controle de manutenção de frota

Controle de manutenção de frota em 8 passos 

Realizar o controle de manutenção de frota é muito importante para reduzir custos. Tornar o serviço digital vai melhorar o controle e eficiência dos veículos!

O controle de manutenção de frota é uma das etapas mais importantes da gestão em logística e transportes. Um veículo parado pode significar vários prejuízos, não somente financeiros, como também envolvendo a segurança de motoristas e outros colaboradores. Dependendo da quantidade de veículos e do tipo – caminhão, vans, implementos rodoviários -, o checklist de manutenção também muda, desde a periodicidade até quais itens precisam ser verificados.

Apesar da relevância da manutenção, muitas empresas ainda realizam o serviço sem muito controle da qualidade, causando interrupções no transporte e veículos parados. Por isso, implementar a prática da manutenção de forma eficiente é de suma importância para o sucesso do negócio!

Experimente grátis: Software de manutenção de frota

O que é controle de manutenção de frota?

A manutenção é uma atividade que deve ser estratégica, ou seja, realizada a fim de evitar problemas com os veículos.

São ações voltadas para a prevenção de problemas causados por mau uso, desgaste de peças, entre outros. A manutenção pode ser dividida em três tipos:

Manutenção preventiva: esse tipo de manutenção também pode ser chamada de programada ou agendada, com o objetivo de reduzir as chances de falhas. O veículo é inspecionado a cada determinado tempo ou quilômetros rodados. 

Manutenção corretiva: este tipo de manutenção pode ser dividida em planejada ou não planejada, com o objetivo de resolver um problema já detectado. A corretiva agendada ocorre após a detecção de alguma não conformidade durante as inspeções e se trata de problemas não tão graves. Já a não planejada é aquela que deve ser realizada urgentemente. 

Manutenção preditiva: a manutenção preditiva se baseia no monitoramento, acompanhamento e inspeção dos ativos, analisando seu desempenho e eficiência produtiva, identificando falhas de sistemas ou componentes ainda em seus estágios iniciais, podendo então agir preventivamente.

Teste gratuitamente: Checklist de Manutenção Preventiva Modelo Digital

Quais os benefícios do Controle de Manutenção de Frota?

Fazer o controle de manutenção de frota é sinônimo de produtividade e eficiência. Isso porque reduz as probabilidades de veículos parados na oficina e “buracos” na logística da empresa. Outros benefícios:

Mapeamento dos veículos

Ao mapear os veículos da frota, é possível entender quais têm melhor desempenho, requerem manutenção com mais frequência, prevendo quando é hora de vender ou trocar.

Redução de despesas com consertos caros e substituição de peças

O controle da manutenção de frota oferece previsibilidade, ou seja, os veículos vão para a oficina antes que um problema grave ocorra, tornando a manutenção mais barata.

Segurança para condutores na estrada

Manter as manutenções em dia evita desgaste e quebra de peças durante o percurso do condutor, minimizando chances de acidentes.

Menor tempo ocioso dos veículos e depreciação no mercado

Paradas emergenciais, além de alto custo financeiro, também levam mais tempo para serem resolvidas. Com o controle, as manutenções são mais rápidas e menos complexas, contribuindo para que o veículo não perca valor de mercado.

Leia também: Check list de veículos: o que é, como fazer e modelos

Como fazer um controle de frota eficiente

É hora de colocar a mão na massa: como elaborar um controle de frota? Vamos listar 8 passos principais para criar um plano estratégico de controle que vai melhorar toda a operação da sua frota.

Faça um levantamento de todos os veículos

Reúna o máximo de informações possíveis dos veículos, reunindo ano de fabricação, quilometragem, histórico de avarias e manutenções, quem são os condutores.

Verifique os recursos da empresa e crie orçamentos

Faça orçamentos com oficinas mecânicas para entender os custos das manutenções, avaliando se vai caber dentro do teto de gastos disponíveis pela empresa.

Analise os veículos e determine a periodicidade das manutenções

Cada veículo precisa de uma determinada manutenção, portanto, uma empresa especializada pode te ajudar a criar um cronograma de manutenções de acordo com a vida útil de cada componente do veículo.

Crie check lists de verificação

Com o manual de cada veículo em mãos, crie check lists para acompanhar o funcionamento de cada componente e acompanhar a realização das manutenções preventivas.

checklist de frota

Categorize os componentes dos veículos

Ter um check list faz toda a diferença para registrar, como em um diário de bordo, todos os eventos observados pelo motorista. Vale a pena classificar pelas diferentes áreas do veículo, como mecânica, lubrificação, borracharia, entre outros.

Faça um cronograma de paradas

Para evitar que muitos veículos fiquem parados para manutenção, crie um cronograma que defina datas estratégicas nas quais os veículos podem ir para a oficina, reduzindo as chances de interromper as atividades.

Invista e em educação dos condutores

Uma melhor condução evita desgastes antes do tempo em peças fundamentais dos veículos, como embreagem, freios, consumo de combustível. Por isso, o treinamento e reciclagem dos condutores faz toda a diferença nos gastos.

Tenha um histórico de manutenções

O registro das manutenções pode ser feito de forma digital, com documentações que sirvam de comprovação dos serviços executados e garantia do bom funcionamento dos veículos.

Veja também: Planilha de manutenção de veículos [Modelo em Excel grátis]

Principais falhas no controle de manutenção de frota

Ter controle da manutenção de frotas também auxilia na tomada de decisão, porque o gestor possui mais dados e informações sobre os veículos. Mas alguns erros podem ocorrer ao longo da implementação do controle.

  • Escolher mecânicos e oficinas mais baratas, porém, com baixa qualificação. Isso pode comprometer a qualidade da manutenção;
  • Não ter um checklist adequado para conferimento da conservação das peças e componentes dos veículos;
  • Não ter um histórico de manutenção para ter maior previsibilidade do desempenho dos veículos;

Por isso, ações devem ser tomadas para corrigir estes pontos, buscando parceiros de confiança e utilizando sistemas digitais que vão agilizar o controle de manutenção de frota e aumentar a eficiência operacional.

Veja também: Sistema de gestão de frotas: o que é e como escolher

Sistema de controle de manutenção de frota

Muitas manutenções ainda são realizadas através da já conhecida prancheta e papel. Porém, preenchimentos manuais ainda são muito passíveis de erros e dificultam um controle eficiente. 

Com um sistema de manutenção você pode: 

Software de manutenção do Produttivo para controle automático dos serviços

Planejar automaticamente todas as manutenções que devem ser realizadas

Como cada veículo requer um cronograma diferente de acordo com o manual do fabricante, com um software a abertura de novas manutenções pode ser feita de forma automática, definindo as datas e horários desejados.

Preencher checklists de manutenção com maior agilidade e confiabilidade 

Utilizando os modelos de checklists de manutenção, a equipe consegue se focar no preenchimento, sem se preocupar com elaboração de perguntas ou se está deixando algum ponto importante de fora.

checklist de frota

Acompanhar as não conformidades e saúde dos veículos

O gestor pode observar quais veículos ou componentes precisam de manutenção com maior frequência, se vale a pena renovar a frota. As decisões se tornam mais assertivas, visando economia.

Ver histórico fácil

O software permite o armazenamento mais fácil do histórico de manutenções, contribuindo também para comprovar os serviços executados. 

Abrir, direcionar e acompanhar chamados para manutenções corretivas

Em caso de necessidade de manutenções corretivas, a abertura é mais rápida, feita diretamente pelo software e direcionada automaticamente para o técnico.

Confira um relatório de Checklist de Caminhão do sistema do Produttivo.

As funcionalidades do software são integradas com planos de manutenção e ainda o registro de histórico dos veículos é digital, evitando papelada. O checklist pode ser personalizado para diferentes tipos de veículos.
Clique aqui para experimentar as funcionalidades e ter um controle de manutenção eficiente da sua frota!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima