limpeza predial

Limpeza predial: como funciona e checklist para usar

A conservação dos ambientes residenciais ou comerciais é garantida pela limpeza predial, que é a responsável por higienizar, organizar e manter em ordem os espaços de circulação pública.

Neste artigo você entende como a limpeza predial funciona, tem dicas práticas de como fazer a higienização de determinados espaços, aprende como criar seu próprio cronograma de limpeza e ainda tem acesso a um checklist de verificação e comprovação de serviço para usar dentro do sistema do Produttivo. 

Veja também: Modelo de checklist digital para manutenção predial 

Limpeza predial: o que é?

A limpeza predial envolve um conjunto de práticas que têm como objetivo principal a manutenção e conservação de um edifício. 

Ela deve ser a prioridade da gestão condominial, porque garante o bem estar e a segurança dos ocupantes do edifício, a conservação da estrutura predial e a valorização do patrimônio.

A frequência de realização da limpeza predial é estabelecida com base em um cronograma de manutenção predial, que além de definir as datas e periodicidades corretas de acordo com o ambiente, também estipula os responsáveis pelo serviço. Um planejamento que assegura que esse seja um trabalho contínuo. 

Checklist de limpeza predial em word para baixar gratuitamente

Qual a importância da limpeza predial?

A limpeza predial proporciona muito mais do que ambientes limpos. Ela também colabora para o prolongamento da vida útil dos imóveis, para a redução de problemas estruturais causados por má conservação e reduz a incidência de problemas de saúde em decorrência de poeira e micro-organismos. Saiba mais sobre essas vantagens: 

Colabora com a valorização do imóvel 

Um edifício bem conservado se destaca aos olhos de investidores e possíveis moradores ou locatários e é mais valorizado no mercado. 

Promove saúde, segurança e bem-estar

Um ambiente com acúmulo de poeira e sujeiras é um espaço propício para o desenvolvimento de doenças alérgicas e respiratórias, o que não acontece se a limpeza predial está em dia.

Além disso, a higienização dos espaços garante mais segurança aos moradores e trabalhadores, porque identifica e corrige situações de risco, como telhas e partes da estrutura que estão soltas.

Aumenta a satisfação dos clientes, trabalhadores e moradores

Ao implementar rotinas de limpeza predial você pode ver na prática o quanto estar em um ambiente limpinho e organizado pode impactar positivamente na satisfação dos clientes e dos moradores e também na produtividade dos colaboradores, algo que para um espaço comercial é indispensável.

Reduz a necessidade de investimentos em reformas

Conservar ao invés de consertar é sempre a melhor escolha e com a limpeza predial não poderia ser diferente. 

Ao investir em um bom planejamento de limpeza você elimina a necessidade de gastos com reformas emergenciais, afinal tudo estará muito bem conservado.

Modelo de checklist de manutenção predial para usar dentro do sistema do Produttivo

Quais são os principais tipos de serviços de limpeza predial?

A limpeza predial pode ser classificada de três formas. Veja quais delas são mais indicadas para cada situação: 

Limpeza geral

A limpeza geral, como o próprio nome define, é aquele tipo de higienização completa a ser realizada em um ambiente e pode ser tanto diária, quanto semanal, dependendo das rotinas estabelecidas no cronograma. 

São exemplos de atividades realizadas durante a limpeza geral: lavagem das áreas externas, higienização de pias, limpeza de elevadores, faxinas no hall de entrada, nos banheiros, na garagem ou outras áreas coletivas. 

Limpeza de conservação

A limpeza de conservação é mais leve e serve para garantir a estética e apresentação do espaço, eliminando sujeira, poeira, bagunça e mau odor. 

Entre as atividades realizadas durante uma rotina de limpeza de conservação predial está o recolhimento de lixo, retirada do pó, organização de materiais, higienização de banheiros. 

Limpeza de manutenção

Esse é aquele tipo de limpeza predial realizada rotineiramente para manter a higienização e organização do ambiente, podendo ser feita mais de uma vez ao dia. 

Diferente da limpeza de conservação, a limpeza de manutenção é um pouco mais pesada, sendo realizada para eliminar a necessidade de limpezas ainda maiores e mais profundas. 

Fazem parte desse tipo de limpeza atividades como arrumação dos móveis, varrição do chão, organização de ambientes e limpezas que envolvem locais específicos de áreas internas (tetos e cantos de mobílias) e externas (limpeza e filtragem de piscinas). 

Checklist de limpeza predial em word para baixar gratuitamente

Que tipo de limpeza compõe a limpeza predial? 

A limpeza predial deve focar na higienização de alguns pontos principais, como por exemplo: 

Limpeza de vidros

Os vidros são frágeis e delicados e por isso demandam cuidado especial na hora da higienização, como: 

  • Uso de produtos específicos para evitar manchas;
  • Uso de EPIs para quem está realizando a limpeza; 
  • Realização do serviço em dias nublados ou com baixa incidência de sol para não manchar as vidraças com a aplicação do produto de limpeza; 
  • Substituição ou troca imediata em casos de detecção de lascas, trincas ou rachaduras no vidro.

Limpeza de telhados

Os telhados sofrem constantemente com o desgaste ocasionado pelas chuvas e pelo sol, além de naturalmente acumularem sujeiras, o que contribui para a desvalorização do imóvel. Logo, a equipe que realiza a limpeza predial deve: 

  • Estar atenta às normas regulamentadoras que norteiam os trabalhos em altura cumprindo todas as exigências;
  • Estar equipada com os EPIs exigidos; 
  • Realizar a sinalização ao redor do prédio;
  • Retirar qualquer objeto que possa ser danificado com o escoamento de água;
  • Utilizar os equipamentos corretos para que a limpeza seja mais efetiva e rápida; 
  • Cuidar para não danificar as telhas e causar acidentes como cortes ou quedas de funcionários.

Limpeza de tanque

Os tanques que armazenam água, óleo ou alimentos estão sujeitos ao acúmulo de resíduos e se a limpeza predial não for efetiva pode ocorrer contaminação. 

Nesses casos os responsáveis pela limpeza devem tomar os seguintes cuidados: 

  • Estudar as necessidades da operação;
  • Identificar os solventes compatíveis com o tipo de sujeira;
  • Determinar a temperatura ideal para o processo de limpeza;
  • Dimensionar a melhor pressão e vazão do fluído;
  • Definir a necessidade de aplicação de químicos. 

Limpeza de cortinas, carpetes e persianas 

Cortinas, carpetes e persianas podem acumular muita poeira, fungo, ácaro ou mofo, o que pode levar ao desenvolvimento de problemas respiratórios. 

Para realizar uma boa limpeza nesses itens, acabando de vez com os problemas, é possível seguir algumas dicas: 

  • Realizar a limpeza com frequência;
  • Utilizar produtos adequados de acordo com cada item;
  • Utilizar bons aspiradores de pó;
  • Utilizar produtos que eliminem a existência de fungos, mofo e microrganismos;
  • Utilizar produtos que não danifiquem as fibras;
  • Não utilizar vassouras e água de limpeza em carpetes, preferindo fazer uma limpeza a seco, o que prolonga a vida útil desse item. 

Limpeza de banheiros

A limpeza de banheiros de uso coletivo deve acontecer diariamente conforme cronograma de limpeza predial. Isso porque são espaços com alta circulação de pessoas e grande potencial de contaminação ou infecção. 

A dica para a realização desse serviço é: 

  • Utilizar produtos próprios para desinfecção;
  • Priorizar produtos com aromas suaves e que também sirvam para perfumar o local;
  • Lembrar de realizar a troca de papel toalha, papel higiênico, sabonete e álcool em gel sempre que preciso para que esses materiais nunca faltem; 
  • Lembrar de limpar e lustrar os espelhos com produtos próprios. 
Checklist de limpeza predial em word para baixar gratuitamente

Como fazer limpeza predial? 

Separamos um passo a passo com dicas, que te mostra como fazer uma limpeza predial eficiente. Confira:

1. Estabeleça um cronograma de limpeza predial 

A realização de uma boa limpeza predial começa com a definição de um cronograma de higienização, que deve contemplar os espaços a serem limpos, a frequência, os responsáveis e as datas previstas para cada serviço. 

Para identificar qual o melhor momento para a limpeza dos espaços e a frequência ideal, é necessário avaliar alguns pontos, como: uso dos espaços a serem higienizados, horários de pico de tráfego de usuários e demais rotinas do prédio. 

Abaixo separamos uma divisão de cronograma com locais e itens que devem ser limpos diariamente, semanalmente, quinzenalmente, mensalmente e trimestralmente. Você pode se basear nessa divisão e ir testando se as periodicidades se encaixam para a rotina do seu edifício. Olha só: 

Limpeza diária 

  • Calçadas;
  • Portaria;
  • Hall de entrada;
  • Objetos de decoração;
  • Banheiros e vestiários; 
  • Elevadores;
  • Academia; 
  • Sauna. 

Limpeza semanal 

  • Caixas de hidrantes e extintores
  • Móveis das áreas comuns;
  • Aparelhos de ar-condicionado, ventiladores e exaustores;
  • Bebedouros; 
  • Playgrounds; 
  • Quadras esportivas; 
  • Churrasqueiras;
  • Piscinas. 

Limpeza quinzenal 

  • Vidros; 
  • Espelhos; 
  • Paredes;
  • Pisos internos e externos; 
  • Salas de máquinas.

Limpeza mensal 

  • Grades e portões; 
  • Janelas externas; 
  • Cortinas, persianas ou venezianas; 
  • Escadas de emergência;
  • Salão de festas; 
  • Garagens. 

Limpeza semestral 

  • Fachadas;
  • Caixas d’água;
  • Locais de difícil acesso, como estruturas, tubulações e superfícies altas;

2. Defina as rotinas de limpeza e elabore POPs

Após identificar a frequência de limpeza dos espaços e incluí-las no cronograma é preciso pensar em como a limpeza será realizada: quais produtos devem ser utilizados para cada ambiente, a ordem de limpeza das coisas, qual processo de higienização será utilizado. 

Tudo isso pode ser feito através do desenvolvimento de um procedimento operacional padrão, um POP, que nada mais é do que um documento que consta o passo a passo de realização do serviço. 

O POP serve para garantir a qualidade do trabalho, independente de quem o esteja realizando e para assegurar que a higienização dos espaços está sendo feita de forma correta e respeitando todas as normas e regras.

No POP devem conter informações como: 

  • Locais higienizados;
  • Métodos de higienização a serem utilizados em cada espaço;
  • Materiais e produtos utilizados em cada serviço;
  • Protocolos para higienização de mãos, limpeza terminal, desinfecção, uso de EPI, coleta de lixo, etc.

Para aprender a como fazer esse documento passo a passo é só ler o conteúdo especial que preparamos sobre o procedimento operacional padrão.

Leia também: Modelo de POP: o que é, qual a importância e as vantagens?

3. Crie checklists de limpeza predial 

Os checklists são grandes aliados da limpeza predial, porque ajudam na execução do serviço ao fazer com que os responsáveis lembrem de tudo que precisa ser higienizado. 

Os checklists de limpeza também auxiliam na comprovação do serviço, uma vez que é preciso assinalar tudo que foi feito e ainda incluir fotos que comprovam a qualidade do trabalho realizado. 

Eles podem ser feitos em dois formatos: o checklist em papel, que geralmente é feito através de recursos como Word e Excel e os checklists digitais feitos em aplicativos, onde tanto a produção, quanto a execução do serviço é feita digitalmente e para isso você só precisa de um celular. 

Os checklists online feitos em aplicativos têm recursos que melhoram a comprovação do serviço e aumentam a segurança das informações, além de deixar o preenchimento de informações muito mais rápido. É possível até mesmo utilizar as informações do relatório para acompanhar indicadores que ajudam a otimizar as operações. 

Abaixo temos um exemplo de checklist de limpeza predial feito pelo Produttivo e que você pode baixar gratuitamente, acessando nosso Kit Checklist. Esse modelo pode ser editado em Word e você pode imprimir para realizar as verificações: 

Lembrando que depois de baixar você pode personalizar as questões como quiser e até incluir registros fotográficos. 

Mas caso você queira utilizar um checklist de limpeza predial com mais recursos, 100% digital e integrado a um sistema que permite ter controle completo da operação, o Produttivo oferece um modelo de checklist que você pode utilizar dentro do sistema. Veja como ele fica após preenchido e exportado: 

Crie seu próprio modelo dentro da plataforma, clicando aqui!

Você também pode personalizar as questões ou criar um modelo do zero dentro da plataforma. As cores e logo também podem ser modificadas. 

4. Invista em um bom software de gestão 

Softwares de gestão ajudam a ter controle de ponta a ponta da operação: desde a qualidade de realização do serviço, até o nível de satisfação dos clientes. 

Um exemplo de software que realiza esse tipo de controle é o Produttivo, que permite: 

  • Realizar agendamento automático de serviços conforme cronograma de limpeza pré-estabelecido;
  • Integrar o agendamento de serviços na plataforma com a agenda da equipe, que é notificada assim que um novo serviço é agendado;
  • Criar checklists, ordens de serviço e relatórios com recursos que deixam o preenchimento muito mais rápido;
  • Configurar informações gerais para serem preenchidas pelo próprio sistema, sem precisar que alguém da equipe técnica preencha os dados manualmente, como é o caso de dados da própria empresa e do cliente;
  • Adaptar os formulários com a logo e cores da sua empresa;
  • Marcar a data e hora como marca d’ água nas fotos que foram tiradas, ajudando na comprovação do serviço;
  • Escolher entre mais de 13 tipos de resposta para o formulário (seleção única, seleção múltipla, fotos, localização GPS e muito mais);
  • Realizar o acompanhamento de indicadores em um painel com gráficos bem visuais e fáceis de entender;
  • Notificar os clientes via WhatsApp sobre o status de realização do serviço; 
  • Ter uma página de abertura de chamados para solicitação de serviços dos clientes;
  • Enviar pesquisas de satisfação aos clientes assim que o serviço é concluído;
  • E muito mais!

E assim que o relatório é finalizado, ele já sai prontinho para ser enviado para a gestão ou para o cliente. 

Check list limpeza predial digital 

Como vimos, os checklist são parte fundamental da realização de um serviço de limpeza predial. Eles servem para assegurar que o serviço foi realizado corretamente e que os colaboradores estavam usando EPIs e produtos adequados.

Para melhorar a comprovação muitos checklists apresentam uma comparação de “antes e depois” através de um relatório fotográfico que mostra como o espaço estava antes da limpeza e como ficou após a execução do serviço.  

Com o uso de checklists digitais em aplicativos a comprovação fica muito mais fácil e confiável. Um exemplo é o Produttivo, que permite a criação de checklists com inúmeros recursos. Confira alguns deles:

  • Preenchimento automático de informações como dados da empresa e do cliente;
  • Marcação da data e hora do início e fim do serviço; 
  • Cálculo automático de quanto tempo levou a execução do serviço;
  • Preenchimento da geolocalização com base nas coordenadas de onde o preenchimento foi realizado; 
  • Marcação de questões como obrigatórias para que a equipe não consiga finalizar o preenchimento do checklist sem antes ter marcado a questão;
  • Marcação da data e hora em fotos tiradas na hora do preenchimento; 
  • Bloqueio de inserção de fotos vindas da galeria do celular da equipe; 
  • E muito mais!

Dá só uma olhadinha em como o checklist fica: 

Veja também: Modelos digitais de checklist para execução e comprovação de serviços

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