Check list empilhadeira: como fazer? Baixe modelos grátis!

O check list empilhadeira é uma ferramenta essencial para operadores, inspetores e empresas que alugam seus equipamentos. Ele ajuda a descobrir se a máquina está com algum tipo de problema ou se está apta a executar o trabalho. 

No entanto, grande parte das empresas ainda não desenvolveram esse tipo de documento ou consideram o seu material incompleto.

Para ajudá-lo no dia a dia, desenvolvemos um guia para que você aprenda como montar o seu check list

Sem dúvidas, será mais fácil analisar o estado da máquina pelos próximos dias. 

O que você vai ver por aqui:

  • O que é um check list empilhadeira? 
  • Quais são os itens obrigatórios em um check list empilhadeira?
  • Como montar  check list de uma empilhadeira? 

O que é um check list empilhadeira? 

Trata-se de um documento que mostra diversos itens que precisam ser verificados periodicamente em vistorias, checagens e inspeções.

O check list ajuda a garantir o bom funcionamento da máquina, evitando acidentes com o condutor e com os outros colaboradores que estão envolvidos no processo.

Sabemos o quanto é complicado lembrar de todos os itens que devem ser analisados. Então, o checklist surge como uma ótima ferramenta de apoio.

Quando o profissional utiliza esse recurso em sua rotina, ele consegue descobrir se a máquina está apta para uma determinada função ou se será necessário manutenção corretiva, por exemplo.

Outro ponto positivo do check list é que ele pode ser útil para informar ao supervisor que algum item está com problema, servindo como uma comprovação do que foi verificado, e das ações feitas durante as inspeções das empilhadeiras.

Além disso, você terá certeza que a empilhadeira vai atuar conforme as regras que são estabelecidas por lei e ter maior previsibilidade das manutenções que deverão ser realizadas, bem como suas periodicidades.

Kit Check list

Quais são os itens obrigatórios em um check list empilhadeira?

Precisamos ser sinceros, caro leitor: o check list empilhadeira não é tão simples quanto parece. Ele contém muitos itens que devem ser analisados com bastante atenção. 

A boa notícia é que, pensando em facilitar a sua rotina, desenvolvemos uma lista completa com os itens mais importantes para adicionar no documento. Acompanhe!

Inspeção externa da empilhadeira

Vamos iniciar a nossa lista falando sobre a aparência da máquina. Nesse momento, recomendamos avaliar o equipamento por completo. 

Vale dar uma volta de 360º para observar se há vazamentos por baixo, o estado das correntes e engates.

Nunca é demais lembrar o quanto é importante avaliar as rodas. As porcas, ruelas e parafusos precisam estar firmes e apertados. Caso contrário, você poderá ter problemas ao utilizar a máquina.

Faça um registro fotográfico da empilhadeira. Dessa forma, as outras pessoas que acessarem o documento vão ter uma ideia melhor do cenário atual do equipamento.

Motor 

O próximo passo é analisar o interior da empilhadeira. O motor contém alguns itens em que o responsável pelo check list precisa redobrar a atenção. 

  • Conexão dos fios; 
  • Presença de oxidação;
  • Qualidade da correia, ventoinha e filtro de ar; 
  • Fluidos (óleo de transmissão e o nível do óleo do motor). 

Radiador 

A preocupação com o radiador de uma empilhadeira é semelhante quando falamos do mesmo assunto em automóveis utilitários. 

Na hora do check list, o profissional precisa ter atenção com o nível de água ou de líquido arrefecedor.

Cilindro de gás ou bateria 

A próxima análise da nossa lista pode sofrer modificações de acordo com o tipo de máquina: elétrica ou a gás. 

Se você está desenvolvendo um check list empilhadeira a gás, é fundamental verificar a qualidade da mangueira do cilindro e o estado do próprio material, tentando identificar possíveis vazamentos.  

Para os operadores que estão cuidando do check list empilhadeira elétrica, é importante verificar como está a bateria. 

Esse procedimento não pode ser ignorado porque ajuda a perceber se o item está carregado para começar o expediente ou se será necessário retirá-lo. Além disso, é possível observar se há oxidação no material. 

Freios, pedais e garfos

Agora, chegou o momento de simulação. Você deve entrar na máquina, sentar e utilizar o cinto de segurança. Ligue o equipamento e observe se há alguns ruídos estranhos. 

Durante o processo, eleve-se os garfos. É fundamental movimentar esses itens para os lados. Além disso, eles precisam se manter inclinados. 

Para analisar a rotação das rotas, o operador precisa girar o volante para os dois lados. Dessa forma, será mais fácil descobrir se há algum tipo de problema. A segurança do trabalho não pode ser ignorada, então, redobre a atenção. 

Em um primeiro momento, pode ser complicado monitorar todos os itens. No entanto, com organização, é possível deixar tudo em ordem, garantindo mais praticidade e eficiência durante a rotina. 

Como montar um check list empilhadeira? + Modelo pronto 

Após descobrir o que é e como funciona um check list empilhadeira, vamos entender como montar um material de qualidade? 

Adicione as informações sobre o equipamento

O primeiro passo é colocar dados importantes sobre a empilhadeira, como: série, horímetro e fabricante. 

Em seguida, acrescente as informações da inspeção, entre as quais: data e quem é o operador responsável pela tarefa.

Organize os dados coletados em grupos  

Entre as dúvidas mais comuns na hora de desenvolver um check list de uma empilhadeira é como organizar o material. 

Uma dica interessante é classificar as etapas por meio de grupos. 

  1. Condições gerais: pneus e aparências;
  2. Sistema mecânico: limpeza de motor, cabos de alimentação, parafusos, nível de água de radiador; 
  3. Sistema de frenagem: sapata, pinça, cilindros, jogo de reparo, tambor, fluído de freio, 
  4. Sistema hidráulico: sem vazamentos, nível de óleo, mangueiras, válvulas, bombas;
  5. Sistema elétrico: válvulas, cabos e bateria; 
  6. Sistema de segurança: Luz de emergência, direção, controle de paletas, buzina, faróis, stop de freio, giroflex e extintor de incêndio;
  7. Sistema de elevação: correntes, inclinador, garfos e patolas de elevação, torre e rolamentos, suporte do retrátil e guias retrátil. 

Para ajudá-la na classificação, adicione dois quadrados onde o responsável terá que mostrar se aquele item está de acordo ou não com as regras exigidas, conforme mostrado na imagem abaixo.

Complete o material com fotos 

Logo após cada tópico do check list empilhadeira, dê um espaço para que o operador adicione fotos. As imagens deixam mais claro os problemas da máquina. 

Em alguns momentos, apenas a sinalização pode deixar dúvidas em quem está lendo o documento.

Para completar o check list, coloque um espaço para organização e para assinatura do responsável. 

Veja como o check list fica no final de todo o preenchimento:

checklistempilhadeira

Baixe gratuitamente esse modelo aqui 

O check list empilhadeira é um material que não pode ser colocado na gaveta de um escritório. Ele precisa ser utilizado com frequência para garantir que todos os itens estejam funcionando corretamente.

Por meio dele, você aprenderá como utilizar o plano de forma preventiva, quais são os erros que o profissional não pode cometer, além de ter acesso às melhores orientações para que a operação seja feita com eficiência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima