engenheiro trabalhando em uma obra

O que é Ficha de Verificação de Serviço e como fazer

Entenda a importância da Ficha de Verificação de Serviço para a construção civil, veja como fazer e conheça um modelo digital!

Também chamada de FVS, a Ficha de Verificação de Serviço é um documento usado por empresas de vários segmentos, como na construção civil.

A ficha atua como um relatório de não conformidade, permitindo a gestão dos equipamentos e dos serviços prestados. Vamos entender melhor como esse documento funciona e também como preencher.

Veja também: Modelos de Fichas de Verificação de Serviço digitais para vários segmentos

O que é a Ficha de Verificação de Serviço?

A Ficha de Verificação de Serviço, ou FVS, é um documento para registro dos serviços executados, atuando como um relatório de não conformidade e controle.

Normalmente, a ficha contém um checklist de itens que precisam ser realizados ou verificados, e a equipe vai marcando cada um conforme o progresso das tarefas.

Ela pode ser usada em diversas áreas, como manutenção, reparos, inspeção, instalação ou qualquer atividade que exija a execução adequada de um serviço específico. Também é muito utilizada na construção civil, acompanhando cada etapa das atividades realizadas.

Seu uso ajuda a garantir a qualidade dos serviços prestados, bem como para manter um registro organizado das tarefas concluídas. A FVS ainda pode ser usada como histórico para futuras manutenções ou como comprovação da prestação do serviço a clientes ou autoridades reguladoras.

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Para que serve a Ficha de Verificação de Serviço?

A Ficha de Verificação de Serviço é utilizada para registro e comprovação das etapas de um serviço. Ainda pode servir como um guia das atividades, direcionando a equipe para quais tarefas precisam ser feitas e o padrão esperado.

No caso da FVS para construção civil, o documento é usado para registrar cada etapa da obra, indicando também se o serviço foi feito de acordo com as normas regulamentadoras e especificações adequadas.

Qual é a relação da Ficha de Verificação de Serviço com o PBQP-H?

O PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat) é uma iniciativa do governo brasileiro criada para organizar o setor de construção civil, buscando aprimorar a gestão da qualidade nas empresas do setor e promover a melhoria contínua dos processos.

A Ficha de Verificação de Serviço é obrigatória para participação no PBQP-H, já que é usada como uma forma de registro das verificações e inspeções realizadas durante a execução dos serviços na obra.

Além disso, o PBQP-H, por meio do Regimento Geral do Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil (SiAC), estabelece 27 serviços que precisam ser verificados em uma obra, de modo que seus procedimentos devem ser controlados e devidamente registrados em uma FVS. São eles:

Serviços preliminares

  • Compactação de aterro;
  • Locação de obra.

Fundações

  • Execução de fundação.

Estrutura

  • Execução de fôrma;
  • Montagem de armadura;
  • Concretagem de peça estrutural;
  • Execução de alvenaria estrutural.

Vedações verticais

  • Execução de alvenaria não estrutural e de divisória leve;
  • Execução de revestimento interno de área seca, incluindo produção de argamassa em obra, quando aplicável;
  • Execução de revestimento interno de área úmida;
  • Execução de revestimento externo.

Vedações horizontais

  • Execução de contrapiso;
  • Execução de revestimento de piso interno de área seca;
  • Execução de revestimento de piso interno de área úmida;
  • Execução de revestimento de piso externo;
  • Execução de forro;
  • Execução de impermeabilização;
  • Execução de cobertura em telhado (estrutura e telhamento).

Esquadrias

  • Colocação de batente e porta;
  • Colocação de janela.

Dispositivos de segurança

  • Colocação de guarda-corpo.

Leia também: EPC – Equipamentos de Proteção Coletiva: o que são?

Pintura

  • Execução de pintura interna;
  • Execução de pintura externa.

Sistemas prediais

  • Execução de instalação elétrica;
  • Execução de instalação hidrossanitária;
  • Execução de instalação de gás;
  • Colocação de bancada, louça e metal sanitário.

Para que a edificação obtenha certificação nível A no PBQP-H, a empresa deve controlar todos os 27 serviços listados. Para certificação nível B, a empresa deve controlar no mínimo 40% dos serviços (ou seja, 11 serviços dos 27 listados).

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Quais são os benefícios de usar uma Ficha de Verificação de Serviço?

Além de ser obrigatória para algumas situações, como vimos acima, a Ficha de Verificação de Serviço ainda pode trazer muitos benefícios para as empresas, independentemente da área de atuação. Olha só:

Menos possibilidade de erros

Quando a equipe se baseia nos procedimentos registrados na Ficha de Verificação de Serviço para realizar o trabalho, há menos risco de erro na execução dos serviços, que seguem um padrão pré-definido e comprovado.

Maior garantia de qualidade, segurança e conforto

A FVS é uma ferramenta que auxilia no controle de qualidade, pois permite que os responsáveis registrem as inspeções e verifiquem se os serviços estão sendo realizados conforme os padrões de qualidade e segurança estabelecidos.

Leia também: Como fazer relatório de segurança do trabalho + modelo

Menos retrabalhos e prejuízos

Com todos os registros feitos na Ficha de Verificação de Serviço, os gestores podem identificar possíveis não conformidades e adotar ações corretivas, evitando retrabalho e contribuindo para o aperfeiçoamento dos serviços prestados futuramente.

Prestação de contas com fornecedores

Para empresas que trabalham com fornecedores ou outras partes interessadas, a FVS atua como comprovação e histórico, facilitando a prestação de contas.

Fortalecimento da reputação da marca

A imagem da empresa também se beneficia com a Ficha de Verificação de Serviço, já que mostra comprometimento com a qualidade e transparência.

Leia também: Lean Construction: o que é e 5 princípios fundamentais

O que deve constar na Ficha de Verificação de Serviço?

A Ficha de Verificação de Serviço deve conter, de forma detalhada, todos os itens verificados em cada etapa do serviço. Cada etapa deve ter sua própria FVS para garantir o cumprimento das fases do projeto.

No caso da Ficha de Verificação de Serviço para construção civil, por exemplo, alguns pontos que não podem faltar são:

  • Preparação e condições para início dos serviços, como:
    • Abastecimento de energia e água;
    • Posição das estacas para alocação;
    • Dimensionamento de portas e janelas;
    • Dados sobre tubulações hidráulicas e elétricas;
    • Locação de equipamentos;
    • Lista de colaboradores da equipe;
    • Lista de materiais que serão utilizados;
    • Lista de EPIs necessários;
    • Entre outros.
  • Serviços monitorados, como:
    • Compactação do aterro;
    • Execução da fundação;
    • Concretagem de peça estrutural;
    • Montagem de armadura;
    • Produção de argamassa;
    • Revestimentos;
    • Vedações de parede e laje;
    • Aplicação de forro;
    • Cobertura em telhado;
    • Etc.
  • Verificação da rotina, como:
    • Recebimento;
    • Lançamento de concreto;
    • Nivelamento de pavimento;
    • Adensamento;
    • E outros.

Lembre-se que a estrutura da ficha varia conforme a empresa, o tipo de serviço prestado e os objetivos do documento.

Dica: a Ficha de Verificação de Serviço deve ser elaborada antes do início da vistoria, para que possa servir como referência. Não deixe para criar a FVS somente na hora do preenchimento, pois algum item pode ser esquecido.

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Como fazer uma Ficha de Verificação de Serviço?

Você pode montar a sua Ficha de Verificação de Serviço conforme as necessidades da sua empresa. O documento pode ser preenchido pelo próprio técnico ou por alguém responsável pela vistoria.

Como a ficha deve ser acessível a todos os colaboradores, é importante que ela seja clara e simples.

Vamos ver algumas informações que você pode incluir na sua ficha:

  • Dados da empresa: o cabeçalho deve conter nome, CNPJ, telefone e endereço;
  • Local do serviço: nome e endereço da obra a ser vistoriada, localização da filial que passará por inspeção, ou qualquer outra informação para identificação de onde o serviço será executado;
  • Identificação do serviço: descrição detalhada do serviço ou etapa da construção que será verificada, como ‘alvenaria estrutural’, ‘instalação elétrica’, execução de forro’, entre outros;
  • Separação por etapas: separe serviços em categorias maiores e inclua as tarefas dentro de cada categoria para facilitar a organização. Nesse caso, ‘alvenaria estrutural’ pode ficar dentro da categoria ‘estrutura’, já ‘instalação elétrica’ ficaria na etapa ‘sistemas prediais’;
  • Lista de verificação: um checklist de itens ou critérios que devem ser cumpridos ou inspecionados para garantir a qualidade do serviço;
  • Observações: espaço para anotar qualquer observação relevante sobre o serviço verificado, como problemas encontrados ou medidas corretivas adotadas;
  • Data: dia, mês e ano em que foi feita a vistoria;
  • Responsável: nome e assinatura do profissional que se responsabiliza pela veracidade daquelas informações, atestando o cumprimento dos regulamentos.

Fica a seu critério adicionar ou remover campos de acordo com as necessidades da sua empresa. Você pode fazer uma ficha de verificação de serviço digital ou em papel.


Para quem optar pela praticidade e rapidez da Ficha de Verificação de Serviço digital, uma boa opção é o Produttivo, um sistema para planejar, executar e comprovar os serviços prestados.

Com o Produttivo, você pode optar por modelos prontos de fichas, relatórios e checklists, como o Laudo de Inspeção Predial digital. Dê uma olhada no laudo preenchido e exportado:

Outra opção é o Relatório de Não Conformidade do Produttivo. Olha só como fica:

Além disso, você pode criar um formulário com as questões que desejar, podendo incluir campos como checklists, textos longos ou curtos, números, valores e muito mais. Também é possível criar questões obrigatórias, que impedem a finalização do relatório se não forem respondidas.

Todo o preenchimento é feito diretamente pelo celular ou tablet durante a vistoria, e os modelos ainda contam com recursos como:

  • Preenchimento automático do cabeçalho, como dados da empresa;
  • Marcação automática de data, hora e localização;
  • Registro fotográfico com fotos tiradas na hora;
  • Assinatura digital feita direto na tela;
  • E muitos outros.

E pelo painel web, o gestor acompanha todo o progresso mesmo à distância, e ainda pode acessar funcionalidades como:

Fale com a gente e agende uma demonstração para ver na prática como o Produttivo pode te ajudar na elaboração da Ficha de Verificação de Serviço.

Se preferir, faça o teste grátis e comece a aproveitar todos os diferenciais agora mesmo!

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