relatório técnico

Relatório técnico: o que é, vantagens e 13 modelos prontos

O relatório técnico, muito mais do que comprovar serviços, tem a função de oferecer informações importantes sobre as operações. Através dele é possível ter um controle maior sobre os serviços prestados e acompanhar dados e indicadores.  

Aprenda a criar um relatório técnico do zero, passo a passo, confira modelos prontos que podem ser utilizados no sistema do Produttivo e entenda como a tecnologia pode facilitar o processo de produção desses documentos. 

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O que é um relatório técnico? 

O relatório técnico é um documento que reúne informações sobre os serviços realizados durante uma visita técnica, registrando não conformidades, soluções aplicadas e oferecendo um diagnóstico detalhado do serviço. 

Através desse documento é possível criar um histórico completo de dados, que servirá para a realização de análises mais assertivas, identificação de gargalos e aplicação de melhorias nos processos.

Modelo de Relatório de Visita técnica Digital para usar no sistema do Produttivo

Relatório técnico exemplo

O relatório técnico pode ser utilizado com diferentes objetivos e para registrar informações de serviços variados como instalações, manutenções, inspeções e auditorias

As informações que o documento deve apresentar vão depender do objetivo do relatório técnico, do serviço a ser executado e também de quais dados a empresa deseja acompanhar. 

Em um relatório de visita técnica, por exemplo, é comum que o documento traga o relato ou solicitação do cliente, o diagnóstico da equipe técnica, a listagem de peças ou materiais utilizados, pendências e recomendações. 

Veja um exemplo de relatório técnico digital feito no sistema do Produttivo e que pode ser personalizado de acordo com o seu tipo de serviço e com as informações que você precisa acompanhar:

Experimente o modelo de relatório de visita técnica do Produttivo

Qual o objetivo de um relatório técnico? 

O relatório técnico tem dois objetivos principais. O primeiro é a comprovação da realização do serviço aos clientes, garantindo que o trabalho foi executado. Isso assegura a transparência da empresa e a confiabilidade das informações apresentadas. 

O segundo objetivo é a criação de um histórico com dados que ajudem as empresas a adotar decisões estratégicas, aprimorar seus serviços e consequentemente conquistar e reter melhor seus clientes. 

Além disso, o relatório técnico também contribui para uma melhor organização das empresas, minimização de perdas de dados importantes e redução da insatisfação dos clientes com os processos da organização.

O que deve conter em um relatório técnico? 

As informações presentes em um relatório técnico dependem muito do objetivo do documento e do tipo de serviço realizado, mas é comum que algumas informações se repitam, são exemplos: 

  • Dados da empresa responsável pela realização do serviço;
  • Dados do cliente;
  • Dados do ativo ou equipamento;
  • Local de realização do serviço;
  • Horário de início e finalização do serviço;
  • Tempo total de realização do serviço;
  • Descrição dos serviços realizados e valores envolvidos;
  • Descrição de peças e materiais utilizados e valores envolvidos;
  • Descrição da solicitação de serviço feita pelo cliente;
  • Descrição do diagnóstico encontrado pelo responsável técnico;
  • Problemas encontrados;
  • Soluções aplicadas; 
  • Observações e recomendações;
  • Pendências;
  • Descritivo de itens conformes e não conformes;
  • Evidências fotográficas;
  • Assinatura do responsável técnico e do cliente. 

Experimente grátis: Aplicativo checklist para criação de relatórios técnicos digitais

Qual a estrutura de um relatório técnico?

A estrutura do relatório técnico também pode variar conforme exigências e necessidade das empresas, mas o mais comum é que os documentos apresentem a seguinte divisão: 

  • Cabeçalho com logo e nome do relatório;
  • Informações gerais sobre a empresa, o cliente e o serviço;
  • Campos descritivos que detalhem as solicitações, os problemas encontrados, soluções aplicadas e recomendações;
  • Questões de checklist para inspeção sobre a conformidade;
  • Registros fotográficos;

Finalização com valores envolvidos no serviço, conclusões da equipe técnica e assinaturas.

Quais são os tipos de relatório técnico?

Como vimos, existem vários tipos de relatórios técnicos, que podem ser usados em serviços ou segmentos diferentes, dependendo da necessidade e complexidade do serviço.

Conheça abaixo as características dos mais utilizados: 

Relatório de visita técnica

A visita técnica é realizada mediante a solicitação dos clientes e pode ser realizada com diferentes objetivos: realização de manutenções preventivas e corretivas, inspeções, instalações e até para uma auditoria. 

Nesses casos o relatório deve trazer informações sobre as causas do problema detectado, o tipo de serviço executado, peças substituídas e registros extras que sejam necessários para o entendimento detalhado do caso. 

Veja um exemplo de relatório de visita técnica que pode ser testado gratuitamente no sistema do Produttivo:

Experimente: Modelo de relatório de visita técnica digital 

O modelo pode ser facilmente personalizado, mudando questões, tipos de resposta, tamanho de fontes e cores do relatório. Para deixar o documento mais profissional também é possível incluir a logo da empresa e dos clientes!

Relatório técnico de segurança do trabalho

Esse tipo de relatório técnico é utilizado para averiguar a conformidade das empresas e dos procedimentos com as normas regulamentadoras do setor. 

Alguns exemplos são a NR 10, NR 12, NR 13, NR 15, NR 26 e NR 35; cada uma com as suas exigências. 

Assim, cabe ao relatório técnico de segurança investigar possíveis problemas, riscos e não conformidades, corrigindo-os para que a saúde e segurança das pessoas sejam preservadas. 

Veja um exemplo de relatório técnico de segurança do trabalho criado no Produttivo em formato de checklist para facilitar a identificação de não conformidades:

Experimente: Modelo de checklist de segurança do trabalho 

O diferencial dos modelos de relatório técnico do Produttivo, é que as questões de checklist recebem pontuações, sendo muito mais fácil identificar em quais itens a não conformidade foi encontrada. Os gestores também são notificados no painel de atividades sobre os itens marcados como “não conforme” ficando a par de tudo em tempo real. 

Relatório técnico elétrico

O relatório técnico elétrico pode ser utilizado para avaliar a conformidade de instalações e sistemas elétricos, bem como para registrar a execução de manutenções elétricas preventivas

Ele é construído com base em normas de segurança do setor e também em relação a padrões que os sistemas elétricos devem atender para apresentarem um bom desempenho, sem riscos. 

Veja um exemplo que pode ser editado e personalizado no Produttivo:

Experimente: Modelo de laudo técnico elétrico 

Relatório técnico de manutenção

O relatório técnico de manutenção pode ser usado tanto para intervenções preventivas, quanto corretivas; o que vai mudar são os tipos de informações que cada relatório deve apresentar. 

No relatório de manutenção preventiva, por exemplo, é comum que seja utilizado um checklist para orientar o técnico nas checagens que ele precisa realizar nos equipamentos ou sistemas, ajudando a identificar quando algum item apresenta irregularidades. Veja um exemplo abaixo:

Experimente: Modelo de relatório de manutenção preventiva em formato de checklist

Já o relatório de manutenção corretiva deve obrigatoriamente trazer a descrição do problema encontrado, as ações corretivas aplicadas, peças e materiais utilizados.

Experimente: Modelo de relatório técnico de manutenção corretiva 

Relatório técnico ambiental

Denominado também de RAS, o Relatório Técnico Ambiental  é fundamental para companhias prestadoras de serviços e consultorias que são especialistas em meio ambiente. 

Além de avaliar e documentar itens relacionados ao meio ambiente, esse tipo de relatório é muito utilizado para identificar os aspectos ambientais para a instalação e operação de novos empreendimentos. 

O documento também pode ser construído em formato de checklist e também deve abordar impactos ambientais ocasionados pelas obras e formas de reduzi-los. Veja um exemplo prático:

Experimente: Modelo de relatório ambiental simplificado 

Relatório técnico de combate a incêndio

Os sistemas de combate contra incêndio precisam de inspeções recorrentes para garantir que estejam funcionando corretamente e que podem ser utilizados sem maiores problemas em situações de emergência. 

Esse tipo de relatório técnico garante mais segurança aos locais, porque atestam que normas regulamentadoras estão sendo cumpridas e que os equipamentos de combate a incêndio estão em boas condições de uso. 

Durante as visitas podem ser checados a validade de extintores de incêndio, funcionamento de sistema de emergência, a desobstrução de portas corta-fogo, sistemas de extinção por gás e muito mais. 

Confira um modelo de relatório técnico de combate a incêndio com questões de exemplo para guiar as inspeções:

Experimente: Modelo de relatório técnico de combate a incêndio com checklist

Relatório de visita técnica em obra

Ideal para documentar a evolução das obras dia a dia, o relatório de visita técnica em obra reúne registros fotográficos, a descrição dos trabalhos executados naquele dia e quais foram os limitadores de desempenho. 

Veja um exemplo preenchido pelo aplicativo do Produttivo:

Experimente: Modelo de Relatório Diário de Obra (RDO)

Relatório de não conformidade

Os relatórios de não conformidade servem para identificar ocorrências e irregularidades presentes em equipamentos, processos ou procedimentos. 

Uma não conformidade pode ser entendida como algo que foge de padrões e parâmetros importantes para o correto funcionamento das coisas. 

Assim, um relatório de não conformidade busca avaliar a qualidade de serviços, produtos, equipamentos e procedimentos

Ao desenvolver um relatório de não conformidade, não basta apenas destacar que existe um problema. É interessante identificar a sua causa raiz e mostrar de que forma aquele gargalo será solucionado. 

Veja abaixo um modelo de relatório de não conformidade, que pode ser usado no sistema do Produttivo:

Experimente: Modelo de relatório de não conformidade

Relatório fotográfico

O relatório fotográfico serve para dar mais confiabilidade à execução de um serviço, porque evidencia e comprova o “antes e depois” e também ajuda as empresas no monitoramento da qualidade desses serviços. 

Muito utilizado em manutenções, limpezas e reparos, o relatório fotográfico é composto de fotos e anotações feitas no momento em que o serviço é executado.

Na hora de avaliar um equipamento, o técnico tira fotos do ativo e adiciona as conclusões acerca dos reparos e como eles foram resolvidos.

Veja um exemplo de como um relatório fotográfico pode ser desenvolvido:

Experimente: Modelo de relatório fotográfico

Relatório técnico de qualidade

O relatório técnico de qualidade é emitido após a realização de inspeções realizadas em processos, produtos ou serviços. 

Seu objetivo é entender se os requisitos e padrões de qualidade são atendidos. Para isso utiliza formulários e checklist que orientam as inspeções. 

É muito comum que esse tipo de relatório seja utilizado para a adequação de normas e para a conquista de certificações, como é o caso da ISO 9001

Assim, além de identificar problemas de qualidade, esse tipo de relatório ajuda a adotar estratégias corretivas e preventivas e desenvolver planos de ação que resolvam os problemas e garantam a qualidade de processos, produtos ou serviços. 

O mais indicado é desenvolver o relatório periodicamente. Assim, todos os dados podem ser avaliados pelos gestores, facilitando a comparação das informações e o acesso da fiscalização. 

Veja um exemplo de relatório de qualidade para avaliação dos requisitos propostos pela ISO 9001:

Experimente: Modelo de checklist para adequação à ISO 9001

Relatório de visita técnica logística

Esse tipo de documento mostra diversas informações sobre várias fases produtivas da cadeia durante um determinado tempo, como:

Veja um exemplo de relatório de visita técnica logística focado no entrada e saída de caminhões e veículos:

Experimente: Modelo de checklist entrada e saída de veículos 

Relatório técnico de avaria

O relatório de avaria tem como missão identificar problemas, falhas ou danos que acontecem em algum equipamento.

O documento avalia os problemas e sugere medidas corretivas ou preventivas para sanar aquela ocorrência. 

Nesse caso você também pode utilizar um checklist para verificar quais são os itens que precisam ser avaliados.

Esse tipo de relatório é muito utilizado para identificar avarias em veículos de uma frota. Por isso, contém detalhes envolvendo a conservação geral (pintura, arranhões e outros), além de outras questões essenciais, como: freio, luzes, rastreador, óleo, pneus, rodas, extintor, buzina, seta e vários outros.

Veja um exemplo de relatório técnico de avaria utilizado para avaliação de frotas de caminhões:

Experimente: Checklist de caminhão para controle de avaria 

Qual a diferença entre laudo e relatório técnico?

Geralmente o laudo é um documento que traz uma avaliação ou um parecer técnico sobre alguma determinada questão que necessite de uma visão de um especialista e que pode ser solicitado em casos de fiscalização ou como pré-requisito para que alguns serviços possam ser realizados. 

Um exemplo é o laudo técnico elétrico que reúne uma perícia sobre os sistemas elétricos e recomendações de melhoria e que pode ser solicitado pelas prefeituras, Corpo de Bombeiros, certificadoras ou seguradoras. 

Já os relatórios técnicos são utilizados para registrar serviços e comprovar sua realização aos clientes. Assim as empresas conseguem ter dados para implementar melhorias em suas operações e se comunicar melhor com os clientes. 

Modelos personalizados: Relatórios técnicos inteligentes que eliminam retrabalho e encantam seu cliente

Quais as vantagens de um relatório técnico?

Ao usar relatórios técnicos para registrar serviços, as empresas ganham mais organização, coletam dados importantes para as decisões estratégicas e melhoram a satisfação dos clientes. 

Veja algumas outras vantagens: 

Aumento da eficiência operacional

Ao ter registrado dados e informações dos serviços prestados pela empresa é muito mais fácil identificar pontos fortes, assim como melhorias de processo que podem ser trabalhadas. 

Isso faz com que se torne muito mais fácil melhorar os serviços, conquistando excelência operacional, entregando mais qualidade e se destacando entre os concorrentes. 

Melhora da produtividade das equipes de campo

O relatório técnico ajuda a padronizar a forma como os serviços são realizados e a garantir mais organização na realização das atividades e na coleta das informações.

Isso faz com que a equipe aumente sua produtividade, porque sabe exatamente o que fazer e como fazer, além de diminuir o retrabalho que acontece quando processos são desorganizados. 

Maior controle econômico

O relatório técnico também ajuda as empresas a terem uma maior percepção sobre a possibilidade de economia em processos, materiais e equipamentos. 

Através das informações do relatório é possível precificar melhor os serviços, entendendo quanto tempo eles demandam da equipe técnica, além de identificar os materiais e peças mais utilizados. 

Decisões estratégicas 

As decisões passam a ser embasadas nos dados coletados a partir dos relatórios técnicos, como volume de trabalho, tempo de atendimento, não conformidades mais recorrentes, entre outras. 

Assim é possível identificar tendências, sazonalidades e a partir disso pensar em estratégias e ações que contribuam para o sucesso do negócio. 

Aumento da satisfação dos clientes 

Com processos muito bem registrados, de forma profissional e com recursos que melhoram a confiabilidade das informações, como as evidências fotográficas, os relatórios técnicos também contribuem para o aumento de satisfação dos clientes. 

A confiabilidade da empresa cresce e é possível comparar tudo que foi realizado, além de consultar informações no histórico de forma prática. Tudo isso melhora a percepção dos clientes sobre a empresa. 

Por que fazer um relatório técnico? 

O papel do relatório técnico é garantir que o trabalho será desenvolvido com eficiência, além de manter o registro de toda atividade que é executada. 

Outro ponto positivo é que o relatório técnico está diretamente relacionado com a satisfação e o relacionamento com o cliente. 

Quando uma empresa trabalha com o histórico de visitas, por exemplo, ela tem informações suficientes para entender qual tipo de serviço pode indicar para o cliente.

O relatório técnico também ajuda a solucionar problemas que são considerados grandes gargalos em uma empresa, como:

  • Perda de dados essenciais; 
  • Falta de organização do time externo;
  • Ausência da comprovação das atividades executadas;
  • Falta de padrão no atendimento; 
  • Perda de contratos

Modelo de relatório técnico

O relatório técnico pode ser feito a partir de dois modelos: em Word para imprimir e os técnicos levarem nas visitas e o modelo digital, em aplicativo, que é respondido direto do celular. 

Conheça mais sobre cada um desses modelos: 

Relatório técnico Word 

O relatório técnico em Word é muito simples e prático de fazer, os modelos podem ser personalizados dentro das opções da plataforma e impressos para levar durante as visitas. 

No Word é possível criar questões em formato de checklist, incluir campos textuais e registros fotográficos, mas só se o preenchimento for realizado pela plataforma. 

A principal desvantagem desse modelo é que as respostas dos relatórios devem ser feitas todas de forma manual, no papel. Isso acaba gerando desafios extras para a gestão, como: 

  • O técnico precisa preencher uma por uma todas as informações presentes no relatório, inclusive dados que se repetem sempre como informações da empresa, do cliente ou do ativo;
  • Para ter acesso digital ao documento, ele precisa ser passado para o computador após a realização da visita, o que acrescenta mais um trabalho à lista de atividades da equipe técnica;
  • As fotos só podem ser inseridas ao relatório pelo computador, assim os técnicos fazem os registros na hora da visita, mas precisam voltar ao escritório para inclui-los no relatório final;
  • O técnico precisa escrever manualmente nos campos textuais, estando sujeito a rasuras e os gestores podem ter dificuldades de entender a letra do profissional;
  • As assinaturas só podem ser coletadas no papel, não é possível assinar um documento Word digitalmente;
  • O armazenamento do papel é muito difícil e demanda espaços físicos reservados para esse fim;
  • A busca pelos arquivos em papel pode demorar e ser bem mais difícil dependendo do tamanho, da quantidade de arquivos e da forma como foram organizados. 

Relatório técnico digital 

Como uma forma de resolver os desafios dos relatórios feitos em papel surgiu o modelo digital, que é respondido no celular dos técnicos e nem precisa de acesso à internet. 

Um exemplo é o software do Produttivo, em que os relatórios são criados no painel de atividades dos gestores e podem ser personalizados como a empresa preferir. É possível alterar perguntas, campos de resposta, tamanhos de fonte, cores e ainda incluir a logo da empresa e dos clientes, deixando tudo mais profissional.

Outras facilidades e vantagens dos relatórios técnicos digitais incluem: 

  • As informações da empresa, do cliente e dos ativos são preenchidas automaticamente com base nos cadastros feitos no sistema;
  • Assim que o documento é respondido, ele já está pronto para ser enviado em PDF para clientes ou gestores, por e-mail ou WhatsApp, sem retrabalho de ter que digitalizar as informações;
  • As fotos são anexadas ao relatório final na hora em que são tiradas;
  • É possível bloquear a anexação de fotos vindas da galeria para garantir mais confiabilidade ao relatório;
  • Fotos tiradas pelo aplicativo acompanham marcação de data, hora e localização de onde foram tiradas, melhorando a comprovação;
  • Campos textuais podem ser preenchidos por comando de voz, eliminando o trabalho dos técnicos de ter que digitar todas as informações;
  • As assinaturas são coletas digitalmente na tela do celular ou tablet dos técnicos;
  • As informações ficam armazenadas em nuvens e basta fazer a busca por filtros para acessar os relatórios em segundos, sempre que quiser;
  • Os dados coletados a partir dos relatórios alimentam um dashboard com números e informações atualizadas em tempo real e que ajudam os gestores na tomada de decisões.

Além de todos esses diferenciais, os modelos de relatório técnico digitais têm recursos que agilizam o preenchimento, colaborando para o aumento de produtividade da equipe técnica e maior controle para a gestão; 

Se interessou? Então que tal experimentar o sistema do Produttivo de forma gratuita, com todas as funcionalidades liberadas? Temos alguns modelos prontos que você pode conferir aqui, ou se preferir você pode trazer o relatório que já usa para o aplicativo.

Como elaborar um relatório técnico?

Agora que você já sabe dos impactos e vantagens do relatório técnico para as empresas, vamos entender melhor como implementá-lo no seu negócio? 

Ao seguir o passo a passo corretamente, será mais fácil aplicá-lo em sua rotina. Acompanhe!

1 – Decida qual o melhor formato

Para começar, o melhor caminho é entender qual formato melhor se encaixa para a realidade da sua empresa. Escolha entre:

  • Relatório técnico no papel – Preenchimento manual, que acaba levando mais tempo para ser concluído. É recomendável passar as informações para o computador, em um documento Word, por exemplo, e só depois disso enviar para o cliente. 
  • Relatório técnico em Excel – É feito em uma planilha eletrônica e apesar de ser mais tecnológico, ele ainda precisa ser passado do papel para o computador, ou ainda pode ser preenchido direto no notebook durante a visita, mas para isso é necessário conhecer a ferramenta, o que pode ser complicado e levar algum tempo. 
  • Relatório técnico no aplicativo – O preenchimento é feito por aplicativo, direto do celular, em poucos cliques, de maneira segura e ágil. A anexação de fotos e coleta de assinaturas é muito mais simples e o preenchimento de algumas informações é automatizado. Assim que finalizado, o envio do relatório pode ser feito em tempo real através do e-mail ou Whatsapp, por exemplo. 

2 – Crie um cabeçalho profissional

Após escolher o formato do relatório técnico é preciso pensar nas informações que vão compor o cabeçalho. 

Lembre-se que o objetivo do cabeçalho é facilitar a identificação e consulta do documento, por isso deve trazer informações gerais sobre a empresa responsável pelo serviço, o cliente solicitante e o serviço.

São exemplos de dados para incluir no cabeçalho do seu relatório técnico: 

  • Nome;
  • CPF/CNPJ;
  • E-mail;
  • Razão social;
  • Endereço;
  • Telefone;
  • Data e horário planejado para o serviço e data e horário em que ele foi realizado;
  • Tempo de início e de finalização do atendimento;
  • Tempo total de execução;
  • Total dos valores envolvidos em serviços e materiais.

3 – Adicione as informações do serviço

Nessa parte é necessário descrever os detalhes da visita técnica como:

  • Tipo de serviço realizado: inspeção, manutenção, instalação, auditoria ou outros;
  • Nome do técnico responsável;
  • Localização (do cliente ou do equipamento);
  • Data/hora de início e fim da visita técnica (isso define o tempo de duração do atendimento); 
  • Quilometragem: fica a critério da sua empresa. Se você deseja calcular gastos com combustível, é um campo interessante. 

As informações sobre o serviço ajudam as empresas a identificarem pontos de melhoria e entender melhor quanto tempo é gasto em cada tipo de serviço. Assim fica muito mais fácil organizar a agenda da equipe técnica e acompanhar indicadores de tempo de atendimento.

4 – Identifique o equipamento

Em casos em que o relatório técnico é utilizado para averiguar algum equipamento, é fundamental que informações sobre ele sejam incluídas. Isso porque é a partir delas que os equipamentos podem ser diferenciados, evitando confusões. 

Por isso, não deixe de incluir as seguintes informações: 

  • Marca;
  • Número de série;
  • Cor;
  • Modelo;
  • Ano de fabricação;
  • Ano de aquisição; 
  • Entre outros. 

É importante que alguns campos que detalham a situação do ativo sejam criados para serem respondidos durante a execução do serviço. São exemplos: 

  • Problemas relatados pelo cliente;
  • Defeitos constatados pelos técnicos;
  • Procedimentos adotados para o reparo;
  • Recomendações de uso;
  • Peças utilizadas.

Assim você terá um histórico completo sobre cada máquina, facilitando as decisões e estratégias aplicadas em futuras intervenções. 

5 – Adicione questões de conformidade

Esse campo do relatório varia de operação para operação, mas nos serviços em que uma inspeção é realizada e que devem ser analisados critérios, normas, regras ou padrões o uso de questões de não conformidade em formato de checklist é indispensável. 

A dica aqui é listar tudo que deve ser verificado durante a visita técnica e depois organizar em uma sequência lógica para o técnico seguir.

Para finalizar você pode criar um campo de “serviços realizados” e descrever com detalhes tudo o que foi feito. 

6 – Anexe fotos para comprovação

As imagens são fundamentais para garantir a comprovação do serviço. 

Elas representam mais segurança para o prestador de serviço e para o cliente, além de demonstrar profissionalismo e transparência nas suas entregas. 

7 – Colete as assinaturas dos responsáveis

Por fim, mas não menos importante, colete as assinaturas do cliente ou pessoa responsável pelo “ok” da inspeção, além da assinatura do técnico que realizou o serviço. 

Essas assinaturas asseguram a verificação do relatório no final da visita técnica.

Como analisar um relatório de visita técnica? 

As informações do relatório técnico são utilizadas para vários objetivos. Um deles é a documentação e comprovação do que está sendo executado.

Nos serviços em máquinas e equipamentos, por exemplo, o relatório técnico serve de importante histórico sobre a saúde do ativo.

Além disso, o relatório técnico ajuda também no controle interno da operação, como: número de visitas executadas e período de duração da visita.

Ao ter esses números, você pode verificar se a produtividade corresponde às expectativas. Se a resposta for negativa, é necessário fazer uma investigação para entender os motivos pelos quais isso ocorre naquele momento.

Depois, você pode focar nos gargalos ou buscar uma forma de padronizar os processos.

Aplicativo para fazer relatório 

A criação do relatório técnico não precisa ser demorada e difícil. A tecnologia digitaliza e automatiza esse processo deixando tudo mais rápido, menos manual e burocrático. 

Com o aplicativo do Produttivo para relatórios, disponível tanto para Android quanto para IOS, você não vai mais perder tempo tendo que passar as informações do papel para o digital, porque tudo é registrado no aplicativo, sem retrabalhos ou atividades extras.

No Produttivo você cria seu formulário do jeito que quiser, escolhendo entre mais de 13 opções de campos de resposta que facilitam o preenchimento: textos, números, fotos, lista de peças e materiais, questões de seleção múltipla ou única e muito mais!

No aplicativo a equipe técnica preenche os relatórios mesmo sem acesso à internet e assim que o serviço é finalizado, já pode enviar o relatório pronto por e-mail ou Whatsapp.

Além disso, para dar mais agilidade e rapidez no preenchimento dos documentos, o Produttivo conta com alguns diferenciais: 

  • Preenchimento automático de informações sobre a empresa, o cliente e o ativo;
  • Cálculo automático de valores de peças e serviços;
  • Preenchimento automático de geolocalização;
  • Preenchimento por comando de voz em campos textuais;
  • Fotos anexadas diretamente ao relatório final;
  • Possibilidade de bloqueio para fotos vindas da galeria;
  • Fotos tiradas pelo aplicativo com marcação de data e horário;
  • Coleta de assinaturas na tela do celular ou tablet.

E não para por aí, o Produttivo proporciona funcionalidades para uma gestão completa: 

  • Painel de atividades para agendamento de serviços de campo;
  • Relatórios inteligentes totalmente personalizados;
  • Sistema de abertura de chamados para gerenciamento de solicitações dos clientes;
  • Painel de indicadores com dados visuais sobre a operação;
  • Envio de pesquisas de satisfação aos clientes;
  • Atualização dos clientes sobre o status dos serviços via WhatsApp. 

Faça relatórios mais eficientes e assertivos com a ajuda do Produttivo. Faça seu cadastro e aproveite o período de teste com todas as funcionalidades liberadas!

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