No setor de serviços, um modelo de parecer técnico deve conter toda e qualquer especificação referente àquela atividade. Isso inclui eventuais problemas encontrados, possíveis causas, consequências e soluções, e o posicionamento geral do técnico.
Por isso, esse documento compila uma análise técnica, fornecendo todas as informações pertinentes à tomada de decisão. Neste artigo, vamos te mostrar a importância do parecer técnico e como elaborar.
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O que é parecer técnico
O parecer técnico é um laudo que aborda todos aspectos relevantes do que está sendo avaliado, listando também consequências e causas. É muito utilizado para avaliação de bens em setores como:
- Imobiliária e construção civil: imóveis e infraestrutura no geral;
- Indústria: instalações, matéria-prima e ativos;
- Maquinário e equipamentos: de uso industrial, rural ou outros;
- Recursos naturais e ambientais: recursos para preservação da vida;
- Bens intangíveis: marcas e patentes.
De acordo com a NBR 14653, norma brasileira da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), o parecer faz parte de uma lista de regulamentações para avaliação dos bens citados acima.
Ainda conforme a norma, o parecer técnico é um “relatório circunstanciado ou esclarecimento técnico emitido por um profissional capacitado e legalmente habilitado sobre assunto de sua especialidade”.
Para o setor de prestação de serviços, ele:
- Expõe dados representativos;
- Analisa preços, custos e outros indicadores econômicos;
- Avalia o resultado de obras;
- Identifica danos, desgastes ou defeitos, bem como perda de valor;
- Observa alterações no sistema ou nos componentes originais;
- Estima a vida útil do equipamento.
Junto com o laudo de avaliação, o parecer técnico avalia conformidades e não conformidades na máquina ou equipamento avaliado.
Sua elaboração exige conhecimento técnico sobre o assunto a ser abordado, já que o parecer vai atuar como uma perícia.
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Como fazer parecer técnico
A NBR 14653 indica alguns campos que você deve incluir no seu parecer técnico, que vamos explicar abaixo.
Além disso, o parecerista deve escolher os métodos adequados para fazer a avaliação, e explicar sua escolha. Veja o que não pode faltar no seu parecer:
Identificação
Dados das pessoas físicas e jurídicas para quem o parecer está sendo elaborado. No caso de PJ, coloque também as informações de um representante legal da empresa.
Objetivo da avaliação
Qual a finalidade do seu parecer? Nesse campo você deve incluir qual o objetivo da análise. Por exemplo: se o objetivo é avaliar o valor de um equipamento para venda, deixe isso claro.
Bem avaliado
Aqui deve entrar a identificação e caracterização do bem a ser avaliado no parecer, seja um imóvel, maquinário ou outro recurso. Seja específico(a) em relação às características do ativo ou local para evitar confusão.
Método utilizado
Além de selecionar o método, é preciso indicar a escolha e apresentar suas justificativas para tal.
Resultado
Nesse campo o parecerista deve listar tudo que encontrou na vistoria, inclusive o que levou ao resultado (causas) e suas consequências.
Data de referência
Por quanto tempo seu parecer deve ser considerado válido? Análise essa informação com cuidado, levando todas as variáveis em consideração, e insira essa informação.
Qualificações do avaliador
É o espaço para detalhar as credenciais do técnico responsável, principalmente se ele ou ela tiver algum tipo de certificação, como ser membro(a) de um Conselho, que justifique a escolha do profissional e traga mais credibilidade ao parecer.
Local e data
Finalize seu parecer técnico com o local onde foi feita a auditoria, e a data. Não confunda com a data de referência, que é a validade das informações e pode se estender muito além da data de elaboração do parecer.
Além desses pontos necessários, é importante que seu parecer seja de fácil entendimento. Por isso, leve em consideração as seguintes questões:
- Linguagem acessível: caso utilize jargões ou siglas, explique seu significado;
- Termos técnicos relevantes: linguagem acessível não significa informal. Use os termos técnicos necessários para passar a mensagem e não deixar margem para interpretações erradas;
- Estilo impessoal: por mais que seja um documento escrito por uma pessoa, evite o uso de “eu” ou outros pronomes. Prefira usar a impessoalidade, por exemplo: “foi observado”, “sugere-se que”, entre outras expressões mais genéricas;
- Fatos concretos: seu parecer, ainda que leve opiniões, deve se apoiar em dados para avaliar as possibilidades.
Tipos de parecer técnico: exemplo
Se você prefere um exemplo de parecer técnico, o Produttivo tem algumas opções prontas para uso. Nossos modelos digitais vão te ajudar a planejar, executar e comprovar o serviço, facilitando a coleta das informações necessárias para o parecer.
O sistema Produttivo ainda oferece:
- Relatório fotográfico para comprovação de antes e depois;
- Cabeçalho com data e local preenchido automaticamente;
- Recurso por voz para que o técnico não precise digitar o diagnóstico;
- Acompanhamento em tempo real pelo gestor;
- Gráficos e relatórios de acompanhamento.
São muitas funcionalidades para facilitar a rotina da sua empresa! Conheça também nossos modelos prontos para auxiliar na elaboração do seu parecer técnico:
Relatório de Visita Técnica
Nosso modelo de relatório de visita técnica preenche automaticamente os dados do cliente, do equipamento e do chamado. Você também pode selecionar questões de resposta obrigatória para auxiliar na padronização dos relatórios.
Laudo de Inspeção Predial
Ideal para vistoria de edifícios, o laudo de inspeção predial permite fácil identificação do imóvel e oferece espaço para todas as observações necessárias.
Auditoria 5S
O modelo de auditoria 5S é ideal para agilizar a coleta de informações, conta com checklist de inspeção e o relatório é gerado na hora.
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