Indústria 4.0 o que é, quais seus benefícios e impactos

Indústria 4.0: o que é, quais seus benefícios e impactos

A Indústria 4.0, também chamada de Quarta Revolução Industrial, é o termo utilizado para os avanços tecnológicos em automação e tratamento de dados, especialmente na indústria. Depois dos avanços que passaram por máquinas a vapor, linhas de produção e melhorias com a parte elétrica, chegamos a um novo patamar com os adventos tecnológicos.

Nessa nova fase, a principal intenção é que os sistemas consigam ter automações ainda mais eficientes para otimizar a manufatura. Para tanto, estão muito presentes o big data e a inteligência artificial, que refletem em tecnologias e processos voltados à coleta de dados para serem aproveitados como estratégia. Neste artigo, você vai conhecer as principais tecnologias, seus benefícios e impactos nas indústrias.

Experimente grátis: Software de manutenção para controle de serviços automático

O que é a indústria 4.0?

A indústria 4.0 é o termo que designa os movimentos de transformação dentro das indústrias que estão buscando novas tecnologias em vários níveis para aumentar a qualidade dos seus produtos, aumentando a produtividade de todo o negócio.

A transformação não é somente na aquisição ou evolução de maquinários, como também no pensamento estratégico de gestores, através de constante atualização.

manual do gestor para baixar

O que é a quarta revolução industrial?

A Quarta Revolução Industrial é um marco na história, acompanhando as outras três que vieram anteriormente:  a 1ª revolução, com a máquina a vapor e o tear mecânico, em seguida a segunda revolução, com a eletricidade e produção em massa. Por fim, a terceira revolução industrial, após a 2ª Guerra Mundial, com a chegada dos primeiros computadores.

A Quarta Revolução Industrial é marcada pelos avanços tecnológicos, automação de funções e coleta de dados para melhoria de processos.

Leia mais – O que é service 4.0 e como impacta na sua rotina?

Quais são as principais tecnologias da Indústria 4.0?

Na Indústria 4.0, a principal intenção é que os sistemas consigam ter automações ainda mais eficientes para otimizar a manufatura. Para tanto, estão muito presentes o big data e a inteligência artificial, que refletem em tecnologias e processos voltados à coleta de dados para serem aproveitados como estratégia. Veja os outros exemplos citados abaixo.

Inteligência artificial

Uma tecnologia que consegue “ensinar e treinar” as máquinas para a realização de tarefas sem que necessariamente um humano fique comandando ou fazendo manualmente. A intenção é justamente dar mais autonomia e agilidade para o processo.

Computação em nuvem

O aumento de informações geradas pelas empresas trouxe outra necessidade: o armazenamento que até então eram feitos através de servidores físicos. Agora, existe a computação em nuvem, que soma servidores, bancos de dados, redes, software, tudo pela internet e hospedados em data centers. Isso permite que a empresa não precise investir em equipamentos físicos, destinando seus meios para outros objetivos e os dados podem ser acessados de qualquer lugar.

Big data

Essa abordagem ou especialidade trata os dados gerados e recebidos por uma empresa. Com um grande volume de informações geradas todos os dias, é preciso ter a capacidade de analisar o que é relevante para tomada de decisão. Como características principais estão: volume, pois são processados grandes volumes de dados; velocidade, tanto em relação a como esses dados chegam e tempo para serem processados. Por fim, variedade, devido aos vários tipos de dados disponíveis.

Cibersegurança

Diz respeito a toda a infraestrutura de hardware e software com foco na proteção de informações e ativos das empresas. Além da proteção, realiza o tratamento de ameaças e precisa ser constantemente atualizado.

Internet das coisas

Conhecida pela sua sigla, ioT, se refere aos dispositivos eletrônicos que permitem a criação de uma rede de conexões entre objetos, ambientes e máquinas garantindo a coleta de dados em tempo real.

Leia mais – IoT na Indústria: o futuro do mercado de serviços

Robótica avançada

Os robôs estão no começo da sua popularização, sendo dispositivos com autonomia completa ou parcial, capazes de interagir com os usuários. Já existe a robótica industrial, que são máquinas destinadas a realizar tarefas com precisão, resistência, rapidez e força. Isso ajuda as empresas a aumentarem sua produtividade.

Manufatura digital

Neste cenário, as empresas aproveitam tecnologias digitais para beneficiar suas operações de manufatura, criando um ambiente interligado dentro de fábricas, permitindo captar e analisar dados em tempo real, a fim de otimizar processos.

Manufatura aditiva

A manufatura aditiva é a produção de materiais através de impressões em 3D, bastante utilizada para a indústria automotiva e a Biologia Sintética Sistemas Ciber Físicos, que são sistemas que utilizam Internet das Coisas mais voltada para a indústria química.

Integração de sistemas

Uma ação importante para que a análise de dados seja assertiva é a integração de sistemas. Para que todas as camadas gerenciais de uma empresa possam estar alinhados, a informação precisa chegar a todos, permitindo um olhar abrangente sobre o negócio.

Sistemas de simulação

Através de computadores e softwares, é possível  gerar modelos digitais que simulam ações e interações, suas variáveis, permitindo o aprimoramento e entendimento. Pode ser utilizado antes de mudar algum processo, para saber se vai ser benéfico ou não.

Digitalização

Os processos que ainda são feitos de maneira tradicional, como por exemplo, recebimento de chamados de clientes, podem ser digitalizados por meio de softwares e sistemas que tornam as tarefas automáticas. Outros processos podem ser digitalizados dentro da linha de produção, buscando a otimização e eficiência nos processos.

Software de manutenção do Produttivo para controle automático dos serviços

Quais os benefícios da indústria 4.0?

O principal benefício da indústria 4.0 é o aumento da produtividade e uso eficiente de recursos. Abaixo você confere outros benefícios.

manual do gestor para baixar

Novos modelos de negócios

Com a transformação da gestão empresarial, sistemas e maquinários que antes não existiam, a indústria 4.0 acaba criando novos modelos de negócio e o impulsionamento da economia.

Atividades mais eficientes e práticas

Trabalhos antes repetitivos hoje são feitos por máquinas, com maior precisão. Processos que normalmente são lentos, como o preenchimento de formulários, podem ser mais ágeis através de aplicativos. Tudo isso torna o trabalho mais prático e eficiente.

Processos mais seguros e ágeis

Os processos automatizados são padronizados, tornando-os mais seguros e rápidos, já que informações podem ser transmitidas virtualmente. 

Personalização

Softwares e sistemas podem ser customizados para as empresas, adequando-se às necessidades daquele segmento. Isso permite melhores resultados e produtos de maior qualidade.

Otimização de recursos

A organização dos processos ajuda na redução de desperdício de matérias-primas, recursos, tempo e alocação de pessoas.

Redução de erros

A redução de erros e do retrabalho é outro objetivo da indústria 4.0. Através das medições em tempo real e sistemas, existe maior previsibilidade em caso de falhas, antecipando manutenções, substituições e ajustes.

Diminuição dos gastos

Como citamos no tópico anterior, a previsibilidade permite evitar o desperdício de recursos ou até mesmo paradas emergenciais de máquinas e equipamentos. Isso reduz gastos com manutenções corretivas mais caras. O acompanhamento em tempo real dos ativos contribui para que a substituição ou troca ocorra somente quando for realmente necessário.

kit plano de manutenção para baixar de forma gratuita

Qual a importância da indústria 4.0 para a sociedade?

A indústria 4.0 aumenta o desenvolvimento de produtos em larga escala, os polos industriais ajudam no desenvolvimento de cidades, contribuindo para a economia local, gerando mais empregos.

Quais os desafios da Indústria 4.0 no Brasil?

O Brasil enfrenta um grande desafio para se adaptar à Indústria 4.0, mas tem um grande potencial. Esse cenário se dá por conta do baixo índice de inovação e a parte do PIB voltado à indústria.

Isso faz com que leve mais tempo para a adoção de sistemas mais evoluídos na gestão. Outro fator é a atualização dos profissionais que, sem conhecerem novas possibilidades, acabam por resistir ainda mais às mudanças.

manual do gestor para baixar

Quais os impactos da Indústria 4.0 no Brasil?

A oportunidade de redução de custos e aumento de produtividade pode ser um grande motivador para o setor industrial. Para que isso possa se tornar uma realidade, além das novas tecnologias, é preciso que seja investido em uma gestão estratégica, em que os líderes e funcionários consigam aplicar os conceitos estabelecidos na sua rotina.

Assim, são criados novos modelos de negócio, expansão da produção e contratação de pessoas capacitadas para o trabalho.

Como fica o mercado de trabalho na Indústria 4.0?

Com novas tecnologias sendo implementadas, profissionais atualizados e com maior capacidade analítica são buscados. Especialidades em tecnologias 3D, High Speed Machine e automação se tornam mais desejados pelas indústrias.

Quais cursos são direcionados à Indústria 4.0?

Para quem deseja se especializar, os cursos que preparam para a indústria 4.0 são: computação em nuvem, Big Data, Segurança Digital, Internet das Coisas, Robótica, entre outros. Podem ser encontrados em forma de especialização ou até mesmo pós-graduação.

modelos de checklists, relatórios técnicos e formulários digitais para usar em app grátis

Qual a proposta para a Indústria 4.0 no Brasil?

A indústria 4.0, para ser difundida, precisa de apoio dos governos para que atinja todos os setores da mesma forma e ao mesmo tempo. A Confederação Nacional da Indústria, responsável pela promoção de políticas públicas no âmbito industrial, possui uma agenda que aborda tópicos prioritários para o desenvolvimento da indústria 4.0 no Brasil. Com isso, será possível identificar setores com maior potencial para adoção de tecnologias, desburocratização, entre outros pontos.

Você já começou a adoção de processos digitais em sua empresa? Se ainda está procurando, conheça o Produttivo: um software e aplicativo para receber, realizar e comprovar serviços. O sistema se adapta a diversos segmentos, desde manutenção, segurança do trabalho, construção civil, engenharia e muitos outros.

  • Dados e indicadores de serviços, atendimento, volume de não conformidade;
  • Planos automáticos de manutenção;
  • Cadastro de equipamentos que geram QR Codes. Estes podem ser impressos e colados às máquinas, sua leitura leva à abertura de chamados;
  • Alertas e planos de ação para não conformidades detectadas;
  • Preenchimento de formulários via aplicativo;

E muitos outros benefícios.

Clique aqui ou no banner abaixo para começar gratuitamente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima