GRO o que é e qual seu papel na segurança do trabalho

GRO: o que é e qual seu papel na segurança do trabalho

A saúde e integridade dos funcionários é uma preocupação das empresas, que precisam de uma gestão adequada para reduzir ocorrências de acidentes e doenças ocupacionais. Por isso, o Gerenciamento de Risco Ocupacional, exigido por lei, precisa ser elaborado e implementado para garantir um ambiente de trabalho seguro.

Experimente grátis: Modelo de Checklist NR 12 Digital

O que é GRO?

GRO, sigla para Gerenciamento de Riscos Ocupacionais, reúne atividades de gestão para reduzir riscos à saúde e segurança dos colaboradores. As medidas vão da identificação, avaliação e prevenção, atenuando possíveis riscos existentes e criando medidas preventivas.

Assim, todos os funcionários estarão em um ambiente seguro, além de mais produtivo. Sabem exatamente quais são os riscos existentes e quais são as atitudes a serem seguidas para evitar acidentes.

GRO checklist segurança do trabalho para baixar

Qual a diferença entre PPRA, PGR e GRO?

PPRA significa Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, atendendo aos requisitos da NR-9, que trata sobre riscos ambientais. Já PGR, Programa de Gerenciamento de Riscos, está previsto na NR-38, sendo um projeto para gerenciar riscos de um ambiente de trabalho de uma forma mais abrangente que o PPRA. Devido a este fato, o PPRA tornou-se desnecessário e foi substituído pelo PGR em 2021, por ser mais completo.

Agora vem a maior dúvida nas empresas, que acabam acreditando que PGR e GRO é a mesma coisa, mas isso não é verdade. O Gerenciamento de Riscos Ocupacionais é uma das etapas do PGR, complementando o programa. 

Quem deve elaborar o GRO?

A elaboração do PGR e do GRO é de responsabilidade do setor de segurança do trabalho. Caso a empresa não tenha essa equipe especializada, pode contratar uma empresa de fora.

Qual é o objetivo do GRO?

O GRO tem por objetivo identificar todos os riscos existentes e quais são as medidas para corrigi-los. Implementar as medidas preventivas necessárias para reduzir acidentes de trabalho e, se não for possível zerar riscos, diminuir a frequência e severidade com as quais esses acidentes ocorrem.

Modelo de Checklist de Segurança no trabalho digital para usar em sistema

Qual é a importância da GRO

Além de ser item obrigatório pelo Ministério do Trabalho para preservar a saúde e integridade física dos trabalhadores, o GRO impacta positivamente em outros aspectos, como: aumento da produtividade, redução de absenteísmo, redução de custos, preservação ou melhora da reputação da empresa. 

Quais são as 3 premissas do GRO?

A fundamentação de todo trabalho de planejamento do GRO deve ser três premissas, orientando o trabalho que precisa ser executado. São elas:

1. Eliminar perigos que podem ser eliminados

Novamente, identificar quais são os perigos e riscos que podem ser eliminados do ambiente de trabalho. Por exemplo, ambientes com ruídos, nos quais os funcionários recebem protetor auricular.

2. Reduzir riscos que não podem ser eliminados

Aqui, um exemplo é a exposição ao calor, que pode levar à desidratação, insolação, entre outros problemas. Trabalhadores que realizam atividades ao ar livre devem utilizar chapéu, óculos, protetor solar e roupa térmica.

3. Controlar riscos que não podem ser reduzidos e eliminados

Aqui entram situações como trabalhadores que dirigem tratores, expostos à constante vibração, ou aqueles que trabalham em empresas de produtos químicos. Existe controle de tempo de exposição, acompanhamento constante do trabalhador. Na pandemia da COVID-19, algumas empresas optaram por realizar testes periodicamente em funcionários que precisavam trabalhar presencialmente para detectar qualquer funcionário doente, evitando a contaminação dos demais.

Como fazer o GRO

É importante conhecer a NR-01 que fornece informações sobre a elaboração do GRO. Abaixo, você verá as principais etapas para fazer e implementar o gerenciamento de riscos ocupacionais.

Levantamento da situação inicial

Aqui deve ocorrer um diagnóstico realista da situação do ambiente de trabalho, registrando: histórico e gravidade de acidentes de trabalho, quais são os ambientes e atividades perigosos e insalubres, se a empresa possui uma cultura de prevenção ou planos de ação para os problemas.

Definição de uma política de SST

A empresa pode criar um setor de segurança do trabalho para estabelecer condutas e boas práticas aos funcionários, definindo comportamentos seguros no trabalho, instruções para manutenção e operação de máquinas e equipamentos, treinamento, entre outros.

Planejamento

No planejamento, algumas perguntas devem ser respondidas para que ele esteja completo, abordando todos os aspectos importantes do GRO:

  1. Quais são as legislações aplicáveis
  2. Quais os riscos do ambiente de trabalho foram identificados
  3. Quais são os riscos das atividades
  4. Quais são os objetivos do GRO
  5. Definição das principais ações corretivas, preventivas e de contingência
  6. Quais metas vão definir se a implementação do GRO está funcionando
  7. Definição dos recursos que serão utilizados

Suporte para Implementação

Principalmente se é a primeira vez que a empresa está implementando o PGR e o GRO, serão necessários: capacitação e treinamento da equipe envolvida, meios de comunicação interna, treinamento dos funcionários e novos processos dentro da gestão da empresa.

Implementação

É importante ficar claro que uma implementação de sucesso depende também da mudança de postura de gestores e equipe, uma vez que precisarão de atitudes muito mais proativas e preventivas. Assim, são necessárias ações imediatas:

  1. Eliminação dos riscos existentes
  2. Controle dos riscos existentes
  3. Gestão e acompanhamento das mudanças
  4. Planos de ação para contingência

Avaliação e Controle

Por fim, é necessário verificar cada etapa para verificar se saiu como o planejado, se os resultados estão de acordo com o esperado. Isso envolve todos os gestores e a educação contínua da equipe.

Modelo de Checklist de Segurança no trabalho digital para usar em sistema

Ordem de Serviço NR 1

No Produttivo, você pode realizar checklists e inspeções de segurança de forma eficaz através do aplicativo, gerando relatório de comprovação logo após a execução da inspeção. Temos modelos disponíveis de checklists para segurança do trabalho, como a ordem de serviço NR-1, que orienta os trabalhadores sobre segurança.

Você pode testar esse modelo gratuitamente no sistema, experimentando recursos como:

  • Localização gps em tempo real
  • Preenchimento por voz
  • Fotos inseridas diretamente do telefone no formulário
  • Questões de conformidade e não conformidade
  • Alertas de não conformidade para criação de planos de ação

Entre muitos outros. Clique aqui para experimentar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima