manutenção hidráulica

Manutenção hidráulica: o que é, como funciona e dicas

Através de inspeções e verificações periódicas, a manutenção hidráulica colabora para o correto funcionamento dos sistemas hidráulicos e para a preservação da qualidade da passagem da água, eliminando desgastes e outros problemas graves. 

Para entender melhor a importância da realização da manutenção hidráulica, este artigo traz dicas de como as inspeções devem ser feitas, quais itens devem ser verificados e quais problemas podem surgir em casos de negligência na realização das vistorias. 

Veja também: Modelos de checklist de manutenção preventiva para usar digitalmente

O que é manutenção hidráulica? 

A manutenção hidráulica é caracterizada por uma série de inspeções periódicas, realizadas com o objetivo de preservar o funcionamento dos sistemas hidráulicos, identificando falhas em estágios iniciais, de forma a resolvê-las antes que se transformem em problemas graves. 

Através da manutenção hidráulica, as condições de funcionamento dos sistemas são avaliadas por meio de testes, medições e inspeções visuais para identificar, corrigir e prevenir defeitos que atrapalham que os sistemas funcionem em sua capacidade máxima. 

Nas inspeções são averiguados as condições e funcionamento de: 

kit checklist de manutenção para baixar gratuitamente

O que dizem as normas sobre a manutenção hidráulica? 

A NBR 5626 trata dos requisitos para as instalações prediais de água, abordando questões como: manual de operação, uso e manutenção; velocidade de água; dimensionamento de vazões e tubulações; reservatórios, proteção sanitária de água potável e muito mais. 

E a NBR 5674 sobre Manutenção das Edificações reúne os procedimentos necessários a cada sistema, incluindo como deve ser a rotina de inspeções, o cronograma de manutenção e o controle de execução dos serviços. 

Principais tipos de manutenção hidráulica

Existem três tipos de manutenção hidráulica a serem aplicados. Veja mais sobre cada um deles: 

Manutenção hidráulica preventiva 

A manutenção hidráulica preventiva é realizada periodicamente, conforme as datas e frequências estabelecidas no plano de manutenção. 

Ela serve para identificar problemas antes que eles aconteçam, aplicando soluções rápidas e efetivas antes que eles se tornem graves e fontes de prejuízos.

Entre os serviços realizados na manutenção preventiva estão: 

  • Inspeção em filtros de respiro, indicadores e medidores; 
  • Análise em mangueiras, tubos, conexões, encanamentos e vedações; 
  • Inspeções visuais na estrutura hidráulica; 
  • Análise de vazamentos e infiltrações; 
  • Realização de limpezas; 
  • Inspeções em bombas, fluídos hidráulicos e reservatórios de água; 
  • Verificação de existência de obstáculos para o escoamento do esgoto;
  • Reparos menos complexos.

A manutenção preventiva é o tipo de manutenção mais indicado para ser realizado em sistemas hidráulicos, porque é de 3 a 4 vezes mais barata do que uma manutenção corretiva e porque é a principal responsável por aumentar a durabilidade de sistemas e componentes. 

kit checklist de manutenção para baixar gratuitamente

Manutenção hidráulica preditiva 

A manutenção hidráulica preditiva também se preocupa em antever falhas, mas de um jeito diferente da preventiva. Para isso, ela faz uso de tecnologias que ajudam a monitorar o funcionamento dos sistemas, avaliando as vibrações e a temperatura dos equipamentos, por exemplo.

Uma técnica de manutenção preditiva muito utilizada é a termografia, que auxilia na identificação de vazamento de ar, contaminações, variações de pressão e mau funcionamento de válvulas, pistões e cilindros, monitorando a temperatura dos sistemas, através de uma câmera infravermelha. 

Outro exemplo são os sensores, que podem ser instalados em sistemas de combate contra incêndio para identificar os padrões de funcionamentos dos equipamentos e com base nisso emitir alertas quando alterações forem detectadas. Uma prática que ajuda a evidenciar  vazamentos que poderiam ser muito mais difíceis de serem percebidos de outras maneiras, como em uma inspeção visual. 

Manutenção hidráulica corretiva 

A manutenção hidráulica corretiva é o tipo de manutenção que têm má fama, porque acontece em caráter emergencial, sem qualquer planejamento prévio, atrapalhando ou paralisando as rotinas de produção de indústrias e outros serviços. Isso faz com que ela seja mais cara e gere mais prejuízos, por isso deve ser evitada. 

Ou seja, a manutenção corretiva é o último recurso e acontece quando os equipamentos e sistemas apresentam falhas e desgastes graves, por isso precisa ser realizada o quanto antes para resolver os problemas apresentados o mais rápido possível. 

Trocas, reparos, ajustes, consertos e substituições de peças mais críticas são alguns dos exemplos de serviços realizados em uma manutenção corretiva. Essas ações podem acontecer para solucionar problemas como vazamentos, mau funcionamento de bombas, sistemas de pressão, abastecimento de água, entre outros.

kit checklist de manutenção para baixar gratuitamente

Boas práticas para fazer a manutenção hidráulica

Quer realizar a manutenção hidráulica de um jeito eficiente? Aqui está um passo a passo com boas práticas que você deve implementar o quanto antes! 

1. Elabore um plano de manutenção preventiva 

É no plano de manutenção que consta todo o planejamento das datas e frequências de realização das manutenções hidráulicas. 

A periodicidade deve ser definida com base em alguns critérios como recomendação de fabricantes, normas regulamentadoras, histórico de outras manutenções realizadas anteriormente, dados e experiências da equipe técnica. 

A necessidade de limpeza das calhas e condutores de águas pluviais de uma edificação, por exemplo, vai variar de acordo com o nível de quantidade de chuvas de cada região, entre outros fatores. 

O Produttivo criou um modelo de plano de manutenção preventiva em Excel que vai te ajudar a se organizar com a realização das manutenções. Veja uma prévia de como o modelo é e de como o seu plano de manutenção deve ficar: 

planilha de manutenção preventiva para baixar

Você pode baixar esse plano de manutenção gratuitamente, clicando aqui

Para aprender a usar o material, basta assistir o vídeo que fizemos contendo a explicação da planilha e dicas de como usá-la: 

2. Planeje como serão os checklists de manutenção

Junto à definição do cronograma de manutenção, os checklists de verificação também devem ser elaborados. 

É possível criar um único modelo que contemple todas as questões que a manutenção hidráulica deve verificar ou criar um formulário para cada tipo de inspeção (diárias, semanais, mensais, etc). 

Nesse caso você deve mapear a frequência pela qual cada componente deve passar por manutenção e encaixá-lo no checklist. 

Lembre-se de incluir no documento informações a respeito da empresa, do cliente, do serviço realizado, diagnóstico das ações implementadas e se, possível, registros fotográficos que comprovem que as informações apresentadas são verdadeiras. 

Veja um exemplo de checklist de manutenção hidráulica digital, gerado no aplicativo do Produttivo: 

Crie o seu próprio checklist no sistema de forma descomplicada e digitalize suas manutenções

Lembre-se de nessa fase também definir como serão realizados os métodos de monitoramento e os testes e exames de qualidade e quantidade de fluidos do sistema.

3. Realize as vistorias técnicas para avaliar os sistemas hidráulicos

Depois do planejamento acertado é hora de partir para a prática: a realização das visitas técnicas. 

Na vistoria técnica, o profissional responsável pela manutenção hidráulica deve realizar uma análise detalhada, seguindo como guia o checklist criado no passo anterior. 

É preciso que tudo seja anotado e registrado: medições, não conformidades, anomalias, defeitos e demais observações que o técnico possa fazer. Essas informações vão gerar histórico de dados, o que contribui para a correta periodização das manutenções e para o melhor funcionamento dos sistemas. 

É muito importante que as não conformidades sejam fotografadas e incluídas no checklist. Como nesse exemplo: 

4. Aproveite a vistoria para realizar troca de peças e reparos menos complexos 

Ao identificar problemas de baixa complexidade e fácil resolução, o técnico pode usar o momento da manutenção hidráulica para realizar a troca necessária ou solicitar a abertura de uma nova ordem de serviço, para a realização de uma manutenção corretiva planejada

As substituições são importantes porque garantem que o problema não vai se agravar até a realização da próxima manutenção prevista em calendário. 

5. Preveja a realização de testes durante as manutenções 

A realização de testagens é fundamental na manutenção hidráulica, porque denuncia a existência de problemas no sistema hidráulico que podem causar a contaminação da água. 

Além dos testes para verificar a qualidade e quantidade de fluidos do sistema, é possível realizar testes mais simples durante a visita técnica, que evidenciam se existem problemas com o sistema hidráulico, como o teste de estanqueidade.

O teste de estanqueidade serve para identificar vazamentos e para realizá-lo basta preencher a tubulação com água, esperar entre 48h e 72h e realizar uma inspeção visual. 

6. Ao final da manutenção, não se esqueça de emitir os laudos e relatórios 

Quando a manutenção hidráulica é finalizada, um laudo é emitido pela equipe técnica que executou o serviço. 

O laudo é um documento em formato de checklist ou relatório apresentando todas as informações do serviço: 

  • Data da realização da inspeção;
  • Descritivo de quais componentes estavam em conformidade e quais não estavam; 
  • Descrições completas dos problemas identificados e ações executadas;
  • Registros fotográficos. 

O documento, além de servir como um histórico que vai orientar a realização de próximas manutenções, também pode ser enviado ao cliente como forma de comprovar o serviço e oferecer um panorama do funcionamento do sistema hidráulico e de pontos críticos. 

kit checklist de manutenção para baixar gratuitamente

O que a manutenção hidráulica industrial deve inspecionar? 

O bom funcionamento dos sistemas hidráulicos está totalmente atrelado a realização de manutenções preventivas, mas quais componentes devem ser verificados? Abaixo separamos os principais: 

Bombas hidráulicas 

As bombas hidráulicas são as responsáveis por encher os reservatórios, transportar, distribuir e elevar a pressão da água.

A falta de manutenções preventivas pode ocasionar problemas no óleo, nas válvulas, nas vedações e nas conexões da bomba, o que pode gerar problemas como cavitação e aeração, que por sua vez, ocasionarão superaquecimento, perda de potência e desgaste. 

Fluidos hidráulicos

Os fluídos hidráulicos são fluidos sintéticos ou óleos derivados do petróleo que são usados para reduzir atritos entre peças, vedar, remover o calor e transmitir pressão e energia

Ao negligenciar as manutenções, os fluidos também colaboram para o aparecimento da cavitação, causando desgaste, corrosão, quedas de rendimento, vibração, ruídos e problemas com o abastecimento de água. 

Filtros

Os filtros são utilizados para proteger as bombas e os reservatórios de sujeiras e elementos contaminantes que, ao entrarem no sistema, podem gerar falhas nas máquinas industriais. O que explica porquê devem ser limpos constantemente. 

Mangueiras, canos, tubos e conexões

Todos esses componentes devem ser averiguados com o objetivo de encontrar furos, rompimentos ou desgastes que possam ocasionar um vazamento. 

Isso porque os vazamentos geram problemas ambientais, maiores consumos de óleo, superaquecem e reduzem a eficiência dos sistemas hidráulicos. 

Reservatórios de água

Os reservatórios de água devem ser inspecionados à procura de sinais de espuma, que podem ocasionar a cavitação, prejudicando o sistema hidráulico por completo.

Checklist Digital de Manutenção Preventiva para usar dentro do sistema do Produttivo

O que a manutenção hidráulica predial deve inspecionar? 

Agora vamos ver os principais itens que devem ser inspecionados pela manutenção hidráulica predial:

Limpeza da caixa d’água

A limpeza da caixa d’água deve ser constantemente acompanhada para garantir a qualidade do fornecimento, acabando com qualquer impureza que comprometa a potabilidade da água. 

Boias

A manutenção deve verificar se existe alguma alteração na regulagem das boias, porque são elas que controlam o armazenamento de água na caixa d’água. 

Válvulas de pressão

As válvulas controlam a pressão da água e caso esse componente não esteja funcionando da forma correta, ele pode romper os tubos devido a um excesso de pressão, por isso é necessário checar a sua regulagem. 

Hidrantes

Os hidrantes também precisam ter sua regulagem verificada para evitar vazamentos e garantir que estarão funcionando corretamente em casos de incêndios. 

Existência de vazamentos

A existência de vazamentos pode ser acompanhada através do monitoramento do hidrômetro que registra o consumo de água do prédio. Ao ter valores padrões de referência, é fácil identificar a existência de problemas. 

kit checklist de manutenção para baixar gratuitamente

Tubulações 

Inspecionar as tubulações é importante para manter o padrão de qualidade da água, evitar infiltrações e vazamentos. Para isso a manutenção deve acontecer levando em conta o tipo de material utilizado na tubulação (ferro, cobre, PVC). 

As avaliações devem abranger barriletes, registros do hidrômetro, avaliação dos ramais condutores, tubulações de incêndio, de esgoto e de águas pluviais. Na indústria ainda é preciso inspecionar calhas, ralos e grelhas. 

Sistema de abastecimento e distribuição de água 

Nos sistemas de abastecimento e distribuição de água devem ser averiguados componentes como: ramais de ligação, pontos de conexão entre equipamentos e aparelhos, lavatórios, pias, válvulas, torneiras e aquecedores. 

A falta de manutenção no sistema pode ocasionar fissuras, vazamentos, ferrugem, aumento ou perdas de pressão e isolamento térmico, entupimentos e desgastes. 

Sistema de esgotamento e drenagem

É o sistema que coleta a água da chuva e faz o esgotamento sanitário, destinando os resíduos à rede de esgoto ou aos sistemas de tratamento.

Fazem parte do sistema os seguintes componentes: sifões, ralos, rufos, calhas e caixas de armazenagem no solo. 

Os principais problemas detectados com a falta de manutenção são: entupimentos, odores, dificuldades no escoamento e perda da capacidade de isolamento. 

Sistema de combate a incêndios

É composto por uma série de dispositivos que realizam a detecção e o controle de chamas, como sprinklers, válvulas, carretéis e bocas de incêndio. 

Os problemas mais comuns apresentados por esse sistema são a perda de isolamento das válvulas, vazamentos em mangueiras, mau funcionamento dos carretéis e deterioração das roscas das bocas de incêndio. 

Checklist de inspeção de Sistema de Combate a Incêndios digital para usar dentro do sistema do Produttivo

Problemas ocasionados pela falta de manutenção hidráulica 

Os problemas mais comuns relacionados a falta de manutenção hidráulica são: 

  • Furos em encanamentos; 
  • Ruptura de canos; 
  • Vazamentos de água;
  • Infiltrações; 
  • Inundações em banheiros e escritórios; 
  • Equipamentos queimados;
  • Equipamentos com falhas; 
  • Paralisação da operação; 
  • Falha no abastecimento de água; 
  • Contaminação da água; 
  • Travamento de válvulas; 
  • Perdas de vedação;
  • Filtros sujos;
  • Desgastes em cilindros; 
  • Alterações no nível de pressão;
  • Entupimento de calhas, drenos e dutos. 

Vantagens da realização da manutenção hidráulica 

Por outro lado, ao ter um plano de manutenção hidráulica bem desenhado, seguindo todas as estipulações, às empresas e edifícios se beneficiam com: 

  • Ampliação da durabilidade de peças e equipamentos; 
  • Aumento da confiabilidade e disponibilidade dos equipamentos;
  • Melhora da qualidade e eficiência da produção;
  • Redução de custos de consumo e operação;
  • Eliminação da necessidade de realização de paradas não programadas. 

Experimente grátis: Software de Manutenção com controle automático das operações

Checklist Digital de Manutenção Preventiva para usar dentro do sistema do Produttivo

Para impulsionar ainda mais os resultados da manutenção hidráulica conte com um sistema que digitaliza e automatiza os processos burocráticos das inspeções. 

No Produttivo você agenda manutenções recorrentes de forma automática; cria checklists, ordens de serviço e relatório personalizados e acompanha os principais indicadores de serviço de forma visual e através de gráficos gerados pelo próprio sistema.

Teste grátis e veja como o Produttivo pode te ajudar a dar mais profissionalismo aos seus serviços e aumentar a sua capacidade de atendimento. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima