manutenção de empilhadeira

Manutenção de empilhadeira: quais os tipos e sua importância

A falta de manutenção de empilhadeira e a negligência com prazos pode vir acompanhada de graves consequências, como o aumento de consumo energético, falhas e reduções no desempenho do equipamento. 

Por isso, neste artigo preparamos um guia que te explica quais tipos de manutenção de empilhadeiras existem e como aplicá-las para ter o seu equipamento operando sempre com eficiência máxima e em boas condições de uso.

Veja também: Modelos digitais de checklist e manutenção preventiva

O que é uma manutenção de empilhadeiras

As empilhadeiras são essenciais para elevação e transporte, sendo a base de tarefas de diversos segmentos como indústrias, supermercados e transportadoras, e por isso, não podem parar. 

Para garantir que os equipamentos estão com um bom rendimento e não representam riscos à saúde dos trabalhadores e aos produtos, a manutenção de empilhadeiras é realizada. 

Assim, a manutenção é um processo de verificação de todos os sistemas do equipamento e deve ser programada levando em conta um plano de manutenção, com periodicidades bem definidas.

plano de manutenção empilhadeiras

O cronograma de manutenção vai depender do tipo de empilhadeira (à gás, elétrica ou a diesel) e das características de usos e do ambiente de operação de cada uma. 

Fazem parte das rotinas de manutenção de empilhadeira, ações como:

  • Regulagens; 
  • Testes técnicos de qualidade; 
  • Troca de peças;
  • Pinturas; 
  • Troca de pneus; 
  • Limpezas. 

A importância da manutenção nas principais peças da empilhadeiras

Além de preservar os maquinários, identificar problemas em fases iniciais, quando são mais fáceis de resolver e contribuir para o aumento da vida útil dos equipamentos, acelerando seu desempenho, a manutenção de empilhadeiras traz uma série de outros benefícios, são exemplos: 

  • Aumento da produtividade;
  • Diminuição de riscos;
  • Diminuição do desgaste de peças; 
  • Eliminação da necessidade de compra de novos equipamentos;
  • Redução do consumo energético. 

Ao providenciar um checklist que mostra as condições de cada empilhadeira, a manutenção também garante que todos os sistemas do maquinário trabalhem com qualidade, das rodas até o motor. 

Para que isso ocorra, existem alguns mecanismos que merecem atenção devido à sua importância e ao impacto que causariam, caso apresentassem problemas. A lubrificação e a graxa são dois exemplos. Nos próximos tópicos nos aprofundaremos mais sobre a importância da manutenção nesses casos. 

kit checklist empilhadeira

Manutenção da lubrificação na empilhadeira

A manutenção da lubrificação é fundamental para o bom funcionamento das empilhadeiras, porque ajuda a aumentar a durabilidade das peças, otimizando funcionamento e consumo. 

Além disso, a lubrificação também é responsável por evitar o resfriamento das peças, o superaquecimento do equipamento e proteger o motor, impedindo a passagem de gases e resíduos. 

Algumas pesquisas estimam que os resultados de um bom acompanhamento da lubrificação de empilhadeiras ocasionam em aumento de 10 vezes na vida útil do equipamento e gastos com manutenção 35% menores. 

São exemplos de sistemas que devem receber a lubrificação: 

  • Coroa e pinhão;
  • Cilindros e mancais;
  • Eixo;
  • Transmissão;
  • Engates e articulações;
  • Porta garfos;
  • Mancais;
  • Correntes de elevação;
  • Rolamento das rodas;
  • Eixo direcional, pino rei e terminais. 

Uso de graxas para lubrificação nas empilhadeiras

Na manutenção de graxas, a recomendação é que elas sejam utilizadas no estado pastoso, e que características como consistência, temperatura e propriedades anticorrosivas sejam levadas em conta na hora da sua escolha. 

Não existe um padrão sobre qual a periodicidade ideal para a troca da graxa, tudo vai depender do tipo de máquina. Enquanto algumas pedem a troca a cada 500 horas, outras precisam que ela seja realizada a cada 250 horas. Para verificar qual é o prazo mais indicado a cada equipamento é necessário a consulta ao manual da empilhadeira. 

Leia também: Check list empilhadeira: como fazer? Baixe modelos grátis!

Quais são os tipos de manutenção para a empilhadeira:

A manutenção de empilhadeira pode ser dividida em três tipos. Abaixo explicamos como cada um funciona e suas principais vantagens e desvantagens:

Manutenção preventiva

Como o próprio nome diz, a manutenção preventiva serve para prevenir o equipamento de problemas e falhas que impactem o seu rendimento e vida útil. 

Ela estabelece rotinas de manutenção, através de um cronograma, para realizar acompanhamentos periódicos e fazer uma verificação geral do maquinário, através de checklists que apontam as principais não conformidades.

São exemplos de ações realizadas na manutenção preventiva: troca de óleo, troca de filtros, limpeza, lubrificação, checagem das velas e realização do balanceamento. 

Para empilhadeiras novas, a estimativa é que a manutenção preventiva seja realizada a cada 500 horas. Mas a dica é consultar as recomendações dos fabricantes e de especialistas. 

Entre os benefícios da realização de uma manutenção preventiva de empilhadeira, destacamos:

  • Aumento da performance dos equipamentos;
  • Redução de gastos com corretivas;
  • Redução no número de paradas não programadas;
  • Diminuição nas chances de estragos da empilhadeira;
  • Redução de gastos de combustível e energia. 
plano de manutenção empilhadeiras

Manutenção emergencial

Também conhecida como manutenção corretiva, esse é um tipo de manutenção que acontece em caráter emergencial, quando a empilhadeira apresenta falhas, paradas inesperadas e problemas técnicos, o que acaba aumentando o custo, atrasando processos e diminuindo a produtividade. 

Por isso, a manutenção corretiva deve e pode ser evitada, dando prioridade para manutenções preventivas através de uma gestão da manutenção, que ficará responsável por criar cronogramas e planos de manutenções preventivas.

Manutenção preditiva

Já a manutenção preditiva se antecipa aos problemas na medida em que realiza inspeções e verificações constantes no sistema, para que a partir da execução e do trabalho da empilhadeira, consiga identificar pontos de atenção. 

Para a inspeção e coleta de dados que realiza, a manutenção preditiva faz uso de equipamentos de diagnóstico que acompanham as condições do funcionamento da empilhadeira, como ultrassonografia de máquinas, análise de vibrações e análise de temperatura 

Quando realizar a manutenção da empilhadeira?

Para a criação de um cronograma de manutenção de empilhadeira é necessário levar alguns critérios em conta: marca, modelo, tempo de uso, condições do equipamento e do ambiente de operação e seu manuseio. 

Se pegarmos como exemplo um espaço de trabalho que tem muita poeira ou se a empilhadeira não é utilizada da forma correta, esses tipos de equipamentos precisarão de manutenções mais frequentes. Assim, cada caso é um caso. 

Antes de definir as periodicidades das manutenções, verifique se o maquinário é o ideal para as condições de uso que você precisa, treine seus colaboradores e consulte a recomendação dos fabricantes e opinião de especialistas na área. 

Além dos prazos, o cronograma deve vir acompanhado da definição dos formulários que serão utilizados para a realização das verificações de sistemas, estabelecendo uma rotina de checagens que levem em conta os principais sistemas da empilhadeira, como motor, luzes do painel e níveis de fluídos. 

plano de manutenção empilhadeiras

Onde realizar a manutenção de empilhadeiras

A manutenção pode ser realizada na própria fábrica em que a empilhadeira foi adquirida. Para isso, consulte as condições do pós-venda e suporte técnico após a compra. 

Em casos de locação é possível incluir no contrato que a responsabilidade de manutenção ficará ao encargo da própria locadora. 

E, claro, também é possível procurar empresas especializadas. Tratemos mais dicas sobre essa busca nos tópicos seguintes. 

Com que frequência devo realizar a manutenção?

Como dito anteriormente, a periodicidade da manutenção de empilhadeira depende de muitos fatores e cada um precisa ser avaliado separadamente. 

Para equipamentos mais antigos a recomendação  das inspeções a cada 500 horas de uso, pode ser uma boa base para começar um plano de manutenção mais estruturado. 

Mas em casos de trabalhos muito pesados ou percepção de alguma não conformidade no manuseio das empilhadeiras, as manutenções devem ser adiantadas.

Quem pode fazer uma boa manutenção na minha empilhadeira?

Para a realização da manutenção de empilhadeira, busque por empresas especializadas e com tradição no mercado, priorizando aqueles que ofereçam suporte técnico após a contratação dos serviços. 

Verifique também o histórico da empresa, trabalhos que já realizaram e como está a reputação dela em sites como Reclameaqui.

Escolher boas empresas acarretará na qualidade final do serviço e no desempenho do equipamento. 

Veja também: Modelo de Checklist: 16 exemplos para diversos segmentos

Aproveite e acompanhe a manutenção de empilhadeira com o Produttivo. Um software que auxilia no planejamento e execução de serviços, com funcionalidades como criação de checklists de manutenções preventivas, acompanhamento de indicadores e abertura de chamados.

Teste grátis sem precisar cadastrar o cartão de crédito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima