pmoc pdf

PMOC pdf: como fazer + modelo pronto para baixar

Adote um PMOC pdf e facilite o armazenamento do documento e o compartilhamento por e-mail ou WhatsApp com os clientes. Veja como fazer!

O PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle) é um documento exigido por lei para quem trabalha no setor de Climatização e Refrigeração. Com o PMOC pdf, é ainda mais fácil e seguro comprovar a execução do plano..

A seguir, vamos entender como emitir um PMOC pdf e também conhecer um modelo de PMOC digital. Acompanhe!

Veja também: PMOC modelo digital

O que é PMOC?

A sigla PMOC significa Plano de Manutenção, Operação e Controle, e é usada nos setores relacionados à climatização de ambientes. Por isso, o PMOC é muito utilizado por empresas do segmento AVAC-R.

Ele é composto por documentos e registros que acompanham o funcionamento dos aparelhos de refrigeração (ar-condicionado, chiller, entre outros), bem como planos de manutenção e outras informações relevantes sobre a conservação dos equipamentos. 

De acordo com a Lei nº 13.589/2018, “Todos os edifícios de uso público e coletivo que possuem ambientes de ar interior climatizado artificialmente devem dispor de um Plano de Manutenção, Operação e Controle – PMOC dos respectivos sistemas de climatização, visando à eliminação ou minimização de riscos potenciais à saúde dos ocupantes”.

Além disso, a lei também exige a apresentação do plano de manutenção em si e a comprovação de sua execução.

Portanto, tudo que for pertinente aos ativos deve ser registrado por meio de um PMOC.

Como fazer um PMOC pdf

Por ser um conjunto de documentos, o PMOC é com frequência elaborado em papel, mas esse formato não é o mais recomendado, já que gera retrabalho na hora de passar as informações para o computador, está sujeito a danos físicos e dificulta a organização das informações.

Por outro lado, o PMOC digital já é acessível para a maioria das empresas, podendo ser feito em Word ou em sistemas como o Produttivo.

O PMOC em Word ou Excel pode ser convertido para pdf depois de pronto, mas também tem seus contras: como cada equipamento deve possuir seu próprio PMOC, o volume de documentos tende a ser muito elevado — podendo chegar a centenas para um único cliente.

Já os formatos digitais voltados para esse setor facilitam o armazenamento e a comprovação, deixando o processo mais rápido, fácil e confiável.

Mas como fazer a transição do papel para as versões digitais? A seguir, conheça algumas opções para automatizar sua rotina:

PMOC em Excel

O modelo de PMOC em Excel é semelhante às versões analógicas, mas permite que todo o preenchimento seja feito no computador. Com isso, dispensa o retrabalho de digitar todas as informações que estavam no papel e ajuda na padronização das questões.

Um exemplo de PMOC em Excel é o kit gratuito disponibilizado pelo Produttivo. Além da planilha para preencher, o kit conta com guia de normas, modelo de ordem de serviço e modelo de checklist para climatização e refrigeração.

Modelo de PMOC em Excel do Produttivo

Para utilizar a planilha e os outros conteúdos, é só acessar o Kit PMOC e fazer o download gratuito do material.

PMOC pdf

O pdf é o formato ideal para compartilhamento do relatório depois de pronto, mas não é indicado para fazer o preenchimento. O mais recomendado é que as informações sejam preenchidas em um documento Word ou Excel (como citamos acima) ou em um software e então convertidas em pdf para compartilhar e armazenar.

O PMOC pdf não permite alterações depois de pronto, portanto pode ser usado para comprovação e é uma fonte segura dos dados. Caso seja necessário alterar o conteúdo do relatório, isso pode ser feito no documento original em Excel ou Word, basta fazer uma nova conversão para pdf depois.

Modelo de PMOC pdf do Produttivo

PMOC software

A maneira mais prática de elaborar um PMOC digital é por meio de um software, como o Produttivo. O modelo pronto de PMOC pode ser personalizado para atender as necessidades da sua empresa.

Veja abaixo um modelo de PMOC Digital gerado no Produttivo:

Com mais de 13 recursos, ele foi especialmente desenvolvido para auxiliar empresas do segmento AVAC-R. Após finalizar o preenchimento, é possível exportar o relatório em PDF e fazer o compartilhamento por e-mail e WhatsApp.

Além disso, o PMOC pdf digital traz muitas vantagens tanto para a empresa quanto para o cliente, como:

  • Armazenamento das informações em nuvem;
  • Padronização das questões;
  • Fotos com data e hora para comprovação;
  • Assinatura digital;
  • Relatório em PDF pronto para enviar ao cliente.

Assim, você pode exportar e compartilhar seu PMOC pdf com clientes e gestores. Que tal começar a usar o Produttivo gratuitamente?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima