modelo de parecer técnico

Modelo de Parecer Técnico: o que é e como fazer

No setor de serviços, um modelo de parecer técnico deve conter toda e qualquer especificação referente àquela atividade. Isso inclui eventuais problemas encontrados, possíveis causas, consequências e soluções, e o posicionamento geral do técnico.

Por isso, esse documento compila uma análise técnica, fornecendo todas as informações pertinentes à tomada de decisão. Neste artigo, vamos te mostrar a importância do parecer técnico e como elaborar.

Veja também: Modelo digital de relatório técnico

O que é parecer técnico

O parecer técnico é um laudo que aborda todos aspectos relevantes do que está sendo avaliado, listando também consequências e causas. É muito utilizado para avaliação de bens em setores como:

  • Imobiliária e construção civil: imóveis e infraestrutura no geral;
  • Indústria: instalações, matéria-prima e ativos;
  • Maquinário e equipamentos: de uso industrial, rural ou outros;
  • Recursos naturais e ambientais: recursos para preservação da vida;
  • Bens intangíveis: marcas e patentes.
Modelo de Relatório de Visita técnica Digital para usar no sistema do Produttivo

De acordo com a NBR 14653, norma brasileira da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), o parecer faz parte de uma lista de regulamentações para avaliação dos bens citados acima.

Ainda conforme a norma, o parecer técnico é um “relatório circunstanciado ou esclarecimento técnico emitido por um profissional capacitado e legalmente habilitado sobre assunto de sua especialidade”.

Para o setor de prestação de serviços, ele:

  • Expõe dados representativos;
  • Analisa preços, custos e outros indicadores econômicos;
  • Avalia o resultado de obras;
  • Identifica danos, desgastes ou defeitos, bem como perda de valor;
  • Observa alterações no sistema ou nos componentes originais;
  • Estima a vida útil do equipamento.

Junto com o laudo de avaliação, o parecer técnico avalia conformidades e não conformidades na máquina ou equipamento avaliado.

Sua elaboração exige conhecimento técnico sobre o assunto a ser abordado, já que o parecer vai atuar como uma perícia.

Baixe grátis: Kit Plano de Manutenção com modelo pronto em Excel + guia de boas práticas

Como fazer parecer técnico

A NBR 14653 indica alguns campos que você deve incluir no seu parecer técnico, que vamos explicar abaixo.

Além disso, o parecerista deve escolher os métodos adequados para fazer a avaliação, e explicar sua escolha. Veja o que não pode faltar no seu parecer:

Modelo de Relatório de Visita técnica Digital para usar no sistema do Produttivo

Identificação

Dados das pessoas físicas e jurídicas para quem o parecer está sendo elaborado. No caso de PJ, coloque também as informações de um representante legal da empresa.

Objetivo da avaliação

Qual a finalidade do seu parecer? Nesse campo você deve incluir qual o objetivo da análise. Por exemplo: se o objetivo é avaliar o valor de um equipamento para venda, deixe isso claro.

Bem avaliado

Aqui deve entrar a identificação e caracterização do bem a ser avaliado no parecer, seja um imóvel, maquinário ou outro recurso. Seja específico(a) em relação às características do ativo ou local para evitar confusão.

Método utilizado

Além de selecionar o método, é preciso indicar a escolha e apresentar suas justificativas para tal.

Resultado

Nesse campo o parecerista deve listar tudo que encontrou na vistoria, inclusive o que levou ao resultado (causas) e suas consequências.

Data de referência

Por quanto tempo seu parecer deve ser considerado válido? Análise essa informação com cuidado, levando todas as variáveis em consideração, e insira essa informação.

Qualificações do avaliador

É o espaço para detalhar as credenciais do técnico responsável, principalmente se ele ou ela tiver algum tipo de certificação, como ser membro(a) de um Conselho, que justifique a escolha do profissional e traga mais credibilidade ao parecer.

Local e data

Finalize seu parecer técnico com o local onde foi feita a auditoria, e a data. Não confunda com a data de referência, que é a validade das informações e pode se estender muito além da data de elaboração do parecer.


Além desses pontos necessários, é importante que seu parecer seja de fácil entendimento. Por isso, leve em consideração as seguintes questões:

  • Linguagem acessível: caso utilize jargões ou siglas, explique seu significado;
  • Termos técnicos relevantes: linguagem acessível não significa informal. Use os termos técnicos necessários para passar a mensagem e não deixar margem para interpretações erradas;
  • Estilo impessoal: por mais que seja um documento escrito por uma pessoa, evite o uso de “eu” ou outros pronomes. Prefira usar a impessoalidade, por exemplo: “foi observado”, “sugere-se que”, entre outras expressões mais genéricas;
  • Fatos concretos: seu parecer, ainda que leve opiniões, deve se apoiar em dados para avaliar as possibilidades.

Tipos de parecer técnico: exemplo

Se você prefere um exemplo de parecer técnico, o Produttivo tem algumas opções prontas para uso. Nossos modelos digitais vão te ajudar a planejar, executar e comprovar o serviço, facilitando a coleta das informações necessárias para o parecer.

O sistema Produttivo ainda oferece:

  • Relatório fotográfico para comprovação de antes e depois;
  • Cabeçalho com data e local preenchido automaticamente;
  • Recurso por voz para que o técnico não precise digitar o diagnóstico;
  • Acompanhamento em tempo real pelo gestor;
  • Gráficos e relatórios de acompanhamento.
Modelo de Relatório de Visita técnica Digital para usar no sistema do Produttivo

São muitas funcionalidades para facilitar a rotina da sua empresa! Conheça também nossos modelos prontos para auxiliar na elaboração do seu parecer técnico:

Relatório de Visita Técnica

Nosso modelo de relatório de visita técnica preenche automaticamente os dados do cliente, do equipamento e do chamado. Você também pode selecionar questões de resposta obrigatória para auxiliar na padronização dos relatórios.

Laudo de Inspeção Predial

Ideal para vistoria de edifícios, o laudo de inspeção predial permite fácil identificação do imóvel e oferece espaço para todas as observações necessárias.

Auditoria 5S

O modelo de auditoria 5S é ideal para agilizar a coleta de informações, conta com checklist de inspeção e o relatório é gerado na hora.

Modelos digitais de checklist para usar e criar dentro do sistema do Produttivo

Que tal conhecer os outros modelos digitais do Produttivo para te ajudar a elaborar um relatório técnico? Aproveite 15 dias grátis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima