Tudo sobre automação industrial o que é, objetivos e vantagens

Automação industrial: o que é, objetivos e vantagens

A automação industrial é uma grande aliada de processos ágeis na indústria. Ela permite que máquinas e equipamentos consigam operar sozinhos, de forma inteligente e com base em parâmetros e instruções. Isso oferece processos produtivos otimizados e redução de custos. 

Neste artigo você conhece mais sobre a automação industrial, entende como ela funciona, quais são as vantagens de sua utilização e como alguns setores da indústria já fazem uso desse tipo de tecnologia. 

Experimente grátis: Software de manutenção com modelos digitais de checklist e acompanhamento de indicadores

O que é automação industrial?

A automação industrial é uma tecnologia que se utiliza de softwares e da robótica para transformar processos manuais em automáticos, eliminando a necessidade de operação humana. 

Para que a automação aconteça são utilizados mecanismos que controlem a ação de máquinas e equipamentos através de parâmetros pré-estabelecidos. 

Um exemplo são os sensores que podem ser instalados nos maquinários para medir a temperatura ou vibração. Ao identificar que os valores fogem dos padrões estabelecidos, a automação realiza uma ação, que pode ser acionar a equipe de manutenção

Assim, a automação industrial detém controle sobre toda a operação e cabe aos gestores avaliar o funcionamento do sistema e traçar estratégias com base nos dados coletados. 

Além de servir como base para decisões mais assertivas em momentos críticos do funcionamento de um ativo, a automação industrial também serve para eliminar trabalhos manuais repetitivos e para substituir a necessidade de mão de obra humana em trabalhos perigosos. 

kit plano de manutenção para baixar gratuitamente

A automação industrial pode ser usada por diversos setores: transportes, fabricação de produtos, distribuição de energia, indústria química, mineração e muito mais. E pode ser da seguintes formas:

  • Automação operacional: Serve para monitorar a performance dos ativos, através dos dados que coleta através de sensores;
  • Automação de controle: Para controlar processos esse tipo de automação industrial faz uso de dispositivos programáveis (PLCs ou CNCs) instalados nos equipamentos de modo a programarem o equipamento para que ele tenha alguma ação;
  • Automação de supervisão: É utilizada para acompanhar os dados coletados pelos dispositivos, como sensores e controladores de modo a entender se existem não conformidades;
  • Automação informacional: É um tipo de automação empregada para integrar todas as informações vindas dos equipamentos, facilitando o controle dos sistemas e maquinários automatizados e cruzando informações. 

Exemplos de automação industrial

São exemplos de dispositivos usados para a automação industrial:

  • Dispositivos de acionamento e pré-acionamento;
  • Cilindros;
  • Compressores;
  • Válvulas;
  • Pistões;
  • Sensor indutivo;
  • Sensor capacitivo;
  • Sensor de visão;
  • Sensor ultrassônico. 
Checklist de Máquinas e Equipamentos digital para usar em aplicativo

Quais são os objetivos da automação industrial?

O principal objetivo da automação industrial é agilizar os processos de produção, reduzindo custos, aumentando a produtividade e tendo uma gestão mais eficiente com base nos dados coletados pelos dispositivos. 

Além disso, a automação industrial também se preocupa em: 

  • Reduzir retrabalhos e erros humanos;
  • Aumentar a qualidade dos produtos;
  • Garantir excelência nas entregas; 
  • Eliminar riscos de atividades humanas;
  • Evitar a existência de acidentes graves;
  • Aumentar a segurança do trabalho da empresa;
  • Criar mecanismos para a produção do melhor produto com o menor custo envolvido;
  • Aumentar o número de itens produzidos por hora;
  • Realizar operações impossíveis de controlar manualmente;
  • Melhorar a disponibilidade dos produtos;
  • Simplificar a manutenção industrial
  • Garantir maior integração e desenvolvimento de sistemas. 

Quais são os princípios da automação industrial?

Para assegurar a otimização completa do processo produtivo das indústrias, a automação industrial se baseia em alguns princípios chaves para alcançar os resultados que propõe. São eles: 

Interoperabilidade

É caracterizada pela possibilidade de comunicação precisa e clara entre as máquinas, os sistemas de automação implementados nelas e os seres humanos que vão fazer a gestão desses dados. Essa comunicação acontece através das informações coletadas e apresentadas por dispositivos de IoT e a computação em nuvem. 

kit plano de manutenção para baixar gratuitamente

Descentralização

Com o emprego da automação industrial, a tomada de decisão é descentralizada dos gestores, porque a própria máquina consegue identificar quais ações precisam ser tomadas em cada cenário, com base nos dados, nos indicadores e nas ações que foram pré-definidas em sua configuração. 

Ou seja, se o sensor identifica que existe alguma anormalidade detectada em um equipamento, ele mesmo pode solicitar automaticamente a manutenção do ativo. 

Informações em tempo real

As informações são geradas e analisadas em tempo real, a partir da estratégia definida pela empresa. Ao disponibilizar os insights em tempo real, os gestores podem ter ações mais rápidas e assertivas, otimizando os resultados do negócio.

Orientação a Serviço

A orientação a serviço é definida pela disponibilização dos serviços dos sistemas de automação industrial através da nuvem. 

Virtualização

A cópia da empresa real, mas no espaço virtual, criada através de simulações geradas por sensores de dados interconectados, pode ser entendida como virtualização. 

Os dispositivos permitem o rastreio e monitoramento remoto dos processos industriais e a realização de testes e simulações com resultados muito próximos do que se chegaria na empresa real. 

Checklist de Máquinas e Equipamentos digital para usar em aplicativo

Modularidade

A partir da modularidade a automação industrial consegue adaptar a produção de forma flexível, levando em conta a reposição, expansão ou retirada de módulos. 

Princípio do monitoramento de ativos

O monitoramento dos ativos acontece através dos sensores que captam as informações e as enviam para o software que, por sua vez, consegue apresentá-las de forma intuitiva e contribuir para a percepção de insights por parte do corpo de gestão. 

Quais são as vantagens da automação industrial?

A automação industrial pode auxiliar de ponta a ponta no processo de produção: desde a execução de tarefas repetitivas ou perigosas, até a análise de dados. E como isso pode gerar resultados para as empresas que a utilizam? Te explicamos abaixo: 

Redução de custos

Ao automatizar processos, as empresas conseguem produzir mais mercadorias em menos tempo, com menos erros e falhas, o que impacta diretamente na redução de custos. 

Com um processo produtivo bem calibrado, os prejuízos são reduzidos e a qualidade final dos produtos e a produtividade da produção aumentam, garantindo maior economia e possibilidade migração dos investimentos para outras áreas.

kit plano de manutenção para baixar gratuitamente

Redução de erros

A quantidade de erros também é reduzida com o uso de automações industriais, porque elas tendem a ser muito mais precisas, seguindo todas as orientações pelas quais foram projetadas e configuradas, além de manterem o nível de produção mais elevado. 

À atividade humana cabe apenas o monitoramento para averiguação de que tudo está sendo executado conforme os parâmetros estabelecidos. 

Maior controle sobre a produção 

O controle da operação é potencializado pela quantidade de dados e informações que os sistemas de automação industrial coletam diariamente. O gestor tem acesso a todas as informações e pode ser mais estratégico e assertivo em suas decisões. 

Outra vantagem da automação industrial é a flexibilização da produção, porque ela permite que a empresa produza conforme a demanda, seguindo o modelo “Just In Time”, tornando o processo produtivo mais adaptável ao cenário atual.  

Maior controle de qualidade

A realização de testes e verificações dos padrões de qualidades que os produtos devem seguir ficam ainda mais fáceis com a automação industrial, que colabora para a produção de produtos mais eficientes e qualificados com base nos parâmetros estabelecidos, reduzindo refugos e falhas de produção. 

Aumento da produtividade

A precisão e agilidade com que os sistemas de automação industrial trabalham possibilitam maior produtividade na linha de produção e também abrem espaço para que os trabalhadores que antes estavam envolvidos naquele processo possam focar em ações mais estratégicas na empresa. 

Checklist de Máquinas e Equipamentos digital para usar em aplicativo

Tomada de decisões mais estratégicas 

Ao ter acesso a todas as informações apresentadas pelos dispositivos de automação industrial, os gestores conseguem ter uma visão ampla da situação e operação dos equipamentos, extraindo insights e propondo novas melhorias que desempenhem impacto nos resultados que a empresa busca alcançar.

Exemplos de segmentos que fazem uso da automação industrial 

A automação industrial pode ser usada por diversos segmentos da indústria. Veja os principais e como eles fazem uso desse tipo de tecnologia: 

Indústria de papel e celulose

Essa indústria utiliza automação industrial em máquinas e processos de corte e descascamento de madeira, etiquetas, embalagens e lacres. 

Indústria de mineração

A automatização de processos na indústria de mineração acontece nos processos de britagem de minérios, embalagens e no carregamento de vagões. 

Indústria alimentícia

A indústria alimentícia faz uso da automação industrial principalmente para garantir a qualidade de produção através de sensores que controlam as condições de umidade e temperatura dos alimentos e que mapeiam contaminações. 

Indústria química

Na indústria química esse tipo de tecnologia serve para dosar a quantidade de produtos em misturas, controlar o PH, embalar produtos e controlar os processos de estações de tratamento de efluentes. 

aplicativo para gerar checklists

Quais são os impactos da automação industrial nas empresas?

Nas empresas a automação industrial é responsável por impactar principalmente a forma como se faz a gestão da linha de produção. Ao automatizar processos, os gestores conseguem trabalhar com quantidades maiores e mais precisas de informações, o que contribui na criação de estratégia e na tomada de decisão. 

Para além disso, a indústria se beneficia com uma rotina mais organizada, focada na satisfação e necessidade dos clientes e com uma resolução mais rápida dos problemas identificados. 

Ganha também a segurança do trabalho, na medida em que trabalhos muito perigosos, insalubres ou complexos podem ser substituídos pela automação, reduzindo os riscos de acidentes. 

Automação industrial mercado de trabalho 

O mercado de automação industrial no Brasil é muito promissor e cada vez mais empresas apostam na automatização de processos para melhorarem seus resultados. Veja o que é preciso para ingressar na área: 

O que faz um técnico em automação industrial?

O técnico de automação industrial é o responsável por projetar e executar os projetos de automatização de sistemas, garantindo o funcionamento correto dos dispositivos. Além disso, faz parte da atuação do técnico: 

  • Executar a instalação dos sistemas de automação; 
  • Controlar os processos de automação das máquinas; 
  • Especificar hardwares de controladores lógicos programáveis; 
  • Realizar a calibração dos equipamentos; 
  • Realizar testes e medições no sistema;
  • Realizar manutenções programadas e preditivas
  • Realizar procedimentos de controle de qualidade e gestão. 

Todas as ações do profissional são baseadas em garantir a otimização do funcionamento dos sistemas de automação, promovendo aumento de produtividade e redução de custos operacionais para a empresa. 

kit plano de manutenção para baixar gratuitamente

Como é a faculdade de automação industrial? 

Com uma duração que pode variar entre dois anos e meio e três anos, a faculdade de automação industrial é dividida em disciplinas teóricas e práticas para garantir a capacitação do aluno tanto na criação de projetos, quanto no gerenciamento de sistemas de automação. 

Entre as disciplinas dispostas nas grades dos cursos estão: 

  • Robótica;
  • Instalação de sistemas;
  • Comunicação de dados; 
  • Eletrotécnica;
  • Fundamentos da eletricidade;
  • IoT;
  • Programação orientada a objetos;
  • Manutenção industrial;
  • Segurança do trabalho;
  • Planejamento e gestão. 

Qual o salário de um técnico em automação industrial?

O salário do técnico em automação industrial pode variar de acordo com a região de oferta das vagas, do tamanho da empresa e também da experiência do profissional. Mas a média salarial para a categoria no brasil é de R$3.400,00 podendo chegar a R$4.651,00. 

Curso automação industrial 

Para entrar no mercado você pode optar por fazer um tecnólogo na área ou iniciar uma graduação. Veja algumas opções: 

  • Curso Técnico em Automação Industrial (Sistema Fiep): O curso capacita profissionais para desenvolverem e realizarem manutenções em sistemas de controle de automação industrial. A grade é composta por matérias como eletrônica aplicada a sistemas automatizados, gestão da manutenção industrial, sistemas lógicos programáveis, entre outros. 
  • Curso Automação Industrial (SENAI): Curso pensado para quem deseja trabalhar com medição e controle de variáveis físicas e químicas em processos industriais. As disciplinas abordadas são: fundamentos da instrumentação, técnicas de controle, diagramas hidráulicos e pneumáticos, entre outros.
  • Graduação em Automação Industrial (Estácio): O curso oferta ensinamentos sobre máquinas eletromecânicas, softwares e equipamentos específicos para automatizar processos industriais. Entre as matérias estão eletricidade aplicada, redes de computadores, fibras ópticas, máquinas elétricas e acionamento, entre outros. 
Checklist de Máquinas e Equipamentos digital para usar em aplicativo

Evolução da automação industrial

A substituição das atividades manuais por recursos tecnológicos começou a ganhar força na manufatura por volta dos anos 1950, o que ajudou as indústrias da época a produzirem mais, em menos tempo e sem perder a qualidade. 

A partir da Segunda Guerra Mundial foram desenvolvidas máquinas de comando numérico e sistemas de controle. 

Em 1970 surgiram os computadores que tiveram um papel importante no controle dos sistemas de automação, mas logo foram substituídos por um sistema mais avançado, o Controlador Lógico Programável, pensando particularmente para processos industriais, tornando a programação mais fácil e diminuindo os altos custos envolvidos nas manutenções. 

Nos anos 90 a tecnologia dos computadores avançou ainda mais, propiciando alta capacidade de processamento, e mais tarde, deu espaço para o surgimento da indústria 4.0. 

Automação industrial e indústria 4.0 

O termo indústria 4.0 surgiu em 2011, na Alemanha, como uma forma de demarcar os avanços tecnológicos em automação, que fizeram nascer uma indústria mais interconectada, estratégica, autônoma e automatizada. 

Com a indústria 4.0 os equipamentos passaram a se comunicar entre si, repassando as informações até a central de forma ágil. Para que isso fosse possível os maquinários começaram a usar sistemas ciber-físicos, responsáveis por controlar os processos, coletar dados e agir com base neles, sem a necessidade de uma constante avaliação humana. 

Entre os tipos de tecnologia utilizadas pela indústria 4.0 destacamos: 

  • Internet Of Things (IoT): São sistemas conectados à internet, que coletam as informações sobre os equipamentos e as destinam a outros softwares, responsáveis por fazer a análise dos dados coletados;
  • Inteligência artificial (IA): É a forma pela qual os softwares operam e aprendem através da própria operação. Um sistema inteligente que permite com que as máquinas funcionem de maneira autônoma e tomem decisões baseadas nos aprendizados e critérios pré-estabelecidos;
  • Sistemas cyber-físicos: São sistemas que coletam as informações físicas como ruídos, temperatura e umidade, as convertem em sinais e enviam para serem lidas por softwares. Essa integração entre os dispositivos que coletam as informações e os softwares que fazem a leitura dos dados é entendida como um sistema cyber-físico; 
  • Banco de dados por nuvens: São usados para armazenar os grandes volumes de informações gerados pelas indústrias, garantindo que possam ser acessados em tempo real e de qualquer lugar com acesso a internet. São também responsáveis por realizar a proteção de dados e a segurança das informações. 

Ou seja, implementando as tecnologias da indústria 4.0 é possível otimizar e agilizar processos, alcançando resultados mais rápidos para o negócio. 

Checklist de Máquinas e Equipamentos digital para usar em aplicativo

Leia também: Manutenção 4.0: o que é, como funciona e quais os objetivos

Agora que você já sabe como a automação industrial pode melhorar os resultados da sua empresa, chegou a hora de conhecer como Produttivo pode melhorar ainda mais a forma como você gerencia processos. 

O Produttivo é um software de controle e gestão de serviços em que é possível criar formulários, checklists e ordens de serviços digitais que agilizam a prestação e comprovação dos serviços; acompanhar andamento de atividades e monitorar indicadores de operação. 

Teste o software de forma gratuita e veja como as funcionalidades podem transformar a operação da equipe técnica e a gestão dos serviços da sua empresa. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima