Check list NR 35

Check list NR 35: o que é, como fazer + modelo digital pronto

O check list NR 35 é uma ferramenta muito utilizada nas inspeções de trabalho em altura para garantir a adequação das empresas às normativas exigidas pela norma regulamentadora nº 35. 

Entenda quais itens devem fazer parte do check list NR 35, como ele pode ser utilizado nas inspeções e ainda tenha acesso a um modelo pronto e digital com preenchimento feito em aplicativo, para eliminar o papel e tornar o controle mais eficaz. 

Experimente: Modelos digitais de checklist de segurança do trabalho

O que é check list NR 35?

O check list NR 35 é um documento utilizado nas inspeções de segurança, para assegurar que todos os requisitos exigidos pela norma regulamentadora estão sendo cumpridos pela empresa e pelos trabalhadores. 

Feito em formato de lista de verificação, o check list NR 35 reúne um descritivo de todas as normativas da NR, de forma ordenada, completa e detalhada. As questões são respondidas com “conforme”, “não conforme” e “não se aplica”, o que ajuda a identificar requisitos com irregularidades. 

Em casos de não conformidade ainda é possível incluir evidências fotográficas que comprovem a informação relatada no documento. 

As inspeções devem acontecer periodicamente e por isso o check list é a melhor forma de documentar os problemas encontrados, as evoluções entre uma vistoria e outra e as ações corretivas que ainda precisam ser implementadas. 

Modelo de Checklist de Segurança no trabalho digital para usar em sistema

Exemplo de check list NR 35 PDF

Veja um exemplo de check list NR 35 criado no sistema do Produttivo. Ao todo são 86 questões que abordam as principais exigências das normas e que podem ser personalizadas, alterando perguntas, tipos de resposta e até a apresentação visual do relatório, confira: 

Experimente o modelo de check list NR 35 do Produttivo

O modelo é totalmente digital, evitando o uso de papel e os problemas ocasionados por ele, como esquecimentos, rasuras, perdas de informações e dificuldades de armazenamento. 

O preenchimento é feito através do aplicativo, com recursos como anexação de fotos com marcação de data, horário e local de onde e quando foram tiradas, pontuação de check list, campos textuais preenchidos por comando de voz, assinatura digital e muito mais!

Conheça mais sobre os diferenciais e vantagens de utilizar os check lists digitais do Produttivo. 

Para que serve o check list NR 35?

O check list NR 35 serve para registrar os dados obtidos durante as inspeções de trabalho em altura, como não conformidades e sugestões de adequações. 

É através dele que as empresas garantem que todos os requisitos de segurança estão sendo cumpridos e que os riscos para os trabalhadores estão sendo minimizados. 

Além disso, os itens que não estão em conformidade são facilmente identificados pelo check list NR 35 e podem ser rapidamente adequados, de forma a contribuir para um ambiente de trabalho mais seguro.

Quais são os benefícios em utilizar o check list NR 35?

Além de trazer mais segurança para a operação, o check list NR 35 é responsável por: 

  • Preservar a saúde dos colaboradores;
  • Garantir o cumprimento de normas de segurança e demais legislações;
  • Melhorar a eficiência de procedimentos e processos;
  • Antecipar problemas;
  • Evitar falhas e esquecimentos no uso de EPIs;
  • Melhorar a organização da gestão;
  • Eliminar riscos e desafios, aumentando a qualidade e a produtividade dos serviços; 
  • Controlar melhor os serviços em campo;
  • Guiar as inspeções;
  • Garantir que nenhum item foi esquecido de ser averiguado na inspeção; 
  • Contribuir com uma análise de dados mais estratégica e assertiva;
  • Eliminar o risco de ações trabalhistas em razão dos acidentes;
  • Evitar multas por descumprimento à norma;
  • Reduzir o número de não conformidades encontradas;
  • Facilitar a criação de planos de ação para resolução das irregularidades.

Quais informações devem estar presentes no check list NR 35?

O check list NR 35 deve trazer todos os pontos exigidos pela norma, alguns exemplos são: 

  • Existência de sistemas de ancoragem;
  • Existência de talabarte de segurança; 
  • Uso de cintos de segurança;
  • Situação dos conectores;
  • Condições do trava quedas;
  • Existência de cordas;
  • Condições das escadas;
  • Condições do trava-quedas; 
  • Existência de treinamentos e capacitações dos trabalhadores;
  • Análise de risco;
  • Procedimentos de emergência;
  • Entre outros. 
Modelo de Checklist de Segurança no trabalho digital para usar em sistema

Como fazer um check list NR 35?

Existem diferentes formas de fazer um check list NR 35, mas existem algumas informações que devem constar em todos eles, veja quais são e aprenda a criar seu próprio check list do zero: 

1. Crie um cabeçalho com informações de identificação

O cabeçalho deve ajudar a identificar o check list NR 35, facilitando a consulta de informações e apresentando os dados de identificação da empresa responsável pela inspeção, do cliente e do planejamento do serviço. 

Comece incluindo dados como: 

  • Nomes;
  • Endereços;
  • Números de telefone;
  • E-mails;
  • CPF/CNPJ;
  • Data e horário planejados para a execução do serviço;
  • Data e hora de quando os serviços realmente foram iniciados e concluídos. 

Complemente incluindo as logos e cores da empresa, para um relatório mais profissional. Veja um exemplo de como pode ser seu cabeçalho: 

Exemplo de cabeçalho check list NR 35

2. Mapeie todos os pontos a serem inspecionados e transforme-os em questões ordenadas

Em seguida, pense em todos os requisitos da NR 35 que precisam ser atendidos pela sua empresa e reúna-os como questões de check list. 

Coloque as questões em ordem, separando os itens a serem checados por seções ou temas em comum, como documentações e equipamentos de proteção individual. 

Ordenar as questões por temas vai facilitar a inspeção, fazendo com que o responsável não precise ficar voltando várias vezes em um mesmo tema para verificar itens que estão espalhados por todo o check list. 

Como opções de resposta inclua “Conforme”, “Não conforme” e “Não se aplica” para entender e identificar mais facilmente aqueles itens que apresentam irregularidades.

Exemplo de questões check list NR 35

A criação e coleta de informações pode ser ainda mais eficaz com a ajuda de sistemas que permitem a criação de check lists online, porque inúmeros problemas ocasionados pelo uso do papel são resolvidos, como esquecimentos de preenchimento, rasuras, perdas de informações e dificuldades de armazenamento. 

Além disso, alguns sistemas no mercado ajudam a facilitar a identificação da não conformidade usando um sistema de pontuação que aparece na seção de cada item avaliado no checklist, ficando muito mais visual quais temas ou requisitos precisam de adequação. 

Outro diferencial é que as não conformidades podem gerar notificações aos gestores, que ficam sabendo em tempo real o que deve ser melhorado e já podem agendar serviços para a correção. Essas são todas funcionalidades que você encontra no Produttivo, saiba mais sobre o sistema aqui! 

3. Anexe evidências fotográficas 

Os registros fotográficos ajudam a dar mais segurança e confiabilidade para as informações apresentadas no relatório. Por isso, quanto mais imagens comprovando a real situação apontada no check list nr 35, melhor. 

Exemplo de evidência fotográfica check list nr 35

Em aplicativos e softwares a anexação das fotos se torna muito mais prática, porque acontece direto no aplicativo. 

No Produttivo, por exemplo, é possível escolher se são permitidas a inclusão de fotos da galeria ou não. Já as fotos tiradas na hora pelo aplicativo são acompanhadas de marcação de data, horário e localização de onde foram tiradas, evitando fraudes. 

4. Colete assinaturas 

Finalize o check list NR 35 coletando as assinaturas dos responsáveis pela inspeção, para dar mais credibilidade ao documento.

Exemplo de campo para assinatura check list NR 35

O que diz a NR 35?

A norma regulamentadora nº 35 define as diretrizes para o trabalho em altura, que são todos aqueles trabalhos realizados acima dos dois metros de altura. 

Como forma de garantir a segurança dos trabalhadores, a norma define obrigações para empregadores e empregados, uso de EPIs e necessidade de uma análise de riscos que ajude a minimizar os perigos das atividades. Saiba mais sobre cada uma das exigências: 

Responsabilidades da empresa 

A empresa tem a responsabilidade de adotar medidas de proteção para os riscos enfrentados pelos trabalhadores, bem como informar e promover treinamentos que esclareçam os perigos da função e as medidas preventivas que devem ser adotadas.

Além disso, também é de responsabilidade das empresas: 

  • Realizar a análise de riscos;
  • Ter um estudo, planejamento e implementação claro de medidas de segurança extras; 
  • Possuir procedimentos operacionais padrões para as atividades;
  • Garantir a implementação de todas as medidas de proteção necessárias;
  • Informar os trabalhadores para realização dos serviços;
  • Oferecer supervisão para a realização das atividades;
  • Emitir a permissão de trabalho em altura;
  • Avaliar as condições do ambiente de trabalho;
  • Garantir que as atividades só sejam executadas mediante adoção de medidas de proteção;
  • Suspender serviços em casos de riscos que não foram previstos;
  • Fornecer EPIs e fiscalizar seu uso;
  • Realizar inspeções nos EPIs com frequência;
  • Realizar inspeções para o cumprimento da norma;
  • Ter as seguintes documentações arquivadas e em histórico: análise de risco, POP, check list e relatórios de inspeção de segurança, permissão de trabalho, certificados de treinamentos, planos de emergência e certificados de saúde ocupacional dos trabalhadores. 

Responsabilidades dos trabalhadores 

Já os trabalhadores devem:

  • Cumprir as normas de segurança;
  • Auxiliar na implementação de novos cuidados ou medidas de proteção no trabalho;
  • Não executar serviços quando encontrar riscos graves e comunicar a empresa;
  • Pensar na sua segurança e na das pessoas que estão à sua volta.

Uso de EPIs e EPCs

Os EPIs são utilizados para minimizar os riscos das atividades, promovendo maior segurança aos trabalhadores e evitando a ocorrência de acidentes.

Como vimos, a NR 35 determina que a empresa não só forneça os equipamentos, como garanta que estão sendo utilizados da forma correta e que estão em boas condições de uso. 

Assim, cabe aos empregadores realizar inspeções recorrentes para avaliar o estado dos EPIs antes de cada turno de trabalho. 

São exemplos de EPIs que devem ser utilizados por trabalhadores que desenvolvem serviços em altura: cinto de segurança, cordas, capacetes, luvas, talabartes, trava-quedas e mosquetões. 

Os equipamentos de proteção coletiva (EPC) também devem fazer parte das medidas de proteção adotadas pelas empresas, são exemplos os sistemas de proteção contra quedas como guarda-corpos, telas, redes e cinturões. 

Além disso, o sistema de ancoragem é outro item indispensável ao trabalho em altura e que deve ser garantido pelos empregadores, afinal são eles os responsáveis por fornecer a estabilização dos trabalhadores para executarem seus serviços com mais segurança. 

Análises de risco

A análise de risco é um documento que deve ser emitido pelos empregadores mediante uma avaliação minuciosa no ambiente de trabalho, para identificar todos os potenciais riscos aos quais os trabalhadores estão expostos. 

Para ser realizada de forma eficaz, a análise de risco deve considerar em sua avaliação: 

  • O local de realização das atividades e seu entorno;
  • Condições climáticas adversas; 
  • Riscos de quedas de materiais e ferramentas;
  • Condições impeditivas para realização dos serviços;
  • Necessidade de uso de sistemas de comunicação;
  • Planejamento de resgate;
  • Primeiros socorros;
  • Outras normas regulamentadoras que se apliquem às atividades desenvolvidas; 
  • Trabalhos simultâneos;
  • Isolamento e sinalização da área;
  • Sistema de proteção coletiva e pontos de ancoragem;
  • Recomendações de fabricantes;
  • Princípios de redução de impacto e fatores de queda;
  • Entre outros. 

Treinamentos

Como o trabalho em altura precisa ser realizado por trabalhadores capacitados, a NR 35 exige que sejam realizados treinamentos regularmente com os profissionais. 

Para ser válido o treinamento precisa ter uma parte teórica e outra prática, com carga horária de no mínimo 8 horas, ministrada por um profissional habilitado e com um período de renovação de 2 anos. 

Sobre o conteúdo dos treinamentos, a NR 35 delimita alguns assuntos que devem ser abordados, como: 

  • Normas aplicáveis ao trabalho em altura;
  • Análise de risco e condições impeditivas;
  • Medidas de prevenção e controle de riscos;
  • Medidas e equipamentos de proteção coletiva (EPC);
  • Equipamentos de proteção individual (EPIs);
  • Acidentes comuns em trabalhos em altura;
  • Procedimentos em casos de emergência e primeiros socorros;

Os cursos devem ser renovados a cada 2 anos ou mediante mudança de empresa, de condições, de operações ou de procedimentos e retorno ao trabalho após afastamento de 90 dias.

Além disso, diálogos diários de segurança (DDS) devem ser realizados todos os dias antes do início de cada turno, para orientar melhor os trabalhadores sobre os riscos de suas funções e medidas preventivas que devem ser adotadas.

Kit Diálogo Diário de Segurança (DDS) pronto para baixar gratuitamente

Modelo de check list NR 35 digital 

Em busca de um modelo de check list NR 35 pronto, para otimizar suas inspeções? O Produttivo preparou um modelo completo, contendo 86 questões sobre a norma, confira uma prévia:

Para acessar o modelo e testar de forma gratuita, basta fazer seu cadastro no Produttivo. Além de ser um check list digital, que dispensa o uso do papel, você tem acesso a uma série de recursos que agilizam a inspeção e torna ela muito mais confiável, como: 

  • Preenchimento de informações automáticas sobre a empresa, cliente e serviço;
  • Cálculo automático de tempo de execução do serviço;
  • Preenchimento automático de localização via GPS;
  • Possibilidade de bloqueio de anexação de fotos vindas da galeria;
  • Fotos tiradas pelo aplicativo acompanham marcação de data, horário e localização de quando foram tiradas;
  • Campos textuais podem ser preenchidos por comando de voz;
  • Questões de checklist com pontuação e notificação de alerta para os gestores no painel de atividades;
  • Assinatura digital;
  • E muito mais! 

E os benefícios para as inspeções não acabam por aí, o Produttivo é um sistema completo para gestão de serviços, nele você também consegue: 

  • Agendar serviços de forma manual ou automática, com base na recorrência em que acontecem;
  • Acompanhar o status de realização de cada serviço (planejado, em andamento, atrasado e finalizado);
  • Receber e gerenciar chamados;
  • Receber alertas sobre as não conformidades marcadas nos relatórios;
  • Cadastrar clientes, locais, ativos, peças, materiais e serviços;
  • Acompanhar indicadores de forma bem visual através de gráficos;
  • Emitir relatórios, check lists, laudos e OS em PDF ou Excel;
  • Personalizar relatórios escolhendo entre mais de 13 tipos de campos de resposta;
  • Incluir nos relatórios a logo e as cores da empresa ou dos clientes;
  • E muito mais! 
Gere checklists digitais e online com o Produttivo

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