Manutenção de máquinas agrícolas saiba o que é e como fazer

Manutenção de máquinas agrícolas:  saiba o que é e como fazer

A manutenção de máquinas agrícolas é indispensável para manter o pleno funcionamento dos ativos, evitar paradas inesperadas na produção e assegurar uma boa atividade agrícola. Devido ao porte desses implementos agrícolas, a quebra pode resultar em alto custo para conserto. 

Por isso, neste artigo você vai entender como funciona a manutenção de máquinas agrícolas e como realizar adequadamente.

Veja também: Modelos digitais de manutenção preventiva

O que é manutenção de máquinas agrícolas?

A manutenção de máquinas agrícolas é um conjunto de atividades que têm por objetivo a conservação de um ativo. As ações realizadas ajudam a maximizar a vida útil dos maquinários, evitando custos de operação. De forma indireta, mas também importante, a manutenção adequada evita acidentes de trabalho, preservando a saúde dos operadores e funcionários.

São realizadas inspeções periódicas, troca de peças, lubrificação, revisões, pequenos reparos, seguindo um cronograma pré-estabelecido de acordo com instruções do fabricante, tempo de uso do maquinário ou por ciclos.

Kit plano de manutenção para baixar

Tipos de manutenção

Quando se trata de manutenção, existem três tipos principais, que vamos listar abaixo. É importante entender cada uma delas para saber em quais cenários se aplicam e se geram economia para a empresa ou propriedade rural.

Manutenção corretiva

A manutenção corretiva ocorre quando o equipamento já quebrou. É o reparo de componentes ou peças danificadas, falhas urgentes, com o intuito de reduzir os prejuízos. Como a solução precisa ser mais imediatista, não ocorre um planejamento prévio. A manutenção corretiva ainda se desdobra em dois tipos.

Manutenção corretiva não planejada 

Essa manutenção deve ser evitada, porque ela ocorre de forma inesperada, quando o problema já ocorreu, trazendo consigo prejuízos e riscos à segurança física das pessoas. 

Quando esse tipo de manutenção é frequente, significa que chegou a hora de planejar as manutenções adequadamente, contar com uma equipe melhor preparada, mais atenção à execução, checklists mais rígidos, entre outros pontos.

Manutenção corretiva planejada

Esse tipo de manutenção ainda está dentro de um planejamento de manutenção. Possibilita o agendamento de vistorias e reparos quando o maquinário apresenta vibrações estranhas ou quando pequenas falhas começam a acontecer.

A manutenção corretiva planejada ainda ocorre quando a falha aparece, por isso, é arriscada: a qualquer momento a operação pode parar por completo, trazendo prejuízos.

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva deve ser uma prioridade na gestão de ativos. É uma das opções mais vantajosas para as empresas, porque as paradas são programadas, a integridade dos ativos, operadores e ambiente são mantidos. 

Ocorre a troca sistemática de componentes, revisões gerais programadas, tudo dentro de um sistema de planejamento e controle.

A manutenção preventiva requer o estudo prévio do histórico e uso da máquina agrícola, criação de um cronograma semanal, mensal ou semestral dos componentes, que deve ser seguido à risca pela equipe contratada.

Leia mais: Manutenção preventiva e corretiva – tabela comparativa

Kit plano de manutenção para baixar

Manutenção preditiva

A manutenção preditiva possui semelhanças com a preventiva, no entanto, é mais completa e requer mais preparo da equipe. Porém, é muito indicada para equipamentos pesados, com alto grau de criticidade e importância na cadeia produtiva.

Através de sistemas, são analisados os reparos já realizados a fim de estabelecer parâmetros ideais para o uso de cada ativo. Por isso, o acompanhamento em tempo real coleta dados sobre:

  • Variação de temperatura do motor;
  • Consumo de óleo e combustível
  • Vibrações e ruídos

Outros itens podem ser verificados de acordo com o tipo de equipamento. A partir dos resultados, são criados planos de ação sobre a periodicidade de reparos, custo estimado com peças, entre outros pontos.

Checklist Digital de Manutenção Preventiva para usar dentro do sistema do Produttivo

Quais são os tipos de máquinas agrícolas?

Existem vários tipos de máquinas agrícolas, que ajudam os produtores rurais a terem mais produtividade no campo. Estes equipamentos permitem a automação de processos durante os manejos na lavoura e você vai entender um pouco mais sobre os principais.

Tratores

Os tratores são veículos utilizados para guincho, transporte e reboque de outros implementos pesados, servindo para aragem, descompactação do solo e cultivo de diferentes plantas.

É sempre recomendado consultar as recomendações de manutenção do fabricante, no entanto, a rotina de cuidados de um trator envolve:

  • Diário: limpeza de filtros, verificação do nível de água no sistema de arrefecimento e eliminação da água no sistema de combustível. 
  • Semanal: deve ser feita a lubrificação dos pinos, conferimento do nível de óleo do motor, limpeza geral, reaperto de rodados e ajuste de correias.

Depois, as manutenções devem ser planejadas conforme horas de uso para trocas de óleo e verificação de sistemas de transmissão.

Arados

Os arados são instrumentos para lavrar, ou seja, arar o solo, descompactando-a para viabilizar um melhor desenvolvimento das raízes das plantas. Também permite a melhor aplicação de adubo e infiltração de água. Existem dois tipos de arados e você vai ver a seguir.

Arados de disco

Este arado é formado por discos, colunas e cubos, que são acoplados ao trator agrícola. Seu uso é indicado para promover o corte, elevação e mobilização da terra amontoada.

Arados de aiveca

Este tipo de arado possui uma superfície torcida, que recebe o nome de aiveca. Devido ao seu formato, penetra melhor no solo e o preparo é em maior profundidade. Como resultado, rompe-se mais camadas compactadas e melhora a capacidade de aeração do solo.

Diariamente devem ser verificadas possíveis torções na estrutura e reaperto de parafusos e porcas. Os arados de disco precisam de verificação do cubo da roda e dos mancais de sustentação do disco, checando também se o disco está limpo e afiado.

Já os arados de aiveca, além da lubrificação e reaperto de componentes, devem ser verificadas as relhas, facão ou sega circular, mantendo-as afiadas.

Subsolador

Quando os arados não conseguem descompactar o solo com tanta eficácia, entram os subsoladores, que atingem camadas mais profundas. Estes implementos possuem hastes, chegando a profundidades superiores a 40 cm.

Sua manutenção diária envolve a verificação de torções na estrutura, reaperto de parafusos e porcas e qual o estado das ponteiras, mantendo sua afiação. Também deve ocorrer a lubrificação dos rolamentos das rodas.

Grades aradoras e niveladoras

A grade aradora é utilizada para suavização da superfície do solo. Ela é diferente do arado, porque não atinge camadas profundas. Já a grade niveladora regulariza a superfície deixada pelo arado. 

A manutenção, assim como do arado, requer a verificação de possíveis torções, envolvendo também a lubrificação de mancais, cilindros hidráulicos, cubos das rodas, articulações e calibragem dos pneus.

Sulcadores

Este implemento é responsável pela abertura do solo para o depósito das sementes. Eles podem ser do tipo enxada, discos ou facão e cada um possui uma indicação específica. 

  • Enxada: utilizado em solos com restos de raízes ou tocos.
  • Discos: indicados em solo com restos culturais ou em condições inadequadas de preparo do solo.
  • Facão: sua grande vantagem é que podem colocar o adubo e semente em maiores profundidades.

A manutenção básica envolve o reaperto de parafusos e porcas, lubrificação, alinhamento e regulagem dos sulcadores, trocando-os quando necessário. 

Semeadoras-adubadoras

São implementos que automatizam o processo de adição de semente e adubo no solo. Existem as semeadoras-adubadoras de fluxo contínuo ou sementes miúdas e também as semeadoras-adubadoras de precisão ou sementes graúdas.

A manutenção básica requer a lubrificação geral da máquina, verificação dos tubos de distribuição, para evitar entupimento, ajuste dos mecanismos dosadores, inspeção do estado geral das transmissões e pneus. Por fim, evitar restos de sementes ou adubos nos depósitos.

Pulverizadores agrícolas

Como o próprio nome diz, este implemento pulveriza nutrientes, fertilizantes e defensivos agrícolas nas lavouras – os agrotóxicos. Existem pulverizadores e atomizadores, mas a diferença está na velocidade de ar gerada durante o espalhamento dos produtos. Os atomizadores são utilizados em grandes áreas, quando as culturas suportam altas velocidades de ar sem sofrer prejuízos.

Devem ser verificados possíveis vazamentos, realizando a limpeza regular das peças para evitar contaminação entre produtos.

Enxada rotativa

São dedicadas ao preparo ou cultivo do solo. Possui lâminas dispostas por meio de flanges sobre um eixo giratório transversal, realizando o trabalho do arado e as grades em uma única vez.

A enxada rotativa requer lubrificação com graxa em alguns pontos, como no eixo cardã e nos mancais do rotor. Também deve ser verificado o nível de óleo da transmissão. Consulte o fabricante para saber qual tipo de graxa e quantidade adequada, assim como o óleo.

Rolo-faca

Sua função principal é derrubar, amassar ou picar a vegetação, restos de culturas ou plantas de cobertura, facilitando o próximo plantio.

A manutenção diária envolve limpeza, afiação dos componentes cortantes e lubrificação.

Colhedora de forragem

Esta máquina colhe plantas verdes para a silagem – alimento volumoso, usado principalmente para bovinos e que substitui o pasto nas épocas de estiagem.

Sua manutenção envolve a verificação da barra de corte, que deve ser substituída quando desgastada; acúmulo de solo entre as navalhas ou facas e contrafacas. O sistema de trilha, separação e limpeza também devem receber atenção, verificando-se ruídos, vibrações anormais, inspeções de rolamentos, correias e retentores.

Kit plano de manutenção para baixar

Qual a importância da manutenção de máquinas agrícolas?

A manutenção preventiva é muito importante para garantir o bom funcionamento dos equipamentos e prolongar a vida útil, fazendo com que funcione em sua máxima capacidade produtiva. 

Os procedimentos de manutenção, através da lubrificação, ajustes, revisões e proteção contra agentes que são nocivos, evitam quebras inesperadas e custosas para as empresas. Os cuidados vão além da manutenção periódica, como também o abrigo adequado dos maquinários: pisos pavimentados ou compactados, livres de risco de incêndio, goteiras, etc.

Plano de manutenção de máquinas agrícolas

O plano de manutenção de máquinas agrícolas vai ajudar a manter os equipamentos em boas condições de uso e também seguros para os operadores. Outra vantagem é que a parada é realizada durante os manejos corretos, evitando atrasos no plantio.

O documento deve conter:

  • Qual é o equipamento;
  • Dados históricos do maquinário e componentes;
  • Cuidados previstos pelo fabricante e também pelo tipo de uso;
  • Cronograma de serviços que devem ser realizados e a periodicidade indicada para cada um;
  • Passo a passo do que fazer em determinadas situações que possam surgir, como falhas, vibrações e sons.

Este plano de manutenção pode ser automático com o Produttivo. Isso ajuda a empresa de manutenção a evitar atrasos que podem comprometer a operação e funcionamento do maquinário agrícola.

O plano de manutenção pode ser criado no sistema, definindo técnico, data e periodicidade em que o serviço deve ser executado. O gestor escolhe o modelo de checklist, podendo personalizar de acordo com a máquina. 

Podem ser incluídas questões com pontuação, conformidade e não conformidade, fotos com marcação de data e hora, localização, localização GPS do preenchimento, entre outros recursos. O técnico realiza o preenchimento via aplicativo, evitando o uso do papel e podendo gerar relatórios logo após o serviço.

Caso seja encontrada, em uma inspeção, alguma não conformidade, o gestor, através do painel, pode abrir um plano de ação para correção, agilizando a tomada de decisão.

Checklist Digital de Manutenção Preventiva para usar dentro do sistema do Produttivo

Planilha de manutenção de máquinas agrícolas

O controle manual da manutenção exige disciplina para preenchimento dos campos. Por isso que os checklists digitais têm substituído planilhas no papel e no Excel, por exemplo. O preenchimento no papel é muito mais demorado e muitas vezes o técnico pode ter dificuldades com a objetividade das respostas, gerando mais dúvidas e retrabalho.

Depois, as informações precisam ser repassadas para o computador, o que gera mais tempo que poderia ser dedicado a outra operação mais importante. Com o preenchimento de formulários digitais, a comprovação é automática. Veja um modelo de relatório gerado através do aplicativo do Produttivo.

Se você deseja experimentar o checklist de manutenção preventiva, clique no banner abaixo para experimentar o modelo gratuitamente e personalizar de acordo com a máquina agrícola!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima