O que é manutenção periódica e qual a frequência ideal?

A manutenção periódica é um tipo de manutenção que se baseia em uma frequência pré-estabelecida para realização de reparos, sendo feita conforme o calendário mesmo que o equipamento não esteja apresentando defeitos.

Vamos entender melhor qual a função da manutenção periódica, quando ela deve ser realizada e como o Produttivo pode ajudar no controle das manutenções por meio de relatórios digitais e plano de atividades automático. Boa leitura!

Veja também: Software de manutenção periódica para monitoramento e controle dos serviços

O que é manutenção periódica?

A manutenção periódica é um tipo de intervenção feita de forma preventiva com frequência pré-definida. Ela envolve atividades planejadas e realizadas regularmente em equipamentos, veículos e instalações para garantir seu bom funcionamento, prolongar sua vida útil e evitar falhas inesperadas. 

Os intervalos de tempo da manutenção periódica são estabelecidos previamente, conforme especificado pelo fabricante, com base na experiência operacional dos técnicos ou de acordo com o histórico do ativo.

A manutenção periódica geralmente envolve inspeções, lubrificação, ajustes, substituição de peças desgastadas, limpeza e outros procedimentos necessários para manter o equipamento em condições operacionais ideais. Assim, ajuda a prevenir problemas antes que ocorram, reduzir custos de reparo não planejados e aumentar a confiabilidade e disponibilidade dos equipamentos.

Gestão da manutenção automática com o software do Produttivo

Quais são os tipos de manutenção?

Existem três principais tipos de manutenção: preventiva, corretiva e preditiva. A estratégia de manutenção adequada vai variar conforme as necessidades e especificações do equipamento.

Vamos entender melhor as diferenças:

  • Manutenção preventiva: é um tipo de manutenção planejada que deve ser feito regularmente com o objetivo de procurar possíveis falhas, corrigindo problemas ainda em estágio inicial. É a manutenção mais indicada para a maioria dos equipamentos, pois evita a parada total da máquina. A manutenção periódica é um tipo de manutenção preventiva;
  • Manutenção corretiva: já a manutenção corretiva é feita após a pane no equipamento, que necessita de correção imediata para voltar a operar normalmente. Tende a ser mais cara e inconveniente, por isso só é recomendada quando for inevitável;
  • Manutenção preditiva: é voltada para o monitoramento do desempenho, utilizando sensores que identificam padrões de funcionamento e assim indicam possíveis alterações que podem ser causadas por falhas. Por ser mais cara, a manutenção preditiva é indicada para equipamentos de alta criticidade.

Ainda existem tipos secundários de manutenção, como manutenção detectiva, manutenção produtiva total (TPM), manutenção prescritiva, entre outros.

Os três principais tipos de manutenção abrangem os outros tipos, por isso podemos dizer que a manutenção periódica está dentro da manutenção preventiva.

Modelo de checklist de manutenção periódica

Para registrar a manutenção periódica e criar um histórico do equipamento para referência futura, sugerimos usar um checklist. A lista de itens funciona como um roteiro para o técnico, que fica ciente de tudo que deve ser verificado durante o serviço.

Veja um exemplo de checklist de manutenção periódica totalmente digital criado dentro do sistema Produttivo:

O checklist ainda pode ser armazenado para consultas futuras, mostrando todo o histórico do ativo e facilitando análises para avaliar a necessidade de alterar a periodicidade da manutenção.

Teste grátis: Modelo de checklist de manutenção periódica preventiva em aplicativo

Qual a importância da manutenção periódica?

A manutenção periódica, assim como a preventiva, é a mais indicada porque permite a identificação e correção das falhas ainda em estágio inicial, evitando que evoluam para problemas graves no futuro. Na prática, ela traz benefícios como:

Maior vida útil dos bens

Ao manter os equipamentos sempre em boas condições de funcionamento, a manutenção periódica ajuda a prolongar sua vida útil, preservando seu bom desempenho por mais tempo e retardando a necessidade de substituição total do maquinário.

Otimização de desempenho

Equipamentos mantidos regularmente tendem a operar com maior eficiência operacional e melhor desempenho, trazendo mais produtividade e qualidade no dia a dia da operação. 

Redução do tempo de inatividade

Como a manutenção periódica é planejada com antecedência, ela pode ser programada para momentos mais convenientes, como fora do horário de funcionamento da empresa ou períodos de menor movimento. Com isso, sua parada não impacta na rotina da operação.

Além disso, por ser realizada mesmo que o ativo não esteja apresentando sinais de falha, ela identifica possíveis defeitos e permite corrigi-los antes que levam à suspensão das atividades, reduzindo o downtime do equipamento.

Acessibilidade

Por ajudar a prevenir paradas não programadas, a manutenção periódica contribui para que os equipamentos estejam sempre acessíveis e com disponibilidade para operar.

Redução da probabilidade de falha

Ao realizar inspeções periódicas e fazer os reparos necessários, a manutenção periódica ajuda a prevenir falhas inesperadas nos equipamentos, evitando interrupções na produção ou na prestação de serviços.

Como definir a frequência da manutenção periódica?

Apesar do nome, a manutenção periódica não tem uma frequência definida: a periodicidade deve ser estabelecida levando em consideração vários fatores, como recomendação do fabricante, criticidade do equipamento e disponibilidade da equipe de manutenção.

Por isso, cada ativo deve ter seu próprio plano de manutenção que considere suas necessidades específicas. A frequência pode ser mensal, semanal ou outra periodicidade que faça sentido para cada caso.

Para definir e acompanhar a frequência das manutenções, você pode usar uma planilha como essa do Produttivo:

Modelo de plano de manutenção preventiva excel para baixar

O Kit Plano de Manutenção é totalmente gratuito e vem com uma planilha pronta para usar e um guia de boas práticas para sua operação. Faça o download grátis, é só clicar na imagem abaixo!

kit plano de manutenção para baixar gratuitamente

Como implementar a manutenção periódica?

Para te ajudar a implementar a manutenção periódica na sua empresa, separamos algumas dicas práticas, olha só:

Escolha do ativo

Nem todos os ativos precisam de manutenção periódica: embora ela seja recomendada para a maioria dos casos, pode não ser tão indicada para ativos com baixa criticidade e menor custo de manutenção.

Portanto, faça um inventário de equipamentos e avalie quais deles vão se beneficiar mais da manutenção periódica. Você pode e deve avaliar a eficácia da estratégia de manutenção constantemente e revisitar esse planejamento para fazer alterações necessárias.

Análise das diretrizes dos fabricantes e outros dados disponíveis

Outro ponto a ser levado em consideração antes de estabelecer uma rotina de manutenção periódica é a indicação do fabricante do equipamento quanto à frequência das manutenções.

Você também pode consultar o histórico do ativo e outras informações disponíveis para definir quais deles devem fazer parte do plano de manutenção preventiva.

Definição do intervalo de tempo para realizar a manutenção

Uma vez que os equipamentos que vão receber manutenção periódica tenham sido selecionados, é preciso criar um cronograma de manutenção que defina o intervalo de tempo entre cada manutenção. Utilize as informações compiladas no passo anterior para estabelecer a periodicidade das manutenções.

Planejamento de atividades de manutenção

Além de definir a periodicidade da manutenção, é importante estabelecer quais atividades serão executadas durante o serviço. São exemplos de tarefas da manutenção periódica:

  • Limpeza;
  • Reaperto de peças;
  • Lubrificação;
  • Substituição de componentes desgastados;
  • Outros procedimentos necessários para manter as condições de funcionamento.

Mesmo que não seja possível saber previamente quais serviços serão necessários, é importante disponibilizar para a equipe técnica todos os materiais e ferramentas necessários.

Execução de intervenções de manutenção e monitoramento do ativo

Com o plano de manutenção periódica criado, é só colocá-lo em prática seguindo corretamente o calendário e monitorando os ativos para avaliar se a frequência das manutenções está adequada. Se necessário, faça alterações para que o cronograma seja o mais eficiente possível.

Qual a diferença entre manutenção periódica e manutenção preventiva?

A manutenção periódica é um tipo de manutenção preventiva. A manutenção preventiva se baseia em um cronograma para realizar inspeções e por meio delas identificar possíveis falhas que podem se agravar no futuro, prevenindo seu desenvolvimento.

A diferença entre elas é que a manutenção periódica sempre se baseia no período de tempo entre as vistorias, enquanto a manutenção preventiva pode ser determinada tanto pelo tempo quanto pela quantidade de uso.

Por exemplo: um veículo pode passar por manutenção preventiva a cada seis meses (manutenção periódica baseada no tempo, independentemente da quantidade de vezes em que o veículo foi usado) ou a cada certa quantidade de quilômetros rodados (manutenção baseada no uso, independentemente do tempo passado entre uma manutenção e outra).

Como o Produttivo pode ajudar no controle da manutenção periódica?

O Produttivo é um sistema desenvolvido para auxiliar no controle da manutenção por meio de recursos totalmente digitais, como relatórios online, funcionalidades automáticas e integrações que facilitam o controle da operação.

Enquanto o gestor acompanha tudo pelo painel web (que pode ser acessado de qualquer lugar, não precisa instalar no computador), o técnico recebe chamados e notificações pelo aplicativo no celular ou tablet.

Conheça alguns recursos do Produttivo que podem ser usados na manutenção periódica:

Relatório digital de manutenção periódica

Os relatórios podem ser usados pela técnica para registrar o que foi observado na inspeção e ainda servem como comprovação do serviço e até como histórico para consulta. Com os modelos digitais do Produttivo, todo o preenchimento é feito via aplicativo durante a visita técnica, não é necessário retornar ao escritório para digitalizar ou transcrever as informações.

Veja um modelo de Checklist Digital de Manutenção Preventiva que pode ser aplicado na manutenção periódica:

Todos os checklists, relatórios e ordens de serviço do Produttivo ainda oferecem diferenciais como:

  • Preenchimento automático do cabeçalho a partir de informações já cadastradas no sistema;
  • Marcação de data, horário, localização e duração do serviço;
  • Questões de conformidade que geram alertas em caso de não conformidades;
  • Perguntas obrigatórias que impedem a conclusão do formulário enquanto não forem respondidas;
  • Cálculo automático de peças e serviços, ideal para orçamentos;
  • Registro fotográfico com fotos tiradas na hora e marcação de data e horário para evitar fraudes;
  • Opção de preenchimento por voz;
  • Assinatura digital feita direto na tela;
  • Personalização do relatório com cores e logo da sua empresa ou do cliente;
  • Exportação em PDF ou Excel;
  • Envio do relatório preenchido por e-mail ou WhatsApp;
  • E muito mais!

Além dos modelos prontos para uso, você pode criar seu próprio formulário totalmente personalizado. Agende uma demonstração com um consultor e veja como!

Plano de manutenção periódica

Já o plano de manutenção automático é um recurso para agendar serviços futuros com periodicidade programada, assim sua equipe não esquece as próximas manutenções e o gestor não precisa ficar criando as atividades manualmente toda vez.

plano de manutenção de motores elétricos automático e digital feito no Produttivo

O plano de manutenção e serviços do Produttivo ainda gera alertas sobre um próximo serviço ou renovação de contrato, é totalmente integrado à agenda dos técnicos e vinculado ao histórico dos equipamentos.

Que tal experimentar esses e outros recursos agora mesmo? Faça um teste grátis e aproveite todas as funcionalidades do Produttivo para implementar a manutenção periódica na sua empresa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima