roteirizador

O que é roteirizador e quais os benefícios para a frota

O roteirizador é uma ferramenta automatizada que ajuda no controle da frota, permitindo o acompanhamento de todo o processo de entrega.

A seguir, vamos conhecer os benefícios dessa tecnologia para empresas de logística e te mostrar como aproveitar o roteirizador.

Veja também: Modelo digital de checklist caminhão para gestão da frota

O que é um roteirizador?

Roteirizador é uma ferramenta que acompanha a rota dos motoristas. Ela ajuda a definir o melhor trajeto e até permite o acompanhamento do percurso pelo gestor, que pode ficar de olho na operação mesmo à distância.

Ainda que tenha funções parecidas com um rastreador (podendo ser usado em conjunto), o roteirizador vai além, já que possibilita programar paradas, prever o tempo de chegada e até sugerir rotas alternativas.

O termo roteirizador também pode ser usado para se referir à profissão do colaborador encarregado de fazer esse acompanhamento manual. O ideal é que o profissional trabalhe com o auxílio da automatização, para obter melhores resultados e aliar seu conhecimento à tecnologia.

checklist para frota para baixar grátis

Para que serve o roteirizador?

Apesar do nome, o roteirizador vai muito além do acompanhamento da rota. Olha só algumas das funcionalidades dessa tecnologia:

Definição de rotas

O roteirizador permite definir a melhor rota levando em consideração inclusive paradas e trajetos alternativos. Assim, é possível traçar o melhor caminho e até identificar pontos de congestionamento e, desse modo, redirecionar o veículo.

Leia também: Geolocalização: para que serve e como funciona

Programação de veículos

Alguns roteirizadores também auxiliam no controle de frota, dessa forma o gestor pode ver quais veículos estão disponíveis e designar o mais indicado para o serviço.

Por isso, ajuda na programação da operação com base não só na rota, mas também na disponibilidade dos veículos.

Determinação do tamanho da frota

Justamente por favorecer o acompanhamento da programação, o roteirizador mostra com detalhes qual o tamanho da sua frota e aponta eventuais lacunas, para que você saiba se é necessário adquirir mais veículos e de qual tipo para atender melhor à demanda.

Definição da jornada dos motoristas

Outro benefício da roteirização é a gestão da jornada de trabalho dos motoristas. Isso porque com ele é possível estabelecer um regime de escalas, mostrando quem está disponível, para que o gestor possa traçar os itinerários com base na disponibilidade de cada colaborador.

Ainda, o roteirizador favorece o acompanhamento dos períodos de descanso e horas extras trabalhadas, proporcionando um controle completo da operação.

checklist para frota para baixar grátis

Como o roteirizador funciona?

O software de roteirização integra toda a operação, mostrando dados como:

  • Rotas e trajetos indicados;
  • Disponibilidade e capacidade da frota;
  • Tempo previsto para conclusão do serviço;
  • Consumo de combustível e desgaste do veículo;
  • Disponibilidade e jornada dos motoristas.

Isso é feito por meio de um dispositivo instalado nos veículos, que transmite as informações para o gestor pelo sistema. Com base nos dados coletados pelo dispositivo e nas informações preenchidas no painel, o roteirizador consegue fazer estimativas e previsões, além de mostrar a localização em tempo real.

Também é possível fornecer informações como a perecibilidade da carga, possíveis taxas (como pedágio) e outras variáveis que possam impactar no itinerário e no prazo. Lembre-se que as funcionalidades vão variar conforme o software, já que cada empresa oferece seus diferenciais.

Leia também: Telemetria: saiba o que é, para que serve e como funciona

checklist para frota para baixar grátis

Vantagens de usar um roteirizador

Por conta de todas as funcionalidades que podem ser oferecidas, o roteirizador traz muitas vantagens para as empresas de logística, olha só:

Livre-se do trânsito

Ao obter um itinerário confiável, o roteirizador mostra trajetos alternativos para você fugir do trânsito e concluir seu serviço com rapidez, com menos atrasos ocasionados por congestionamento.

Amplie a vida útil da frota

Não é só a rota que se beneficia do roteirizador: o software ainda ajuda no controle da frota, indicando desgastes nos veículos e ajudando na hora de programar a manutenção preventiva.

Com isso, é possível aumentar a vida útil dos ativos, diminuindo sua depreciação e reduzindo o prejuízo com paradas imprevistas.

Tenha mais segurança

Como o roteirizador proporciona o acompanhamento da frota em tempo real, você pode acompanhar sua equipe de perto, ajudando na segurança. Também é um cuidado a mais com cargas valiosas.

Além disso, a programação do trajeto ajuda a evitar locais potencialmente perigosos, e o gestor pode acompanhar se o veículo saiu da rota programada e então tomar as atitudes apropriadas.

Otimize seu tempo

Outra vantagem dos sistemas de roteirização é a automatização dos processos, economizando um tempo precioso do dia a dia dos funcionários, já que atividades anteriormente manuais passam a ser feitas pelo software.

Com a possibilidade de programar trajetos e entregas em horários convenientes, também evita desperdício de tempo com restrição de horário para circulação, rodízio de veículos e outros incômodos.

É ainda um benefício para os motoristas, já que auxilia no acompanhamento da jornada para evitar tanto tempo ocioso quanto a sobrecarga.

Aumente a satisfação dos clientes

Além das vantagens para a empresa, o roteirizador também agrada aos clientes, que podem acompanhar o status da carga mesmo à distância e obter informações como data prevista para entrega.

Leia também: Pesquisa de satisfação: o que é, como fazer e modelos para baixar

Aproveite melhor seus recursos

Quando não há um controle da frota, é comum designar veículos inapropriados para um serviço. Mas com o acompanhamento correto, você direciona melhor sua frota para obter o melhor resultado e aproveitar melhor os veículos disponíveis.

checklist para frota para baixar grátis

Economize combustível

Quanto melhor for o trajeto (tanto em termos de quilômetros rodados quanto de conservação das estradas), menor vai ser o gasto com combustível, já que o roteirizador indica o melhor caminho para evitar regiões difíceis e voltas desnecessárias.

Economize com manutenção de veículos

Assim como na economia de combustível, o uso de rotas inteligentes diminui a quilometragem do veículo e a exposição a fatores de risco, reduzindo a necessidade de manutenção corretiva emergencial e preservando o funcionamento dos ativos.

Aumente a produtividade

Como mencionamos anteriormente, o roteirizador automatiza tarefas manuais, gerando economia de tempo. Com isso, você pode direcionar sua equipe para outras atividades e aumentar a produtividade.

Como o tempo das viagens também tende a ser menor com a roteirização, seus motoristas podem encaixar mais serviços em um único dia, já que o tempo ocioso e de retrabalho é reduzido.

Leia também: Software para gestão de equipes externas: qual escolher?

Roteirização e a importância da logística automatizada

O roteirizador é uma das ferramentas que ajudam a automatizar a logística, trazendo mais economia, agilidade e confiabilidade para esse segmento.

Além disso, você pode complementar o acompanhamento da sua frota com sistemas como o Produttivo, um software e aplicativo para planejar, executar e comprovar serviços.

O Produttivo conta com modelos digitais de checklist para você gerenciar melhor sua frota. Vamos ver um modelo de checklist de caminhão no sistema:

O modelo conta com lista de ativos, checklist da inspeção com questões de não conformidade, registro fotográfico e assinatura digital do responsável.

Outra opção é checklist de veículos:

Você pode incluir dados como modelo, marca e número de série, e criar questões não conformidade personalizadas para atender às necessidades da sua frota.

Após o preenchimento, os relatórios são enviados por e-mail ou WhatsApp e armazenados em nuvem, para você não perder nenhuma informação. Aproveite para fazer um teste grátis e conheça essas e outras funcionalidades!

Leia também: O que é o Programa OEA, objetivos e como obter o certificado

Qual é o melhor roteirizador?

Como existem diversas opções de sistemas de roteirização no mercado, selecionamos algumas delas para você conhecer:

  • Vuupt: permite planejar rotas personalizadas, otimizando a frota e criando uma previsão de atendimento;
  • Target Bank: conta com diversas soluções e funcionalidades para empresas de logística;
  • Cobli: sistema para roteirização logística inteligente;
  • Rota Exata: indicado para planejar, monitorar e melhorar entregas e serviços;
  • Hivecloud: software para facilitar o transporte de cargas.

Você já utiliza um roteirizador na sua empresa? Conte pra gente nos comentários! E aproveite para complementar sua operação com os modelos digitais do Produttivo 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima