retrofit

Retrofit: o que é e como fazer um projeto

Construções e edifícios precisam passar por reformas ao longo do tempo, a fim de garantir a segurança de ocupantes e a manutenção de toda a sua infraestrutura elétrica, hidráulica, entre outros. E como fazer isso em edifícios antigos e que podem ser também patrimônios tombados pelo poder público? São nestes cenários que entra o retrofit, projeto de obra que visa restaurar ou conservar edifícios sem realizar mudanças que possam descaracterizá-los.

Veja também: Como funciona um modelo de Relatório Fotográfico Digital 

O que é retrofit

O retrofit é uma técnica de revitalização de edifícios antigos, adequando suas instalações para atender leis vigentes atuais, melhorando suas instalações e preservando elementos que compõem sua história, como elementos arquitetônicos.

De forma geral, seu objetivo é restituir o imóvel à sua condição original, incorporando tecnologias modernas que aumente a sua vida útil.

Retrofit de fachada

Existem diversos tipos de retrofit, desde atualização de sistemas de segurança, telefonia, sistemas de climatização, etc. Um dos mais comuns é o retrofit de fachada, indicado em situações onde a técnica seja mais eficiente que uma reforma geral ou que não se possa realizar alterações nas características do edifício.

As mudanças podem ser desde a troca de vidros de janelas, pintura, vedação, problemas de infiltração, entre outros. O objetivo é utilizar materiais de alta qualidade para garantir que a estrutura principal seja conservada.

Veja também: RDO (Relatório Diário de Obra): o que é + modelo digital

As vantagens e desvantagens do retrofit

Uma das maiores vantagens do retrofit é a renovação de um edifício sem os altos custos de uma reforma completa, valorizando o imóvel. Em projetos de retrofit, também podem ser detectados outros problemas de infraestrutura, agilizando a correção dos mesmos.

Outra vantagem é a revitalização de espaços urbanos, preservando seu contexto histórico. Aumenta também a durabilidade das construções, tornando-as mais sustentáveis ao utilizar materiais de alta qualidade.

Qual a diferença entre reforma e retrofit?

Ambos possuem objetivos semelhantes, mas a aplicação é diferente. No retrofit, existe a necessidade de preservação das características originais da construção. Além disso, há um cuidado com a escolha de materiais, exigindo mão-de-obra especializada para realização do projeto.

As reformas atendem um escopo maior de edificações, enquanto que o retrofit se concentra em revitalizações de construções antigas.

Quando o retrofit é necessário

Com o passar dos anos, os projetos de edificações podem se tornar obsoletos, principalmente em questões de tecnologia e acessibilidade. Nestes casos, é preciso um novo projeto para instalação de elevadores, rampas e barras de apoio. Outro grande exemplo é o PMOC, que se tornou obrigatório em 2018 e estipula regras para conservação de sistemas de climatização.

Assim, o retrofit se torna uma alternativa viável, substituindo instalações cuja vida útil chegou ao fim ou a manutenção por si só se torna insuficiente.

Como fazer um projeto de retrofit?

O projeto de retrofit passa por algumas etapas, como o estudo do imóvel, qual é o objetivo da restauração ou renovação do ambiente e a busca por materiais. O gerenciamento do retrofit precisa ser bem cuidadoso, desde a contratação de equipe especializada, como atenção à legislação.

Neste sentido, vale a pena consultar a NBR 15575, que trata do desempenho de edificações habitacionais: funcionalidade e acessibilidade, saúde, higiene, qualidade do ar, conforto tátil e antropodinâmico e lumínico. Um checklist pode auxiliar arquitetos a organizar o trabalho, apresentando os itens essenciais para que nada seja deixado para trás.

Leia Mais: O que é ART – Anotação de Responsabilidade Técnica

BIM 4D

A modelagem BIM 4D é um processo que integra as informações relacionadas ao tempo de realização da obra e o projeto 3D, identificando todas as atividades do canteiro de obras e evitando atrasos nas etapas. É uma ótima ferramenta para arquitetos e engenheiros que precisam realizar projetos de retrofit em um curto espaço de tempo e em locais onde a logística de uma obra pode interromper vias públicas.

Renderes ultrarrealistas

Este software permite a criação de uma cópia fiel do projeto final, apresentando as ideias sobre o retrofit com medidas exatas sobre o que precisa ser feito na prática. Isso ajuda desde a escolha da cor quanto ao acabamento para projetos retrofit.

Quais são as etapas de um projeto de retrofit em edificações?

Existem algumas diferenças entre o processo de uma reforma e um projeto retrofit, envolvendo as etapas da obra para que permaneça no prazo. Entre elas:

  • Demolição controlada: este tipo de demolição gera menos impacto operacional e ambiental, produzindo menos destroços, poeiras e sujeiras.
  • Reforço na estrutura: em edificações mais antigas, o reforço na estrutura é indispensável para ampliar sua vida útil.
  • Fechamento: essa etapa se refere à promoção de um ambiente favorável para realização das próximas etapas, evitando o acesso de pessoas não autorizadas.
  • Acabamentos: a escolha dos materiais deve ser muito bem pensada para manter as características originais da edificação e com foco em aumentar a conservação.

Também devem ser levadas em consideração, dependendo do tipo de projeto retrofit, substituição e modernização de sistemas que fazem parte de uma edificação:

  • Substituição e modernização de elétrica, telefonia e dados
  • Hidráulica e ar condicionado
  • Piso e revestimentos
  • Fachada

Exemplos de aplicação da técnica retrofit no Brasil

Pinacoteca do Estado de São Paulo

A pinacoteca de São Paulo foi restaurada e modernizada, preservando suas características originais mas com instalação de equipamentos para aumentar a segurança e a acessibilidade dos visitantes.

Edifício Martinelli, no Centro Histórico de São Paulo

O prédio é da década de 30 e também passou por modernização no sistema de iluminação e implementação de infraestrutura necessária para informática e comunicação. Isso porque o edifício passou a alocar 600 funcionários da Secretaria de Licenciamento.

SESC Pompéia, em São Paulo

O projeto de retrofit no SESC Pompéia teve o intuito de reorganizar o local, criando espaços internos a serem utilizados em atividades distintas.

Edifício Galeria, no Centro do Rio de Janeiro

O edifício foi construído em 1922 e passou por modernização dos espaços internos e das instalações. Também foram restaurados itens que compõem a estética clássica: relógio de fachada, escadas e fachada.

O retrofit é uma ótima opção para quem deseja realizar a “reciclagem” de edifícios, seja uma mudança de uso, como casas que se tornam escritórios, ou como o próprio Edifício Galeria que, além de abrigar escritórios, possui um shopping.

Assim, preserva-se a estrutura e arquitetura, trazendo as edificações para os tempos atuais, através da modernização e incorporação de novas tecnologias.

Software Manutenção Predial

A manutenção é uma parte importante para a conservação de edifícios. Por isso, um software de manutenção predial contribui com o aumento da vida útil de sistemas elétricos, hidráulicos e equipamentos.

O Produttivo oferece diversas funcionalidades para realização deste serviço, como planos automáticos de manutenção: o gestor define a periodicidade do serviço e o sistema abre a solicitação no aplicativo.

A equipe técnica utiliza o aplicativo para realização dos serviços, preenchendo formulários com vários recursos, como:

  • Fotos com marcação de data, hora e localização;
  • Preenchimento por voz;
  • Questões de conformidade e não conformidade;
  • Localização GPS em tempo real;
  • Cabeçalho de identificação do serviço preenchido automaticamente;
  • Assinatura digital;
  • Emissão do relatório personalizado direto no app, que pode ser enviado ao cliente por e-mail ou WhatsApp.

Comece a usar o sistema e aplicativo gratuitamente. Clique no banner abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima