Fazer um bom planejamento para a manutenção de guindastes pode esbarrar em diversos desafios: qual é a melhor frequência? Como organizar todo o calendário? O que verificar em cada inspeção?
Mas neste artigo reunimos todo o nosso conhecimento sobre o assunto para deixar o processo de organização das inspeções mais eficiente e ágil. Veja como a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo.
Modelo pronto e digital para testar: Checklist de Manutenção de Máquinas e Equipamentos
- O que é a manutenção de guindastes?
- Para que serve a manutenção de guindastes?
- Quais são os principais tipos de manutenção de guindastes?
- Qual a importância da manutenção de guindastes?
- O que diz a legislação sobre a manutenção de guindastes?
- Quando fazer a manutenção de guindastes?
- Como fazer manutenção de guindastes?
- Plano de manutenção de guindastes Excel para baixar
- Check list de manutenção de guindaste
- Sistema completo para controle de manutenção de guindastes
O que é a manutenção de guindastes?
A manutenção de guindastes é um processo de verificação, que acontece periodicamente para analisar os principais sistemas, peças e componentes dos equipamentos, prevenindo o acontecimento de falhas.
Através dessas inspeções periódicas, problemas são encontrados quando ainda são simples de resolver, evitando a parada do equipamento e prolongando sua vida útil.
É comum que durante as manutenções de guindastes sejam realizadas:
- Inspeções visuais;
- Lubrificações;
- Limpezas;
- Troca de peças;
- Reformas;
- Pequenos reparos e ajustes;
- Recondicionamento de máquinas.
Para que serve a manutenção de guindastes?
Para obter o melhor desempenho dos equipamentos é preciso que eles estejam bem ajustados e conservados, certo? Esse é justamente o objetivo da manutenção de guindastes.
Ela busca vistoriar os equipamentos frequentemente, realizando reparos sempre que necessário para aumentar a confiabilidade, a disponibilidade e garantir que os equipamentos não vão deixar as empresas na mão com uma parada não planejada.
Além disso, a manutenção de guindastes também colabora para o aumento da segurança no ambiente de trabalho, uma vez que toda falha é encontrada e resolvida com antecedência, evitando a ocorrência de acidentes por mau funcionamento.
Experimente grátis: Software de Manutenção com Agendamento Automático de Serviços
Quais são os principais tipos de manutenção de guindastes?
Existem dois tipos principais de manutenção de guindastes. Entenda quando cada uma deve ser realizada:
Manutenção preventiva
A manutenção de guindastes preventiva deve ser realizada conforme a periodicidade descrita no cronograma de manutenção, podendo ser diariamente, semanalmente, mensalmente e assim por diante. Tudo depende das necessidades do ativo e do que será verificado.
Seu objetivo é encontrar irregularidades e aplicar soluções antes que elas prejudiquem o funcionamento do guindaste, levando-o à falha completa e prejudicando o dia a dia de trabalho da empresa.
Ela pode ser realizada no local em que o equipamento fica para ganhar tempo e evitar o transporte do guindaste.
Experimente grátis: Modelo de Checklist Digital de Manutenção Preventiva
Manutenção corretiva
Diferente da preventiva, a manutenção de guindastes corretiva é realizada apenas quando o equipamento apresenta algum tipo de não conformidade ou falha.
Sua função é resolver o problema o quanto antes para colocar o guindaste em funcionamento novamente.
Como ela acontece de forma inesperada, sem planejamento, é um tipo de manutenção que deve ser evitada, porque pode causar prejuízos às empresas pelo tempo em que o ativo precisa ficar parado para a realização dos reparos.
Modelo pronto e digital: Relatório Técnico de Manutenção Corretiva
Qual a importância da manutenção de guindastes?
Ruídos excessivos, lentidão na operação, superaquecimento no sistema hidráulico são alguns dos sinais que indicam que alguma coisa está errada. Por dar atenção a esses detalhes e investigar a fundo as não conformidades, a manutenção de guindastes é tão importante.
É por meio da manutenção de guindastes que as falhas e paradas na operação são evitadas, reduzindo os custos operacionais das empresas.
Outro fator importante é a diminuição dos acidentes e o aumento da segurança do trabalho.
Leve menos tempo planejando os serviços de manutenção: Baixe grátis essa Planilha em Excel que Estima os Prazos da Manutenção para Você!
O que diz a legislação sobre a manutenção de guindastes?
Existem uma série de normas regulamentadoras e de segurança que tratam a respeito da manutenção de guindastes. Veja do que trata cada uma:
- NR 18: É a norma regulamentadora que trata sobre segurança e saúde no trabalho na indústria da construção e estipula algumas diretrizes de segurança para equipamentos de guindar;
- NR 12: Oferece diretrizes para a segurança na operação de diversas máquinas e equipamentos no ambiente de trabalho, incluindo os guindastes;
- NBR 16463-1: Determina quais são os requisitos para a elaboração de manuais de instruções de guindastes;
- NBR 14768: Estabelece as diretrizes para guindastes articulados hidráulicos;
- NBR ISO 2408: Define os requisitos para cabos de aço de uso no geral, incluindo em guindastes;
- NBR ISO 4309: Instrui sobre manutenção, inspeção e descarte de equipamentos de movimentação de carga.
Quando fazer a manutenção de guindastes?
A frequência e periodicidade de realização da manutenção de guindastes deve ser definida com base em uma análise que leva em conta diferentes critérios:
- Especificações e recomendações dos fabricantes;
- Definições de normativas;
- Opiniões de especialistas e profissionais da área;
- Histórico de manutenções anteriores;
- Nível de criticidade do equipamento e importância para a operação;
- Funcionando e uso do guindaste.
Depois de considerar todas essas informações fica mais fácil entender a melhor periodicidade para cada equipamento.
Por exemplo: o fabricante pode recomendar que as inspeções sejam realizadas mensalmente, mas ao cruzar essa informação com o uso do equipamento e seu histórico de intervenções, posso definir que talvez uma manutenção de guindastes quinzenal seja melhor.
Por isso, as definições podem variar de acordo com cada caso. O plano de manutenção de guindastes deve ser personalizado para cada ativo, é isso que vai fazer com que ele seja mais eficiente.
Existem estimativas que as revisões periódicas devem ser realizadas nas primeiras 50 horas de operação e depois a cada mil horas ou uma vez ao ano.
A inspeção diária também é recomendada para checar itens fundamentais como nível do óleo do motor, óleo hidráulico e nos redutores de elevação, além da água do radiador.
Para consolidar tudo que deve ser verificado, em qual frequência e em qual data do calendário, você deve utilizar o plano de manutenção.
O Produttivo criou um modelo em Excel, simples de usar e que pode ser baixado de graça. Dá só uma olhada:
Baixe grátis: Plano de manutenção em Excel para planejar as intervenções
Após baixar o material você pode substituir as informações de exemplo por dados reais da sua operação e começar a acompanhar de perto o cronograma das inspeções.
Como fazer manutenção de guindastes?
Como vimos, existem diferentes formas de periodizar as manutenções, e é com base na frequência que o que precisa ser verificado será estruturado.
Na manutenção de guindastes é comum existir uma inspeção diária e outra realizada após as primeiras 50 horas de utilização do equipamento que verifica os seguintes itens:
- Prisioneiros de fixação do guindaste;
- Conexões hidráulicas de tubos e mangueiras;
- Filtros de alta pressão e filtros de retorno;
- Nível de óleo hidráulico;
- Inspeção visual de componentes estruturais.
Outra manutenção pode ser realizada depois de mil horas de utilização ou pelo menos uma vez por ano, verificando os mesmos itens inspecionados na manutenção de 50 horas e também:
- Folga na coluna do guindaste;
- Gancho de carga;
- Cabo de aço do guincho;
- Funcionamento dos dispositivos de segurança;
- Funcionamento do controle remoto;
- Funcionamento de bomba e tomada de força;
- Funcionamento de todos os acessórios;
- Funcionamento de alavancas do comando e hastes de comutação;
- Lubrificação;
- Substituição do óleo hidráulico;
- Substituição do óleo de engrenagens do guincho de cabo.
Plano de manutenção de guindastes Excel para baixar
O plano de manutenção ajuda a organizar as inspeções, evitar esquecimentos e garantir que tudo foi realizado dentro da periodicidade correta para não prejudicar o funcionamento do equipamento.
Para começar a acompanhar a manutenção de guindastes, você pode usar o modelo em Excel criado pela equipe do Produttivo. Veja como ele é:
Pronto para baixar de graça: Planilha de manutenção em Excel
Nele você inclui o que deve ser verificado, em qual periodicidade e qual é a data programada para a inspeção.
De forma simples, você consegue ter uma visão completa de tudo que deve ser feito, incluindo as instruções do que deve ser inspecionado pelos técnicos.
Você também pode utilizar um dos modelos de checklist em Word para criar os roteiros de manutenção que o técnico deverá preencher e registrar durante suas intervenções. Você pode baixá-los de graça, neste link!
Check list de manutenção de guindaste
Os checklists são listas com verificações que devem ser feitas durante a manutenção de guindastes, com o objetivo de guiar o profissional, para que ele não esqueça de averiguar nada e também para comprovar a realização do serviço.
O técnico deve marcar tudo que foi feito no checklist, com observações e diagnósticos. Fotos também são usadas para enriquecer ainda mais o documento, garantindo evidências de não conformidades e comprovando o “antes e depois” dos serviços.
Antigamente o checklist era preenchido no papel, mas isso gerava muitas dificuldades, porque não era possível incluir fotos, o documento se perdia, podia ser rasurado e era difícil de armazenar.
Agora o checklist pode ser preenchido no celular, via aplicativo, sem todos esses problemas. É possível incluir fotos, algumas informações são preenchidas automaticamente o que economiza tempo dos técnicos; e textos podem ser preenchidos por comando de voz.
Veja um exemplo de checklist preenchido no aplicativo, pelo sistema do Produttivo:
Experimente grátis: Modelo de checklist de manutenção de guindastes
Você pode experimentar esse modelo de forma gratuita, basta fazer seu cadastro no sistema e aproveitar o período de teste grátis.
O técnico ainda conta com diferentes recursos que poupam tempo de preenchimento, como:
- Preenchimento automático de informações sobre a empresa, o cliente e o equipamento;
- Preenchimento por comando de voz em campos textuais;
- Cálculo automático de tempo de atendimento;
- Cálculo automático de valores de peças, serviços e materiais;
- Anexação de fotos tiradas na hora com marcação de data, horário e localização;
- Localização GPS preenchida pelo próprio sistema;
- Checklist com pontuação e geração de alertas;
- Assinatura digital.
Sistema completo para controle de manutenção de guindastes
Planejar, acompanhar e registrar as manutenções de guindastes em papel ou planilhas não é a melhor solução: as informações ficam uma em cada lugar e os dados coletados no papel precisam ser passados para o digital, gerando retrabalho. Esses são só alguns dos desafios.
É possível simplificar esse processo, ganhando mais tempo para investir na sua empresa com a ajuda de um sistema completo de manutenção.
No Produttivo você consegue controlar tudo:
- Agendar manutenções recorrentes de forma automática;
- Notificar a equipe técnica sobre o que precisa ser feito;
- Acompanhar o status de realização de cada serviço;
- Identificar facilmente na agenda os serviços atrasados;
- Encaixar planejamentos e novas demandas na agenda da equipe técnica com mais facilidade;
- Criar checklists, ordens de serviço e relatórios de forma ilimitada, com as logos e cores da empresa;
- Receber e gerenciar solicitações e chamados direto do aplicativo, agilizando a resposta aos clientes;
- Enviar notificações aos clientes em tempo real sobre o status de realização dos serviços;
- Acompanhar dados e indicadores dos serviços e da equipe.
Veja como controlar e acompanhar a manutenção de guindastes pode ser muito mais prático e tecnológico com a ajuda do Produttivo. Faça seu cadastro e aproveite o período de teste com todas as funcionalidades liberadas!
Elimine o tempo gasto com tarefas burocráticas e manuais e seja ainda mais Produttivo.