A manutenção de caminhão é fundamental na gestão de frotas, sendo uma aliada na redução de custos, aumento da vida útil dos veículos e garantia de segurança.
Tudo começa com a criação de um plano de manutenção de caminhões bem estruturado, com controle da execução dos serviços e um cronograma de manutenção e periodicidades bem definidas.
Confira neste artigo os itens que devem ser verificados na manutenção de caminhões, um passo a passo de como elaborar um plano de manutenção e exemplos de check lists para baixar.
Veja também: Modelo digital de checklist de caminhão
- Principais tipos de manutenção de caminhões
- Por que a manutenção de caminhão é importante?
- Quanto custa a manutenção de um caminhão e qual a frequência ideal?
- 15 itens para verificar na manutenção de caminhão
- Como fazer um check list de manutenção de caminhões?
- Passo a passo de como criar um plano de manutenção de caminhão
Principais tipos de manutenção de caminhões
Confira os 3 principais tipos de manutenção de caminhão e quando usar cada uma.
Manutenção preventiva de caminhões
A manutenção preventiva de caminhões é uma avaliação dos veículos, realizada de forma a encontrar não conformidades, para que grandes erros e falhas sejam evitados. Assim, a manutenção preventiva tem como função fazer a troca de peças e equipamentos antes que eles apresentem desgastes ou comprometam a vida útil do veículo.
A manutenção preventiva pode acontecer baseada em tempo e também em quilômetros rodados.
Em média, a manutenção preventiva deve ser realizada em caminhões de médio e grande porte a cada 10 mil quilômetros rodados e, para fazê-la da forma correta, é necessário um controle através de cronogramas, calendários e planos de manutenção previamente planejados com as devidas periodicidades.
Entre os benefícios em fazer a manutenção preventiva estão:
- Melhor controle financeiro e redução de prejuízos;
- Preservação das condições do caminhão e aumento de vida útil;
- Menor tempo com veículos parados;
- Conformidade com a lei;
- Maior economia em relação a manutenção corretiva;
- Garantia de segurança.
Manutenção corretiva de caminhões
A manutenção corretiva de caminhões é realizada quando um problema surge de forma inesperada. Mas entre todos os tipos de manutenção, é a que deve ser mais evitada, especialmente na manutenção de caminhões. Além do risco de segurança, ela tende a ser mais cara, visto que o problema detectado pode ter comprometido outros componentes e até ter aumentado o consumo de energia e de combustível do veículo, por exemplo.
Assim, é um tipo de manutenção a ser evitada, deixando-a para casos realmente necessários como pneus furados, vazamentos e falhas no motor que não foram identificados com uma preventiva.
Manutenção preditiva de caminhões
A manutenção preditiva utiliza sensores para analisar em tempo real as condições do caminhão e, assim, prever falhas e problemas futuros.
Um recurso de manutenção preditiva muito utilizado em caminhões e automóveis é o scanner automotivo, que acompanha o desempenho do motor através de fatores como rotação, temperatura, pressão do ar, velocidade, etc. Outros recursos tecnológicos empregados nesse tipo de manutenção são: câmera termográficas, testes de vibração, aparelhos de ultrassom.
Apesar de ter um custo maior para sua implementação, esse tipo de manutenção tem um excelente custo-benefício a longo prazo, porque evita grandes falhas e quebras.
Leia também: Check list de veículos: o que é, como fazer e modelos
Por que a manutenção de caminhão é importante?
A manutenção de caminhão impacta em três pontos importantes ao controle de frotas: os custos, a segurança e a conformidade com a lei.
Os custos são reduzidos à medida que os problemas logo são identificados e corrigidos. A segurança é garantida conforme todos os sistemas estejam funcionando perfeitamente. E a conformidade com a lei se dá pelo cumprimento ao Código de Trânsito Brasileiro que, quando não conforme, prevê apreensão de veículo, multa e aplicação de pontos da carteira em casos de uso de veículos em más condições de uso.
Outros benefícios da manutenção de caminhão:
- Aumento de vida útil da frota;
- Diminuição de riscos de acidentes;
- Redução no número de paradas não planejadas;
- Melhor planejamento financeiro.
Veja também: Planilha de manutenção de veículos [Modelo em Excel grátis]
Quanto custa a manutenção de um caminhão e qual a frequência ideal?
O custo da manutenção precisa ser calculado levando em conta todos os gastos relacionados à manutenção em um determinado período, como: troca de peças, regulagens e ajustes, dividido pela quantidade de km rodados pelo veículo. Analisando um período de 12 meses, temos como exemplo:
R$ 30.000 (custos somados das manutenções) ÷ 151.000 km (quilometragem rodada) = R$ 0,199.
Assim, a cada km rodado o custo com manutenção é de R$ 0,199.
A frequência depende de vários fatores como: modelo de caminhão e a constância de uso. Assim, para identificar qual a melhor periodicidade, você deve levar em conta as seguintes informações:
- Recomendações dos fabricantes,
- A última vez que algum tipo de manutenção foi realizado;
- Quantidade de km rodados.
Todas essas informações ajudam na criação de um cronograma de manutenção, com datas e definição de periodicidades. Baixe um modelo gratuito aqui.
15 itens para verificar na manutenção de caminhão
Para aumentar a vida útil do veículo, a manutenção de caminhão deve levar em conta as conformidades e não conformidades dos seguintes aspectos:
Veja também: Check list caminhão: modelo completo para baixar!
1. Filtros
Os filtros devem ser trocados regularmente conforme recomendações do fabricante e as condições em que ele se encontra. Devem ser trocados:
- Filtro de óleo;
- Filtro de combustível (recomenda-se a troca a cada 15 mil quilômetros rodados);
- Filtro de ar do motor.
2. Nível de óleo
O óleo é importante porque mantém o motor funcionando e contribui para a maior durabilidade das peças. Na hora da verificação, além de analisar a quantidade de óleo através da vareta, verifique também sinais como borras, detritos metálicos ou poças no chão.
3. Condição dos freios
Os freios estão diretamente ligados à segurança, por isso é importante que eles sejam testados a cada 15 ou 20 mil quilômetros rodados. É preciso ficar atento aos seguintes aspectos:
- Válvulas;
- Pinças de freio;
- Compressor;
- Pressão do manômetro;
- Existência de vazamentos ou mangueiras ressecadas;
- Drenagem da água acumulada nos balões de ar;
- Desgaste de lonas ou pastilhas;
- Fazer troca de molas, caso haja troca de lonas;
- Verificar condições de tambores, discos e sapatas dos freios;
- Ajuste do ABS.
4. Sistema de suspensão
É a suspensão que garante a estabilidade do veículo, fazendo com que o pneu sempre fique em contato com o solo. Ao absorver impactos, a suspensão evita danos no chassi e na carga. No sistema de suspensão é importante ficar atento à:
- Molas;
- Batentes;
- Coxins;
- Bandejas;
- Barra estabilizadora;
- Lubrificação dos amortecedores, pinos centrais e de suporte;
- Ultrapassagem do limite de carga;
- Calibração dos pneus;
- Fazer o alinhamento do caminhão;
- Buchas;
- Balancins;
- Parafusos;
- Grampos;
- Mangueiras e válvulas.
5. Condições dos pneus
Pneus muito gastos devem ser substituídos urgentemente e, para além do desgaste, a manutenção deve observar:
- Profundidade de ranhuras da banda de rodagem (que não podem ultrapassar 16mm);
- Existência de bolhas, trincas e rasgos;
- Interferências na condução do caminhão;
- Condições das laterais do pneu;
- Estepe;
- Calibração (que deve estar em conformidade com as instruções do fabricante e tipos de carga a serem transportadas.)
- Alinhamento e balanceamento das rodas;
- Revezamento de pneus.
6. Quinta roda
Na quinta roda as principais conferências devem ser:
- Limpeza da graxa antiga;
- Substituição por uma graxa nova;
- Existência de folgas entre os componentes;
- Existência de trancos na parte traseira do caminhão quando ele freia ou arranca;
7. Limpador do para-brisas
No limpador de para-brisas a maior atenção da manutenção de caminhões deve ser as palhetas, essenciais para a visualização dos motoristas em dias de chuva.
Ao estarem em más condições as paletas não só prejudicam a visibilidade, como podem quebrar o para-brisas, gerando grande prejuízos, por isso a dica é trocar o item uma vez por ano, evitando gastos desnecessários e acidentes.
8. Iluminação
O funcionamento das luzes pode ser comprometido por diversos motivos, para evitar problemas com a iluminação a manutenção deve olhar com muito cuidado para:
- Lâmpadas queimadas;
- Sistema elétrico;
- Relês;
- Fusíveis;
- Cabos;
- Piscas;
- Luzes de freio;
- Sinalização traseira e lateral;
- Faróis;
- Lanternas;
- Setas;
9. Sistema elétrico
Fora os sistemas relacionados à iluminação, o sistema elétrico deve ser averiguado por inteiro, procurando indícios de:
- Oxidação de cabos, terminais e bateria;
- Maus contatos em encaixes;
- Problemas com a água da bateria.
10. Injeção eletrônica
O diagnóstico nos componentes de injeção e a atualização do software do módulo de injeção devem ser realizados com frequência, de acordo com as recomendações dos fabricantes.
11. Escapamento
Para manter o bom funcionamento do escapamento é preciso ficar atento à oxidação e a utilização de combustíveis de baixa qualidade, que colaboram para a degradação da peça. Outros sinais são:
- Barulho alto;
- Escapamento solto;
- Presença de fumaça preta (indica problemas na queima de combustível causados por falhas no sistema de injeção);
- Presença de fumaça azulada (demonstra problemas na lubrificação do motor);
- Presença de fumaça branca (aponta falhas nas vedações das juntas que não conseguiram conter a água).
