Permissão de trabalho em altura

Permissão de trabalho em altura NR35: o que é e modelo pronto

A permissão de trabalho em altura é um documento fundamental na garantia da segurança dos trabalhadores. Ela faz parte da gestão de risco das empresas e oferece um panorama geral dos perigos encontrados durante a execução das atividades, além de formas de prevenção. 

Entenda como elaborar o documento, quais informações ele deve conter e tenha acesso a um modelo pronto que você pode usar e personalizar dentro do sistema do Produttivo.

Modelo pronto: Checklist de segurança do trabalho digital para controle do cumprimento de medidas de segurança

O que é uma permissão de trabalho em altura (PT)?

A permissão de trabalho em altura (PT) é um documento que autoriza a execução de serviços com riscos de quedas e executados acima dos 2 metros de altura. 

Apesar de existir uma permissão de trabalho própria para serviços realizados em altura, ainda existem PTs para atividades que estão expostas a outros riscos e também são consideradas perigosas. 

São exemplos os serviços executados em temperaturas muito altas ou baixas, aqueles que tratam diretamente com eletricidade ou que acontecem em espaços confinados. 

Independente do tipo de permissão de trabalho, a estrutura do documento é a mesma. Ele deve apresentar informações sobre: 

  • Riscos relacionadas à atividade executada;
  • Medidas de segurança para contenção dos riscos indicados;
  • Equipamentos de proteção Individual (EPIs) obrigatórios;
  • Ferramentas especiais;
  • Treinamentos necessários para a realização do serviço;
  • Como agir em casos de emergência e necessidade de resgate dos trabalhadores. 

Em resumo, a permissão de trabalho em altura faz parte das ações adotadas pelo setor de segurança do trabalho das empresas, para prevenir que acidentes de trabalho aconteçam, principalmente os motivados por falta de conhecimento e treinamento dos trabalhadores. 

Modelo gratuito de Check list de limpeza para baixar

Exemplo de permissão de trabalho em altura 

A permissão de trabalho em altura pode ser elaborada de diferentes formas, mas para que você possa se inspirar, criamos um modelo no sistema do Produttivo que pode ser totalmente personalizado, dá só uma olhada: 

Use o modelo de permissão de trabalho em altura personalizando do seu jeito!

Ao acessar o modelo, você pode alterar os tipos de questões, os campos de resposta e as logos e cores do relatório, deixando ele com a cara sua empresa e bem profissional. 

Monte formulários utilizando mais de 13 opções de campo de resposta: seleção única ou múltipla, textos, números, checklist de conformidade, assinatura digital e muito mais!

Para que serve a permissão de trabalho em altura? 

Garantir a segurança dos trabalhadores, reduzindo a incidência de acidentes ocupacionais é um dos principais objetivos da permissão de trabalho em altura. Através dela fica claro quais profissionais estão aptos a realizarem o serviço e o que eles precisam saber para executar suas atividades em segurança. 

A permissão de trabalho em altura também ajuda na conscientização dos trabalhadores sobre as etapas de realização do serviço, os riscos potenciais aos quais estão expostos e formas de minimizá-los, além da elucidação de dúvidas. 

É claro que o sucesso da permissão de trabalho depende da aplicação de outras estratégias de segurança do trabalho que devem ser adotadas pelas empresas, como a realização da Análise Preliminar de Risco (APR), a aplicação de treinamentos e o cumprimento das rotinas de Diálogo Diário de Segurança (DDS), por exemplo. 

Baixe grátis: Kit DDS com cronograma para organização dos diálogos, lista de presença e ebook com dinâmicas para abordar nos encontros!

Qual a importância da permissão de trabalho em altura? 

A importância da permissão de trabalho em altura vai muito além do controle de acesso dos profissionais em áreas de risco. Entenda mais sobre a função do documento: 

Evita acidentes 

Ao descrever os serviços realizados e as medidas preventivas que devem ser aplicadas, a permissão de trabalho em altura evita que acidentes aconteçam por falta de informação ou esquecimentos. 

Ao mesmo tempo, por limitar o acesso de profissionais às áreas de risco, a permissão de trabalho também protege outros trabalhadores de acidentes que possam acontecer ao redor do ambiente de trabalho, garantindo que apenas profissionais autorizados sejam liberados para acessarem o local. 

Orienta a realização do serviço

A permissão de trabalho em altura deixa claro o fluxo de atividades que os trabalhadores devem executar, indicando os cuidados necessários para que não existam erros de execução. É exatamente essa atenção na descrição dos detalhes que evita os acidentes. 

Instrui ações em casos de emergência 

As instruções sobre o que deve ser feito em casos de acidentes e demais situações de emergência, estão todas contidas na permissão de trabalho em altura. É ela que garante que os trabalhadores saibam exatamente como proceder em casos assim.

Experimente: Checklist de segurança do trabalho feito em sistema!

Qual a diferença entre permissão de trabalho em altura e APR?

Tanto a análise preliminar de risco (APR) quanto a permissão de trabalho em altura são documentos de segurança do trabalho, mas as semelhanças acabam por aí. 

A APR é um documento que registra todos os riscos encontrados no ambiente de trabalho e que foram descobertos mediante uma avaliação. Seu objetivo é entender quais são os perigos aos quais os trabalhadores estão expostos, para então definir medidas de prevenção e controle. 

Já a permissão de trabalho em altura, faz parte da APR, sendo uma das ações de prevenção que devem ser criadas a partir da avaliação. 

Ou seja, a APR faz um estudo dos riscos no ambiente de trabalho que é aproveitado para a elaboração da PT, que por sua vez, deve servir para conscientizar os trabalhadores e controlar o trabalho exercido nas áreas de risco.

Modelo gratuito de Check list de limpeza para baixar

O que a NR 35 diz sobre a permissão de trabalho em altura? 

A NR 35 é a norma regulamentadora responsável por estabelecer as diretrizes para serviços com riscos de quedas e realizados a mais de 2 metros de altura. 

A norma orienta sobre como deve ser o planejamento, a preparação e a execução de trabalhos realizados em altura, indicando padrões e procedimentos de segurança.

Um dos itens tratados por ela é a emissão da permissão de trabalho em altura, que segundo a norma tem obrigatoriedade apenas para atividades não rotineiras de trabalho, enquanto a emissão para atividades rotineiras fica sob determinação da empresa. 

Entenda melhor sobre os pontos definidos pela norma: 

Obrigações do empregador

A NR 35 destaca que tanto empregadores, como empregados têm seus deveres e responsabilidades quanto à garantia da segurança em serviços realizados em altura. 

Para os empregadores a norma estipula que os seguintes pontos devem ser cumpridos: 

  • Realização da análise de risco;
  • Emissão da permissão de trabalho em altura, quando aplicável;
  • Fornecimento de condições adequadas para a operação;
  • Estudo, planejamento e implementação de ações de segurança no local de trabalho;
  • Fiscalização das medidas de segurança apontadas pela NR 35;
  • Conscientização dos trabalhadores sobre riscos ocupacionais aos quais estão expostos e medidas de controle;
  • Inspeção acerca do cumprimento das normas de segurança estipuladas;
  • Suspensão das atividades em altura em casos de riscos que não foram previstos e que não podem ser neutralizados imediatamente. 

Obrigações do empregado 

Já aos empregados cabe:

  • Cumprir os procedimentos implementados pela empresa;
  • Cumprir as diretrizes estipuladas pela NR 35;
  • Auxiliar na implementação de medidas de segurança da empresa;
  • Responsabilizar-se sobre ações que afetam a sua própria saúde e a de seus colegas. 

Quem precisa da permissão de trabalho em altura? 

A permissão de trabalho em altura deve ser emitida para todos os trabalhadores que realizam serviços acima dos 2 metros de altura, desde que os profissionais sejam comprovadamente capacitados e treinados.

Entram na lista trabalhos como: 

Quando é necessário emitir a permissão de trabalho em altura?

A permissão de trabalho em altura deve ser realizada antes do início de qualquer trabalho que tenha risco de queda e que seja executado acima dos 2 metros de altura. 

Como mencionamos anteriormente, a permissão de trabalho também pode ser emitida para outros tipos de atividades que não necessariamente acontecem nas alturas. Veja alguns exemplos: 

  • Serviços realizados em espaços confinados: Compreende serviços realizados em locais fechados, com acesso limitado e com riscos de asfixia, intoxicação e incêndio.
  • Serviços elétricos: São atividades que apresentam riscos de choques elétricos, queimaduras e incêndios, como instalação, manutenção e reparo de sistemas elétricos. 
  • Serviços relacionados com produtos químicos: São serviços que têm riscos como explosão, incêndio e vazamentos. Um exemplo é o manuseio, armazenamento e transporte de produtos químicos perigosos
  • Serviços em áreas de risco de explosão: Atividades realizadas em locais como fábricas de produtos químicos, petrolíferas e refinarias.

Quanto tempo vale a permissão de trabalho em altura?

A validade da permissão de trabalho em altura é determinada pela duração da atividade, conforme orientação da NR 35. Ou seja, ela é válida pelo tempo em que a atividade é executada.

Caso aconteçam alterações nas condições estabelecidas pela PT ou mudanças na equipe de trabalho, uma nova permissão de trabalho deve ser criada. 

Quem pode emitir a permissão de trabalho em altura?

O recomendado é que a permissão de trabalho seja emitida por profissionais da área, capacitados, como técnicos e engenheiros de segurança do SESMT ou bombeiros da empresa. 

A esses profissionais cabe a avaliação dos riscos potenciais das atividades, a definição dos EPIs e verificação das condições de trabalho antes, durante e depois da realização das atividades. 

Vale lembrar que a PT deve ser emitida em três vias: uma para ficar com o setor de segurança do trabalho da empresa, outra para ser entregue ao supervisor e a última para ser entregue no local de trabalho. 

Como deve ser o armazenamento da permissão de trabalho em altura? 

A permissão deve ser arquivada pelas empresas por um período de cinco anos. O armazenamento deve ser feito em local seguro e de fácil acesso para o caso de auditorias, inspeções de segurança e fiscalizações. 

O recomendado é que os documentos estejam organizados respeitando uma ordem cronológica e que seja possível consultá-los de maneira rápida, utilizando filtros de data, local ou responsáveis técnicos. 

Modelo gratuito de Check list de limpeza para baixar

Como fazer uma permissão de trabalho em altura?

A elaboração da permissão de trabalho em altura deve seguir uma ordem e atender a alguns princípios básicos. Entenda o que precisa ser feito passo a passo: 

1. Avalie riscos e condições de trabalho 

A permissão de trabalho em altura começa com a análise preliminar de risco. Para realizá-la é importante que seja desenvolvida uma avaliação sobre os principais perigos existentes no meio de trabalho. 

A partir dessa análise e da listagem dos principais riscos mapeados, será possível descrever as etapas de cada atividade, os perigos e formas de prevenção. Todas essas informações são importantes e necessárias na permissão de trabalho em altura. 

Existem algumas perguntas que podem direcionar melhor a análise de risco, confira: 

  • Quais tarefas são executadas na sua empresa? 
  • Quais são os riscos apresentados por elas? (Descreva riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes);
  • Qual a probabilidade desses riscos acontecerem de fato?
  • Caso eles aconteçam, qual a gravidade da situação desencadeada por eles? 
  • Quais medidas de controle podem reduzir a probabilidade desses riscos acontecerem ou diminuírem a gravidade dos acidentes?

Não para por aí, depois de ter todas essas perguntas em mente, para elaborar a permissão de trabalho em altura e garantir que ela está sendo cumprida, será preciso implementar algumas ações antes, durante e depois da realização dos serviços. Confira:  

Antes de iniciar o trabalho 

Antes que o serviço seja iniciado, o responsável pela elaboração da PT deve visitar o local de trabalho prestando atenção nos seguintes pontos: 

  • Onde será realizado o trabalho?
  • Quais são os riscos relacionados à atividade em questão?
  • Quais são os recursos necessários para a realização de um serviço mais seguro?
  • Os trabalhadores receberam treinamento? 
  • O espaço já conta com isolamento e sinalização?
  • Quais são os pontos de ancoragem? Onde estão localizados?
  • As previsões meteorológicas foram consultadas? 
  • A empresa oferece EPCs e EPIs necessários para o serviço?
  • Qual a probabilidade de ocorrerem quedas de ferramentas e de materiais
  • A atividade pode ter condições impeditivas? 
  • Como a supervisão do serviço será realizada? 
  • Existe algum sistema de comunicação com a equipe? 
  • Quais são as possíveis emergências que podem decorrer desse serviço?
  • Quais são as orientações para os primeiros socorros?

Depois de chegar nas respostas para todos esses questionamentos, a permissão de trabalho em altura já pode ser criada. 

O ideal é que isso seja feito no local de realização da atividade e que conte com o apoio dos responsáveis, que vão auxiliar na descrição das etapas de trabalho, definição dos riscos e das medidas de proteção a serem utilizadas. 

Por fim, os responsáveis pela segurança do trabalho devem apresentar as informações presentes na permissão de trabalho em altura para os trabalhadores. Aproveite para indicar os locais perigosos, formas adequadas de trabalho e uso correto dos dispositivos de segurança. 

No final, não se esqueça de coletar as assinaturas necessárias e de distribuir as vias para cada responsável. 

Durante a execução do trabalho 

A execução do serviço é o momento de colocar em prática todos os pontos abordados na permissão de trabalho em altura. Por isso, certifique-se de instruir os trabalhadores a adotarem algumas ações em seu dia a dia: 

  • Assegurar que o ambiente de trabalho está isolado e sinalizado corretamente;
  • Cumprir todos os passos e instruções presentes na permissão de trabalho, informando os responsáveis sobre qualquer mudança;
  • Verificar constantemente se as medidas de segurança estão sendo aplicadas e se os recursos necessários estão disponíveis; 
  • Deixar a permissão de trabalho exposta em local visível;
  • Interromper as atividades a qualquer sinal de que algo deu errado, comunicando a equipe para que medidas preventivas possam ser adotadas, evitando reincidência;
  • Usar os EPIs de forma adequada e mantê-los em bom estado de conservação;
  • Comparecer aos diálogos diários de segurança antes de iniciar os serviços.

Lembre-se também que os trabalhos só podem ser iniciados após a emissão, leitura e assinatura da permissão de trabalho em altura. 

Depois da finalização do trabalho

Quando o trabalho for finalizado e a permissão de trabalho em altura também estiver encerrada, os gestores ou responsáveis ainda devem ter alguns cuidados e ações, são elas: 

  • Criação de um formulário contendo dados importantes sobre a realização do serviço como tempo de conclusão, trabalhos realizados, resultados obtidos e problemas relacionados à segurança que possam ter acontecido; 
  • Realização de uma inspeção completa, para retirar itens que tenham permanecido no local (resíduos, peças e estruturas soltas, materiais inflamáveis e ferramentas);
  • Verificação a respeito das medidas de segurança, garantindo que foram implementadas durante a execução do serviço;
  • Avaliação da permissão de trabalho, entendendo o que pode ser melhorado ou ajustado para as próximas; 
  • Realização de limpeza e manutenção nos equipamentos ou ferramentas utilizados nos serviços;
  • Encerramento da permissão de trabalho, assegurando que todas as vias foram entregues e que as vias da empresa estão arquivadas junto de outros documentos de segurança do trabalho. 

Experimente grátis: Software para gestão de serviços em campo

2. Elabore um formulário em formato de checklist 

Agora que você já conhece o processo e o que é esperado em cada etapa do serviço, é preciso entender como montar a permissão de trabalho em altura. 

O formato mais recomendado é através de um formulário, com questões abertas, de seleção única ou múltipla e checklists para verificação de não conformidades

É importante que o formulário seja padronizado, pensado especificamente para cada tarefa e atividade, de acordo com seus riscos. 

A ordem e distribuição das questões depende das preferências da empresa, mas veja um modelo pronto feito no sistema do Produttivo e que pode ser testado gratuitamente: 

Modelo de permissão de trabalho em altura

3. Selecione as informações necessárias

Como vimos, a permissão de trabalho em altura pode ser adaptada e personalizada por cada empresa, mas existem algumas informações que obrigatoriamente devem aparecer na PT, como: 

  • Descrição do serviço, incluindo data e local; 
  • Riscos relacionados às atividades;
  • Medidas de segurança necessárias;
  • EPIs necessários;
  • Descrição das etapas da atividade e de procedimentos necessários;
  • Recursos importantes para a realização da atividade como ferramentas, equipamentos e materiais;
  • Responsáveis pela execução do serviço e pela supervisão;
  • Tempo de vigência da permissão de trabalho em altura;
  • Assinaturas dos responsáveis. 

Ao elaborar a permissão de trabalho em altura, não se esqueça de ser claro e objetivo nas informações apresentadas, garantindo que todos os trabalhadores consigam entender as instruções contidas nela. 

4. Realize o preenchimento 

Por fim, o preenchimento pode ser realizado em campo, no local de execução da atividade. Nesse momento, além de responder o formulário, os responsáveis devem explicar e instruir os trabalhadores sobre os riscos e medidas preventivas e então coletar suas assinaturas. 

Modelo gratuito de Check list de limpeza para baixar

Quais são as consequências para as empresas sobre a não emissão da permissão de trabalho em altura? 

As empresas que não cumprirem com as disposições da NR 35 quanto a permissão do trabalho em altura podem ser penalizadas através de sanções administrativas, multas e processos judiciais, em casos de acidentes de trabalho

Além disso, sem a permissão de trabalho em altura os trabalhadores ficam muito mais vulneráveis aos acidentes de trabalho que ao ocorrerem, além das penalidades já listadas, podem causar sérios danos à imagem e confiabilidade das empresas. 

Modelo de permissão de trabalho em altura PDF

Em busca de um modelo de permissão de trabalho em altura? No Produttivo, os relatórios são preenchidos em campo, direto do aplicativo, mesmo sem acesso à internet, e assim que são finalizados já saem prontos e configurados em PDF. 

Os modelos digitais acabam com uma série de problemas ocasionados pelos registros em papel, como esquecimentos, rasuras, perdas de documentos e até dificuldades de arquivamento. 

Além disso, o modelo de permissão de trabalho de altura do Produttivo conta com uma série de diferenciais: 

  • Informações da empresa e do clientes são preenchidas de forma automática com base nos cadastros feitos no sistema;
  • Os campos textuais podem ser preenchidos com o recurso de comando por voz;
  • As assinaturas são coletadas na tela do celular ou do tablet;
  • São mais de 13 opções de campos de resposta para usar nos seus formulários (seleção única ou múltipla, números, fotos, assinatura, checklist de conformidade e muito mais!);
  • Os relatórios podem ser personalizados com cores e logos da empresa e dos clientes. 

Veja só o modelo que pode ser testado gratuitamente no sistema: 

Modelo pronto de permissão de trabalho em altura em PDF

Se interessou? No Produttivo é possível criar diferentes tipos de relatórios: para comprovação de serviços, inspeções, manutenções e até auditorias. Todos eles têm recursos que tornam o preenchimento muito mais rápido. 

Além disso, no sistema é possível agendar serviços e acompanhar o status de sua realização, monitorar indicadores de operação, gerenciar solicitações de serviço e chamados dos clientes, além de controlar não conformidades que atrapalham as atividades. 

Conheça todas as funcionalidades fazendo seu cadastro no sistema e aproveitando o período de teste! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima