técnicos realizando a manutenção de sistemas de refrigeração de um edifício

NBR 5674: o que é e como garantir o cumprimento da norma

A preservação da vida útil das edificações é assegurada pelas diretrizes da NBR 5674, que exige que todas as construções tenham uma gestão de manutenção, responsável por organizar, acompanhar e comprovar a realização de inspeções nos principais sistemas dos edifícios. 

Entenda quais são as exigências da norma, como garantir seu cumprimento e tenha acesso a materiais prontos para uso, que vão te ajudar a estabelecer uma gestão da manutenção mais eficiente, produtiva e econômica, respeitando a NBR 5674. 

Experimente grátis: Plano de manutenção predial automático para economizar tempo e garantir prazos

O que é a NBR 5674?

A NBR 5674 é uma norma técnica que determina os requisitos para a realização das manutenções prediais, auxiliando na criação de uma gestão da manutenção mais eficiente e preocupada em garantir a conservação dos imóveis. 

A norma traz em seu texto exigências como: 

  • Criação de um plano de manutenção com as devidas periodicidades e mecanismos para controle e cumprimento dos prazos definidos;
  • Adoção de diferentes tipos de manutenção (rotineira, preventiva e corretiva) levando em consideração as características e especificidades de cada sistema; 
  • Monitoramento de indicadores de manutenção para garantir a eficiência dos serviços;
  • Criação de relatórios de manutenção que atestem a degradação dos sistemas e que sejam acompanhados de recomendações de ações futuras;
  • Controle de orçamentos de manutenção, respeitando todas as informações que devem ser apresentadas;
  • Regras para registro e arquivamento dos documentos.

Todas as medidas estipuladas pela NBR 5674 têm como objetivo facilitar a criação de um planejamento anual de manutenções, além de contribuir para o controle de seu cumprimento e para a comprovação das ações executadas.

Conheça o plano de manutenção predial automático do Produttivo com manutenções agendadas pelo próprio sistema, relatórios de manutenção digitais e mais!

Quais normas se relacionam com a NBR 5674?

Em seu próprio texto, a NBR 5674 reúne uma série de normas que são fundamentais para o cumprimento de suas diretrizes. São elas:

  • NBR 9077: Regulamenta as saídas de emergência dos edifícios, estabelecendo regras para diversos tipos de escadas, quantidades necessárias de saídas de emergência e largura mínima;
  • NBR 14037: Determina como devem ser elaborados os manuais de operação, uso e manutenção destacando a importância de explicações claras e do detalhamento das instruções, além do uso de recursos visuais como ilustrações para melhorar o entendimento do conteúdo abordado;
  • NBR 15575-1: Trata do desempenho das edificações habitacionais de até cinco pavimentos, sendo dividida em seis partes. Na primeira parte a norma aborda os requisitos gerais;
    • NBR 15575-2: Estabelece os requisitos para os sistemas estruturais;
    • NBR 15575-3: Estipula os requisitos para os sistemas de pisos internos;
    • NBR 15575-4: Indica os requisitos para os sistemas de vedações verticais externas e internas;
    • NBR 15575-5: Define os requisitos para os sistemas de coberturas;
    • NBR 15575-6: Regulamenta os requisitos dos sistemas hidrossanitários.

Leia também: LTIP – Laudo Técnico de Inspeção Predial: como fazer?

Qual a importância da NBR 5674? 

Problemas elétricos, infiltrações, quedas de revestimentos em fachadas e degradação dos edifícios são situações comuns no dia a dia de um edifício quando o plano de manutenção predial não existe ou não é cumprido à risca. 

Isso acontece porque se as manutenções não são realizadas dentro dos prazos estipulados, não existem ações para conservação dos sistemas e equipamentos, o que no longo prazo colabora para que os problemas se agravem de forma a gerar prejuízos ao prédio. 

Por isso a implementação das diretrizes da NBR 5674 é tão importante. Ao adotar uma gestão de manutenção com estratégias para controle dos planos de manutenção, algumas ações que contribuem para a preservação dos edifícios são colocadas em prática, como:

  • Identificação e correção de falhas em estágios iniciais, antes que possam colocar em risco os usuários dos edifícios e gerar prejuízos financeiros;
  • Adequação das condições de temperatura, iluminação e ventilação; 
  • Preservação das características originais do edifício. 

Quais os benefícios da aplicação da NBR 5674?

Ao garantir o cumprimento de todos os itens contidos na NBR 5674, as edificações têm sua vida útil preservada, evitando que a deterioração dos prédios aconteça antes do tempo. Isso traz benefícios como: 

  • Valorização do patrimônio;
  • Maior garantia de segurança para os usuários das edificações; 
  • Diminuição da necessidade de manutenções corretivas;
  • Redução de custos com manutenções;
  • Preservação da estética dos edifícios. 

Leia também: Manutenção preventiva e corretiva: entenda as diferenças

O que diz a NBR 5674 atualizada?

A última versão da NBR 5674 é de 2012 e ela estabelece as seguintes condições para o gerenciamento da manutenção: 

Como deve ser realizada a manutenção predial?

Para a realização das manutenções prediais, a NBR 5674 determina que uma série de fatores devem ser considerados de forma a garantir a organização do programa de manutenção. 

A norma começa enfatizando que algumas características das edificações devem ser consideradas na elaboração do plano de manutenção como tipologia, uso, tamanho, complexidade do empreendimento, localização e seu entorno. 

Ao considerar esses itens, a gestão da manutenção deve passar para o próximo passo que é planejar os recursos, a parte financeira e a equipe técnica para a realização das manutenções. 

A NBR 5674 ainda define quais tipos de manutenção podem ser realizada, sendo elas: 

  • Manutenção rotineira: São manutenções realizadas de forma constante e cíclica, na qual cria-se uma rotina para sua execução, como é o caso da limpeza predial e da lavagem das áreas comuns;
  • Manutenção preventiva: São as inspeções que acontecem de acordo com o estabelecido no plano de manutenção predial, com uma frequência pré-determinada. Seu objetivo é identificar problemas e falhas em fases iniciais, não deixando que se tornem problemas maiores e mais complexos;
  • Manutenção corretiva: São realizadas de forma emergencial para corrigir problemas de forma imediata, evitar prejuízos, o agravamento de problemas e para permitir a continuidade de uso dos sistemas. 
Conheça o plano de manutenção predial automático do Produttivo com manutenções agendadas pelo próprio sistema, relatórios de manutenção digitais e mais!

Como devem ser os relatórios de inspeção?

As informações das manutenções devem ser registradas em um relatório de manutenção, para facilitar o acompanhamento das inspeções, a criação de histórico de informações e o monitoramento de indicadores. 

O relatório deve ser padronizado e seguir uma ordem lógica com base nos sistemas que serão verificados. Entre as informações que devem ser apresentadas no documento, a NBR 5674 destaca:

  • Descrição da depreciação dos sistemas, equipamentos ou componentes;
  • Identificação de perdas de desempenho;
  • Recomendação de ações que eliminem a necessidade de manutenções corretivas;
  • Diagnóstico das ocorrências;
  • Solicitações e reclamações dos usuários ou proprietários. 

O relatório de manutenção em checklist é um formato muito utilizado pela equipe técnica, porque facilita a organização dos sistemas que precisam ser verificados, cria uma ordem de checagens e garante que os técnicos não esqueçam de analisar nada durante as inspeções. 

Veja um exemplo de checklist de manutenção predial gerado no sistema do Produttivo e que você pode testar gratuitamente: 

Nos modelos digitais feitos em aplicativo, como no exemplo acima, ainda é possível incrementar o relatório de manutenção incluindo uma série de informações e recursos que melhoram a comprovação do serviço e eliminam a possibilidade de fraudes. 

No Produttivo, por exemplo, os relatórios de manutenção podem ser criados contendo: 

  • Fotos tiradas na hora com registro de data e horário;
  • Questões de checklist com pontuação para facilitar a identificação de não conformidades;
  • Preenchimento de informações de data, hora de início e fim do serviço e localização GPS preenchidas pelo próprio sistema;
  • Assinatura digital;
  • E muito mais!

Teste modelos prontos de relatório de manutenção ou crie modelos do zero no Produttivo

Modelo digital de Relatório de Manutenção Predial conforme NBR 5674 para controle das inspeções

O que o programa de manutenção deve considerar?

Para a construção do programa de manutenção, a NBR 5674 determina que o plano considere alguns pontos importantes para a definição da frequência das inspeções: projetos, memoriais, manuais de uso, orientação de fornecedores e demais características do imóvel e necessidades do usuário. 

Outra determinação da norma, é que o plano de manutenção seja sistematizado, seguindo uma estrutura pré-determinada para sua elaboração:

  • Indicação dos sistema a serem inspecionados;
  • Descrição das atividades a serem desenvolvidas;
  • Periodicidades das manutenções de acordo com cada sistema;
  • Identificação dos responsáveis pelas manutenções;
  • Recursos e materiais necessários;
  • Documentos de referências;
  • Formas de comprovação de realização do serviço;
  • Formas de verificação dos sistemas;
  • Descrição dos custos. 

Com todas essas informações mapeadas, será possível construir um cronograma de manutenção com a divisão dos sistemas e equipamentos que serão inspecionados e a frequência pela qual precisam passar por manutenção. 

Abaixo separamos um exemplo de plano de manutenção em excel que você pode baixar gratuitamente e adaptar às suas necessidades. Veja como o plano fica: 

Imagem do plano de manutenção predial conforme NBR 5674 em excel para baixar gratuitamente

Baixe o plano de manutenção gratuitamente aqui

Preparamos também um vídeo que te ensina a como usar esse material na prática: 

O que a NBR 5674 diz sobre previsão orçamentária?

De acordo com a NBR 5674 a previsão orçamentária deve fazer parte do planejamento anual das atividades de manutenção.

Em seu item 5.2 a norma determina que os custos de manutenção sejam considerados na previsão orçamentária, de modo a prever os recursos necessários à manutenções futuras e a garantir uma reserva destinada à realização de manutenções corretivas. 

Outra preocupação da previsão orçamentária deve ser com as estimativas fiscais de custo, considerando margens de erro e também com as análises sobre a relação custo x benefício dos serviços de manutenção.

Como garantir a segurança durante a manutenção das edificações?

A gestão da manutenção também deve se preocupar em garantir a segurança durante a realização das manutenções. Para isso a NBR 5674 estipula que: 

  • Sejam utilizados meios que garantam a segurança na execução dos serviços de manutenção;
  • Sejam utilizados meios que protejam os usuários durante a realização das manutenções;
  • Os usuários sejam alertados sobre os riscos por meio de delimitações, informações e sinalizações de advertências;
  • Todos os sistemas de segurança permaneçam em funcionamento durante a execução das inspeções ou que sistemas alternativos sejam implementados; 
  • As saídas de emergência não sejam obstruídas ou que rotas alternativas sejam implementadas antes da obstrução;
  • Documentos sejam atualizados sempre que existirem mudanças decorrentes das manutenções.

Como deve ser o orçamento e contratação de serviços de manutenção predial?

De acordo com a NBR 5674, o orçamento de manutenção deve obrigatoriamente apresentar as seguintes informações: 

  • Dados do cliente;
  • Descrição dos serviços; 
  • Apresentação das atividades a serem desenvolvidas, junto aos respectivos prazos;
  • Especificações técnicas sobre manutenções futuras com desenhos, cálculos e projetos quando necessário. 
  • Condições comerciais, valores, forma de pagamento e validade da proposta;
  • Responsabilidades legais e obrigações de cada parte, incluindo o atendimento à legislação pertinente quanto à segurança do trabalho;
  • Indicação do responsável técnico pela atividade;
  • Garantias e exclusões;
  • Previsão de seguros. 

Além disso, a norma também define os itens que devem ser avaliados nas propostas: 

  • Qualificação da empresa;
  • Capacitação técnica dos responsáveis;
  • Equipamentos necessários ao desenvolvimento dos serviços;
  • Experiência da empresa e dos profissionais;
  • Menções a outros serviços em andamento ou já finalizados;
  • Referências de outros clientes;
  • Adequação da proposta à normas regulamentadoras pertinentes a área;
  • Habilitação jurídica;
  • Regularidade fiscal;
  • Preço;
  • Prazo para execução;
  • Condições de pagamento. 

Veja um exemplo de orçamento de serviço que pode ser criado no sistema do Produttivo:

Teste grátis o modelo de orçamento digital no sistema do Produttivo

O diferencial desse modelo é que o cálculo do orçamento é realizado de forma automática pelo sistema, com base nos serviços que já estão cadastrados na plataforma, o que agiliza ainda mais o trabalho. 

Quais documentações são necessárias?

A estrutura de documentação proposta pela NBR 5674 tem como foco a melhora no registro de informações, o aprimoramento na coleta de evidências sobre a realização das manutenções, a otimização das avaliações de custo x benefício e a redução de incertezas dos projetos. 

Para isso, a norma exige que as seguintes documentações sejam apresentadas: 

  • Manual de operação, uso e manutenção das edificações;
  • Manual dos fornecedores de equipamentos e serviços;
  • Programas de manutenção;
  • Planos de manutenção;
  • Contratos firmados;
  • Catálogos, memoriais executivos, projetos, desenhos, procedimentos executivos dos serviços de manutenção e propostas técnicas;
  • Relatórios de inspeção;
  • Relatórios de manutenção;
  • Documentos mencionados na NBR 14037, em que devem constar a qualificação do responsável e os comprovantes da renovação;
  • Ata das reuniões de assuntos relacionados à manutenção;
  • Documentos de atribuição de responsabilidade de serviços técnicos.
Ilustração com descritivo das funcionalidades para relatórios do sistema do Produttivo e imagens ilustrativas de relatórios personalizados

Como deve acontecer o registro e arquivamento dos documentos?

O registro de documentos serve para comprovar a realização das inspeções e a adoção ao programa de manutenção por parte da gestão. Por isso, o processo de registro deve seguir alguma regras: 

  • Ser legível;
  • Apresentar dados de identificação;
  • Determinar as funções dos responsáveis pela coleta de dados;
  • Identificar o tipo de manutenção realizado (preventiva e corretiva);
  • Obedecer um padrão de arquivamento;
  • Determinar o período de tempo pelo qual o documento deve ficar armazenado;
  • Integrar o manual de uso, operação e manutenção das edificações.

Já o armazenamento deve ser feito de uma forma em que a consulta dos documentos seja facilitada e que quando solicitada a documentação possa ser entregue para consulta.

Quais indicadores devem ser acompanhados? 

A eficácia das manutenções é avaliada com base em indicadores de desempenho que evidenciam se os objetivos principais dos serviços estão sendo cumpridos. 

A NBR 5674 sugere alguns indicadores que podem ser monitorados pela equipe de gestão da manutenção, são eles: 

  • Relação entre custo, tempo estimado de serviço e tempo efetivamente realizado;
  • Taxa de sucesso das intervenções, medida pela incidência de retrabalho necessário;
  • Relação de custo x benefício;
  • Preservação do valor da edificação ao longo de sua vida útil;
  • Cumprimento do prazo acordado entre a observação da não conformidade e a conclusão da manutenção;
  • Tempo médio de resposta às solicitações dos usuários e intervenções de emergência;
  • Cumprimento das periodicidades do plano de manutenção;
  • Registro das inspeções. 

Leia também: MTBF e MTTR: o que são e quais as principais diferenças?

Como garantir o cumprimento das exigências da NBR 5674?

Para garantir o cumprimento da NBR 5674 os administradores dos edifícios precisam adotar um sistema de gestão de manutenção eficiente, com controle total sobre a realização das manutenções. 

A dica para iniciar o processo de adequação é seguir esse passo a passo: 

  1. Analise as condições dos sistemas e todas as características das edificações.
  2. Estipule um orçamento para a realização das manutenções com reservas para corretivas emergenciais.
  3. Busque por orçamentos e analise as propostas de acordo com os itens estipulados pela NBR 5674.
  4. Construa um plano de manutenção considerando a periodicidade certa em que cada sistema deve ser inspecionado.
  5. Crie relatórios de manutenção padrões para registro das inspeções.
  6. Acompanhe as não conformidades relatadas e, se necessário, ajuste o plano de manutenção.
  7. Padronize a forma como os registros das manutenções são feitos e como os documentos são arquivados, para que possam ser consultados facilmente.
  8. Monitore indicadores que evidenciem os resultados das manutenções realizadas. 

Ao implementar esses passos, a sua gestão estará a um passo de cumprir os requisitos da NBR 5674. 

Para otimizar ainda mais a adequação a norma, nossa última dica é que você conte com um sistema de gestão de serviços que digitalize as atividades, automatize processos e contribua para um gerenciamento mais ágil das demandas. 

Um exemplo são os softwares de manutenção predial, que otimizam demandas comuns da área. Veja o que é possível fazer nesses sistemas:

  • Criação de planos de manutenção automáticos com base nas periodicidades definidas;
  • Criação ilimitada de relatórios digitais, personalizados com logo e cores da empresa;
  • Criação de orçamentos com cálculo automático dos valores;
  • Preenchimento de relatórios de manutenção diretamente do celular da equipe técnica, sem precisar de acesso à internet;
  • Alertas para todas as não conformidades identificadas nos relatórios;
  • Acompanhamento de indicadores através de gráficos e painéis administrativos que oferecem uma visão completa dos serviços;
  • Armazenamento de relatórios em nuvens;
  • E muito mais. 

Conheça as funcionalidades do software de manutenção predial do Produttivo

Conheça o plano de manutenção predial automático do Produttivo com manutenções agendadas pelo próprio sistema, relatórios de manutenção digitais e mais!

Saiba como o software de manutenção predial do Produttivo pode te ajudar

O Produttivo é um software de manutenção predial completo com funcionalidades que tornam a gestão de manutenção mais eficaz e estratégica.  

Em uma ponta, o Produttivo ajuda a equipe técnica a responder relatórios mais rapidamente, com recursos que melhoram a segurança das informações e a comprovação dos serviços. 

Na outra, a gestão consegue ter uma ampla visão sobre os serviços, com recursos que auxiliam o gerenciamento das rotinas de manutenção e a tomada de decisões estratégicas.  

Veja algumas das soluções da ferramenta:

1. Criação de relatórios digitais de inspeção e manutenção 

No Produttivo os relatórios digitais são criados de forma ilimitada. A personalização acontece através da escolha dos tipos de resposta de cada formulário, cores, tamanhos de fontes e inclusão das logos da empresa e dos clientes. 

No aplicativo o preenchimento acontece de forma ágil e assim que o serviço é finalizado, o documento é exportado em PDF e já sai pronto para ser enviado aos gestores ou aos clientes.

Confira alguns dos diferenciais dos relatórios de manutenção digital do Produttivo: 

  • As informações da empresa, dos clientes, de ativos e do serviço são preenchidas automaticamente com base nos cadastros realizados no sistema;
  • Um dos campos de resposta a ser utilizado é o de localização via GPS, que determina a localização de onde o preenchimento foi realizado com base nas coordenadas geográficas;
  • Em questões de checklist é possível configurar pontuação por seções e geração de alertas para a gestão, que recebe no painel web quais foram as não conformidades marcadas em cada relatório;
  • A inclusão de fotos é realizada na hora do preenchimento e já sai configurada no relatório final. Ainda é possível configurar para que fotos tiradas na hora saiam com uma marcação de data e hora;
  • As informações de equipamentos podem ser escaneadas via QR Code emitido pelo próprio sistema; 
  • As assinaturas são digitais, coletadas na tela do dispositivo móvel da equipe técnica. 

Veja um exemplo de checklist de manutenção de elevadores emitido no Produttivo: 

2. Criação de orçamentos com cálculo automático

Assim como os relatórios de manutenção, a criação de orçamentos também é facilitada no Produttivo.

Ao cadastrar peças, materiais e serviços na plataforma e incluí-los na hora do preenchimento, o próprio sistema realiza o cálculo dos valores. Veja um exemplo: 

3. Criação de planos de manutenção predial automáticos e digitais 

A criação do plano de manutenção é feita através do painel de atividades. No Produttivo é possível definir a periodicidade de cada inspeção e o próprio sistema agenda as manutenções de forma automática, o que elimina esquecimentos. 

A equipe técnica é notificada sempre que uma nova atividade é criada.

Exemplo de como funciona a criação de planos de manutenção predial automáticos e digitais no Produttivo

4. Acompanhamento dos serviços em tempo real 

Através do painel de atividades, o gestor consegue acompanhar quais serviços estão planejados, em andamento, atrasados e finalizados. 

Essa ampla visão é fundamental para a adoção de decisões estratégicas, para o gerenciamento das demandas e cumprimento de prazos. 

Como funciona o acompanhamento dos serviços em tempo real no Produttivo

5. Armazenamento de documentos em nuvens e consulta de histórico facilitada 

O registro e o arquivamento de documentos também se torna mais eficiente com o Produttivo. 

No momento do preenchimento dos relatórios, mesmo sem acesso à internet, todas as informações são salvas e assim que uma rede de internet é conectada ao aparelho, elas são sincronizadas ao sistema. 

Em seguida os relatórios ficam armazenados em nuvens e podem ser consultados rapidamente com ajuda de alguns filtros: como data, tipo de atividade, tipo de formulário, responsáveis pela execução, entre outros. 

6. Acompanhamento de indicadores 

Indicadores importantes para a operação podem ser acompanhados no Produttivo, como volume de trabalho, não conformidades mais recorrentes, tempo de atendimento, entre outros. 

O melhor é que todos os dados são apresentados de forma bem visual, através de gráficos que ajudam na visualização dos números. 

Como os indicadores de manutenção predial são acompanhados no Produttivo

Que tal experimentar o Produttivo na prática, se adequar às exigências da NBR 5674 e ainda melhorar os resultados das manutenções? Teste todas as funcionalidades da plataforma grátis e entenda como a gestão da manutenção pode ser beneficiada com a tecnologia. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima