Limpeza industrial: o que é, como funciona e checklist grátis

A limpeza industrial é um serviço especializado que ajuda a preservar a saúde e a segurança tanto dos colaboradores quanto do maquinário.

Quando feita corretamente, ela mantém o ambiente higiênico e não causa danos aos equipamentos. Veja seus benefícios e dicas para fazer com eficiência!

Leia também: Modelos de checklist, ordens de serviço e relatório para acompanhar a prestação de serviços

O que é limpeza industrial?

Limpeza industrial é a higienização de espaços fabris como galpões, superfícies, equipamentos, ferramentas, locais de uso comum e outras áreas.

Diferente da limpeza comum, ela é indicada para indústrias e outros ambientes profissionais, como fábricas, cozinhas, centros de armazenamento e distribuição, e até prédios de escritório, que possuem necessidades diferentes das residências.

Por meio da desinfecção do espaço, a limpeza industrial remove resíduos, retira o acúmulo de sujeira e evita a proliferação de microrganismos que podem trazer danos à saúde, ao mesmo tempo que toma todo o cuidado necessário para não danificar as facilities e ativos.

A limpeza industrial é uma aliada da manutenção industrial e até da manutenção predial, sendo um serviço técnico que exige conhecimento especializado.

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Quais são os benefícios da limpeza industrial?

A limpeza industrial, assim como a doméstica, ajuda a manter o ambiente mais agradável, além de outros benefícios como:

Melhora a saúde

Os resíduos gerados pela atividade industrial podem causar danos à saúde dos colaboradores, assim como os vírus, fungos e bactérias que se proliferam no ambiente.

Com o cuidado adequado, a limpeza garante um espaço estéril e livre de agentes contaminadores. Quando a higienização não é realizada, há mais risco de problemas respiratórios, infecções e até acidentes de trabalho.

Promove o bem-estar

Um ambiente limpo e organizado também ajuda no bem-estar dos funcionários, já que a maioria das pessoas se sente mais confortável em espaços bem cuidados.

Aumenta o foco

Além do bem-estar, a higienização adequada diminui as distrações causadas por sujeira ou desorganização, permitindo que o trabalhador direcione seu foco para as atividades da função.

Regulariza normas do setor

A limpeza industrial também pode ser uma necessidade para que a empresa esteja operando de acordo com as normas regulamentadoras e NBRs do setor.

Consulte as normativas que se aplicam ao seu segmento para verificar se a higienização faz parte das exigências e assim garantir que sua operação esteja em conformidade com a legislação.

Preserva os equipamentos

Com a limpeza correta, a vida útil dos equipamentos pode ser prolongada, já que reduz o desgaste causado por acúmulo de resíduos, oxidação e outros problemas de conservação do ativo. Também pode reduzir as paradas.

Mantém a qualidade dos produtos e serviços

Além de preservar o maquinário, a limpeza industrial ajuda no seu bom funcionamento, o que se reflete em melhor desempenho do equipamento e mais qualidade dos produtos e serviços ofertados.

Por outro lado, a falta de higienização pode prejudicar a performance do ativo e se refletir na qualidade do produto final, que tende a cair.

Melhora a produtividade

A qualidade do ambiente de trabalho está diretamente relacionada com a produtividade da equipe, que trabalha melhor em espaços limpos, organizados e seguros, além de equipamentos funcionais.

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Como fazer a limpeza industrial?

Para realizar a limpeza industrial, você pode seguir três passos básicos, olha só:

  • Planejamento do trabalho: antes de iniciar a limpeza, faça um planejamento do que será preciso higienizar (espaços, equipamentos, utensílios) e quais recursos serão necessários, como mão de obra, produtos de limpeza apropriados e ferramentas de trabalho. Lembre-se que diferentes ambientes podem exigir produtos ou materiais diferentes;
  • Cronograma de atividades: também é preciso avaliar qual a frequência dos serviços (alguns equipamentos necessitam de limpeza diária, enquanto outros pedem um intervalo maior) e programar um cronograma que contemple cada serviço na periodicidade necessária. Seu cronograma ainda deve levar em conta os horários mais adequados para a limpeza de cada ativo ou espaço, considerando os horários de inatividade ou baixo movimento;
  • Execução da limpeza: por fim, utilize os produtos adequados e recrute trabalhadores especializados para fazer o serviço com segurança e qualidade, seguindo o planejamento e o cronograma traçados anteriormente.

Com o Produttivo, você pode usar o plano de atividades para agendar seus serviços com antecedência e assim não se esquecer de nada.

Ao programar um atendimento, o técnico recebe o chamado diretamente na agenda e ainda são gerados alertas para os serviços.

As tarefas podem ser programadas na frequência desejada, totalmente vinculadas ao cadastro do cliente e do ativo para deixar sua operação mais rápida e funcional.

Teste grátis o plano de atividades e todas as outras funcionalidades do Produttivo.

Quais são os principais erros da limpeza industrial?

Por ser um serviço especializado, a limpeza industrial deve ser feita por uma empresa terceirizada ou um profissional capacitado. Caso não seja feita corretamente, ela pode causar danos, como:

  • Uso de produtos e equipamentos inadequados: além de não realizarem a limpeza corretamente, o uso de materiais impróprios danifica e até inutiliza o equipamento. A utilização de máquinas e ferramentas inadequadas também não tem a eficácia esperada, gerando retrabalho;
  • Não ter um cronograma de limpeza industrial: conforme falamos ali em cima, um bom cronograma leva em consideração as necessidades de cada espaço ou ativo. Sem o cronograma, a limpeza pode causar desgastar a máquina, atrapalhar a rotina de trabalho com paradas inconvenientes e não trazer a eficiência esperada;
  • Misturar produtos químicos: o uso de produtos químicos incorretos é um risco tanto à saúde do trabalhador que realiza a limpeza quanto à vida útil dos equipamentos industriais. Alguns produtos adequados para um ativo ou lugar são ineficientes ou até corrosivos para outros;
  • Limpar incorretamente equipamentos eletrônicos: equipamentos eletrônicos são os mais vulneráveis a produtos químicos e ferramentas impróprias, que em vez de fazer a limpeza podem causar riscos, problemas de contato e até curto-circuitos. Portanto, conte com um profissional especializado para indicar o que é mais adequado para cada caso.

Por isso, não confie a limpeza industrial da sua empresa a um colaborador ou terceirizado não capacitado, já que os erros podem levar a prejuízos e atrasos na operação.

Leia também: Check list limpeza hospitalar: dicas + modelo

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Quais são os principais tipos de limpeza industrial?

A limpeza industrial envolve serviços que normalmente não são necessários na limpeza doméstica, daí a importância de um profissional habilitado. Vamos conhecer os principais tipos de limpeza industrial:

Hidrojateamento

O hidrojateamento usa jatos de água com alta pressão para remover resíduos líquidos ou sólidos, como restos de óleo, incrustações e outras sujeiras.

É um método de alta eficácia que retira os resíduos sem danificar a superfície do material, por isso é indicado para encanamentos, pisos, caixas de gordura, tanques e outros.

Limpeza de pisos

A limpeza de pisos industriais também é mais delicada que a doméstica, já que exige o uso de produtos como selantes e impermeabilizantes que ajudam a prolongar a vida útil do piso.

Ao fazer a impermeabilização, o piso sofre menos com a penetração de líquidos e outras substâncias que contaminam o ambiente. 

Limpeza em espaços confinados

Espaços confinados ou de difícil acesso, como silos, tanques e dutos, também precisam de limpeza. Devido aos riscos apresentados por esses espaços, é necessário utilizar equipamentos adequados de segurança, como EPIs e até equipamento de rapel.

Portanto, é um serviço que só pode ser realizado por profissionais e seguindo protocolos apropriados, conforme a Norma Regulamentadora nº 33.

Transporte de resíduos

O transporte e a gestão de resíduos também fazem parte da limpeza industrial. O ideal é contratar uma empresa com frota adequada para fazer a coleta do lixo e levá-lo à destinação final, principalmente resíduos perigosos.

A gestão e coleta de resíduos é regulamentada pela NR-25, portanto consulte a legislação para garantir que sua empresa esteja operando dentro da lei.

Leia também: Manifesto de Transporte de Resíduos: o que é e como emitir

Limpeza à vácuo

A limpeza à vácuo é indicada para a higienização de fossas, reservatórios e caldeiras, entre outros, e é feita por meio da sucção e descarte dos resíduos líquidos, sólidos, pastosos e em pó.

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Quais são as normas e regulamentos para limpeza industrial?

Algumas normas regulamentadoras direcionam os cuidados necessários durante a limpeza industrial. Vamos ver algumas delas:

Uso correto de EPIs

Assim como qualquer outra atividade que apresente riscos para a saúde e segurança do colaborador, a limpeza industrial deve ser feita com o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs).

Os EPIs evitam danos causados por produtos químicos, trabalhos em alturas ou espaços confinados e contaminação pelos agentes de risco, como químicos e biológicos. Alguns equipamentos que devem ser usados durante a limpeza são óculos de proteção, luvas, calçados e outros EPIs adequados ao serviço.

Leia também: O que é CA EPI e como conseguir

Como você acompanha a distribuição de EPIs na sua empresa? Para garantir que todos os trabalhadores recebam os EPIs necessários, uma opção é investir no checklist de EPI do Produttivo.

Com o modelo digital, é possível acompanhar se todos os equipamentos estão usados corretamente, incluir fotos para comprovação, inserir as observações através do preenchimento por voz e muitos outros recursos.

Veja como fica o checklist preenchido:

Já a ficha de EPI serve como um atestado em que o trabalhador confirma o recebimento dos equipamentos e se compromete com a utilização. O recurso de assinatura digital dá ainda mais segurança para o documento:

Faça o cadastro e comece a usar esses e outros modelos digitais do Produttivo!

Sinalização de segurança

A sinalização de segurança é um tipo de EPC (equipamento de proteção coletivo) que alerta sobre os agentes de risco no ambiente, como inflamáveis, bem como riscos de acidentes, como piso molhado.

É essencial tanto para a proteção do profissional que realiza a limpeza quanto dos trabalhadores e usuários do ambiente em questão.

Comissão interna de prevenção de acidentes

Caso opte por contratar profissionais de limpeza industrial, conte com a ajuda da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, a CIPA.

Ela é responsável por implementar e fiscalizar medidas de prevenção e controle que garantam um ambiente de trabalho saudável e seguro.

Periculosidade e insalubridade

Alguns serviços de limpeza são considerados perigosos ou insalubres, ou seja, quando há exposição aos agentes de risco acima dos limites de tolerância estabelecidos pela NR-15.

Caso o serviço configure periculosidade ou insalubridade, o trabalhador deve receber o adicional no salário e fica elegível para a aposentadoria especial.

Leia também: LTCAT: o que é, como fazer e quando aplicar

Checklist de limpeza industrial

Para te ajudar no controle da limpeza industrial, o Produttivo disponibiliza um material gratuito com 16 modelos de checklist, inclusive um checklist de limpeza e conservação.

Olha só:

Além disso, o Kit conta com modelos de checklist gratuitos de EPI, NRs e muito mais. Faça o download do material agora mesmo, é grátis! É só baixar e usar.


Com o Produttivo, também é possível criar checklists, relatórios e formulários personalizados para as necessidades do seu negócio, com questões de não conformidade, fotos, marcação de data e hora, preenchimento automático e muito mais.

Além de montar o formulário do seu jeito, você também pode personalizar o relatório com as cores e logo da sua empresa. Após o preenchimento, o relatório pode ser enviado por e-mail ou WhatsApp para o cliente.

Conheça essa e outras funcionalidades que vão te ajudar no controle da limpeza industrial, faça o teste grátis!

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