Manutenção de rede telecom: o que é e como fazer?

A manutenção de rede telecom deve ser realizada preventivamente com frequência, para evitar que os equipamentos apresentem falhas que levam à suspensão do seu funcionamento.

Isso porque, além de custosos, esses ativos são de alta criticidade. No artigo a seguir, veja dicas para realizar a manutenção de rede e conheça alguns modelos de relatórios digitais que ajudam no controle com eficiência e praticidade.

Veja também: Software para gestão da manutenção com controle automático dos serviços

O que é a manutenção de rede telecom?

A manutenção de rede telecom envolve a gestão e o reparo contínuo dos sistemas de comunicação, garantindo o funcionamento eficiente de circuitos e equipamentos que permitem a troca de informações.

Por conta da sua infraestrutura complexa, as redes de telecomunicações necessitam de manutenção constante para assegurar que seus componentes estejam sempre funcionando e não prejudiquem a comunicação.

Algumas empresas que devem realizar a manutenção de rede telecom são as operadoras de telefonia, internet, televisão e outros serviços de telecomunicação. Vamos conhecer os principais serviços relacionados à manutenção de rede:

  • Instalação e conservação de fibra óptica e outros cabos de rede;
  • Preservação de antenas e torres de transmissão;
  • Qualidade do sinal oferecido e dos serviços ofertados.

Para que a telecomunicação funcione corretamente, é preciso fazer a manutenção de rede regularmente e assim garantir a operação adequada dos serviços, sem impactar nos serviços prestados.

Gestão da manutenção automática com o software do Produttivo

Quem deve realizar a manutenção de rede telecom?

A manutenção de rede telecom deve ser realizada por profissionais qualificados da área de telecomunicações, incluindo engenheiros elétricos especializados no desenvolvimento e gerenciamento de sistemas de comunicação.

Também é recomendado que o profissional designado possua experiência e certificação naquele dispositivo específico, pois conhecimentos aprofundados em cada sistema fazem a diferença na qualidade da manutenção.

Qual a importância da manutenção de rede?

A manutenção de rede é crucial por vários motivos, vamos conhecer alguns deles:

  • Prevenir falhas nos sistemas que prejudiquem seu funcionamento;
  • Garantir a eficiência e a continuidade do serviço, sem interrupções no fornecimento;
  • Adaptar a infraestrutura às mudanças e expansões necessárias, evitando alterações e perda de eficiência.

Por serem equipamentos críticos à população em geral, os sistemas de telecomunicações não podem parar nem ter sua performance reduzida — para isso, é preciso investir na sua manutenção.

Quais são os tipos de manutenção de rede?

Existem tres tipos principais de manutenção de rede: manutenção preventiva e corretiva, além da manutenção preditiva. Cada um é indicado para uma situação específica, vamos entender melhor:

Manutenção preventiva

A manutenção de rede preventiva é a mais recomendada, pois atua preventivamente. Por meio de inspeções periódicas previamente programadas, ela ajuda a identificar pontos de atenção que poderiam se tornar falhas no futuro, abrindo espaço para resolvê-las.

Dessa forma, a manutenção preventiva se antecipa às falhas e evita a suspensão no funcionamento do ativo. Ela é mais vantajosa porque pode ser agendada para momentos mais convenientes, é mais barata e não exige parada nos serviços.

Manutenção corretiva

Já a manutenção de rede corretiva só deve ser empregada quando a manutenção preventiva falhar ou em caso de problemas aleatórios impossíveis de prevenir. Nesse caso, assim que o maquinário apresentar problema, é preciso solicitar uma manutenção não planejada para corrigir os problemas e assegurar o bom funcionamento o quanto antes.

Além de ser mais custosa, a manutenção corretiva pode envolver paralisação dos serviços e ociosidade da equipe já que, por ser emergencial, muitas vezes precisa ser feita assim que possível, não podendo ser agendada para períodos de downtime.

Manutenção preditiva

Por fim, a manutenção de rede é indicada para equipamentos de alta criticidade, como torres de transmissão. Por meio de sensores instalados, a manutenção preditiva estabelece parâmetros de funcionamento adequados e faz a monitoração constante; caso algum indicador apresente alteração, é preciso chamar um técnico para fazer a inspeção e avaliar se não há nenhum problema latente.

Por ser um tipo de manutenção caro e muito específico, só é recomendado para ativos com alto custo de manutenção e que não podem parar.

Qual a frequência ideal para a manutenção de rede telecom?

A frequência ideal para manutenção de rede telecom vai depender de vários fatores, como:

  • Necessidades de cada equipamento;
  • Recomendação dos fabricantes;
  • Disponibilidade da equipe de manutenção;
  • Entre outros.

Por isso, o ideal é investir em um plano de manutenção que determine a periodicidade para cada tipo de intervenção. O Produttivo conta com um modelo de plano de manutenção em Excel gratuito, vamos ver como ele funciona:

O plano de manutenção em Excel já vem pronto para uso, é só substituir as informações de exemplo com os dados dos seus equipamentos. Utilize os fatores que mencionamos acima para determinar a frequência de cada manutenção e, se necessário, faça alterações no plano.

kit plano de manutenção para baixar gratuitamente

Como a manutenção de rede telecom deve ser feita?

Por conta da complexidade dos sistemas, que envolvem cabos, antenas e outros componentes delicados, é preciso prestar atenção a alguns pontos na hora de fazer a manutenção de rede telecom. Olha só:

Utilize materiais de confiança

Os materiais utilizados na instalação e reposição de peças devem ser de qualidade e adequados para o tipo de sistema em questão. Materiais de má qualidade aumentam a necessidade de reparos e comprometem a qualidade do serviço e a vida útil do ativo como um todo.

Crie projetos adaptados a cada instalação

Não existe uma fórmula universal: cada projeto deve ter seu próprio plano de instalação e manutenção que atenda às suas necessidades específicas. Afinal, diferentes equipamentos ficam sujeitos a danos distintos, como ações do tempo, intervenção humana, produtos químicos, entre outros desgastes.

Ao criar um plano de manutenção e selecionar os materiais adequados, leve em conta também as especificidades de cada sistema e seus componentes.

Mantenha a periodicidade de manutenções

A manutenção de rede telecom não deve ser feita só de vez em quando: é preciso definir a periodicidade adequada e se ater ao cronograma para garantir que os equipamentos estejam sempre aptos a funcionar com o melhor desempenho possível.

Invista em um plano de manutenção e também em um inventário de equipamentos para fazer um mapeamento de todos os sistemas e estabelecer qual tipo de manutenção cada um deve receber e com que frequência.

Como a tecnologia pode auxiliar na manutenção de rede?

Os recursos fornecidos pela tecnologia facilitam a manutenção de rede porque reúnem em só lugar as funcionalidades digitais necessárias para o serviço. Vamos conhecer alguns diferenciais que sistemas, como o Produttivo, oferecem:

Sistema de abertura de chamados

A partir do sistema de abertura de chamados, os clientes podem solicitar serviços com um clique. Você pode optar por um link exclusivo com página totalmente personalizada, ou ainda por um QR Code anexado ao equipamento:

Exemplo 02 de como a página de abertura de chamados do Produttivo pode ser personalizada

O funcionamento é bem simples: o cliente acessa a página de chamados, faz a solicitação e o gestor recebe as informações na hora. Ainda pelo painel do gestor, é possível designar o serviço a um técnico mesmo que ele esteja em campo.

O profissional recebe as informações no celular e pode dar andamento à visita técnica, não é necessário voltar ao escritório para receber as instruções.

Conheça: Software para gestão de serviços com portal de abertura de chamados

Ordem de serviço digital

Outro exemplo é a ordem de serviço telecom. Esse documento serve tanto como guia para o técnico quanto para comprovação do serviço realizado, além de poder ser armazenado para histórico e consulta.

Na versão digital, a ordem de serviço telecom pode ser preenchida ainda em campo durante a realização do serviço com apenas alguns cliques. Os recursos antifraude trazem ainda mais confiabilidade.

O gestor seleciona o modelo de ordem de serviço a ser usado e o técnico faz o preenchimento em campo mesmo, pelo celular ou tablet. Nada de precisar digitalizar o conteúdo depois!

Experimente grátis: Modelo digital de ordem de serviço telecom

Plano de manutenção automático

Mais um recurso que faz toda a diferença na manutenção de rede é o plano de manutenção digital. Em formato de planilha ou até em software, ele permite agendar os serviços com antecedência e assim não compromete a periodicidade das manutenções.

No Produttivo, o plano de manutenção automático é totalmente integrado à agenda dos técnicos e ainda gera alertas para não ter esquecimentos.

Veja só como ele funciona:

plano de manutenção de motores elétricos automático e digital feito no Produttivo

Ele funciona dentro do sistema, podendo ser acessado de qualquer lugar e a qualquer momento pelo gestor.

Teste grátis: Sistema de manutenção com plano de manutenção automático integrado

Modelos digitais para manutenção de rede

O Produttivo é um software e aplicativo que auxilia no planejamento, execução e comprovação dos serviços prestados. O sistema conta com modelos prontos de checklists, ordens de serviço e relatórios para diversos segmentos.

Veja como fica uma ordem de serviço telecom personalizada para manutenção de rede:

Todos os modelos digitais do Produttivo contam com:

  • Preenchimento por voz, dispensando a necessidade de digitar;
  • Preenchimento automático dos dados do serviço, da empresa e do cliente;
  • Registro automático de data, hora, localização e até duração total do serviço;
  • Questões com mais de 13 opções de respostas, incluindo textos, lista de serviços e peças, valores, não conformidades e muito mais;
  • Relatório fotográfico com fotos tiradas na hora e marcação de data e horário para evitar fraudes;
  • Customização com as cores e logo da sua empresa;
  • Assinatura digital;
  • Funcionamento offline;
  • Armazenamento em nuvem.

Todos os formulários digitais do Produttivo são preenchidos pelo celular ou tablet do técnico durante o atendimento e as informações ficam disponíveis no sistema, podendo ser consultadas no painel web ou compartilhadas por e-mail e WhatsApp.

Além dos modelos prontos, você também pode criar o seu formulário totalmente personalizado para atender às suas necessidades, como preferir.

Que tal fazer um teste grátis e aproveitar todos os benefícios do Produttivo agora mesmo? As funcionalidades são liberadas desde o primeiro dia, e não precisa cadastrar cartão de crédito!

Se preferir, agende uma demonstração com um consultor para entender melhor como o Produttivo pode ajudar na manutenção de rede.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima