Prestação de serviços o que é, quais são os tipos e como é feita

Prestação de serviços: o que é, quais são os tipos e como é feita

O setor de prestação de serviços é um dos mais importantes para a economia: em 2021, cresceu 10,9% mesmo com a pandemia, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Mas você conhece os desafios desse segmento e sabe como superá-los? Acompanhe o artigo e saiba mais sobre a prestação de serviços e como melhorar a atuação da sua empresa!

Veja também: Modelos de ordem de serviço, relatórios e checklists digitais

O que é prestação de serviços?

A prestação de serviços é uma atividade que supre uma demanda, sem envolver compra produtos ou mercadorias. Enquanto um aparelho de ar-condicionado é um produto, a manutenção do ar-condicionado é um serviço, prestado por uma empresa ou um profissional autônomo.

Ou seja, quando o consumidor solicita um serviço prestado, estamos falando de uma atividade a ser realizada que não necessariamente envolve um item material. Nesse caso, o cliente paga pela experiência, mas não por uma propriedade.

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Quais são os tipos de prestação de serviços?

A prestação de serviços está presente em diversos segmentos e camadas da sociedade. Alguns exemplos de tipos de serviços são:

  • Alimentação e gastronomia: preparo de alimentos em restaurantes ou por profissionais a domicílio;
  • Aluguel: de imóveis, veículos, equipamentos;
  • Beleza e bem-estar: serviços de cabeleireiro, massagem e academia;
  • Educação: cursos em geral;
  • Entretenimento: exibição de filmes, peças;
  • Hotelaria: hospedagem em hotéis e pousadas;
  • Limpeza: faxinas domésticas ou industriais;
  • Manutenção: consertos e reparos em geral;
  • Pet: banho e tosa;
  • Saúde: consultas médicas ou cuidados a domicílio;
  • Transportes: motoristas particulares, aplicativos de transporte, entre outros.

Ufa, a lista é longa! Ainda existem muitas outras áreas em que a prestação de serviços é essencial e ajuda no crescimento da economia.

Na lista acima, você pode observar que os serviços envolvem o uso de algum tipo de produto, mas isso não significa uma aquisição pelo cliente, apenas que esses itens serão utilizados para realizar a atividade contratada.

Por exemplo: academias prestam um serviço em que disponibilizam aparelhos para o cliente utilizar no local, mas não os levar para casa. Quando o contrato é encerrado, o cliente deixa de ter acesso ao uso, ou seja, ele não é proprietário dos aparelhos.

Na manutenção, é possível solicitar um serviço a ser realizado em um equipamento que já é seu; ainda assim, o que está sendo fornecido e remunerado é o tempo do técnico, suas habilidades e o resultado que ele pode trazer para aquele ativo. 

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Quais as características da prestação de serviços?

Para entender melhor as diferenças entre prestador de serviço e aquisição de produtos, podemos nos basear em alguns conceitos:

Intangibilidade

Diferentemente do produto, o serviço é intangível — isso significa que não pode ser tocado. Dessa forma, enquanto o produto é um bem material (caminhão), o serviço executado não pode ser manuseado (transporte).

Heterogeneidade

É impossível que todos os serviços prestados sejam exatamente iguais. O resultado depende do profissional em questão, dos equipamentos usados, do problema que originou o chamado… Diferentes situações exigem abordagens diversas, o que pode ser uma vantagem para a empresa, já que permite personalizar o serviço para atender às necessidades de cada cliente.

Inseparabilidade

Outro conceito que diferencia o produto do serviço é a inseparabilidade: o serviço é criado e consumido ao mesmo tempo (por isso, esse conceito também pode ser chamado de simultaneidade), não sendo possível separá-lo para usufruir depois.

Já um produto pode ser consumido imediatamente após a produção, armazenado para uso futuro, ou até descartado sem que tenha sido utilizado.

Perecibilidade

Serviços não podem ser armazenados, portanto são imperecíveis (diferente de um bem material que tem vida útil e pode estragar ou se tornar impróprio para consumo após a validade).

Propriedade

Ainda que o cliente pague por um serviço, ele não está adquirindo uma propriedade e sim o benefício de usufruir da atividade que aquele serviço engloba.

Ao final do serviço, o técnico vai para casa levando seu conhecimento — nem o técnico e nem o conhecimento passam a ser propriedade do cliente; o que foi negociado foi a atividade realizada pelo profissional.

Portanto, a prestação de serviço não envolve a aquisição de propriedades.

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Quais empresas atuam no setor de prestação de serviços?

Existe uma grande demanda por empresas prestadoras de serviços, principalmente pelo alto nível de abrangência, avanços na tecnologia e mudanças comportamentais dos consumidores.

Esse setor abrange diversas áreas. Conheça alguns segmentos que atuam com prestação de serviços:

Cada um desses setores tem suas dificuldades e necessidades próprias, mas muitos desafios são os mesmos.

Por isso, quem trabalha em empresas desse segmento, ou mesmo outras áreas que envolvem prestação de serviços, deve estar pronto para lidar com as dores do negócio.

Leia também: Termo de prestação de serviço: o que é e como fazer

Principais desafios das empresas de serviços

Justamente pela natureza dessa atividade, a prestação de serviços enfrenta desafios diários para se manter no mercado. Vamos ver alguns deles:

Dificuldade na precificação

É mais fácil precificar um item do que um serviço, já que o produto tem custos fixos com matéria-prima, logística, entre outros gastos. Por outro lado, a precificação de serviços é mais delicada, já que é difícil mensurar o valor do conhecimento do técnico, da hora-homem e outras características intangíveis.

Por isso, muitas empresas e profissionais autônomos têm dificuldade de estabelecer um preço que seja ao mesmo tempo competitivo, justo e atrativo.

Previsão de demanda

A oferta de serviços depende da demanda: se não houver procura, o serviço não é realizado (já que, diferentemente do produto, ele não pode ser armazenado) e, portanto, não há fluxo de caixa.

Então, é importante acompanhar as tendências do mercado e estabelecer uma rotina que leve em consideração os períodos mais parados.

Custos com pessoas

Ainda pensando no fluxo financeiro da empresa, outro desafio é o custo com pessoas. Cabe ao gestor tomar decisões assertivas nas contratações e remunerações para que sua equipe esteja sempre disponível, mas estabelecendo um teto de gastos que não prejudique a saúde financeira da empresa.

Maior variação na receita

Justamente por conta da dificuldade na precificação, da variação dos custos e da imprevisibilidade da demanda, a receita das empresas prestadoras de serviços tende a ser muito instável e variar mês a mês.

Para não ficar no prejuízo e controlar todas as entradas e saídas, aproveite para baixar gratuitamente a nossa planilha fluxo de caixa para prestadores de serviços.

Acompanhamento do serviço

Outro desafio para os prestadores é fazer o acompanhamento do serviço, principalmente de equipes externas, como as que fazem atendimento em campo.

O gestor fica responsável por designar um técnico para o atendimento, lidar com o cliente, entender o status do serviço, fazer o pós-venda… São muitas etapas para ficar de olho e garantir a satisfação do cliente.

Mas como lidar com esses desafios? Continue acompanhando o artigo para entender como transformar os desafios em oportunidades!

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5 dicas para melhorar a sua gestão da prestação de serviços

Apesar dos desafios, é possível transformar a prestação de serviços em uma atividade lucrativa e de sucesso. Olha só algumas dicas que separamos para te ajudar a melhorar a gestão de serviços da sua empresa:

Estude seus custos

Muitos dos desafios que citamos acima envolvem gastos. Portanto, um dos primeiros passos é estudar todos os custos envolvidos: investimento em ferramentas e equipamentos, gastos com contratação e remuneração de mão-de-obra, despesas com logística, custos fixos (aluguel, impostos, boletos de consumo) e todas as outras contas referentes ao seu negócio.

É a partir dessa análise que você poderá entender se seu negócio é viável e então poderá definir a precificação, como falaremos a seguir. 

Atente-se à precificação

Com base em todos os custos observados, quanto precisará cobrar pelo serviço para ter lucro? Seus honorários serão cobrados por hora trabalhada, por serviço realizado ou de alguma outra forma? Como será o tabelamento dos preços?

É preciso responder todas essas perguntas para colocar um preço adequado no seu serviço. Não se esqueça de considerar todos os diferenciais que podem agregar valor ao seu serviço, e pontos de melhoria que podem justificar números mais baixos.

Outra dica é fazer uma pesquisa de mercado para entender quanto seus concorrentes cobram pelo mesmo serviço; assim você pode estabelecer preços competitivos e ao mesmo tempo justos.

Reajuste os contratos

O primeiro passo para ter precificação adequada já foi dado, mas é preciso ficar de olho nas tendências de mercado e reajustar os valores constantemente.

Isso pode significar oferecer descontos para clientes regulares, mas também estabelecer multas e juros, ou até reajustar os preços conforme a demanda e a inflação.

Lembre-se que empresas disputadas podem cobrar mais pelo valor da marca e outros diferenciais competitivos. Por outro lado, se uma empresa está com dificuldade para reter clientes, pode ser necessário reduzir os preços ou oferecer condições melhores.

Pense no sucesso do consumidor

Uma boa ferramenta para avaliar o desempenho da empresa é medir o sucesso do consumidor: clientes satisfeitos voltam a fazer negócio, indicam novos clientes e promovem a empresa.

Então, além de pensar no preço a ser cobrado, invista em um serviço de qualidade em que a satisfação do cliente é o seu principal objetivo.

Para isso, ofereça soluções que resolvam o problema do cliente, oriente sua equipe para prestar serviços de qualidade, invista em um bom sistema de atendimento e faça o pós-venda. Lembre-se que, quanto mais clientes satisfeitos, maior é o retorno financeiro.

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Use a tecnologia a seu favor

Muitos dos desafios que citamos anteriormente podem ser solucionados ou mitigados por meio da tecnologia. Existem alguns recursos tecnológicos, como o Produttivo, que ajudam a planejar, executar e comprovar todas as etapas do serviço.

Com o Produttivo, você pode calcular preços automaticamente, enviar orçamentos por e-mail ou WhatsApp, acompanhar o andamento do serviço e ainda medir a satisfação do cliente por meio de pesquisas de satisfação.

Aplicativo de gestão de serviços integrado com pesquisa de satisfação

Além disso, você pode aproveitar recursos como o plano de atividades, que ajuda no planejamento do serviço, e acompanhamento de indicadores que mostram como sua empresa está se saindo.

E tudo isso à distância — o técnico faz o preenchimento dos dados durante o atendimento em campo, e o gestor acompanha tudo pelo painel em tempo real. Após a conclusão do serviço, relatórios podem ser enviados automaticamente para o cliente.

Você pode conhecer essas e outras funcionalidades agora mesmo, faça o teste grátis! Não precisa de cartão de crédito, é só se cadastrar e começar a usar.

Conheça o Produttivo e encante seus clientes!

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