IoT na indústria o futuro do mercado de serviços

IoT na indústria: o futuro do mercado de serviços

Você sabe o que é IoT na indústria? A internet das coisas (Internet of Things) oferece muitas oportunidades para as empresas, inclusive no segmento de manutenção.

A IoT usa sensores e softwares para coletar dados de forma automatizada e digital, por isso pode ser uma aliada na busca por melhores resultados. Veja no artigo como usar a IoT na indústria a seu favor!

Veja também: Software de manutenção para planejar, executar e comprovar serviços

O que é IoT na indústria?

Antes de falar sobre IoT na indústria, vamos relembrar seu conceito: IoT é sigla para Internet of Things, que significa “internet das coisas”. Isso significa utilizar sistemas conectados à internet para obter informações sobre um determinado equipamento.

Esses dados então são transmitidos para um outro sistema ou computador para análise. Na indústria, a IoT permite obter informações confiáveis sobre os ativos utilizados na operação por meio de chips, softwares e outros dispositivos instalados.

A partir disso, é possível traçar estratégias de manutenção preventiva para o maquinário e tomar decisões assertivas, levando em conta as particularidades de cada equipamento.

kit plano de manutenção para baixar

IoT e IIoT são a mesma coisa?

Enquanto IoT é a sigla para internet das coisas, IIoT é um conceito relacionado, mas mais específico: significa Industrial Internet of Things, ou “internet industrial das coisas”: Quando falamos de IoT na indústria, podemos considerar IIoT como um sinônimo.

Porém, IIoT é um conceito menos abrangente e é específico para indústria, já a IoT pode ser aplicada em outros segmentos.

Quais os benefícios de IoT na indústria?

A implementação de IoT na indústria pode trazer muitos benefícios para esse setor. Por exemplo:

Menos acidentes

Quando a empresa tem dados atualizados sobre o maquinário, pode planejar a manutenção e evitar falhas que ameaçam a segurança do trabalho. Assim, o acompanhamento das máquinas ajuda a prevenir acidentes com esses equipamentos, diminuindo as ocorrências.

Mais agilidade

Equipamentos em bom estado de conservação tendem a ter melhor desempenho e assim trazem agilidade para a operação. Além disso, as informações obtidas com a IIoT abrem espaço para a implementação de um plano de manutenção, reduzindo a quantidade de falhas e paradas necessárias para sua correção.

Menos custos

A redução nos acidentes e a melhora na agilidade ajudam na saúde financeira da empresa, mas a IoT na indústria vai além: com menos falhas, os gastos com manutenção corretiva também diminuem, bem como a necessidade de troca total dos equipamentos é menor.

Leia também: Indústria 4.0

Exemplos de IoT na indústria

Conforme mencionamos ali em cima, a internet das coisas pode ser aplicada em diversas áreas de atuação. Na indústria, ela está presente de diferentes formas, olha só:

Inteligência Artificial (IA)

Por meio da IoT, empresas de inteligência artificial conseguem obter dados concretos sobre seus sistemas, identificando necessidades dos usuários e oportunidades de melhoria para a experiência dos usuários.

Sistemas operacionais mais confiáveis

Os sistemas operacionais lidam com alto fluxo de informações, portanto o uso da IoT pode ajudar a evitar a sobrecarga dos sistemas, apontando eventuais gargalos e permitindo sua correção antes que causem prejuízo.

Governança de IoT

Mesmo os sistemas de IoT precisam de governança para garantir que estejam operando corretamente e transmitindo informações confiáveis. Isso pode ser feito por meio de auditorias, atualizações constantes e uso de sistemas de segurança que evitam vazamento dos dados.

Expansão de sensores

A coleta das informações obtidas pela IoT ocorre por meio de sensores (podem ser aparelhos físicos ou sistemas instalados para esse fim). Quanto maior a popularização da IIoT, mais investimento esse setor deve receber para fornecer novas tecnologias e recursos.

kit plano de manutenção para baixar

Tecnologias de rede sem fio

As redes sem fio (wireless) que usamos para nos conectar à internet também são utilizadas na IoT na indústria, possibilitando a transmissão das informações com rapidez e confiabilidade.

Veículos conectados

Veículos também podem se beneficiar da IoT, como é o caso da telemetria. Dados relevantes para a performance da frota, como a velocidade média dos veículos, o gasto de combustível e a localização em tempo real, são monitorados mesmo à distância pelo gestor.

Avanços tecnológicos mais recentes permitem até dar a partida ou forçar a parada do veículo, tudo isso com base nas informações transmitidas pela internet das coisas. 

Energia eólica

A energia eólica é considerada uma das mais limpas e pode ficar ainda mais eficiente com a IoT. Sistemas de acompanhamento instalados nas usinas ajudam a identificar picos de sobrecarga e permitem a emissão de alertas e até o desligamento remoto das pás.

Leia também: O que é eficiência energética e sua importância para sua empresa

Industrial Analytics

A inteligência analítica industrial, ou Industrial Analytics, baseia-se em estatísticas para prever tendências, se antecipar a falhas e oferecer uma visão abrangente da operação, e isso pode ser obtido a partir de IoT.

Os sistemas podem monitorar os dados automaticamente, enviando alertas, gerando relatórios e cumprindo com outras funções normalmente realizadas pela equipe. O resultado são informações concretas, confiáveis e previamente analisadas pelo sistema, permitindo direcionar os colaboradores para outras atividades.

Leia também: Gestão 4.0 – uma reflexão necessária para a carreira de todo prestador de serviços

Quais ferramentas de gestão operam no nível de digitalização da produção?

Para se beneficiar da IoT na indústria ao máximo, o ideal é automatizar toda a sua operação, por meio de sistemas e outras ferramentas.

Um exemplo é o Produttivo, um software que permite planejar, executar e comprovar seus serviços. O app Produttivo conta com modelos de ordem de serviço, checklist e relatórios digitais que podem ser preenchidos pelo celular.

Após finalizar o serviço, um relatório é enviado automaticamente por e-mail e WhatsApp, e o gestor tem acesso a gráficos e indicadores que mapeiam toda a operação. Assim, sua gestão é baseada em dados.

Software de manutenção do Produttivo para controle automático dos serviços

Que tal fazer um teste grátis? Comece a usar o Produttivo agora mesmo e experimente todas as funcionalidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima