Check list retroescavadeira

Check list retroescavadeira: como fazer e modelo digital

O check list retroescavadeira é um recurso utilizado pela manutenção preventiva para organizar os processos de checagens das inspeções e assegurar a prolongamento da vida útil do maquinário. 

Neste artigo você entende os benefícios do checklist, aprende como montar um do zero e também tem acesso a um modelo de check list de retroescavadeira digital para testar dentro do sistema do Produttivo. 

Veja também: Modelos digitais de checklist de manutenção para diversos segmentos 

O que é um check list retroescavadeira? 

O check list retroescavadeira é um documento que orienta a execução de manutenções preventivas e comprova a realização do serviço. 

Ele é feito a partir de uma listagem de questões, como verificação do nível de água da bateria e do radiador, pressão dos pneus, funcionamento do motor, freios de serviço, entre outros. 

Cada questão serve para guiar as verificações realizadas pelos técnicos, que têm como objetivo principal a garantia do completo funcionamento da retroescavadeira. 

Através das perguntas listadas no check list é possível identificar quais itens apresentam não conformidades, ou seja, anomalias ou irregularidades, e a partir disso pensar em planos de ação e ações corretivas para a solução do problema. 

checklist de máquinas e equipamentos para usar em aplicativo

Para que serve o check list de retroescavadeira? 

O checklist retroescavadeira é o instrumento pelo qual as manutenções preventivas são colocadas em prática. Ele serve para orientar a realização das inspeções, estabelecendo uma ordem de checagem e evidenciando quais itens precisam de atenção, por estarem fora dos padrões estabelecidos. 

Através dele os problemas em maquinários são identificados de forma mais rápida e em estágios iniciais, o que ajuda na aplicação de soluções mais simples e baratas e na resolução da real causa raiz do problema, sem gerar riscos de segurança, prejuízos para as empresas ou paradas não programadas de produção que atrapalham a produtividade do setor.

Veja também: Check list manutenção preventiva: como fazer em 3 passos

Quais são os benefícios do check list para retroescavadeira?

As vantagens do uso do check list de retroescavadeira podem ser observadas em diferentes aspectos da operação. Veja as principais: 

  • Aumenta a vida útil dos equipamentos;
  • Acaba com o esquecimento das verificações; 
  • Padroniza o processo de checagem;
  • Serve como um histórico de dados e informações do equipamento; 
  • Melhora a comprovação e gestão dos serviços;
  • Ajuda no controle de gastos;
  • Auxilia na identificação de onde estão os maiores custos e indica formas de reduzi-los;
  • Eleva a segurança das informações prestadas;
  • Colabora para uma gestão mais previsível;
  • Ajuda na identificação dos pontos fortes e fracos do processo;
  • Contribui para o gerenciamento de não conformidades recorrentes;
  • Deixa mais rápida a coleta de informações; 
  • Melhora a comunicação com o cliente.
gere checklists utilizando o app do Produttivo

Quais as manutenções diárias necessárias em uma retroescavadeira?

A periodicidade de checagem das manutenções de retroescavadeiras depende de vários fatores, mas principalmente da resposta do maquinário às inspeções e aos ajustes feitos durante a manutenção. 

Para estabelecer a frequência ideal é preciso considerar fatores como indicação de fabricantes, recomendações do técnico que realiza as manutenções e dados históricos sobre o maquinário. 

Mas, de modo geral, existem alguns itens que podem ser verificados diariamente, como: 

  • Lubrificação;
  • Uso de graxa; 
  • Nível de óleo do motor;
  • Eixo;
  • Transmissão;
  • Óleo hidráulico. 

Veja também: Ordem de serviço online: como funciona e como emitir

Qual NR que fala sobre retroescavadeira?

A norma regulamentadora que trata sobre retroescavadeiras é a NR 11, responsável por estabelecer diretrizes sobre processos de transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais

Em seu texto, a NR 11 reconhece as melhores práticas adotadas no mercado e lista as obrigações de acordo com o tipo de atividade de transporte desenvolvida. Ela serve principalmente para garantir a segurança na operação desses equipamentos e evitar a ocorrência de acidentes de trabalho. 

São algumas das determinações da norma: 

  • Uso de EPI adequado para todos os operadores; 
  • Necessidade de isolamento em áreas de tráfego e movimentação de materiais;
  • Cumprimento correto das rotinas de manutenção;
  • Existência de procedimentos para evacuação e combate a incêndio;
  • Necessidade do transporte de materiais perigosos ser realizado por profissionais devidamente habilitados. 

Além disso, existem outras normas que, ainda que não tratem exclusivamente sobre retroescavadeiras, são complementares e devem ser implementadas pelo setor, como:

  • NR 06: Equipamento de Proteção Individual EPI;
  • NR 12: Segurança no Trabalho de Máquinas e Equipamentos; 
  • NR 18: Condições e Meio Ambiente no Trabalho na Indústria de Construção;
checklist digital de manutenção preventiva para usar em aplicativo

Como fazer um check list retroescavadeira?

Quer montar o seu próprio check list retroescavadeira do zero? Aqui vai um passo a passo que pode te ajudar: 

1. Elabore um plano de manutenção de retroescavadeira  

O check list retroescavadeira só pode ser criado depois que o plano de manutenção for definido. Por isso, antes de tudo, foque em elaborar um bom plano de manutenção. 

No plano de manutenção devem constar as periodicidades de realização das manutenções (diárias, semanais, semestrais, quinzenais, etc), o que deve ser verificado a cada inspeção e o cronograma com as datas de realização. Isso vai garantir que não ocorram esquecimentos nem que a frequência de manutenção seja negligenciada. 

Comece listando todos os itens que precisam ser verificados durante a manutenção das retroescavadeiras; você pode separar por sistemas. 

Depois atribua a periodicidade de verificação de cada item, que deve ser determinada de acordo com as recomendações dos fabricantes, o histórico de dados obtidos em outras inspeções e o conhecimento de quem já realiza as manutenções do ativo.  

Para você se organizar da melhor forma, o Produttivo preparou um plano de manutenção em Excel, que você pode baixar gratuitamente, editar e personalizar de acordo com o que precisa ser checado. Baixe o material completo clicando aqui.

kit plano de manutenção para baixar gratuitamente

Ficou com dúvida sobre como usar a planilha? Também preparamos um vídeo que te explica como usá-la com um passo a passo:

2. Crie checklists padronizados

Checklists padronizados ajudam a conferir mais agilidade à equipe técnica e a ganhar mais credibilidade e profissionalismo com os clientes. 

O primeiro passo para padronizar o seu check list retroescavadeira é entender quais informações são importantes e devem compor o cabeçalho, por exemplo: 

  • Informações da empresa: Nome, e-mail, telefone, endereço, CNPJ;
  • Informações do cliente: Nome, e-mail, telefone, endereço, CNPJ/CPF;
  • Informações do serviço: Data e horário programados para a inspeção, data e hora de início da realização da inspeção, tempo de atendimento;
  • Informações do maquinário: Nome, marca, modelo, número de série, ano de fabricação, cor do veículo, placa. 

Em seguida você deve padronizar e organizar as questões do checklist:

  • As respostas devem ser “sim e não” ou “conforme ou não conforme”?;
  • Os itens a serem verificados serão separados em seções? (sistema elétrico, hidráulico e mecânico, por exemplo);
  • Será um único check list com todas as questões que precisam ser verificadas ou você pretende separar por frequência de realização? (checklists diários, semanais, mensais, etc);
  • O relatório vai ter espaço para inclusão de fotos? Quais fotos devem ser tiradas?;
  • Não se esqueça de deixar campos para que o técnico ofereça um diagnóstico da manutenção, explicando quais foram as não conformidades encontradas, quais ações corretivas foram empregadas e quais as recomendações para ações futuras;
  • Finalize coletando as assinaturas do responsável pela manutenção e do cliente. 

3. Acompanhe a realização das manutenções e adapte o checklist 

A elaboração do check list retroescavadeira não acaba no passo dois, em que todos os detalhes de organização e disposição das perguntas do formulário são definidas. Pelo contrário: o check list é um documento que deve ser constantemente revisado. 

É preciso identificar se o que foi idealizado na fase de planejamento se adequa à prática das atividades de campo. Os técnicos poderão trazer feedbacks sobre a forma como as questões foram ordenadas e divididas e também da necessidade de incorporação de outros recursos ao checklist. 

Por isso, acompanhe constantemente a aplicação do check list colhendo opiniões da equipe técnica e indicadores de operação, afinal o checklist é uma rica fonte de dados para basear decisões. 

Por exemplo, através do check list é possível identificar que um item que anteriormente tinha sido definido para ser checado trimestralmente está constantemente sendo fonte de não conformidades, não apresentando o resultado que seria esperado dentro do período de tempo entre manutenções. 

Nesse caso, uma possível solução poderia ser a inclusão da checagem do item no check list mensal. A partir disso será possível avaliar se com menos tempo entre as manutenções a não conformidade deixa de ser tão recorrente. 

checklist digital de manutenção preventiva para usar em aplicativo

4. Conte com ajuda da tecnologia 

A melhor maneira de aprimorar a produção e a aplicação do check list retroescavadeira é investindo em tecnologia.

Existem no mercado softwares e aplicativos, como o Produttivo, que digitalizam a produção e o preenchimento do relatórios, para que a equipe técnica possa responder todas as questões do formulário diretamente do celular, mesmo sem acesso à internet e com uma série de recursos que automatizam as informações e ajudam na economia de tempo durante as inspeções. 

Assim, os checklists digitais acabam oferecendo uma série de facilidades tecnológicas, que nem o Word, muito menos formulários em papel são capazes de conseguir: 

  • Preenchimento automático de informações gerais já cadastradas no app;
  • Identificação de ativo por QR Code
  • Fotos tiradas na hora com marcação de data, hora e localização GPS; 
  • Localização do técnico preenchida automaticamente com base nas coordenadas geográficas de onde o preenchimento está sendo realizado; 
  • Cálculo automático de tempo de atendimento e de execução da atividade com base no horário em que o técnico inicia e finaliza o preenchimento; 
  • Orçamento automático dos valores de peças, materiais e serviços prestados; 
  • Assinatura digital, diretamente da tela do celular ou tablet do técnico; 
  • E muito mais!

Essas são só algumas soluções do Produttivo para tornar o preenchimento de checklists mais rápido e prático, clique aqui e saiba mais!

gere checklists utilizando o app do Produttivo

Modelo de Check list retroescavadeira digital

Para que você comece a colocar em prática a manutenção do seu maquinário, o Produttivo preparou um modelo de check list de retroescavadeira que pode ser utilizado dentro do sistema do app. 

O modelo conta com questões sobre o sistema elétrico e hidráulico, painel, motor, pneus e outros tantos itens e sistemas que precisam ser verificados. É possível ainda incluir fotos e selecionar quais serviços ou peças foram utilizados durante a manutenção. O próprio sistema já faz o cálculo do valor total. Confira: 

É possível também usar outros recursos que tornam o preenchimento do relatório mais rápido, como: 

  • Preenchimento automático de informações da empresa, do cliente e dos equipamentos, realizado com base nos dados cadastrados no sistema;
  • Possibilidade de preenchimento por voz em campos textuais; 
  • Inclusão de fotos tiradas na hora com marcação de data, hora e localização GPS; 
  • Assinaturas digitais. 

E o melhor é que assim que a manutenção é finalizada o relatório já sai pronto e padronizado com os registros fotográficos, as cores e logo da empresa.. Assim, ao final da visita, o técnico já pode mandar o PDF para o cliente ou para os gestores por WhatsApp ou e-mail. 

Veja também: O que é inspeção de equipamentos e como fazer?

Check list retroescavadeira no aplicativo 

Ficou curioso para saber como o seu check list de retroescavadeira pode ser gerado no aplicativo? A gente te explica. No Produttivo, tudo acontece da seguinte forma: 

  1. Você cadastra clientes, locais e ativos para que as informações fiquem registradas no sistema e sejam preenchidas automaticamente nos relatórios;
  2. Escolha se quer utilizar um dos modelos de relatórios prontos da plataforma ou criar um do zero, totalmente personalizado;
  3. Selecione entre mais de 13 tipos de respostas que o formulário pode admitir (texto, número, assinatura, fotos, localização GPS, lista de peças e serviços, etc);
  4. Separe as questões por seções, de acordo com as temáticas que deseja;
  5. Configure as seções para receberem um ponto a cada questão marcada como “conforme” e perderem um ponto a cada questão marcada como “não conforme”;
  6. Configure para que as questões marcadas como “não conforme” gerem um alerta que vai aparecer diretamente no painel do gestor, para que ele elabore um plano de ação para elas;
  7. Marque questões como obrigatórias, assim o técnico não consegue finalizar o preenchimento sem ter respondido; 
  8. Crie uma atividade no painel web, identificando qual cliente receberá o atendimento, qual o técnico responsável e a data marcada para a manutenção; 
  9. Personalize apenas uma vez quais informações você deseja que apareça no check list final, as cores do relatório e as logos que devem aparecer nele.

E pronto, o técnico é notificado que tem um novo serviço para realizar, abre o app e começa a preencher o check list prontinho e já configurado. No final da visita, basta apenas exportar o PDF e enviar por e-mail ou Whatsapp para o responsável. 

Veja só como o relatório sai: 

Crie o seu próprio modelo de check list de retroescavadeira no Produttivo, clicando aqui!

Viu como é fácil digitalizar um processo burocrático, economizar tempo da equipe técnica e garantir mais capacidade de atendimento? O Produttivo é uma plataforma completa, que permite uma gestão de serviços de ponta a ponta da operação. 

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