A manutenção sistemática usa como base as necessidades individuais de cada equipamento para definir quando passarão por inspeções preventivas, mesmo que ainda não tenham apresentado defeitos.
Vamos entender melhor a diferença entre manutenção sistemática e outros tipos de manutenção, suas vantagens, e conhecer alguns recursos digitais para automatizar seu controle. Boa leitura!
Veja também: Software de manutenção para controle automático dos serviços
O que é a manutenção sistemática?
A manutenção sistemática é um tipo de manutenção preventiva que consiste em planejar inspeções e reparos conforme as necessidades do equipamento antes que ele apresente falhas.
Esse tipo de manutenção se baseia nas condições técnicas do ativo para definir a frequência das inspeções e as ações a serem tomadas. Dessa forma, a empresa consegue se antecipar a eventuais problemas e corrigi-los antes que se agravem.
Seu objetivo é realizar intervenções planejadas de maneira que o equipamento esteja sempre operando com máxima eficiência, minimizando o aparecimento de falhas e evitando a suspensão das atividades por paradas não programadas.

Quais são os tipos de manutenção?
Existem três principais tipos de manutenção: corretiva, preventiva e preditiva. Cada um é indicado para uma situação e necessidade diferente. Vamos entender melhor as diferenças:
- Manutenção preventiva: seu foco é a prevenção de falhas por meio de vistorias regulares que são realizadas mesmo que o equipamento não tenha apresentado problema. Dessa forma, o técnico identifica peças soltas, componentes desgastados ou outros pontos de atenção que poderiam causar defeitos no futuro, e corrige-os sem que haja comprometimento no funcionamento do maquinário;
- Manutenção corretiva: já a manutenção corretiva tem o objetivo de corrigir falhas já instauradas e que levaram a problemas no funcionamento. É uma manutenção mais cara por ser emergencial, já que a falha tende a levar à suspensão das atividades e a correção deve ser feita o mais rápido possível;
- Manutenção preditiva: é um tipo de manutenção que usa sensores para estabelecer parâmetros de funcionamento e com isso, identificar alterações nesses critérios que podem indicar a presença de falhas latentes. Por ser mais cara, a manutenção preditiva é recomendada para ativos de alta criticidade.
A manutenção sistemática é um tipo de manutenção preventiva, já que seu objetivo é estar um passo à frente das falhas e fazer os reparos necessários para que elas não cheguem a causar defeitos no equipamento.
A periodicidade de manutenção preventiva normalmente é definida pelo tempo de uso ou pela quantidade de vezes que foi utilizado. Um exemplo são os caminhões: os veículos da frota devem passar por revisão a cada 6 meses ou a cada 10.000 quilômetros rodados.
No caso da manutenção sistemática, a frequência deve ser determinada conforme as especificações de cada equipamento. Ou seja: em uma indústria, por exemplo, cada ativo deve ter seu próprio cronograma de manutenção sistemática, em vez de um único calendário geral para todos.
Quais são as vantagens da manutenção sistemática?
O uso da manutenção sistemática pode trazer muitas vantagens para empresas que lidam com diversos tipos de equipamentos. Vamos conhecer algumas delas:
Confiabilidade do equipamento
Por priorizar a excelência do equipamento, a manutenção sistemática tende a aumentar sua confiabilidade, assegurando que ele sempre seja capaz de cumprir com as funções esperadas. Isso também impacta na disponibilidade, para que o ativo se mantenha disponível para operação.
Redução de custos
Como a manutenção sistemática é feita de forma planejada, ela evita ocorrência de custos como ociosidade da equipe, suspensão das atividades e gastos maiores com troca de peças ou outros reparos urgentes.
Isso ocorre porque as intervenções podem ser programadas para horários mais convenientes (como períodos de downtime), em vez de reparos emergenciais que devem ser feitos na hora, mesmo que isso prejudique a rotina de trabalho.
Aumento da vida útil
Outro benefício da manutenção sistemática é o aumento da vida útil do ativo, que esse tipo de manutenção sempre leva em consideração o desempenho do equipamento para realizar a troca de peças. Dessa forma, eleva sua vida útil e garante que se mantenha operante por mais tempo.
Eficiência operacional
O principal objetivo da manutenção sistemática é a realização de ações planejadas para que o ativo esteja funcionando sempre com máximo desempenho, o que aumenta sua eficiência e assim melhora a performance da empresa como um todo.
Planejamento
Como as manutenções são programadas previamente, sua equipe consegue fazer um planejamento de atividades e assim adaptar as demandas para que os reparos sejam feitos em momentos convenientes e que haja um backlog de outros serviços a serem executados durante o desligamento da máquina.
Manutenção sistemática é a mesma coisa que manutenção preventiva?
A manutenção sistemática é um tipo de manutenção preventiva, mas não é o único. Todas as manutenções preventivas são baseadas em vistorias periódicas para identificação de potenciais problemas e sua prevenção.
Outros tipos de manutenção preventiva são a manutenção baseada no uso (UBM), em que a necessidade de manutenção ocorre conforme o número de vezes ou horas de uso, e a manutenção baseada no tempo (TBM), que considera o tempo de uso independentemente da quantidade de vezes que foi utilizado.
Já a manutenção sistemática não se baseia em um ou outro obrigatoriamente, mas nas necessidades individuais de cada equipamento, de modo que o que é usado para um talvez não seja usado para outro.
Para definir a frequência da manutenção sistemática, recomenda-se observar as indicações do fabricante e definir os padrões de funcionamento esperados do equipamento. A partir disso, a equipe de manutenção pode estabelecer os parâmetros que indicam a necessidade de uma nova manutenção.
Modelo de checklist de manutenção sistemática
Para assegurar que a manutenção sistemática seja realizada corretamente, a melhor opção é investir em um checklist que liste todas as tarefas a serem feitas naquele equipamento. Dessa forma, o técnico sabe exatamente o que precisa verificar e a gestão tem um histórico para comparar.
Veja um exemplo de checklist de manutenção preenchido e exportado dentro do sistema Produttivo:



O modelo acima é totalmente digital — o técnico vai preenchendo as informações durante o serviço, não sendo necessário recorrer ao papel que depois precisa ser digitalizado e compartilhado.
Experimente grátis: Modelo de checklist de manutenção sistemática em aplicativo
Como a tecnologia pode ajudar na gestão da manutenção sistemática?
A tecnologia permite automatizar totalmente o processo de gestão da manutenção sistemática. Por meio de recursos digitais, a gestão consegue planejar os serviços, repassá-los à equipe e acompanhar seu andamento mesmo à distância, tudo isso com um clique.
O Produttivo é um software e aplicativo especialmente desenvolvido para auxiliar no controle da manutenção, assim sua equipe automatiza tarefas manuais e ganha mais tempo para fazer outras atividades.
Conheça algumas funcionalidades do Produttivo para a manutenção sistemática:
Plano de manutenção sistemática
Como o grande diferencial da manutenção sistemática é o planejamento, o plano de manutenção não pode faltar. Na versão digital do Produttivo, ele permite agendar serviços futuros com antecedência e receber alertas no celular dos técnicos, assim não há esquecimento.
Você pode personalizar seu plano de manutenção como preferir. Veja um exemplo:
Ao automatizar a tarefa de planejar a manutenção, o gestor ganha mais tempo e ainda tem a segurança que os serviços não serão esquecidos.
Faça um teste grátis e comece a usar o plano de manutenção sistemática agora mesmo!
Relatórios de manutenção sistemática
Já os relatórios de manutenção sistemática registram todos os serviços realizados na inspeção, servindo tanto de guia para os técnicos quanto de comprovação para o cliente.
No formato digital, os modelos do Produttivo oferecem recursos como:
- Preenchimento automático de campos como dados do cliente e do equipamento;
- Preenchimento por voz;
- Registro fotográfico com fotos tiradas na hora e marcação de data e horário;
- Questões com mais de 13 opções de resposta, como não conformidade, lista de itens, preços, textos, entre outras;
- Assinatura digital feita diretamente na tela do dispositivo;
- Personalização da aparência com a sua logo e cores, e também customização das questões;
- Armazenamento em nuvem;
- Funcionamento offline;
- Compartilhamento automático por e-mail ou WhatsApp.
Veja alguns modelos de relatórios, checklists, ordens de serviço e outros formulários de manutenção do Produttivo:
Checklist de manutenção preventiva



Teste grátis: Checklist de manutenção preventiva digital
Relatório de não conformidade


Teste grátis: Modelo de Relatório de não conformidade
Inventário de equipamentos


Teste grátis: Inventário de equipamentos em aplicativo
São mais de 30 modelos prontos para usar, e você também pode criar seu formulário personalizado como preferir para atender às necessidades da sua empresa!
Para experimentar os modelos digitais, é só fazer o cadastro e aproveitar o período de teste.
Se preferir, agende uma demonstração com um consultor para conhecer todos os recursos do Produttivo para controle da manutenção sistemática.