CFTV

CFTV: o que é, como funciona, como instalar e vantagens

O sistema de Circuito Fechado de TV (CFTV) é um mecanismo de segurança que pode ser utilizado para diversos fins: monitoramento ambiental, controle de segurança do trabalho e vigilância de empresas, entre outros. 

Neste artigo você descobre como ele funciona, como ocorre sua instalação e manutenção e como se especializar na área com dicas de cursos e de como elaborar orçamento. 

Veja também: Checklist de manutenção de CFTV digital pronto para usar e adaptar!

O que é um sistema CFTV?

O Circuito Fechado de TV, também chamado de CFTV, é um sistema de segurança e monitoramento usado para garantir segurança, inibir atos ilegais e fiscalizar ambientes. 

Através de um conjunto de equipamentos, o CFTV é capaz de captar imagens, reproduzi-las em tempo real e de forma digital e ainda armazená-las para consultas futuras. 

Para operar, o sistema de CFTV faz uso de câmeras, cabos, gravadores e sistemas de armazenamentos, que ao serem interligados propiciam um controle 24h da área em que as câmeras foram instaladas. 

Kit ordem de serviço para serviços de CFTV para baixar gratuitamente

O que é CFTV digital? 

O CFTV digital é uma das possibilidades de sistema de segurança a serem utilizadas, é a mais recente e tecnológica e se diferencia das outras por proporcionar alta qualidade de imagens.  

Além disso, com um CFTV digital é possível acessar as imagens de onde você estiver, porque elas podem ser visualizadas por aplicativos, o que permite que você controle tudo da palma da sua mão, usando um celular, um notebook e até um tablet, independente da sua localização geográfica. 

Veja também: Como fazer a manutenção da Segurança Eletrônica

Qual a diferença de CFTV e central de monitoramento?

Apesar de fazer o registro das imagens de segurança, o CFTV não é uma central de monitoramento. 

Enquanto a central de monitoramento faz um acompanhamento regular com o objetivo de prevenir que ocorrências venham a acontecer, o CFTV é apenas a forma pela qual as imagens são captadas, transmitidas e armazenadas. Assim, a partir desse sistema, as pessoas que comandam a central de monitoramento têm acesso às imagens e podem fazer seu controle.  

Qual a função do CFTV?

O CFTV é utilizado para garantir a segurança de espaços e ambientes, coibindo ações ilegais e tendo mecanismos para agir de forma rápida e preventiva a respeito de qualquer ocorrência, para que elas não gerem prejuízos ao espaço monitorado. 

Além disso, o sistema funciona como uma forma de resguardo das empresas, que podem recorrer às imagens sempre que necessário e ainda utilizá-las judicialmente como prova. 

Por isso, os sistemas de CFTV são utilizados para diversos fins e em vários setores: hospitais, residências, fábricas, comércios, restaurantes, empresas e muito mais! 

Modelo de checklist de CFTV digital para usar e personalizar com questões de não conformidade, fotos com marcação de data e hora e assinatura digital

Vantagens do uso de um sistema CFTV

A segurança é, sem dúvidas, um dos maiores benefícios do uso de sistemas de CFTV. Mas para além disso existem outras grandes vantagens: 

  • Monitoramento à distância, em tempo real e simultâneo de espaços;
  • Eliminação da necessidade de monitoramento presencial e humano;
  • Inibição de ações ilegais pela possibilidade de flagrante;
  • Diminuição do valor do seguro;
  • Registro de imagens para consultas futuras. 

Veja também: Manutenção planejada: o que é, principais tipos e como fazer

Como funciona a instalação do CFTV? 

Antes de instalar, é preciso fazer um projeto de CFTV considerando as necessidades de quem vai instalá-lo, o orçamento previsto e os objetivos de instalação, além de detalhes como: 

  • Área do espaço a ser monitorado; 
  • Quantidade de câmeras instaladas;
  • Principais pontos de acesso;
  • Áreas com maiores riscos;
  • Formato de transmissão e armazenamento dos dados;
  • Tempo de armazenamento das imagens; 
  • Finalidade das gravações;
  • Quantidade de espaço necessário para o armazenamento. 

De um modo geral, estruturalmente, não são necessárias muitas ações ou modificações para a instalação de um sistema CFTV, a necessidade de derrubada de paredes, por exemplo, é muito rara. 

As únicas exigências são uma fonte de alimentação ligada a energia elétrica e para modelos de CFTV análogicos, um cabo de rede. 

Também deve ser instalado um nobreak, um dispositivo formado por baterias e que garante o funcionamento do sistema CFTV, mesmo em casos de quedas de energia. 

Além disso, para fazer a instalação de forma correta, é preciso definir qual tipo de sistema CFTV será empregado. As opções são as seguintes: 

Modelo de checklist de CFTV digital para usar e personalizar com questões de não conformidade, fotos com marcação de data e hora e assinatura digital

Sistema analógico

O sistema analógico utiliza câmera, cabos coaxiais e monitores para fazer a captação e transmissão das imagens. 

Como o próprio nome reforça, esse sistema não tem integração digital, logo as imagens produzidas têm menos qualidade, estão suscetíveis a chiados e interferências, as câmeras têm menos funcionalidades, a instalação acaba sendo mais complexa e o sistema não pode registrar imagens de longas distâncias. Por outro lado, o custo de instalação é menor. 

Na instalação do sistema analógico de CFTV é preciso se preocupar em utilizar uma fonte de dimensionamento que seja adequada a câmera e conectores de cabos de vídeo com boa qualidade, assim a qualidade do sinal será boa. 

Veja também: Visita técnica: saiba o que é, qual o objetivo e aprenda como fazer

Sistema digital

A qualidade da imagem é um dos grandes atrativos para a instalação de um sistema digital de CFTV. Ao utilizar câmeras com tecnologia IP, o sistema garante imagens full hd (alta definição), com riqueza de detalhes e recursos tecnológicos, como câmeras com zoom, detecção de movimento e até reconhecimento facial. 

Outro ponto positivo do CFTV digital é a conexão com a internet, que permite que as imagens sejam acompanhadas em tempo real por aplicativos, independente da localização de quem as está assistindo. 

No sistema CFTV as câmeras são conectadas por cabos UTP (imunes a interferências) ao terminal central (NVR) que disponibiliza as imagens. 

Se comparado com o sistema CFTV analógico, os custos de instalação do digital são mais elevados. Mas caso a instalação seja feita em redes já existentes, o custo pode ser reduzido. 

Sistema híbrido

O sistema híbrido de CFTV pode operar tanto com câmeras analógicas, quanto com câmeras digitais. O único cuidado é ter um DVR híbrido (dispositivo que permite a visualização das imagens), é ele quem será o responsável por fazer a integração dos dois sistemas. 

Além disso, o sistema CFTV híbrido também utiliza cabeamento coaxial ou par trançado e cabos de energia para alimentação das câmeras. 

Equipamentos necessários para a instalação do CFTV

O sistema de CFTV demanda uma série de equipamentos para sua instalação, veja quais são eles: 

Kit ordem de serviço para serviços de CFTV para baixar gratuitamente

Câmeras de monitoramento

Algumas câmeras entregam mais qualidade de imagem, outras têm uma capacidade de alcance maior e tem aquelas ideais para a captura de imagens noturnas. Para escolher a melhor, é preciso entender os objetivos que levaram a instalação do sistema de CFTV, o ambiente de instalação e quais características contribuem melhor para que esse objetivo seja alcançado. 

Entre os principais tipos de câmeras mais usadas no mercado estão: 

  • Mini Câmera: Câmera pequena, para ser usada em ambientes bem iluminados. Já foi muito utilizada em recepções e elevadores, mas agora está em desuso;
  • Câmera Dome: É um dos modelos mais usados, principalmente em comércios, tem um formato arredondado e pode ser utilizado no teto ou em paredes;
  • Câmera bullet: Muito utilizada em espaços externos. Têm sensor infravermelho e proteção anti-chuva;
  • Câmera varifocal: Indicada para cobertura de grandes áreas, porque possui foco ajustável;
  • Câmera speed dome: Ideal para vias públicas, porque possui zoom óptico e curso de 360º;

Além do tipo de câmera, também é possível escolher o tipo de tecnologia que as câmeras utilizam, que são: 

  • Câmeras analógicas: Têm custo mais acessível e devem ser utilizadas junto a um gravador DVR e um cabo coaxial; 
  • Câmeras IP: Têm recursos avançados como reconhecimento facial e leitura de placas;
  • Câmeras Wi-Fi: Têm baixo custo e conexão sem fio, ideal para pequenas empresas e para projetos de segurança menos complexos. A instalação é feita mediante a conexão do dispositivo na tomada e configuração;

Lentes 

Assim como as câmeras, as lentes devem ser escolhidas de acordo com suas características. Elas servem para definir a qualidade e capacidade das imagens.

A escolha deve ser feita de acordo com a distância focal e campo visual que alcançam. Quanto maior a distância focal, menor o ângulo de abertura. 

Veja exemplos de lentes disponíveis no mercado de acordo com sua distância focal: 

  • Lente 2.8 mm: Lente pequena e muito utilizada em câmeras varifocais, têm de 3 a 4 mm de largura;
  • Lente 3.6 mm: Muito utilizadas em câmeras com foco fixo. Alcançam 8 m de distância e têm um campo de visão de 72º;
  • Lente 6.0 mm: É utilizada para registrar detalhes, como rostos. 

Gravadores digitais 

Os gravadores digitais são responsáveis por receber as imagens transmitidas pelas câmeras e passá-las para os monitores. São eles: 

  • Gravador Digital Video Recorder (DVR): Usado para converter as imagens das câmeras analógicas em digitais. Precisa ser conectado nas câmeras através de cabos. 
  • Gravador Network Video Recorder (NVR): Usado em câmeras IP e diferente do DVR, não precisa ser conectado nas câmeras por meio de cabos. Sua vantagem é que ele consegue processar um maior número de informações de forma muito rápida. 

Cabos 

Os cabos também são equipamentos que contribuem para a boa qualidade das imagens. Os modelos mais usados são: 

  • Cabo coaxial: Usado em sistemas CFTV analógicos para transferir as imagens para o gravador DVR;
  • Cabo de rede: Usado em câmeras IP.

Para grandes distâncias com transmissão de altos volumes de dados também é possível usar cabos de fibra óptica ou Wi-fi. 

Equipamentos de gerenciamento e armazenamento 

Os sistemas de armazenamento do CFTV são essenciais para registrar todas as imagens que foram captadas pelas câmeras. 

O armazenamento pode ser feito em hard disks (HD) ou storages. Mas é preciso determinar quando os equipamentos podem ser limpos e os arquivos transferidos para locais definitivos, o uso de nuvens, por exemplo, é uma ótima opção. 

Veja também: Controle de materiais: o que é, como fazer e 4 dicas

Receptores de imagem e áudio 

Os receptores são os equipamentos que vão receber as imagens captadas pelo sistema CFTV. No sistema analógico são monitores e TVs e no sistema digital notebooks, celulares e tablets, quando acessados por aplicativos. 

Já o áudio pode ser captado tanto pela própria câmara através de dispositivos que já acompanham o equipamento, como você pode comprar um receptor separado. Tudo vai depender do seu objetivo com a instalação do sistema CFTV, do quanto você precisa da gravação do áudio e da qualidade que o som deve ter. 

Fontes de alimentação

As fontes de alimentação são fundamentais para que o CFTV funcione corretamente. Sem elas, como em casos de falta de energia elétrica, o sistema pode ser comprometido. 

Por isso, é fundamental ter algum mecanismo que permita que o sistema continue operando, mesmo sem energia elétrica, como é o caso dos nobreaks que têm baterias próprias e que garantem o funcionamento do CFTV.

Cuidados para implementação do sistema CFTV 

Antes de implementar um sistema CFTV se certifique das reais necessidades do local que vai receber a instalação: área, alcance e quantidade de câmeras, tipos de receptores e lentes; e também o melhor sistema a ser utilizado: digital, híbrido ou analógico. 

Considere quais são os pontos mais movimentados, posição das câmeras e se há existência de pontos cegos. 

Fique atento também à estruturação da rede e qualidade do sinal para que o sistema CFTV consiga operar com excelência. 

Kit ordem de serviço para serviços de CFTV para baixar gratuitamente

Como funciona a manutenção CFTV? 

A manutenção do sistema de CFTV acontece para assegurar que tudo está em conformidade, que o sistema está operando corretamente e com alto desempenho. 

Nas manutenções são verificadas questões como: 

  • Funcionamento das câmeras;
  • Funcionamento dos gravadores;
  • Funcionamento das fontes;
  • Contraste;
  • Brilho;
  • Existência de ruídos;
  • Existência de vibrações;
  • Qualidade do sinal;
  • Tensão da entrada e saída da fonte de alimentação;
  • Inspeção visual;
  • Limpeza de monitores, quadro de switch, encoders, rack e quadro de fontes;
  • Condição dos conectores;
  • Condições do cabeamento;
  • Limpeza das lentes;
  • Ajuste e regulagem do foco das câmeras;
  • Reaperto de parafusos. 

Para facilitar a verificação de não conformidade dos itens do sistema CFTV, pode ser utilizado um checklist de manutenção com as principais questões que precisam ser averiguadas. 

Veja abaixo um modelo de checklist de manutenção de CFTV digital: 

Experimente esse modelo de checklist de forma gratuita, clicando aqui!

Como fazer orçamento de CFTV?

O orçamento de CFTV deve levar em conta todos os custos envolvidos na operação, descrevendo de forma clara e objetiva quanto o cliente pagará pelo serviço completo. 

Para elaborar um orçamento para a instalação ou mesmo manutenção do CFTV, você deve começar compilando todas as informações e valores envolvidos no serviço em uma planilha ou em um sistema de aplicativo de gestão que permita a emissão de um orçamento digital. Inclua informações como: 

  • Cabeçalho com dados da sua empresa: Logo, nome, razão social, CNPJ, telefone e e-mail;
  • Dados do cliente: Nome, endereço, telefone, e-mail, CNPJ/CPF;
  • Informações do serviço: Detalhe o que precisa ser feito e inclua o tempo de execução necessário para a realização do serviço;
  • Equipamentos utilizados: Inclua um campo só para a descrição dos equipamentos a serem utilizados, como câmeras e cabos;
  • Investimento: Apresente o valor que o cliente deverá pagar. Leve em consideração todos os valores envolvidos, como trabalho do técnico, custos com deslocamento e equipamentos necessários. Caso tenha mais de um serviço a ser feito, detalhe os valores por serviço também;
  • Prazo de validade do orçamento: Estipule um período de tempo pelo qual aquele orçamento é válido;
  • Assinaturas: Por último, inclua um campo de assinatura, para garantir que ambas as partes corroboram com as informações presentes no orçamento. 

Veja abaixo um modelo digital de orçamento de instalação de CFTV gerado em aplicativo: 

Veja também: Planilha orçamento prestação de serviços Word ou Excel

Qual o salário de um operador de CFTV?

O salário do operador de CFTV depende muito da empresa contratante, da localidade da vaga e da experiência do profissional, mas no Brasil a média salarial está entre R$ 1.733,00 e R$ 2.000,00.  

Vale lembrar que o operador será o responsável por realizar o controle das câmeras através da central de monitoramento. 

Quanto ganha um instalador de CFTV?

Assim como o operador, o salário do instalador de CFTV também depende da empresa, localidade da vaga e experiência do profissional, mas costuma girar entre R$ 1.689,00 e R$ 2.160,00.

Veja também: Carta proposta de prestação de serviços: como fazer

Curso CFTV

Quer se especializar na área? Aqui estão três cursos que podem te ajudar a se destacar no mercado: 

  • Curso de CFTV: O curso tem como objetivo capacitar profissionais para a instalação e configuração de câmeras de monitoramento. Além disso, o aluno aprenderá sobre softwares, cuidados com eletricidade e equipamentos necessários. 
  • Curso de CFTV: Neste curso gratuito os alunos podem aprender os conceitos básicos de CFTV, principais sistemas e equipamentos utilizados. São 11 aulas e 30 horas de curso.
  • Curso instalador de câmeras de vigilância: Neste curso online o aluno vai aprender sobre fundamentos técnicos do sistema analógico, componentes das câmeras, estrutura de CFTV, como configurar sistemas IP e muito mais. 

Veja também: Planilha ordem de serviço para baixar

Modelo de checklist de CFTV digital para usar e personalizar com questões de não conformidade, fotos com marcação de data e hora e assinatura digital

Vai se especializar na área? O Produttivo pode te ajudar a crescer, fechar mais contratos e se tornar mais profissional por meio de ordens de serviço, checklists e relatórios digitais. Conheça todas as funcionalidades do app testando na prática e vendo que você pode economizar tempo digitalizando processos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima