Gestão de clientes: o que é e como fazer por software

A gestão de clientes é essencial para empresas de todos os segmentos, porque ajuda no controle das demandas enquanto favorece o relacionamento com os consumidores.

A seguir, entenda o que a gestão de clientes abrange, saiba quais as vantagens e veja como fazer com o auxílio de recursos como o Produttivo.

Veja também: Software para gestão de serviços que vai encantar seus clientes

O que é a gestão de clientes?

A gestão de clientes é um conjunto de estratégias, processos e tecnologias que uma empresa utiliza para interagir com seus clientes atuais e também potenciais.

Seu objetivo é desenvolver relacionamentos sólidos com os clientes e assim aumentar a satisfação, fidelidade e retenção, além de facilitar o controle das demandas recebidas.

Isso pode ser feito através de sistemas específicos que permitem o cadastro dos clientes, suas informações, histórico de serviços solicitados e outros dados relevantes. Com base nessas informações, a empresa consegue fornecer um atendimento personalizado para cada cliente.

A gestão de clientes ainda abrange outras atividades, como a automação de processos e a análise de dados para identificar padrões e tendências. Mas como fazer a gestão de clientes para que ela seja positiva tanto para os consumidores quanto para a empresa? Continue acompanhando o artigo para saber mais!

Aplicativo que envia mensagem automática whatsapp para clientes com status do serviço

Por que a gestão de clientes é importante?

A gestão de clientes é o primeiro passo para que a empresa consiga atender todas as demandas recebidas e a partir daí criar um relacionamento saudável que leve à fidelização do cliente.

Tendo um registro completo de cada cliente que mostre também qual foi o serviço prestado, a empresa fornece um atendimento personalizado e evita erros que podem prejudicar a satisfação do cliente, como informações incorretas a respeito das atividades a serem realizadas.

Quais as vantagens da gestão de clientes?

A gestão de clientes pode ser positiva tanto para a clientela em si quanto para a empresa que faz o gerenciamento. Vamos conhecer algumas das vantagens:

Melhora os resultados em termos de receita e despesa

Uma gestão eficaz dos clientes pode ajudar a reduzir os custos operacionais, automatizando processos, eliminando redundâncias e minimizando erros, o que resulta em uma utilização mais eficiente dos recursos da empresa.

Além disso, clientes satisfeitos tendem a voltar a fazer negócio e a indicar a empresa, gerando novos contratos e consequentemente mais receita.

Aumenta o volume de vendas no exercício

Uma compreensão mais profunda dos clientes permite às empresas identificar oportunidades de vendas adicionais, como upselling (oferecimento de produtos ou serviços de maior valor), impulsionando assim as vendas e o crescimento do negócio.

Garante que a empresa seja mais competitiva

A gestão de clientes eficiente ajuda a construir relacionamentos sólidos e duradouros, o que resulta em uma maior fidelidade à marca. Clientes satisfeitos também são menos propensos a abandonar a empresa em favor da concorrência. 

Ainda, ao compreender as necessidades e expectativas dos clientes, as empresas podem oferecer um atendimento mais personalizado e soluções que realmente atendam às suas demandas, aumentando assim a satisfação do cliente.

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Como fazer a gestão de clientes?

Agora que você já conhece a importância da gestão de clientes para as empresas, chegou a hora de colocar esse gerenciamento em prática. Veja algumas dicas práticas para fazer a gestão de clientes:

Escolha a plataforma

O primeiro passo para uma boa gestão de clientes é escolher uma plataforma digital para não depender mais dos registros em papel, que ficam sujeitos a perdas, rasuras e informações incompletas.

Em um sistema como o Produttivo, é possível cadastrar todos os clientes e dados como endereço, telefone e os equipamentos que receberão manutenção. Assim, além de ter todas as informações disponíveis em um lugar seguro, o gestor pode consultar históricos e até acompanhar os indicadores de cada cliente ou ativo.

Desenvolva a capacidade organizacional

Tendo escolhido uma plataforma adequada, desenvolva a capacidade organizacional da empresa por meio de treinamentos com a equipe e estratégias que auxiliem na organização da empresa como um todo.

Todos os colaboradores envolvidos na gestão de clientes devem saber como operar a plataforma escolhida para aproveitá-la ao máximo, além de saber se relacionar com os consumidores.

Para isso, invista em guias, manuais e em um procedimento operacional padrão.

Aumente a eficiência usando automações

Ao escolher uma plataforma para auxiliar na gestão de clientes, priorize as que oferecem soluções de automação. Com a automatização de processos, sua equipe ganha mais tempo para se dedicar a outras tarefas.

Com o Produttivo, é possível automatizar processos como:

Experimente grátis: Software para gestão de serviços e clientes com automação de processos

Não economize em treinamento e integração

Além do treinamento da equipe, como falamos anteriormente, é preciso informar também os clientes para que eles possam usar a plataforma escolhida para abrir chamados e atender a outras necessidades.

Caso seu serviço necessite de integração com outros sistemas, certifique-se também de que a plataforma escolhida oferece esse tipo de recurso.

Acompanhe dados e indicadores

Utilize análises de dados para monitorar o desempenho da gestão de clientes, avaliar o impacto de suas estratégias e identificar áreas de melhoria. Aprenda com os sucessos e fracassos passados para ajustar e aprimorar continuamente suas práticas de gestão de clientes.

O Produttivo reúne automaticamente os indicadores registrados nos seus relatórios, mostrando-os em formato de gráficos fáceis de entender. Olha só:

Exemplo de indicador de volume de trabalho dashboard de manutenção

Assim, fica mais fácil acompanhar os dados da sua empresa e do seu cliente para tomar decisões assertivas.

Experimente: Software de serviços com dashboard de indicadores automático

Como um software melhora a gestão de clientes?

A gestão de clientes não é mais feita com formulários em papel e ligações telefônicas: hoje, softwares específicos para o controle de clientes fazem toda a gestão de forma automática e segura.

Vamos ver alguns exemplos que mostram como um software pode melhorar a gestão de clientes:

  • Comunicação: com um software específico, não é mais necessário depender de ligações para estabelecer a comunicação entre cliente e empresa. A tecnologia oferece recursos como disparos automáticos de e-mail ou mensagens de WhatsApp, links e QR Codes para abertura de chamados, e muito mais;
  • Padronização e flexibilidade: os sistemas padronizam as informações necessárias para o cadastro de clientes e serviços, evitando que haja diferenças nos cadastros, como ausência de dados importantes. Ao mesmo tempo, oferecem flexibilidade para que a empresa proporcione um atendimento personalizado que atenda às necessidades de cada cliente;
  • Análise de dados: os próprios softwares para gestão de clientes já condensam os dados coletados e exibem os indicadores, facilitando a análise do desempenho da empresa, da eficácia do serviço, da satisfação do cliente e outras métricas;
  • Automação de processos: chega de fazer atividades manualmente! Com a automatização promovida pela tecnologia, é possível programar as tarefas para que o próprio sistema as faça, liberando sua equipe para se dedicar a atividades mais importantes; 
  • Armazenamento e histórico: não precisa se preocupar com a perda de dados, porque usando softwares como o Produttivo, todas as informações dos clientes e dos serviços prestados ficam armazenadas em nuvem. Mesmo que haja um problema com o computador ou celular, os dados estarão preservados e disponíveis para consulta de qualquer lugar.

Como o Produttivo pode ajudar na gestão de clientes?

O Produttivo é um sistema para gestão de serviços e clientes que auxilia no planejamento, execução e comprovação das atividades em campo.

Por meio de recursos como relatórios digitais, plano automático de atividades, portal de abertura de chamados e muitos outros, ele facilita a gestão de clientes enquanto ajuda na organização dos serviços da sua empresa.

Conheça melhor algumas funcionalidades do Produttivo que auxiliam na gestão de clientes:

  • Cadastro digital de clientes, locais e equipamentos, reunindo todas as informações em um único lugar;
  • Portal de abertura de chamados em que o cliente pode solicitar serviços por meio de um link exclusivo ou QR Code anexado ao equipamento;
  • Laudos, relatórios, checklists, ordens de serviço e outros formulários digitais para registrar as informações do serviço de forma padronizada e segura, já que os formulários ficam salvos em nuvem e disponíveis para consulta;
  • Plano de atividades que permite agendar serviços recorrentes com antecedência, gerando alertas integrados à agenda dos técnicos;
  • Dashboard de indicadores reunindo os principais dados registrados nos formulários, para mostrar os pontos fortes e de melhoria em formato de gráficos;
  • Pesquisa de satisfação com envio automático para mensurar a reputação da empresa com os clientes;
  • E muito mais!

Você pode experimentar todos esses recursos agora mesmo sem pagar nada, é só fazer o teste grátis e aproveitar!

Se preferir, tire suas dúvidas com um consultor, é rapidinho e nossa equipe te mostra como o Produttivo pode auxiliar na gestão de clientes.

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