LTIP – Laudo Técnico de Inspeção Predial o que é e como fazer

LTIP – Laudo Técnico de Inspeção Predial: como fazer?

O LTIP, sigla para Laudo Técnico de Inspeção Predial, é um documento que atesta o estado geral de uma edificação, detectando possíveis falhas que possam colocar em risco seus ocupantes e o meio ambiente.

A inspeção abrange não somente a parte estrutural de um edifício, como também instalações elétricas, hidráulicas, fundação, sistemas de combate a incêndio, esgoto, entre outros aspectos.

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O que é LTIP?

O laudo de técnico de inspeção predial registra o estado de conservação das edificações, ajudando na orientação de futuras manutenções. Contém a avaliação sobre a segurança, habitabilidade e sustentabilidade, contribuindo para uma boa gestão das edificações.

As não conformidades encontradas também são documentadas e classificadas de acordo com seu grau de risco, orientando as futuras manutenções. Outro ponto importante que entra nas inspeções e deve estar no laudo é a documentação da edificação: alvarás, licenças ambientais, documentos administrativos, entre outros.

Modelo de laudo de inspeção predial digital do Produttivo para administração de condomínios

O LTIP é obrigatório?

Em algumas cidades, como Uberlândia e Fortaleza, existe a Lei da Inspeção Predial, que obriga edificações públicas, residenciais e comerciais a realizarem inspeções e vistorias, aumentando a segurança e desempenho dos edifícios.

Ainda não existe uma lei de abrangência nacional, sendo assim, cada município pode determinar exigências para a inspeção predial. No entanto, existem duas  formas de obrigatoriedade que toda edificação deve cumprir. Veja abaixo!

Certificado de Inspeção Predial

A administradora da edificação contrata profissional habilitado para realizar a inspeção técnica do local, elaborando o laudo técnico de inspeção predial. Depois, o laudo é encaminhado ao poder fiscalizador para análise e emissão do certificado.

Autovistoria

A administradora também pode contratar um profissional para fazer a vistoria da edificação, elaborando documentos internos de inspeção e manutenção, que devem ser apresentados ao órgão fiscalizador quando for exigido.

Quem assina o LTIP?

O laudo técnico de inspeção predial pode ser realizado e assinado por engenheiro ou arquiteto devidamente habilitado em órgãos de fiscalização, como o CREA.

Existem profissionais do ramo que são especialistas em inspeção predial, tendo conhecimento sobre os custos dos serviços de manutenção, experiência em construção e manutenção de edifícios, que vão ter uma visão mais sistêmica da edificação, elaborando um trabalho de qualidade.

Quanto custa o LTIP?

O valor vai variar de acordo com a quantidade de laudos que serão emitidos e também a complexidade da avaliação. Por exemplo, se um único profissional utilizar mais de uma especialidade durante a inspeção, o custo do laudo é maior.

Por isso, um laudo técnico de inspeção predial pode custar em torno de R$1000 a R$3000 para cada área analisada, seja elétrica, hidráulica, estrutural, etc. Quando é feita a inspeção de múltiplas áreas, o valor dos laudos reduzem, por isso, vale negociar.

Outro fator que impacta no valor do laudo é a hora técnica conforme o CREA. Todo órgão possui uma tabela de honorários que podem ou não entrar no cálculo – isso vai depender do profissional.

Como fazer um LTIP?

A NBR 16747, de 2020, guia toda a realização da inspeção predial e como deve ser feito o laudo técnico.  Essa norma define o grau de urgência de anomalias detectadas durante as inspeções, priorizando a correção daquelas mais críticas. As etapas principais são:

  • Levantamento de dados: a administradora ou proprietário do edifício deve fornecer todos os documentos relacionados à manutenção e autorizações de funcionamento.
  • Análise: a documentação é analisada para procurar possíveis falhas – que devem constar no laudo final.
  • Entrevista: nesta parte, ocorre a coleta de dados sobre a edificação, idade, manutenções realizadas, entre outros.
  • Vistoria:  parte prática para detecção de falhas ou anomalias
  • Classificação das falhas e anomalias: aqui devem ser seguidas as classificações indicadas na NBR 16747
  • Recomendação de ações necessárias: depois, é feito um plano de ação para correção das falhas detectadas.
  • Organização das ações: como há a classificação das ocorrências, é feito um cronograma para priorizar a correção de anomalias e falhas mais graves.
  • Avaliação do estado de manutenção e uso: as instalações e sistemas da edificação devem ser analisados para saber se podem ser utilizados com segurança.
  • Emissão do laudo: por fim, o laudo agrupa todas essas informações listadas.

Existem três tipos de laudo técnico de inspeção predial. Conheça suas aplicações!

Inicial com recomendações

Este tipo de laudo técnico informa as anomalias e falhas encontradas, informando grau de risco e qual é o prazo para correção. Inclui também orientações que devem ser adotadas para garantir a segurança de ocupantes e visitantes do edifício.

Inicial e conclusivo

Este laudo atesta que a edificação é segura e possui estabilidade estrutural. Não precisa de campo para recomendações, pois é utilizado em casos onde não há patologias encontradas.

Conclusivo

Este laudo informa que as falhas e anomalias encontradas foram identificadas e sanadas.

Modelo de laudo de inspeção predial digital do Produttivo para administração de condomínios

Laudo técnico de reforma

O laudo técnico de reforma pode ser exigido pelo síndico e pela administradora do edifício ou da obra. Ele tem como referência a NBR 16280, que estabelece os requisitos para os sistemas de gestão e controle de processos, projetos, execução e segurança.

Este documento apresenta o plano de reforma e a ART, aprovando as atividades a serem realizadas. Pode ser dividido em três tipos, que você vai ver a seguir.

Laudo simples

Esse laudo é para reformas simples, que não envolve demolições, podendo ser para instalação de equipamentos, trocas de revestimentos, etc.

Laudo intermediário

Já o laudo intermediário é indicado em obras que já existem quebras de parede, alterações de sistemas hidráulicos, elétricos, por exemplo.

Laudo complexo

Quando a obra é maior, envolvendo demolição, obstrução de áreas comuns, mudanças estruturais, o laudo precisa conter especificações de rotas de fugas, saídas de emergência, a fim de garantir a segurança dos visitantes e ocupantes da edificação. 

Leia Mais: Retrofit – O que é e como fazer um projeto

Kit checklist manutenção predial para baixar

Laudo de vistoria de vizinhança PDF

Também chamado de laudo de vizinhança, este documento apura o estado de conservação de imóveis próximos a canteiros de obra, servindo como garantia legal em casos de reclamações por danos e prejuízos indevidos.

Ou seja, em casos de queixas, as construtoras podem provar se o problema já existia ou se foi causado pela construção.

Laudo de marquise

Este documento pode ser obrigatório em alguns estados, como o Rio de Janeiro. Ele atesta a estabilidade estrutural e de manutenção da marquise. Com essa vistoria feita por engenheiro ou arquiteto, podem ser identificadas falhas de impermeabilização, estado de fissura e deformação, entre outros fatores, indicando a correção antes de problemas mais graves.

Relatório de Inspeção predial

O relatório de inspeção predial é uma segurança para administradoras e síndicos, assegurando o bom estado de conservação dos edifícios e implementando a cultura de manutenções preventivas, importantes para evitar custos elevados de reparos e obras.

Este relatório pode ser feito de forma digital, evitando o preenchimento inadequado no papel, aumentando a confiabilidade do relatório. No Produttivo, o documento pode ser gerado no sistema pelo gestor e o técnico preenche no aplicativo, utilizando recursos de fotos, preenchimento por voz, questões de conformidade e não conformidade, gerando o relatório logo após a finalização do serviço. Veja o modelo abaixo:

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