5 porquês

5 porquês: descubra o que é, como funciona e saiba como aplicar

Os 5 porquês são uma ferramenta de qualidade que auxilia na busca pela causa raiz dos problemas, sendo muito utilizada no mundo corporativo e nas indústrias.

É uma aliada na busca pela melhoria contínua dos processos, permitindo tratar a causa, não só as consequências. A seguir, vamos te mostrar como fazer a análise dos 5 porquês e como aplicar na sua empresa. Boa leitura!

Veja também: Modelos digitais de relatórios e checklists para acompanhar não conformidades

O que é a metodologia 5 porquês?

A metodologia dos 5 porquês consiste em, ao identificar um problema ou situação que precisa ser resolvida, perguntar cinco vezes por que aquilo ocorreu. Seu objetivo é encontrar a causa raiz que deu origem à situação, e não apenas o problema pontual.

O uso da técnica é muito simples: ao se deparar com um problema, pergunte-se por que ele aconteceu. Tendo essa resposta, repita a pergunta mais quatro vezes. A quinta e última resposta provavelmente oferecerá uma explicação completa sobre a questão.

É uma ferramenta prática que pode ser usada em diversos segmentos, e não exige muitos recursos.

Portanto, ao encontrar um problema, pergunte-se cinco vezes por que aquela situação ocorreu, assim será possível usar o pensamento estratégico para resolver não apenas a questão inicial, mas outros problemas em potencial que viriam a aparecer se a causa raiz não fosse corrigida.

Quais são os 5 porquês?

Apesar do nome, não existem 5 porquês diferentes — apenas o mesmo questionamento que deve ser feito cinco vezes ou mais. Assim, essa técnica ajuda a encontrar a origem dos problemas e permite buscar soluções definitivas, evitando a reincidência.

Mas não é preciso perguntar o porquê cinco vezes! Você pode continuar sua análise com mais de cinco perguntas ou até parar antes, se considerar que encontrou uma resposta satisfatória.

A quantidade é apenas uma sugestão considerada eficaz, mas você pode adaptar o método conforme as suas necessidades.

Quais os benefícios do método 5 porquês?

A principal vantagem dos 5 porquês é descobrir a real causa de um problema ou defeito, assim focamos na origem da situação, não só na sua consequência.

Isso porque quando tentamos corrigir apenas o efeito em questão, ficamos sujeitos a reincidência ou a novos problemas causados pela mesma causa raiz. Por outro lado, o método dos 5 porquês propõe uma solução definitiva.

Além disso, a ferramenta pode trazer muitos outros benefícios, como:

Complementar outros métodos

Os 5 porquês são ótimos aliados para complementar outros métodos de solução de problemas, como o FMEA, o diagrama de Ishikawa e a árvore de falhas, já que é uma ferramenta de fácil aplicação.

Combinando os diferentes métodos, sua análise fica mais completa.

Auxiliar a encontrar problemas simples

Por utilizar uma metodologia simples, os 5 porquês podem ser aplicados em situações do dia a dia que não exijam uma análise completa, como problemas simples, mas que também precisam de uma solução eficaz.

Incentivar soluções colaborativas

A análise dos 5 porquês pode ser feita tanto individualmente como em grupo, assim toda a equipe participa do processo e oferece hipóteses e soluções colaborativas.

Não exige qualificações específicas

Diferente de outros métodos mais complexos, a ferramenta dos 5 porquês não exige conhecimento técnico ou outras qualificações específicas para ser aplicada.

Por isso, pode ser usada em vários segmentos e por todas as pessoas interessadas em buscar uma solução completa.

Compreender a natureza dos problemas operacionais

É muito fácil focar no problema em questão, mas ter uma compreensão mais abrangente de toda a situação exige uma análise cuidadosa. Os 5 porquês te ajudam a entender a situação como um todo, proporcionando um entendimento mais completo.

Leia também: O que é excelência operacional? 5 ações para reduzir riscos

Quando utilizar os 5 porquês?

A técnica dos 5 porquês pode ser usada em qualquer situação que apresente um problema ou não conformidade, independentemente da área de atuação — do relacionamento com o cliente a uma falha técnica em equipamentos.

É uma ótima opção para resolver questões mais simples ou de média complexidade, já que pode ser feita a qualquer momento e com poucos recursos.

Também recomendamos o uso dos 5 porquês em situações que afetam grupos e equipes, assim várias pessoas podem fornecer suas ideias e sugestões, de modo a aprofundar ainda mais a busca pela causa raiz.

O método dos 5 porquês só não é indicado para resolver questões muito complexas ou de alta criticidade, já que a análise pode se tornar longa e demorada.

Relatório de não conformidade digital para usar em aplicativo

Como fazer a análise dos 5 porquês?

A técnica é super fácil de entender, né? Agora vamos ver como você pode fazer a análise dos 5 porquês na prática:

Identifique o problema e agende uma reunião com os principais envolvidos/ afetados pelo problema

As pessoas mais afetadas pelo problema terão as melhores hipóteses para entender o que causou a questão. Portanto, assim que a situação acontecer, entre em contato com todos que foram afetados ou estão de alguma maneira envolvidos.

Aproveite a experiência dessas pessoas para trabalhar com hipóteses realistas e embasadas, assim será mais fácil e rápido chegar à causa raiz verdadeira.

Ah, ainda que os 5 porquês possam ser usados em situações hipotéticas, analisando potenciais problemas e suas causas, eles são mais indicados para casos em que a falha já está instaurada. Ou seja, é uma análise corretiva, e não preventiva daquele problema.

Leia também: Manutenção preventiva e corretiva: entenda as diferenças

Pergunte “Por quê?”

Com todos os envolvidos reunidos, questione por que o problema aconteceu.

Lembre-se que todas as pessoas afetadas devem ser informadas da situação, para poderem fornecer uma análise embasada. Certifique-se também de que haja espaço para todos exporem suas ideias.

Esta etapa deve focar apenas no primeiro porquê, então direcione a discussão para o ponto que está sendo debatido, caso contrário sua análise vai perder o rumo e não será eficaz.

Por fim, é preciso que todos os envolvidos concordem com a explicação oferecida, já que o objetivo final é encontrar a causa real do problema, e não refletir sobre possíveis causas. Utilize o espaço para reflexão e eliminação das hipóteses que não se confirmaram.

Pergunte mais quatro vezes por quê

A primeira resposta é muito importante porque é ela que vai dar o direcionamento do restante da discussão. Então, assim que o primeiro porquê for respondido, repita a pergunta mais quatro vezes.

O processo deve ser o mesmo: todos os envolvidos devem ser ouvidos, mas só uma resposta será considerada, de modo que é preciso um consenso entre os participantes.

A cada resposta definida, prossiga com a análise até chegar a uma conclusão satisfatória que ofereça uma causa raiz real para a situação que originou a discussão. Lembrando que você não precisa perguntar apenas 5 porquês; é possível parar antes ou estender a análise se for preciso.

Priorize a causa raiz do problema

O principal objetivo dos 5 porquês é encontrar a causa raiz do problema. Você saberá que chegou até ela quando não houver mais resposta para a pergunta.

Então, ao encontrar a real causa da questão, considere sua análise encerrada e foque em resolver definitivamente aquela causa raiz.

Se você considera que ainda não encontrou a causa raiz, continue com a análise ou volte alguns passos e avalie se as respostas dos porquês anteriores são satisfatórias.

Tome medidas

Com a causa raiz identificada e priorizada, é preciso aplicar soluções corretivas para que aquela situação seja mitigada.

Utilize o conhecimento dos envolvidos na discussão para encontrar as medidas mais eficazes e encarregue uma pessoa ou equipe de implementá-las.

Imagine que você determinou que a causa de um atraso na entrega do produto ao consumidor (problema inicial, consequência da causa raiz) foi a falta de materiais na linha de produção (causa raiz). Trace uma estratégia para resolver a questão e coloque-a em prática.

Monitore a ação corretiva

Após a aplicação das medidas corretivas, é preciso um acompanhamento constante para verificar se elas estão sendo eficazes.

Se observar que a solução aplicada não está tendo o efeito esperado, considere buscar uma nova solução ou ainda refazer a análise dos 5 porquês para averiguar se a verdadeira causa foi identificada.

Por outro lado, se a ação corretiva se mostrar eficaz, considere um case de sucesso.

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Plano de ação 5 porquês

Para que a análise dos 5 porquês seja ainda mais eficaz, uma ótima ferramenta é o plano de ação. A ferramenta ajuda no planejamento estratégico, criando lista de atividades para solucionar a causa raiz encontrada, o que ajuda a colocar as ideias em prática.

Você pode criar um modelo de plano de ação detalhando quais medidas serão aplicadas, quais tarefas contempladas, prazos para conclusão e outras informações relevantes.

Assim, após descobrir a causa raiz obtida por meio dos 5 porquês, sua empresa já se programa para implementar as soluções de forma efetiva.

Veja um exemplo de plano de ação que pode ser usado para a maioria das empresas:

Objetivo:Eliminar o retrabalho na transcrição de relatórios
Ação:Contratar um sistema de chamadosInstalar o sistema nos celulares e tablets dos técnicosCriar modelos de checklist para serem usados nos atendimentosTreinar a equipe para a utilização do sistema
Responsável:JoãoPauloJorgeRicardo
Prazo para conclusão:30/0410/0515/0520/05

No exemplo acima, nosso objetivo é eliminar o retrabalho na transcrição de relatórios, que é a causa raiz identificada através da análise dos 5 porquês.

Cada ação a ser implementada para resolver o problema foi designada a um responsável e recebeu um prazo para conclusão.

Dessa forma, aproveitamos as ideias recebidas na análise dos 5 porquês e criamos um plano de ação para formalizar a aplicação das soluções. Você também pode fazer o acompanhamento periódico do plano para verificar se as ações estão seguindo como planejado.

Leia também: Plano de ação 5W2H: conceito, vantagens e como fazer

5 porquês na manutenção

Um dos segmentos que podem se beneficiar dos 5 porquês é a manutenção. A análise ajuda a identificar as causas das não conformidades para que a estratégia de manutenção seja aplicada de maneira eficaz.

Vamos imaginar que um equipamento crucial parou de funcionar. Nossa primeira pergunta será: por que o equipamento parou de funcionar?

Após uma análise, descobrimos que o equipamento parou de funcionar porque a correia arrebentou. Então, a próxima pergunta deverá ser: por que a correia arrebentou?

Uma nova análise nos mostrou que a correia arrebentou porque estava velha e deveria ter sido trocada. Logo, nos perguntamos: por que a correia não foi trocada?

Continuando nossa busca por respostas, identificamos que não houve manutenção preventiva para se antever ao problema. Portanto: por que não houve manutenção preventiva?

Por fim, entendemos que a manutenção preventiva não ocorreu porque não há um plano de manutenção adequado. Com isso, a última pergunta é: por que não há um plano de manutenção?

Podemos continuar com a análise, se necessário, incluindo mais perguntas, ou podemos parar por aqui, considerando que a resposta para a última pergunta é satisfatória e é a causa raiz dos outros problemas.

Sabemos que não há um plano de manutenção porque não sabíamos da importância de um, mas agora que temos esse conhecimento, podemos corrigir a situação pela raiz e assim evitar a reincidência do problema (parada do equipamento) e outros potenciais problemas que também seriam consequência da falta de um plano de manutenção.

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Para te ajudar a programar as manutenções, o Produttivo criou o Kit Plano de Manutenção gratuito. Ele vem com planilha e guia de boas práticas para te ajudar a programar as manutenções e assim não correr o risco de parada nos equipamentos, como vimos no exemplo acima.

Olha só como fica a planilha preenchida com o planejamento da manutenção:

planilha de manutenção preventiva para baixar

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Você também pode ver na prática como usar os materiais do kit no vídeo abaixo:

Você já conhece o Produttivo? É um software para planejar, executar e comprovar serviços como manutenção.

O sistema conta com modelos prontos de checklists de manutenção, relatórios de visita técnica, ordens de serviço e muitos recursos que ajudam no acompanhamento de toda a operação.

Além dos modelos digitais, você também pode personalizar formulários com questões aderentes ao seu negócio. O preenchimento é feito pelo celular do técnico durante o atendimento, trazendo mais praticidade.

Assim que a visita for finalizada, um relatório em PDF ou Excel é gerado automaticamente e pode ser encaminhado por e-mail ou WhatsApp para o cliente. E o gestor vai programando e acompanhando cada etapa por meio do painel web.

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