Técnico de segurança do trabalho segurando o capacete

17 indicadores de segurança do trabalho para acompanhar

Os indicadores de segurança do trabalho são métricas usadas para avaliar a eficácia das medidas de proteção e controle no ambiente de trabalho.

Vamos entender melhor o que são eles, quais são os principais indicadores, como avaliá-los e ainda conhecer a importância da tecnologia para a segurança do trabalho. Boa leitura!

Veja também: Checklist digital de Segurança do Trabalho para conferir e acompanhar indicadores

O que são indicadores de segurança do trabalho?

Indicadores de segurança do trabalho são métricas quantitativas e qualitativas utilizadas para monitorar o desempenho das medidas de segurança em um ambiente de trabalho.

Eles fornecem informações importantes sobre segurança dos trabalhadores, identificando áreas de risco, tendências de acidentes, e ajudando as empresas a tomar decisões informadas para melhorar as condições de trabalho.

Os indicadores podem variar de acordo com o setor e a natureza do trabalho, mas geralmente incluem medidas relacionadas a acidentes, doenças ocupacionais, condições de trabalho, treinamento, uso adequado de equipamentos de proteção individual e conformidade com regulamentos de segurança.

Checklist de segurança do trabalho para usar em aplicativo

Qual a importância dos indicadores de segurança do trabalho?

Os indicadores de segurança do trabalho desempenham um papel crucial na gestão e melhoria da segurança em um ambiente de trabalho. Vamos ver alguns dos benefícios que eles trazem:

Identificar e prevenir acidentes

Ao monitorar indicadores, as empresas podem identificar áreas ou situações de risco e focar seus esforços em mitigar os perigos que têm maior probabilidade de causar acidentes ou lesões.

Também é mais fácil identificar tendências e padrões que podem levar a acidentes, permitindo a implementação de medidas preventivas antes que ocorram incidentes graves.

Manter as operações da empresa dentro da lei

Muitas indústrias estão sujeitas a regulamentos rigorosos de segurança. Os indicadores ajudam as empresas a monitorar e demonstrar sua conformidade com essas normas regulamentadoras.

Utilizar os bons resultados a favor da empresa

Os indicadores fornecem uma maneira objetiva de avaliar o desempenho da segurança do trabalho em uma empresa. Eles permitem medir a eficácia das políticas, procedimentos e práticas de segurança implementadas.

Além disso, indicadores de segurança positivos podem motivar os funcionários, pois eles percebem que a empresa valoriza sua segurança e bem-estar, resultando em mais engajamento e uma cultura de segurança mais forte.

Ainda, indicadores transparentes podem melhorar a prestação de contas dentro da empresa, o que incentiva a liderança e os funcionários a serem mais conscientes e proativos em relação à segurança.

Quais são os principais indicadores de segurança do trabalho?

Existem muitos indicadores de segurança do trabalho que podem ser acompanhados, conforme as necessidades da sua empresa e os regulamentos do setor. Vamos conhecer os 17 principais indicadores de segurança do trabalho:

Total de acidentes relatados

O total de acidentes relatados, como o nome já diz, é a quantidade de ocorrências registradas. Quanto mais baixo esse número, melhor.

Você pode organizar o total de acidentes por período de tempo, como meses ou até anos.

Taxa de frequência de acidentes

A taxa de frequência de acidentes indica a regularidade com que os acidentes acontecem, considerando o tempo de exposição dos trabalhadores aos agentes de risco.

Para calcular a taxa de frequência de acidentes, vamos considerar a quantidade de acidentes por milhão de horas trabalhadas. Com isso, a fórmula da taxa de frequência é:

TF = (N x 1.000.000) / HR

Lembrando que:

  • TF: taxa de frequência
  • N: número de acidentes
  • HR: horas de exposição — total de horas trabalhadas pelo total de funcionários

Imagine: vamos medir a taxa de frequência de acidentes durante uma semana em uma empresa com 100 colaboradores, em que cada um trabalha 40 horas por semana. Se durante esse período foram registrados 2 acidentes e a HR equivale a 4.000, nosso cálculo ficará assim:

TF = (2 x 1.000.000) / 4.000

TF = 2.000.000 / 4.000

TF = 500

A Organização Internacional do Trabalho (ILO) recomenda os seguintes parâmetros para a taxa de frequência das empresas:

  • Até 20: muito bom;
  • De 20,1 a 40: bom;
  • 40,1 a 60: ruim;
  • Acima de 60 = péssima.

Se considerarmos que a taxa de frequência do nosso exemplo ficou em 500, ela pode ser considerada péssima. 

Dias sem acidente

Ao contrário do total de acidentes, o número de dias sem acidentes deve ser elevado, mostrando a quantidade de horas de trabalho consecutivas sem ocorrências.

Taxa de gravidade de acidentes

A taxa de gravidade representa a quantidade de dias de trabalho perdidos em decorrência dos acidentes ou doenças ocupacionais registradas.

Ela é determinada pela NBR 14.280. Assim como a taxa de frequência, a taxa de gravidade é calculada com base em um milhão de horas trabalhadas. Portanto:

TG = (TC x 1.000.000) / HR

Lembrando que:

  • TG: taxa de gravidade
  • TC: tempo computado — dias perdidos com os acidentes
  • HR: horas de exposição — total de horas trabalhadas pelo total de funcionários

Vamos voltar para o exemplo que demos anteriormente. Se em uma semana o tempo perdido em decorrência de acidentes foi de 2 dias e o HR é de 4.000 (totalizando 100 operadores que trabalham 40 horas por semana cada), nossa conta ficará a seguinte:

TG = (2 x 1.000.000) / 4.000

TG = 2.000.000 / 4.000

TG = 5.000

A ILO também fornece parâmetros para os índices ideais da taxa de gravidade:

  • Até 500: muito bom;
  • De 500,01 a 1.000: bom;
  • De 1000,01 a 2.000: ruim;
  • Acima de 2.000: péssima.

No nosso exemplo, a taxa de gravidade está bem acima do ideal, portanto será preciso implementar medidas de prevenção e controle para melhorar esse índice.

Total de quase acidentes

Os quase acidentes são eventos que não se tornaram acidentes de fato, mas que ainda assim apresentaram algum tipo de risco aos trabalhadores.

É um indicador importante de acompanhar porque mostra pontos de melhoria sem que tenha havido uma ocorrência com ferimentos ou outros danos.

Nível de produtividade da equipe pós-acidente

Acidentes e doenças ocupacionais afetam a produtividade dos trabalhadores. Por isso, o indicador nível de produtividade da equipe mostra os efeitos do acidente ou doença no desempenho da equipe desfalcada.

Quantidade de doenças ocupacionais

A segurança do trabalho não está relacionada apenas a acidentes, mas também a doenças ocupacionais. Portanto, registre a quantidade de doenças relacionadas ao trabalho relatadas, como Lesão por Esforço Repetitivo (LER).

Quantidade de EPIs distribuídos x utilizados

A quantidade de EPIs distribuídos e utilizados indica o percentual de funcionários que receberam os equipamentos de proteção adequados em relação ao total de funcionários expostos a riscos. Também pode ser usada para mostrar a quantidade de EPIs utilizados em relação ao total distribuído.

Kit EPI com ficha e checklist de EPI, declaração de recebimento, cartilha informativa e cartaz pronta para baixar gratuitamente

Número de encontros da CIPA

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é uma das responsáveis por sugerir e implementar as medidas de segurança. Portanto, a frequência de encontros da comissão está diretamente relacionada com a eficácia dos cuidados preventivos.

Número de treinamentos promovidos

Outro indicador que ajuda a entender as condições de segurança no trabalho é o número de treinamentos oferecidos aos colaboradores. A tendência é que, quanto mais treinamentos, menos chances de acidentes ou doenças ocupacionais. 

Portanto, crie um cronograma de treinamentos, oficinas e palestras. O Produttivo disponibiliza dois modelos de cronograma que podem ser baixados gratuitamente no kit DDS, um em formato Excel e outro em Word. Confira:

Modelo de cronograma de DDS pronto para ser baixado gratuitamente

Modelo de cronograma de treinamentos em Excel que pode ser baixado gratuitamente no Kit DDS

Modelo de cronograma de DDS em Word para baixar gratuitamente

Modelo de cronograma de treinamentos em Word que pode ser baixado gratuitamente no Kit DDS

Número de inspeções realizadas

As inspeções de segurança também são responsáveis por apontar riscos e sugerir novas medidas, portanto a quantidade de inspeções realizadas também atua como um indicador de segurança do trabalho.

O cálculo do número de inspeções realizadas deve levar em conta o percentual de áreas ou equipamentos inspecionados em relação ao total de áreas ou equipamentos.

Por exemplo: se a empresa possui 20 departamentos diferentes e apenas 10 passaram pelas inspeções de segurança, nosso percentual de inspeções realizadas é de 50%. 

Indicadores de participação

Dentre o total de funcionários, quantos deles participaram dos treinamentos de segurança obrigatórios? Para calcular, basta ver o percentual de funcionários que receberam o treinamento versus o número total de funcionários.

Você também pode levar em conta o percentual de funcionários que participam ativamente de programas de segurança, como CIPA e SESMT.

Para facilitar você pode utilizar o modelo de formulário de presença criado pelo Produttivo que pode ser baixado gratuitamente. O modelo faz parte do Kit DDS e ainda vem com cronograma de aplicação de treinamentos, um ebook com dinâmicas para aplicar no DDS e mais dois materiais bônus de checklist.

Veja o modelo de lista de presença:

Baixe gratuitamente o modelo de ficha de presença

Indicadores de solução de problemas

Quando os problemas são identificados (seja por inspeções ou após a ocorrência de acidentes), qual é a taxa de solução desses problemas?

Esse indicador mostra se medidas de controle efetivas estão sendo aplicadas.

Leia também: SIPAT: o que é, qual o objetivo e como promover na empresa

Quantidade de manutenções preventivas realizadas x projetadas

A manutenção preventiva de equipamentos é essencial para evitar acidentes causados pelo mau funcionamento dos ativos. 

Com base no percentual de equipamentos que receberam manutenção preventiva adequadamente em relação ao total de equipamentos, avalie se as manutenções estão sendo realizadas na frequência adequada para evitar acidentes.

Tempo médio para resolução

Após um acidente ser registrado, quanto tempo demora para a situação ser regularizada? Esse indicador mostra a agilidade da empresa na resolução dos problemas. Quanto mais rápido, melhor.

Para fazer esse cálculo, considere desde o momento em que a ocorrência foi relatada até a hora em que ela foi corrigida. Também é possível pré-determinar um intervalo ideal e verificar o percentual de incidentes investigados e resolvidos dentro desse período

Não conformidades detectadas

Uma vez que todas as inspeções e manutenção sejam realizadas, reúna a quantidade de não conformidades encontradas durante as vistorias. Assim, você registra o índice total de problemas identificados e consegue se programar para corrigi-los.

Custos com multas

Além dos perigosos à integridade dos funcionários, os acidentes de trabalho podem acarretar multa aos empregadores. Portanto, contabilize o valor gasto com multas e outros custos que poderiam ser evitados com um cuidado maior com a segurança do trabalho.

Você verá que é muito mais em conta investir em planos de ação para prevenção e controle!

Ordem de Serviço NR 1 Digital para usar dentro do sistema do Produttivo

Como escolher quais indicadores de segurança do trabalho acompanhar?

A escolha dos indicadores de segurança do trabalho a serem acompanhados depende das características específicas da sua empresa, do segmento em que ela opera e dos riscos ocupacionais presentes.

Por exemplo: se a atividade da sua empresa oferece baixo risco de acidentes, mas alto índice de doenças ocupacionais, faz mais sentido focar seus esforços no acompanhamento das doenças e suas causas.

Para te ajudar nesse processo, separamos algumas etapas que você pode seguir para selecionar os indicadores mais relevantes:

  • Avalie as necessidades da empresa: comece identificando os objetivos e as necessidades da sua empresa em relação à segurança do trabalho. Isso pode incluir metas de redução de acidentes, conformidade com regulamentos, melhoria da cultura de segurança, etc;
  • Identifique os riscos: analise os riscos ocupacionais presentes em sua empresa, avaliando as tarefas realizadas pelos funcionários, as condições de trabalho, as áreas de maior exposição a perigos, etc.
  • Leve em consideração regulamentos: verifique quais regulamentos e normas de segurança se aplicam ao seu setor e região para ajudar a identificar quais indicadores são relevantes para cumprir essas exigências legais;
  • Consulte a equipe de saúde e segurança: envolver a equipe de saúde e segurança no processo de seleção dos indicadores é fundamental. Esses profissionais têm conhecimento especializado sobre os riscos e podem sugerir indicadores relevantes com base em sua experiência;
  • Defina objetivos claros: estabeleça objetivos específicos para a segurança do trabalho, isso ajudará a determinar quais indicadores estão mais alinhados com esses objetivos. Por exemplo, se o objetivo é reduzir acidentes graves, indicadores relacionados a taxas de frequência e gravidade de acidentes podem ser relevantes;
  • Considere a disponibilidade de dados: certifique-se de que os dados necessários para calcular os indicadores estejam disponíveis e sejam precisos. Indicadores inacessíveis ou difíceis de calcular podem não ser práticos para monitorar;
  • Escolha uma mistura de indicadores: opte por uma combinação de indicadores que abranja diferentes aspectos da segurança do trabalho, como indicadores de incidentes, conformidade com treinamento, condições de trabalho, entre outros;
  • Seja realista: evite escolher muitos indicadores. É melhor ter alguns indicadores-chave que sejam relevantes e possam ser acompanhados de forma eficaz do que sobrecarregar a equipe com um grande número de métricas;
  • Estabeleça metas: defina metas para cada indicador, considerando o histórico da empresa e as melhores práticas da indústria. Ter uma linha de base inicial ajudará a avaliar o progresso ao longo do tempo;
  • Reveja e atualize regularmente: a escolha dos indicadores não é fixa. Periodicamente, reveja os indicadores para garantir que eles ainda sejam relevantes e úteis para a melhoria contínua da segurança do trabalho.

Leia também: DDS: O que é, como fazer e 20 sugestões de temas para aplicar

Como melhorar indicadores de segurança do trabalho na sua empresa?

Melhorar os indicadores de segurança do trabalho em uma empresa envolve uma abordagem abrangente que inclui planos de ação em diversas áreas. Aqui estão algumas estratégias que você pode adotar para promover melhorias significativas:

Questionários para verificação

Crie questionários de verificação, como ficha de EPI e relatório de segurança do trabalho, para documentar as não conformidades encontradas, as medidas de segurança aplicadas e outros registros.

Por meio de softwares como o Produttivo, você tem acesso a modelos prontos para fazer a verificação da segurança na sua empresa. Dá uma olhada nesse modelo de Checklist Segurança do Trabalho elaborado pelo Produttivo:

Ele foi especialmente desenvolvido para auxiliar na verificação e comprovação das medidas de segurança.

Você pode começar a usar esse e outros modelos agora mesmo, é só fazer o cadastro!

Relatórios em tempo real

Além dos formulários para verificação, que tal investir em relatórios em tempo real? Com o Produttivo, é possível receber atualizações por e-mail ou WhatsApp e acompanhar o status de cada etapa da inspeção de segurança.

Além disso, após o preenchimento do formulário, um relatório em PDF é enviado na hora, assim tanto o gestor quanto outros stakeholders têm acesso ao que foi preenchido, tudo isso em tempo real. Que tal criar seu próprio relatório inteligente com o Produttivo?

Dashboards personalizados

Para facilitar a distribuição e acompanhamento das auditorias de segurança, aposte em dashboards personalizados, como o do Produttivo.

O gestor tem acesso a todas as informações pelo painel web, mesmo à distância. Assim, fica mais fácil ver quais atividades já foram concluídas, quais estão pendentes e até criar um plano de manutenção para garantir que a segurança dos seus equipamentos esteja sempre em dia.

Olha só como o dashboard do Produttivo é completo, fácil de entender e atende às suas necessidades:

Exemplo de como funciona o planejamento e coordenação de equipes de campo no Produttivo

Plano de ação

Você investiu em recursos como relatório de não conformidade para melhorar os indicadores de segurança do trabalho, e agora? O próximo passo é elaborar um planejamento do que será feito a seguir.

Uma sugestão é apostar em modelos de plano de ação, como o plano de ação 5w2h, em que você define o objetivo, o motivo, a área afetada, o prazo, a equipe responsável e o custo para alcançar esse objetivo.

Por exemplo: imagine que seu objetivo é zerar o número de acidentes de trabalho. O motivo ou justificativa é o alto gasto com despesas trabalhistas. Já a área afetada é o setor de produção, e o prazo é de 12 meses. Por fim, selecione quem serão os colaboradores responsáveis e os custos planejados, como compra de novos EPIs e treinamentos de segurança.

O plano de ação pode e deve ser adaptado para atender às suas necessidades, levando em conta também suas limitações.

Checklist de segurança do trabalho para usar em aplicativo

O que são indicadores proativos e reativos de segurança do trabalho?

Indicadores proativos e reativos de segurança do trabalho são duas abordagens distintas para medir a segurança ocupacional no ambiente de trabalho. Eles se concentram em diferentes aspectos da prevenção de acidentes e na gestão da segurança. Vamos entender melhor a diferença entre eles:

Indicadores proativos

Os indicadores proativos de segurança do trabalho se concentram na prevenção de acidentes e na identificação antecipada de potenciais riscos. Eles são utilizados para avaliar a eficácia das medidas preventivas e do ambiente de trabalho em termos de evitar a ocorrência de incidentes.

Esses indicadores são voltados para ações e medidas que podem ser tomadas antes que um acidente aconteça. Alguns exemplos de indicadores proativos incluem:

Indicadores reativos

Já os indicadores reativos de segurança do trabalho estão mais relacionados à resposta após a ocorrência de acidentes ou incidentes. Eles se concentram na análise dos incidentes para entender as causas e implementar medidas corretivas.

Esses indicadores são úteis para identificar pontos fracos no sistema e para evitar a repetição de acidentes semelhantes. Alguns exemplos de indicadores reativos incluem:

  • Quantidade de incidentes reportados;
  • Taxa de investigação e análise de incidentes;
  • Índice de implementação de ações corretivas;
  • Reincidência de acidentes.

O que é KPI segurança do trabalho?

O termo KPI (Key Performance Indicator) pode ser traduzido como Indicador-Chave de Desempenho, e é a mesma coisa que indicador, ou seja, dados que mostram o andamento de determinado parâmetro.

Portanto, KPIs segurança do trabalho e indicadores de segurança do trabalho são a mesma coisa, apenas termos diferentes. 

Como a tecnologia pode ajudar no acompanhamento de indicadores de segurança do trabalho?

Você sabia que a tecnologia pode ser uma aliada no registro e acompanhamento dos indicadores de segurança do trabalho?

Alguns sistemas, como o Produttivo, permitem registrar as não conformidades identificadas nas inspeções de segurança do trabalho com facilidade e praticidade. Um exemplo é o Checklist de EPI, que registra o fornecimento dos equipamentos de proteção individual.

Olha só como fica o checklist preenchido e exportado:

O preenchimento é feito diretamente na tela do celular ou tablet durante a inspeção, assim não é preciso depender da prancheta para fazer o acompanhamento. Você pode até incluir fotos tiradas na hora!

Os modelos digitais evitam alguns transtornos das versões em papel, como rasuras, risco de perda e retrabalho na hora de inserir as informações no computador. É só preencher no celular e pronto! Os dados ficam armazenados em nuvem e podem ser acessados por meio do painel do gestor e dos relatórios exportados.

Outro benefício da tecnologia para os indicadores de segurança do trabalho é que alguns softwares analisam os dados armazenados, transformando as informações em indicadores por meio de gráficos fáceis de entender. Olha só como o Produttivo mostra os indicadores da sua empresa:

Exemplo ilustrativo de como são os gráficos de indicadores do sistema do Produttivo

Assim, além do acompanhamento manual dos indicadores de segurança do trabalho, você pode usar os filtros do sistema para identificar pontos de melhoria e automatizar o acompanhamento dos KPIs.

Faça o teste grátis e tenha acesso a todas as funcionalidades agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima