio, caixa separadora de água e óleo, fossa séptica e outras estruturas relevantes.

Documentação

O posto de gasolina deve estar com todas as licenças e alvarás válidos. Verifique todos os certificados necessários, como alvará do Corpo de Bombeiros, Secretaria do Meio Ambiente, Prefeitura, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e outros órgãos.

Padrão de qualidade

Para evitar a distribuição de gasolina adulterada, é essencial verificar o padrão de qualidade dos combustíveis. Conforme a lei 10.203/01, tanto a gasolina comum quanto a aditivada devem receber entre 20% e 24% de álcool etílico anidro combustível.

Verifique a qualidade e o percentual de álcool etílico para se certificar de que o estabelecimento está operando de acordo com a legislação vigente.

NR-20

Um dos pontos a serem avaliados na inspeção em postos de combustíveis é o cumprimento à Norma Regulamentadora nº 20 do Governo Federal. Essa NR regulamenta o trabalho com combustíveis líquidos e inflamáveis, incluindo armazenamento, transferência, manuseio e manipulação dos mesmos.

Esses serviços incluem trabalho em:

  • Postos de gasolina;
  • Distribuição de gases canalizados;
  • Transporte e distribuição de combustíveis;
  • Usinas e refinarias;
  • Instalações petroquímicas e unidades de processamento.

A legislação considera como combustíveis inflamáveis os líquidos que apresentem ponto de fulgor (ou seja, queima) a partir de 60°C, e gases que são inflamáveis em contato com o ar a partir de 20°C e 101,3 kPa de pressão. Já os líquidos combustíveis apresentam ponto de fulgor entre 60°C e 93°C.

De acordo com o artigo 3.2 da norma, é responsabilidade da empresa “interromper todo e qualquer tipo de atividade que exponha os trabalhadores a condições de risco grave e iminente para a sua segurança ou saúde” e “informar os trabalhadores […] sobre os riscos potenciais de exposição ao benzeno que possam afetar sua segurança e saúde, bem como as medidas preventivas necessárias”.

Isso inclui fornecer treinamentos periódicos (a cada dois anos) para a manipulação dos combustíveis. A capacitação deve abordar:

  • riscos;
  • conceitos sobre monitoramento ambiental e de saúde;
  • medidas de prevenção;
  • procedimentos de emergência.

Já aos colaboradores, cabe “zelar pela sua segurança e saúde ou de terceiros que possam ser afetados pela exposição ao benzeno” e “comunicar imediatamente ao seu superior hierárquico as situações que considerem representar risco grave e iminente para sua segurança e saúde ou para a de terceiros”.

EPI para posto de gasolina

Considerando que é responsabilidade dos colaboradores cuidar da segurança individual e coletiva, o uso de EPIs para frentista também está previsto na NR-20  É recomendado o uso de equipamentos de proteção respiratória e de proteção para a pele.

São considerados EPIs para postos de combustíveis:

  • Calçados impermeáveis;
  • Luvas;
  • Máscaras com filtro;
  • Óculos de segurança.

Segundo a Norma Regulamentadora n°06, cabe à empresa empregadora instruir quanto às medidas de segurança e garantir o seu cumprimento, portanto não desconsidere o uso adequado dos EPIs.

Relatório de visita técnica em posto de gasolina

Tendo em vista todos os aspectos que devem ser observados em um laudo técnico de posto de gasolina, é preciso considerar como esse relatório vai ser elaborado.

Versões em papel, ainda que sejam consideradas tradicionais, podem trazer mais dor de cabeça ao processo, já que a transcrição para uma plataforma digital gera retrabalho, e o material está sujeito a perda ou danos.

Para fazer seu relatório de visita técnica em posto de gasolina, você pode investir em um sistema digital, como o Produttivo. O sistema permite criar relatórios personalizados conforme as suas necessidades, digitais e automáticos, sem a necessidade de fazer preenchimentos à mão e passar pro computador.

Você pode incluir campos de preenchimento obrigatório para garantir a padronização das inspeções, e acrescentar questões que façam sentido para o seu negócio.

Além disso, o Produttivo oferece funcionalidades como:

  • Relatório fotográfico;
  • Recurso de preenchimento por voz;
  • Plataforma para abertura de chamados;
  • Funcionamento offline;
  • Acompanhamento em tempo real pelo app;
  • Gráficos para análise de indicadores.

O gestor vai acompanhando o preenchimento dos dados mesmo à distância enquanto o técnico vai ao local do chamado realizar a inspeção. Que tal fazer um teste grátis?

Tire suas dúvidas pelo chat ao lado ou agende uma demonstração!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima