O monitoramento CFTV é um aliado da segurança que pode ser usado por empresas e residências, mas que exige alguns cuidados para que funcione corretamente e cumpra sua função de proteger.
Esse tipo de sistema também pode ser usado para controle de processos, monitoramento de fluxo de pessoas e auditoria de atividades.
No artigo a seguir, vamos conhecer as vantagens do monitoramento CFTV, entender quais são os equipamentos e compõem cada tipo de sistema e ainda ver como fazer a manutenção corretamente com o auxílio de um checklist. Acompanhe!
Experimente grátis: Software de manutenção com checklist digital de CFTV
O que é monitoramento CFTV?
O monitoramento CFTV (Circuito Fechado de Televisão) utiliza sistema de vigilância por câmeras utilizado para captar, transmitir e armazenar imagens em um ambiente, permitindo o acompanhamento do que ocorre no local.
Esse sistema é muito usado para segurança em residências, empresas, ruas e espaços públicos, permitindo identificar rapidamente pessoas não autorizadas e situações que ameaçam a inviolabilidade do lugar.
O monitoramento CFTV é essencial para prevenção de crimes, mas também para controle de acesso e auditoria de eventos, sendo uma ferramenta fundamental para a segurança de pessoas, bens e locais.

O que é CFTV?
CFTV é a sigla para Circuito Fechado de Televisão, um sistema de vigilância por câmeras que transmite e grava imagens em um ambiente monitorado. Diferente da transmissão de TV aberta, as imagens do CFTV são acessíveis apenas para usuários autorizados, garantindo mais controle e segurança.
Quais as vantagens do monitoramento CFTV?
O monitoramento CFTV pode trazer muitas vantagens para a segurança e para o controle de ambientes. Vamos conhecer alguns dos benefícios:
Prevenção de crimes e vandalismo
A presença de câmeras inibe furtos, assaltos e depredações, pois potenciais criminosos sabem que estão sendo vigiados.
Monitoramento em tempo real
Hoje em dia, muitos sistemas permitem acompanhar as imagens ao vivo, seja localmente ou remotamente, através de celulares, tablets ou computadores, proporcionando um monitoramento em tempo real.
Registro e armazenamento de imagens
As gravações de CFTV podem ser usadas como prova em investigações, auxiliando na identificação de suspeitos e na análise de eventos.
Redução de custos com segurança
O uso de um sistema para monitoramento CFTV também diminui a necessidade de vigilantes físicos, pois a supervisão pode ser feita remotamente ou em uma central de monitoramento. Com isso, reduz os gastos com contratação de pessoal.
Controle de acesso
O sistema ainda ajuda a monitorar entradas e saídas de veículos e pessoas, garantindo mais controle em empresas, condomínios e estabelecimentos comerciais.
Integração com outros sistemas
O CFTV pode ser integrado a alarmes, sensores de movimento e sistemas de reconhecimento facial para aumentar a segurança.
Tranquilidade e produtividade
Ao se certificar de que todos os ambientes são monitorados, empresas podem direcionar seus recursos para outras atividades, ganhando produtividade, enquanto residências ficam mais protegidas, garantindo a tranquilidade dos moradores.
Quais são os tipos de sistemas de monitoramento CFTV?
Os sistemas de monitoramento CFTV podem ser classificados de acordo com a tecnologia utilizada e a forma de transmissão das imagens. Conheça quais são os tipos:
Sistema analógico
Em um sistema analógico, as câmeras capturam as imagens e as enviam via cabos coaxiais para um DVR (Digital Video Recorder), que processa e armazena as gravações.
Embora seja acessível e fácil instalação e manutenção, o sistema de CFTV analógico não tem boa qualidade de imagem e não pode ser acessado remotamente, ou seja, as imagens só podem ser vistas pelo aparelho DVR no local.
Sistema digital
Já o sistema digital captura imagens digitais e envia os dados via rede (Wi-Fi ou cabo) para um NVR (Network Video Recorder), que processa e armazena essas imagens.
Apesar do custo mais elevado, as imagens do sistema de CFTV digital são de melhor qualidade, podem ser acessadas remotamente, até pelo celular, e ainda contam com funcionalidades como detecção de movimento, reconhecimento facial e inteligência artificial.

Além disso, o monitoramento CFTV pode ser subdividido em local e remoto:
- Monitoramento CFTV local: as imagens são visualizadas e gerenciadas no próprio local, sem acesso remoto;
- Monitoramento CFTV remoto: as câmeras podem ser acessadas via internet de qualquer lugar do mundo.
Quais são os equipamentos de monitoramento CFTV?
Os sistemas de monitoramento CFTV são compostos por vários equipamentos que trabalham juntos para capturar, armazenar e transmitir imagens. Conheça os principais componentes:
Equipamentos de captação e armazenamento
São as câmeras e gravadores, que capturam e armazenam as imagens, respectivamente. Elas podem vir acompanhadas de sistema de áudio, mas nem todos os sistemas oferecem esse recurso.
Algumas câmeras são fáceis de instalar, basta ligar na tomada. Outras exigem instalação mais complexa, com cabeamento e conexão a um monitor. Vamos conhecer alguns tipos de câmeras:
- Analógicas: conectadas via cabo coaxial a um DVR;
- IP (Digitais): conectadas via rede ao NVR;
- Infravermelho (IR): para visão noturna;
- Speed Dome (PTZ): movimentam-se e dão zoom remotamente;
- Ocultas ou disfarçadas: para vigilância discreta.
Já os gravadores mais comuns são:
- DVR (Digital Video Recorder): para câmeras analógicas;
- NVR (Network Video Recorder): para câmeras IP;
- XVR (Híbrido): compatível com câmeras analógicas e IP.
Cabeamento
O cabeamento ligado às câmeras é composto por elementos como:
- Fontes: fornecem energia para câmeras e gravadores;
- Nobreaks e baterias: mantêm o sistema funcionando em quedas de energia;
- Cabos coaxiais: para sistemas analógicos;
- Cabos UTP (Ethernet): para câmeras digitais;
- Conectores BNC, RJ45 e P4: para conexão de câmeras e fontes.
Os cabos a serem utilizados vai depender do sistema em questão (analógico ou digital) e também da escolha dos equipamentos de captação e armazenamento.
Equipamentos de gerenciamento
O armazenamento e gerenciamento das imagens obtidas pode ser feito tanto por HDs (que são atrelados ao próprio equipamento) quanto por servidores, que guardam as imagens em nuvem e permitem seu acesso remotamente.
Softwares de monitoramento também permitem visualizar as câmeras ao vivo, acessar gravações e configurar alertas de segurança em computadores ou celulares.
Monitores
Os monitores exibem as imagens das câmeras em tempo real ou gravações armazenadas. Isso pode ser feito por um computador, TV ou monitor próprio para CFTV. Algumas câmeras também disponibilizam aplicativos para celular, que permitem acessar as imagens diretamente pelo aparelho.
Como fazer a manutenção do monitoramento CFTV?
A manutenção do sistema de CFTV é essencial para garantir o monitoramento contínuo, assegurando o funcionamento dos equipamentos. Nesse tipo de manutenção, são verificadas questões como:
- Funcionamento das câmeras;
- Funcionamento dos gravadores;
- Funcionamento das fontes;
- Brilho e contraste das imagens;
- Existência de ruídos;
- Existência de vibrações;
- Qualidade do sinal;
- Tensão da entrada e saída da fonte de alimentação;
- Inspeção visual;
- Limpeza de monitores, cabeamento e outros elementos;
- Condição dos conectores;
- Condições do cabeamento;
- Limpeza das lentes;
- Ajuste e regulagem do foco das câmeras;
- Reaperto de parafusos.
Para facilitar a verificação dos itens do sistema CFTV, você pode usar esse checklist gratuito do Produttivo:


Em formato Word, ele faz parte do Kit Checklist, um material com 23 modelos de checklists prontos para usar. É só fazer o download e aproveitar gratuitamente!

O Produttivo é um sistema para elaboração de formulários digitais e controle de serviços de campo. Com o Produttivo, você pode programar a manutenção do sistema de CFTV com antecedência, escolher um modelo de relatório, checklist ou ordem de serviço para registrar os reparos, acompanhar os indicadores do serviço automaticamente, enviar pesquisas de satisfação após a visita técnica, e muito mais!
Veja um exemplo de modelo digital de checklist de manutenção de CFTV, criado pelo sistema Produttivo e preenchido pelo app:


Experimente grátis: Modelo digital de checklist CFTV em aplicativo
Além dos modelos prontos, você pode criar seus próprios formulários totalmente personalizados. Os formulários são preenchidos pelo técnico pelo celular ou tablet durante a visita técnica, e o gestor tem acesso a tudo em tempo real.
Faça já um teste grátis e experimente o checklist de CFTV digital agora mesmo!
Se preferir, agende uma demonstração gratuita com um consultor para tirar suas dúvidas.