A manutenção tubulação de gás é um assunto sério. As inspeções devem seguir as orientações de normas técnicas quanto à periodicidade, procedimentos de verificação e testagem.
Veja o que não pode faltar na realização das inspeções, os principais problemas encontrados e como organizar e programar as manutenções dos seus clientes.
Experimente grátis: Software de manutenção fácil de usar e que simplifica o dia a dia das operações
- O que é a manutenção em tubulação de gás?
- O que a legislação diz sobre manutenção tubulação de gás?
- Quais são os tipos de manutenção em tubulação de gás?
- Quais são os principais tipos de tubulação de gás?
- Quando a manutenção da tubulação a gás deve ser feita?
- Quais são as vantagens da manutenção tubulação de gás?
- Quais são os principais problemas que podem ser encontrados em uma manutenção de tubulação de gás?
- Como programar e acompanhar a manutenção de tubulação de gás?
- Checklist manutenção tubulação de gás
O que é a manutenção em tubulação de gás?
A manutenção em tubulação de gás é uma inspeção periódica, que acontece para identificar problemas e desgastes, corrigindo-os antes que prejudiquem o sistema como um todo e causem riscos aos ocupantes do ambiente.
Ela deve ser realizada dentro de uma frequência ideal conforme o tipo de uso: residencial, comercial ou industrial, para evitar o risco de acidentes graves.
Nela são verificadas as condições de uso das tubulações, a existência de corrosões e os desgastes que possam provocar vazamentos, além da realização do teste de estanqueidade.
O que a legislação diz sobre manutenção tubulação de gás?
Existem algumas normas técnicas que estabelecem diretrizes e regras para a instalação e manutenção em tubulações de gás. As principais são:
- NBR 15526: Indica quais são os requisitos mínimos para redes de distribuição de gás em condomínios;
- NBR 13103: Determina como deve ser a instalação de aparelhos a gás de uso residencial, seja para qualquer projeto de construção, reformas ou ampliação, definindo como deve ser a avaliação do ambiente que vai receber a instalação;
- NBR 15358: Estipula os critérios para instalações de gás industriais ou comerciais que não excedam a pressão de operação de 400 kPa.
O que diz a norma NBR 15526 e a NBR 15358?
Tanto a NBR 15526, como a NBR 15358 determinam:
- O que as inspeções periódicas devem verificar;
- Quais equipamentos, materiais e dispositivos podem ser utilizados;
- Como deve ser e o que deve conter no projeto como pressão da rede, dimensionamento, levantamento de consumo de gás e traçado da rede;
- Requisitos para construção e montagem, instalação da tubulação, acoplamentos, válvulas de bloqueio manual, reguladores e medidores de gás, dispositivos de segurança, proteções, pintura e identificação.
- Como deve ser o comissionamento, incluindo orientações para limpeza da rede interna e teste de estanqueidade;
- Manutenção;
- Conversão de rede de distribuição interna para uso de outro tipo de gás combustível.
Quais são os tipos de manutenção em tubulação de gás?
Assim como para outros equipamentos, na manutenção de tubulação de gás também existem dois tipos principais de inspeção: uma realizada para antecipar problemas e outra realizada quando algum problema já aconteceu. Entenda mais sobre cada uma:
Manutenção de tubulação de gás preventiva
A manutenção de tubulação de gás preventiva é realizada de tempos em tempos, conforme o tipo de uso: residencial ou comercial.
Ela serve para verificar a integridade do sistema, identificando se existem problemas que impeçam a passagem do gás ou que possam causar vazamentos, como corrosões.
Durante a manutenção preventiva, além da vistoria geral nas tubulações, também é realizado o teste de estanqueidade, que é o que vai dizer se existem ou não vazamentos.
Manutenção de tubulação de gás corretiva
A manutenção de tubulação de gás corretiva só é realizada quando o problema já apareceu no sistema e sua função é resolvê-lo o quanto antes, seja o problema com corrosão ou qualquer outro defeito que esteja prejudicando a passagem do gás.
Esse é um tipo de manutenção que deve ser evitada e deixada apenas para momentos de emergência.
O ideal é realizar as manutenções preventivas dentro dos prazos previstos por lei, para evitar que o problema se torne mais complexo de ser resolvido.
Quais são os principais tipos de tubulação de gás?
As instalações e manutenções são realizadas em dois tipos principais de tubulações de gás. Veja mais sobre elas:
Tubulação de aço galvanizado
A tubulação de aço galvanizado é feita de ferro ou aço, junto de zinco, para impedir que a tubulação enferruje.
Geralmente esse tipo de tubulação é instalada em indústrias e tem uma durabilidade de 50 a 70 anos quando a manutenção da tubulação a gás é feita de forma recorrente e quando ela está instalada de forma aparente. Já quando a tubulação é embutida em pisos e está exposta à umidade, a durabilidade pode ser menor, entre 20 a 40 anos.
Tubulação de cobre rígido
Como o cobre é um material rígido devido ao processo de endurecimento, esse tipo de sistema faz uso de cotovelos para contornar cantos e obstáculos, sendo essa uma das suas principais características
É um tipo de tubulação muito utilizada em edifícios e quando é instalada em novos prédios, usa-se da solda no lugar de acessórios de compressão.
Quando a manutenção da tubulação a gás deve ser feita?
A recomendação é que a manutenção de tubulação de gás preventiva seja realizada a cada 5 anos em instalações residenciais e anualmente em indústrias e comércios.
Para definir a periodicidade correta das inspeções, a equipe técnica deve considerar uma série de fatores, como exigências de normas regulamentadoras, experiência na área e histórico de manutenções anteriores.
A equipe pode planejar e organizar o cronograma de manutenção dos clientes, utilizando um modelo de plano de manutenção que contenha o que deve ser checado, em qual periodicidade e a data pré-agendada para a vistoria.
Você pode utilizar o modelo de plano de manutenção em Excel já pronto e feito e desenvolvido pela equipe do Produttivo, é só clicar na imagem abaixo:
Quais são as vantagens da manutenção tubulação de gás?
Um vazamento de gás pode ser fatal, e muitas vezes os sinais de problemas podem não ser perceptíveis senão em uma inspeção periódica.
Por isso, a manutenção de tubulação de gás é tão importante, ela ajuda a identificar os sinais de irregularidades e consertar antes que eles gerem acidentes graves.
Além disso, é mais econômico e mais seguro investir em manutenções preventivas que reparam as não conformidades, do que trocar toda a tubulação de gás.
Com a ajuda da manutenção de tubulação de gás, explosões e acidentes fatais são evitados, garantindo um ambiente mais seguro aos ocupantes.
Quais são os principais problemas que podem ser encontrados em uma manutenção de tubulação de gás?
O principal problema encontrado em manutenções de tubulação a gás é o vazamento e ele pode ser identificado a partir de duas irregularidades:
Corrosão
A corrosão acontece quando o material dos canos enferruja. Um tipo de situação mais comum em tubulações de aço galvanizado.
A corrosão acontece com o tempo devido a um processo de oxidação, que diminui a espessura da parede, e se não for tratada, pode progredir até a perfuração, causando vazamento.
Uma das medidas preventivas que pode ser aplicada é a utilização de materiais que inibam a corrosão.
Pancadas
As pancadas são problemas mais comuns de acontecer em tubulações de cobre, porque quando os armários são instalados, eles podem perfurar as tubulações ou danificá-las por meio de pancadas.
Como programar e acompanhar a manutenção de tubulação de gás?
Para programar a manutenção de tubulação de gás na frequência adequada, o profissional deve avaliar o histórico do sistema e as recomendações oficiais de normas técnicas.
O acompanhamento deve acontecer por meio de um plano de manutenção que traga todo o cronograma das datas previstas para as inspeções e o que será verificado. Veja um exemplo de planilha em Excel:
Baixe grátis: Plano de manutenção preventiva em Excel
Para a realização da manutenção, os profissionais podem usar checklists de verificação, que são documentos que contém a lista de tudo que deve ser inspecionado.
Os checklists ajudam a guiar o profissional, para que ele não esqueça de verificar nada e também servem como instrumento de comprovação de tudo que foi feito.
Todo esse processo de registro e acompanhamento pode ser feito de forma manual, direto no papel, o que não é o mais indicado, porque os documentos podem se perder, ser rasurados e as empresas ainda podem ter dificuldades de armazená-los.
Outra alternativa são os sistemas digitais de manutenção preventiva, que permitem a criação do plano de manutenção e dos checklists de forma digital. No aplicativo mesmo o técnico pode consultar e preencher o checklist e todas as informações são armazenadas na nuvem.
Checklist manutenção tubulação de gás
Usar um checklist de manutenção de tubulação de gás digital é simples e prático. Veja só:
- Assim que a data do serviço é agendada, o técnico recebe a notificação no celular com todas as informações: cliente, endereço, checklist que deve ser preenchido, data e hora;
- No momento da visita, o profissional preenche o checklist rapidamente: incluindo fotos, usando o recurso por voz para digitar texto e coletando as assinaturas necessárias;
- No mesmo momento o checklist já está pronto para ser enviado aos clientes ou gestores, com as logos e cores da empresa, de forma bem profissional.
Veja só como é um checklist de manutenção tubulação de gás emitido pelo sistema e aplicativo do Produttivo:
Experimente grátis: Modelo digital de Checklist de Manutenção Tubulação de Gás
Este modelo pode ser editado e personalizado com as suas questões. O preenchimento acontece no aplicativo e o diferencial são os recursos que permitem que o preenchimento seja mais rápido, economizando tempo da equipe técnica em campo, como:
- Preenchimento automático das informações de identificação da empresa, do cliente e dos equipamentos;
- Cálculo automático de tempo de atendimento e de valores de serviços, peças e materiais;
- Localização GPS;
- Checklist com pontuação e geração de alerta;
- Preenchimento por comando de voz;
- Anexação de fotos com marcação de data, horário e local de quando foram tiradas;
- Assinaturas digitais.
E não é só isso, o Produttivo é um sistema completo em que é possível agendar os serviços, receber e gerenciar chamados e acompanhar os indicadores de serviços e da equipe de forma muito simples e intuitiva.
Você pode experimentar todas as funcionalidades do sistema de forma gratuita, enquanto durar o período de teste, basta fazer seu cadastro no sistema.