técnica realizando análises sobre a manutenção prescritiva

Manutenção prescritiva: como implementar em 4 passos

A manutenção prescritiva é uma boa aposta para empresas que desejam aprimorar os diagnósticos de falhas dos ativos e ter indicações de ações que podem contribuir para o prolongamento da vida útil desses equipamentos. 

Isso porque ela faz uso de recursos tecnológicos que permitem uma análise completa e baseada em históricos de funcionamento e de desempenho dos ativos. Ao combinar as análises com algoritmos, o próprio sistema sugere ações que previnem a falha do equipamento. 

Neste artigo você entende melhor sobre como esse tipo de manutenção funciona e como ela pode ser aplicada na sua empresa. 

Experimente: Software de manutenção para controle automático das operações

O que é manutenção prescritiva?

A manutenção prescritiva é uma estratégia de manutenção que visa evitar a falha de ativos por meio de previsões feitas com a ajuda da tecnologia.

Tudo começa com o monitoramento dos equipamentos e com a captação dos dados, que acontecem através de sensores, controladores e computadores de processo. Esses equipamentos buscam registrar dados sobre vibração, temperatura e demais parâmetros que são importantes para o funcionamento dos maquinários.

Ao ter acesso a esses dados e ao histórico de funcionamento dos ativos, a manutenção prescritiva, através da tecnologia, realiza testes e aprende a reconhecer tendências e padrões. 

Assim, os softwares conseguem identificar de forma precisa e em tempo real, quais ações devem ser implementadas para impedir a ocorrência de falhas nos ativos. 

Muito mais do que analisar dados e prever tendências, a manutenção prescritiva sugere ações reais que podem ser implementadas para solucionar o problema, indicando os tipos de manutenções mais adequados para o ativo, quando é o melhor momento para realizar uma intervenção e como ela deve ser feita, além de quais peças precisam ser trocadas.

A partir disso é possível descobrir problemas nos equipamentos meses antes deles apresentarem qualquer sinal que possa ser captado pela equipe técnica, trazendo mais eficiência e economia para a operação. 

kit plano de manutenção para baixar gratuitamente

Exemplos de manutenção prescritiva

A manutenção prescritiva pode ser realizada com a ajuda de diferentes recursos tecnológicos entre os mais comuns estão: 

Em uma aplicação prática, a manutenção prescritiva pode ser realizada através de um equipamento que emita sinais sonoros ou luminosos de acordo com a gravidade da falha detectada, produzindo relatórios sobre a localização da falha, a causa raiz e a projeção da evolução do problema até a quebra do maquinário, junto de sugestões de ações que podem ser implementadas para solucioná-lo de vez. 

Experimente grátis: Plano de manutenção e serviços automático para você economizar tempo e entregar tudo no prazo

Para que serve a manutenção prescritiva? 

A finalidade da manutenção prescritiva é a diminuição da incidência de falhas nos equipamentos e o prolongamento de sua vida útil. 

Para isso busca entender os padrões de funcionamento dos ativos, o que a permite realizar projeções altamente precisas, que contribuem para a identificação das falhas com antecedência. 

Outra responsabilidade da manutenção prescritiva é a sugestão de estratégias eficazes e assertivas, capazes de resolver o problema em suas raízes. 

Em resumo, cabe à manutenção prescritiva realizar diagnósticos certeiros e estratégicos que resolvam não conformidades, aumentem a performance dos equipamentos e reduzam custos.

Experimente grátis: Modelo de checklist digital de manutenção para melhorar o controle dos ativos

A manutenção prescritiva pode ser aplicada a qualquer equipamento ou empresa? 

Todo o parque fabril pode se beneficiar das estratégias adotadas pela manutenção prescritiva, independente de tamanho ou segmento. 

O único ponto a ser avaliado pelas empresas é a viabilidade econômica de sua adoção. Afinal, a manutenção prescritiva só é possível porque vários recursos tecnológicos são implementados e para algumas empresas o custo pode não se justificar, devido a baixa criticidade dos ativos e ao alto investimento em tecnologias. 

O mais indicado é que uma avaliação prévia seja feita, considerando quais tipos de tecnologia devem ser aplicadas de acordo com o modelo de monitoramento que as empresas desejam fazer e o nível de criticidade dos equipamentos. 

Software de manutenção do Produttivo para controle automático dos serviços

Quais são os pilares da manutenção prescritiva? 

A manutenção prescritiva é baseada em alguns pilares principais que fazem sua aplicação ser possível. Saiba mais sobre cada um deles:

Automação 

As automações empregadas nas empresas não devem ser apenas no processo produtivo, porque quanto maior o nível de automação, mais rápido os maquinários precisam responder quando apresentam problemas.

Economia

O impacto financeiro proveniente das falhas dos ativos, também é uma preocupação da manutenção prescritiva, que em suas análises traz inúmeras informações que permitem os gestores avaliarem financeiramente as ações de manutenção sugeridas. 

Capacitação 

Sem capacitação, a aplicação da manutenção prescritiva é prejudicada. É preciso que gestores e técnicos saibam como as tecnologias funcionam e como extrair o máximo delas, entendendo suas interpretações e análises. 

Condições operacionais 

Além das condições gerais do equipamento, a manutenção prescritiva pretende avaliar as condições operacionais como pressão, temperatura, vibração e fluídos. Assim, o diagnóstico consegue ser mais preciso e completo. 

Desempenho de ativos 

Na manutenção prescritiva, o desempenho dos ativos é medido através de um compilado de dados. Eles serão os responsáveis pela realização de análises mais qualificadas e certeiras. 

Baixe o plano de manutenção em Excel para ajudar na organização das manutenções preventivas da sua empresa!

Quais são as diferenças entre a manutenção prescritiva e outros tipos de manutenção? 

Existem diferentes tipos de manutenção que podem ser realizadas, a depender das condições e necessidades de cada ativo. 

Dentre todas as opções, a manutenção prescritiva se destaca por ser a mais tecnológica e aquela que propõem soluções, ao invés de só resolver ou evitar não conformidades.

Conheça as principais abordagens e veja como a manutenção prescritiva se diferencia de cada uma: 

Manutenção corretiva 

A manutenção corretiva só é realizada depois que o equipamento para de funcionar. Sua função é consertar as falhas que levaram a quebra do equipamento de forma rápida. 

Por ser uma manutenção não-planejada, ela apresenta custos elevados, uma vez que impacta diretamente a produção. 

Experimente grátis: Modelo Digital de Relatório Técnico de Manutenção Corretiva

Manutenção preventiva 

A manutenção preventiva é realizada periodicamente, com base nas datas definidas nos planos de manutenção e busca evitar a parada dos ativos, ao realizar inspeções regulares que detectam a raíz dos problemas, antes que se tornem mais graves e prejudiquem a operação. 

Entre as atividades desenvolvidas nesse tipo de inspeção estão a lubrificação de componentes, troca de filtros, reparações, substituições e troca de peças. 

Por ser planejada, as paradas dos equipamentos conseguem ser agendadas para o melhor momento, sem prejudicar o processo de produção.

checklist digital de manutenção preventiva para usar em aplicativo

Manutenção preditiva 

A manutenção preditiva monitora o desempenho dos ativos, procurando por quebras de padrões que indiquem algum problema. Mas diferente da manutenção prescritiva, ela não sugere planos de ação e estratégias para solucionar esses erros. A interpretação fica por conta da equipe técnica. 

Ela pode ser realizada através de sensores ou com o auxílio de equipamentos que captam alguma informação dos ativos, como é o caso dos termógrafos, muito utilizados na inspeção termográfica para avaliar a temperatura dos ativos.

Use o modelo pronto de checklist de manutenção preditiva do Produttivo

Manutenção prescritiva 

Já a manutenção prescritiva se diferencia das outras por prescrever soluções com base nos dados coletados, impedindo assim o acontecimento das falhas. 

Ou seja, enquanto a manutenção preditiva se preocupa em entender o que vai acontecer com os ativos e quando, a prescritiva almeja impedir o acontecimento, controlando a ocorrência das falhas.

Quais são as vantagens da aplicação da manutenção prescritiva nas empresas?

Uma das principais vantagens proporcionadas pela manutenção prescritiva é a tomada de decisão automatizada e baseada em dados. Mas além disso, esse tipo de manutenção também colabora para: 

  • Otimização do processo produtivo;
  • Mais produtividade e eficiência aos maquinários;
  • Melhora na qualidade de processos;
  • Rápida identificação de pontos críticos para a operação;
  • Aumento da disponibilidade e confiabilidade dos equipamentos;
  • Redução da necessidade de trabalho manual;
  • Diminuição no tempo de parada e na quantidade de paradas não programadas;
  • Redução nos custos de manutenção;
  • Otimização do tempo nas tomadas de decisão;
  • Automação de processos;
  • Melhora na segurança do trabalho e diminuição de riscos de acidentes. 
Software de manutenção do Produttivo para controle automático dos serviços

Como implementar a manutenção prescritiva nas empresas? 

Depois de entender a manutenção prescritiva de forma aprofundada é hora de saber como implementá-la na sua empresa, com alguns passos indispensáveis: 

1. Análise e planejamento 

O primeiro passo para a introdução de uma manutenção prescritiva é planejar. Comece entendendo a estrutura da organização, o investimento que a empresa está disposta a fazer e os ativos que receberão esse tipo de manutenção. 

É importante que na definição dos ativos, seja avaliado o nível de criticidade e a importância que eles desempenham para a companhia. A criticidade pode ser definida através do método da curva ABC ou da matriz de criticidade, em que os equipamentos são classificados em três grupos de acordo com os seguintes critérios: 

  • Ativos pertencentes ao grupo A: Equipamentos que se apresentarem falhas, têm alto impacto na produção ou que podem trazer graves consequências para a segurança dos operadores e para o meio ambiente;
  • Ativos pertencentes ao grupo B: Equipamentos cujas falhas têm impacto moderado na operação;
  • Ativos pertencentes ao grupo C: Equipamentos que não impactam tanto na produtividade da empresa ao apresentarem falhas. 

Além disso, é importante que históricos de manutenção e pontos críticos de falhas sejam avaliados. 

Em seguida, a equipe de gestão da manutenção deve garantir que os ativos recebam as manutenções certas, e que elas estejam funcionando apropriadamente. Só assim a manutenção prescritiva terá sucesso.  

Outros pontos que devem ser analisados na fase de planejamento são: 

  • Quais tipos de serviços e intervenções serão realizados nos equipamentos selecionados;
  • Qual é o tempo que cada um dos procedimentos deve levar;
  • Quais são as ferramentas necessárias para o sucesso das ações;
  • Quais devem ser os responsáveis de cada serviço;
  • Quais são os intervalos de cada inspeção e intervenção.

2. Definição de indicadores

Para identificar os resultados da implementação da manutenção prescritiva é preciso que alguns indicadores de manutenção sejam acompanhados, como:

Eles vão ajudar a entender o impacto das iniciativas adotadas no desempenho dos maquinários e a identificar oportunidades de melhoria. 

3. Escolha das tecnologias de monitoramento e análise de dados

Em seguida é preciso entender quais tecnologias de monitoramento serão utilizadas. Os sensores que vão captar as informações dos maquinários também precisam ser adequados e de boa qualidade, para trazerem dados confiáveis e precisos. 

Leia também: Software de Manutenção: o que é, importância e como escolher

4. Capacitação da equipe 

Não se esqueça de planejar e investir na capacitação do time. Os técnicos e gestores precisam ter conhecimento técnico a respeito do funcionamento das tecnologias utilizadas e de como o monitoramento dos ativos acontece. 

Ao conhecer os ativos que receberão a manutenção prescritiva e o processo de inspeção, a equipe conseguirá determinar quais informações precisam ser acompanhadas de acordo com o tipo de ativo, os parâmetros que devem ser atendidos, os sinais de alertas e os intervalos ideais entre as manutenções. 

A atualização e ajuste dos sistemas de medição, coleta e análise de dados, também precisam ser de conhecimento de todos. 

Teste grátis: Software Produttivo para controle automático das manutenção

Software de manutenção do Produttivo para controle automático dos serviços

A tecnologia é sempre a melhor opção para melhorar o desempenho dos seus ativos e o controle das manutenções. Por isso te convidamos a conhecer o Produttivo, um software e aplicativo com soluções completas para a gestão de serviços em campo. 

No sistema é possível criar planos automáticos de manutenção, relatórios e checklists digitais para serem preenchidos no celular da equipe técnica e ainda acompanhar indicadores sobre as inspeções e o desempenho da equipe técnica. Teste grátis todas as funcionalidades agora!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima