Técnico fazendo análise de ruído

Análise de ruído: o que é, como fazer + modelo de laudo

A análise de ruído é uma técnica utilizada para alcançar diferentes objetivos: reduzir falhas em equipamentos, garantir o cumprimento das diretrizes de segurança no trabalho e minimizar ruídos ambientais que causem desconforto acústico. 

Veja o que dizem as principais normas técnicas sobre o tema, como realizar a análise de ruído de forma prática e tenha acesso a um modelo de relatório digital pronto para preencher no aplicativo do Produttivo. 

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O que é análise de ruído? 

A análise de ruído é uma técnica de medição utilizada para identificar o nível de ruído emitido em determinadas situações, averiguando se ele está dentro dos parâmetros ideais ou do que a lei determina. 

Essa é uma estratégia muito utilizada pela manutenção preditiva para antecipar falhas em máquinas e equipamentos. Isso acontece através do monitoramento dos níveis de ruído, que ajuda a identificar, a partir da sonoridade, quando algo não está funcionando como deveria. 

Também é uma técnica muito utilizada para avaliar a emissão de ruídos de empresas e estabelecimentos e o impacto sonoro que estão causando nos arredores. 

Outro uso comum para a análise de ruído está nos processos de segurança do trabalho. Nesse caso, a análise serve para identificar riscos aos quais os trabalhadores estão expostos e auxiliar na implementação de medidas preventivas em relação a esses perigos, contribuindo assim para a segurança dos colaboradores. 

Independente da aplicação, a análise de ruído busca evidenciar os valores reais dos ruídos, ajudando nas adequações necessárias para que a cada medição os valores sejam os mais próximos possíveis dos limites seguros.

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Quais são os principais tipos de análise de ruído? 

Como vimos, a análise de ruído pode ser utilizada em diferentes aplicações, conheça mais sobre cada uma: 

Análise de ruído ambiental 

A análise de ruído ambiental é realizada para garantir a qualidade de vida e o conforto acústico em áreas habitadas, porque busca identificar os ruídos emitidos por diferentes tipos de empresas e estabelecimentos como: indústrias, bares, casas de show, instituições religiosas, restaurantes, entre outros. 

Nesses casos o grau de perturbação ou incômodo é tanto que pode causar sérios riscos para a saúde dos habitantes daquele espaço. Por isso, a lei prevê que uma análise de ruído seja feita para obtenção do alvará de funcionamento e ainda determina os limites de tolerância de ruído para cada caso: 

Tipos de áreas habitadasPeríodo diurno (decibéis)Período noturno (decibéis)

Área de residências rurais

40

35

Área estritamente residencial urbana ou de hospitais e de escolas


50


45

Área mista predominantemente residencial


55


50

Área mista com predominância de atividades comerciais e/ou administrativas


60


55

Área mista com predominância de atividades culturais, lazer e turismo


65


55

Área predominantemente industrial

70

80

Análise de ruído ocupacional 

Por sua vez, a análise de ruído ocupacional se concentra em avaliar exclusivamente os ruídos provenientes do ambiente de trabalho e que ofereçam riscos para os colaboradores que estão expostos à eles. 

Esse é um tipo de ruído que deve ser monitorado e acompanhado de perto, porque em casos de exposição prolongada os trabalhadores podem sofrer com perda auditiva, distúrbios do sono, estresse e até problemas de concentração. 

A avaliação também determina se os níveis de exposição estão sendo respeitados e quais medidas podem ser implementadas para mitigação de riscos, como o uso de equipamentos de proteção individual como protetores auriculares e abafadores de ruídos. 

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Análise de ruído na manutenção de máquinas e equipamentos

Na manutenção, a análise de ruído desempenha um papel muito importante na identificação de fontes de falhas e suas possíveis causas raízes

Isso acontece porque essa avaliação permite identificar quando os níveis de ruído emitidos pelos maquinários fogem do normal, ou seja, ela facilita a diferenciação do som de funcionamento normal do maquinário e do som de quando alguma falha acontece.

Assim, através da análise de ruído essas não conformidades são previstas e antecipadas e podem ser resolvidas antes de se tornem mais graves, levando os equipamentos a paradas não programadas, intervindo e atrapalhando o processo produtivo. 

Com o emprego dessa técnica os equipamentos melhoram o desempenho, os procedimentos de manutenção são adequados para as periodicidades corretas e os maquinários se tornam mais seguros para a operação. 

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Para que serve a análise de ruído? 

A análise de ruído ajuda a identificar quando os sons ultrapassam os valores de referência, contribuindo para: 

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Como é feita a análise de ruído ambiental? 

Independente do tipo de análise de ruído que será realizada e do seu objetivo final, ela deve necessariamente cumprir os seguintes procedimentos: 

1. Coleta de dados

A coleta de dados é a primeira fase, na qual as medições dos níveis de pressão sonora são coletadas.

Esse processo deve ser realizado tanto no período diurno, quanto no período noturno, após às 22h, com a operação normal dos serviços

É importante que os instrumentos estejam calibrados de acordo com recomendações dos fabricantes para a realização das medições. 

São utilizados um analisador sonoro com microfone e equipamentos como decibelímetros, que registram a pressão sonora em momentos e locais diferentes. 

Nas manutenções é fundamental que a coleta de dados sobre os ruídos dos maquinários seja realizada de tempos em tempos, durante as inspeções periódicas, realizadas conforme estipulado no cronograma de manutenção

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2. Análise dos valores e resultados 

Na análise os profissionais devem responder à algumas perguntas: 

  • Os resultados encontrados respeitam os limites de segurança estipulados por normas e legislações? 
  • Os resultados apontam uma tendência em comparação com históricos de outras medições?
  • Os resultados encontrados estão dentro de padrões considerados normais?
  • Qual o grau de exposição dos trabalhadores a esses ruídos?
  • Quais são os riscos relacionados aos níveis de exposição de ruídos no local de trabalho? 
  • De acordo com o resultado obtido, quais trabalhadores estão mais expostos aos ruídos e riscos?
  • Quais áreas da empresa apresentam níveis mais elevados de ruídos?  

3. Avaliação de impacto

Depois de realizar a avaliação dos resultados obtidos através das medições, a análise de ruídos deve se preocupar em avaliar os impactos gerados a partir da emissão desses ruídos.

Por exemplo, no caso de uma avaliação de ruído em equipamentos pode-se chegar a conclusão que os ruídos identificados são irregulares e podem representar problemas no equipamento, como o desbalanceamento dos componentes, e se não forem resolvidos no longo prazo podem impactar o funcionamento da máquina e interromper o processo produtivo. 

Nesse sentido, a análise de ruídos é um ótimo caminho para identificar a causa raiz da não conformidade encontrada, resolvendo o problema de vez, para que não volte a acontecer. 

4. Medidas de mitigação

Com os impactos identificados, fica muito mais fácil propor medidas preventivas ou de mitigação para riscos e não conformidades encontradas na análise. 

Isso exige um estudo para cada caso de aplicação, mas alguns exemplos são:

  • Implementação de barreiras acústicas;
  • Propostas de mudanças no planejamento urbano;
  • Restrição de horários para atividades ruidosas;
  • Regulamentações mais rigorosas;
  • Utilização de equipamentos de proteção individual;
  • Adoção de práticas de trabalho mais silenciosas; 
  • Realização de treinamentos;
  • Implementação de programas de conscientização; 
  • Ajuste nas rotinas de manutenção, incluindo inspeções de forma mais recorrente;
  • Melhorias no plano de lubrificação;
  • Melhorias na qualidade das peças em estoque;
  • Entre outros. 

5. Monitoramento contínuo

A análise de ruídos deve ser um processo contínuo, porque garante que qualquer mudança no ruído emitido pelos equipamentos ou no ambiente de trabalho, sejam detectadas e corrigidas para respeitar os padrões e parâmetros estabelecidos. 

Quais são as normas que tratam sobre ruído?

Existem diferentes normas regulamentadoras e técnicas que tratam sobre ruídos em diferentes aspectos. Confira o que cada uma diz: 

  • NBR 10151: Trata sobre como devem ser os procedimentos de medição de ruídos em áreas habitadas. É usada em estudos de impacto ambiental e planejamento urbano;
  • NBR 10152: É utilizada para definição dos níveis de ruído para conforto principalmente em edificações, mas também pode ser utilizada em espaços de trabalho. Estabelece valores médios e máximos de pressão sonora; 
  • NBR 13368: Estabelece diretrizes que ajudam na avaliação do incômodo e do impacto do ruído na qualidade de vida das pessoas em áreas habitadas;
  • NBR 15575: Estipula critérios de desempenho acústico para edificações residenciais, como isolação ao som para dormitórios e sistemas de vedação externa; 
  • NR 15: Determina quais atividades são consideradas insalubres de acordo com o tipo de risco ao qual o trabalhador é exposto (incluindo o ruído), estipula limites de exposição, bem como medidas de controle e de prevenção; 
  • NR 9: Estabelece a obrigatoriedade do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), que por sua vez deve abordar a avaliação e controle dos ruídos em espaços de trabalho. 

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Qual a classificação dos níveis de ruídos?

Os ruídos podem ser classificados em:

  • Uniforme e contínuo: Quando existem flutuações se mantendo ao longo do tempo, um exemplo seria um motor elétrico;
  • Uniforme e intermitente: Quando o ruído começa e termina em intervalos, sem continuidade, como em máquinas automáticas;
  • Flutuante: Tem variações, mas na maior parte do tempo apresenta uma média constante;
  • Impulsivo: Tem duração curta e intervalo de tempo aleatório. 
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Como os ruídos podem ser controlados?

Ações de controle para ruídos podem ser implementadas em três fases:

  • Controle na fonte: Implementadas na fase de projeto, como quando o equipamento a ser utilizado ainda está sendo considerado pelos gestores ou através de ações implementadas na fase de funcionamento como realização de manutenções, lubrificação de máquinas e instalação de abafadores; 
  • Controle no percurso: Tipo de controle feito através da absorção do som, como barreiras entre fonte e receptor, isolamento acústico, entre outros;
  • Controle no receptor: Limitação do tempo em que um colaborador fica exposto ao ruído, possibilitado através de rodízio de trabalhadores e uso de EPIs. 

Como fazer um laudo de ruído?

O laudo de ruído é um documento técnico que deve ser elaborado por profissionais habilitados contendo dados como:

  • Tipos de ruídos;
  • Fontes dos ruídos;
  • Duração;
  • Pico máximo;
  • Imagem dos ambientes em que as medições foram feitas;
  • Limites de tolerância e limites encontrados nas medições; 
  • Local, data e horário das medições;
  • Método de medição utilizado.  

Veja um exemplo de laudo de ruído feito no sistema do Produttivo e que você pode testar gratuitamente: 

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Em manutenções, o relatório pode ser mais completo, contendo todas as checagens que precisam ser realizadas durante as inspeções e os campos para coletar os níveis de ruídos e vibração dos equipamentos. 

Veja esse exemplo de checklist de manutenção preditiva com campos para coleta e análise de ruídos: 

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No Produttivo a criação e emissão de relatórios é muito mais fácil: você preencher tudo pelo celular durante as inspeções, coleta evidências fotográficas, registra as medições e com um clique o relatório já está pronto para ser enviado por e-mail ou WhatsApp

Você personaliza questões, tipos de respostas e até a aparência visual do documento que fica muito mais profissional com as cores e logo da sua empresa. Veja como o preenchimento no aplicativo é rápido e simples: 

Você conta com alguns recursos que deixam o preenchimento mais ágil e confiável:

  • Preenchimento automático de informações sobre a empresa, os clientes e os equipamentos;
  • Cálculo automático de tempo de atendimento e de valores de serviços, peças e materiais;
  • Preenchimento por comando de voz para usar em campos textuais;
  • Inclusão de fotos com marcação de dia, horário e local de quando e onde foram tiradas;
  • Questões de checklist com pontuação e emissão de alerta para rápida identificação de não conformidades; 
  • Assinaturas coletadas direto da tela do celular ou tablet da equipe técnica;

As informações são salvas em nuvem e criam um histórico que facilita a comparação dos resultados e criação de padrões. 

Para a gestão, o recebimento de solicitações, agendamento dos serviços e acompanhamento de resultados também é automatizado e descomplicado. No painel web, acessado pelo computador é possível: 

  • Agendar serviços recorrentes de forma automática com envio de notificação instantânea para a equipe técnica; 
  • Acompanhar o andamento de cada serviço;
  • Receber solicitações de serviço pela página de abertura de chamados;
  • Acompanhar indicadores de operação. 
Exemplo de como funciona a criação de planos de manutenção automáticos e digitais no Produttivo

Você pode experimentar todas essas funcionalidades de graça, enquanto durar o período de teste, basta fazer seu cadastro no sistema!

Se preferir, pode marcar uma apresentação para conhecer o sistema e o aplicativo diretamente com um de nossos consultores.

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