12. Bateria
A durabilidade da bateria depende de fatores como: frequência de uso, cumprimento da regularidade de manutenções e instalações eletrônicas. Vale ficar atento à:
- Luzes e faróis fracos;
- Motor sem força;
- Dificuldade para ligar o caminhão;
- Falhas em aparelhos eletrônicos;
- Luz de aviso acionada no painel;
13. Análise estrutural
É um tipo de manutenção preditiva realizada para identificar o momento em que as peças podem começar a apresentar defeitos, nessa manutenção são realizados procedimentos como:
- Interferometria holográfica;
- Gamagrafia;
- Ecografia;
- Radiografia;
- Ultrassonografia;
14. Análise de vibrações
Nessa manutenção um aparelho irá medir os níveis de vibração dos caminhões apontando problemas mecânicos e estruturais.
15. Manutenção em baú de caminhão
Alguns cuidados são destacados, como:
- Instalar equipamentos adequados com características técnicas compatíveis ao tamanho do caminhão;
- Evitar o tombamento de cargas muito pesadas;
- Fazer a lavagem do baú regularmente.
Como fazer um check list de manutenção de caminhões?
Para auxiliar na vistoria de cada item anterior, utilize check lists de manutenção de caminhões
Veja também: Controle de manutenção de frota em 8 passos
1. Check list manutenção de caminhões word
Os check lists em word são preenchidos em papel e depois as informações são passadas para o computador. Esse tipo de documento te ajuda a:
- Na identificação de não conformidades e criação de planos de ação;
- No acompanhamento de históricos dos veículos;
- No controle de entradas e saídas de caminhão;
2. Check list manutenção de caminhões digital em aplicativo
O modelo de check list de manutenção de caminhões é recomendado para quem quer eliminar o papel e ter controles mais ágeis. O preenchimento é feito pelo aplicativo e todas as informações são armazenadas em nuvem. Veja algumas informações: :
- Fotos com marcação de data e hora;
- Localização GPS das informações preenchidas;
- Alertas automáticos de não conformidades;
- Pontuação no checklist
- Indicadores de qualidade do ativo
- QR code para identificação do veículo;
- Histórico de informações sobre cada veículo;
Abaixo você confere um exemplo de relatório gerado em minutos através do aplicativo digital:
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Passo a passo de como criar um plano de manutenção de caminhão
O plano de manutenção é essencial para assegurar que as manutenções serão realizadas na periodicidade correta e de forma a garantir a preservação da frota. Veja o passo a passo abaixo.
1º PASSO: Levantamento de dados
O plano de manutenção começa com a criação de um histórico de informações. Nessa etapa você precisará reunir informações como: manutenções e reparos que já foram realizados na frota e uma avaliação do estado atual de cada caminhão.
É importante que seja criado também um inventário com todos os veículos contendo dados como: modelo, ano de fabricação e demais informações.
2º PASSO: Planejamento de orçamento
Para além de planejar as atividades de manutenção, é preciso ter um planejamento de orçamento, em que serão compiladas todas as despesas necessárias à manutenção: como mão de obra e troca de peças.
Faça uma avaliação dos valores gastos na última manutenção e as projeções dos investimentos a serem destinados daqui para frente.
3º PASSO: Avaliação de prioridades
É nessa etapa que você decidirá por onde começar. Para isso, é necessário que você priorize determinados veículos, a partir de alguns critérios, como: veículos que costumam dar maiores problemas, caminhões que fazem um trajeto mais longo ou aqueles que não passam por manutenções a mais tempo.
4º PASSO: Controle de manutenção
Para exercer o pleno controle da manutenção de caminhão, providencie check lists, ordens de serviço e relatórios que contribuam para a verificação do estado da frota, com questões de conformidade, fotos de comprovação e demais observações necessárias ao acompanhamento do veículo.
Inclua na ficha de manutenção de caminhão todos os sistemas que citamos acima no tópico “Dicas de manutenção de caminhão: 15 cuidados para levar em conta”
5º PASSO: Acompanhamento das manutenções
O acompanhamento se dará por meio da emissão e avaliação dos check lists, monitoramento das atividades e através da identificação de atrasos e problemas de conformidades relatados nas fichas de verificação.
6º PASSO: Criação e monitoramento de indicadores
A criação de indicadores permite uma maior supervisão do desempenho dos veículos e resultados ocasionados pela manutenção de caminhão. Acompanhe dados relacionados a média de tempo das manutenções, os tipos de serviços mais realizados e as não conformidades mais comuns.
A partir desses dados é possível fazer um planejamento estratégico, identificar pontos de melhoria e otimizar recursos.
Leia também: [Excel] Plano de Manutenção Preventiva em apenas 2 passos
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