Profissionais montando uma proposta comercial em um escritório

Como fazer apresentação proposta comercial + modelo grátis

A apresentação proposta comercial é ideal para quem deseja apresentar seus serviços e preços ao cliente, mostrando como a empresa é a melhor opção para fechar o negócio.

Entenda a importância da apresentação proposta comercial para sua empresa, veja como fazer uma e tenha acesso a um modelo de apresentação comercial pronto para uso, totalmente gratuito. É só continuar acompanhando o artigo!

Veja também: Modelo digital de orçamento para proposta comercial

O que é uma apresentação proposta comercial?

Uma apresentação proposta comercial é um documento que uma empresa ou profissional cria e entrega a um cliente em potencial como parte de um processo de venda.

O principal objetivo de uma proposta comercial é convencer o cliente de que os produtos ou serviços oferecidos pela empresa são a solução ideal para atender às suas necessidades e resolver seus problemas específicos.

Quando a proposta é mostrada na forma de apresentação, os elementos visuais auxiliam na demonstração do serviço e o formato traz mais profissionalismo e modernidade para o projeto.

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Qual a importância da apresentação proposta comercial?

A apresentação de proposta comercial desempenha um papel muito importante em qualquer processo de venda e negociação, por vários motivos:

  • Comunicação eficaz: uma proposta comercial bem elaborada permite que a empresa comunique de forma clara e convincente como suas soluções podem atender às necessidades do cliente, evitando mal-entendidos e garantindo que ambas as partes estejam na mesma página;
  • Primeira impressão: muitas vezes, a proposta comercial é a primeira interação formal entre a empresa e o cliente em potencial. Uma apresentação profissional e convincente pode criar uma primeira impressão positiva, aumentando as chances de conquistar o cliente;
  • Demonstração de profissionalismo: uma proposta bem elaborada demonstra profissionalismo e cuidado por parte da empresa ou do profissional, o que pode aumentar a confiança do cliente na capacidade da empresa de fornecer produtos ou serviços de qualidade;
  • Tomada de decisão informada: a proposta fornece informações detalhadas sobre os produtos ou serviços, preços e outros aspectos importantes. Isso permite que o cliente tome uma decisão informada, avaliando os custos, benefícios e alternativas disponíveis;
  • Registro escrito: uma proposta comercial é um registro por escrito dos termos e condições da oferta. Isso pode ser fundamental em caso de disputas ou para referência futura;
  • Alinhamento interno: propostas bem elaboradas também podem servir como ferramenta interna para garantir que a equipe de vendas e outros departamentos estejam alinhados com as expectativas do cliente e as promessas feitas.

A apresentação proposta comercial desempenha um papel fundamental no fechamento de negócios bem-sucedidos — é uma ferramenta essencial para informar e convencer os clientes em potencial a tomar decisões que beneficiem ambas as partes envolvidas.

Como fazer uma apresentação proposta comercial?

Uma apresentação proposta comercial bem elaborada é essencial para impressionar os clientes em potencial e fechar negócios. Para isso, ela deve ser personalizada de acordo com as necessidades do cliente e destacar os benefícios exclusivos da sua oferta em relação à concorrência.

Veja como fazer uma boa apresentação proposta comercial:

Conheça seu cliente

Cada cliente tem necessidades diferentes. Portanto, busque informações sobre o caso específico daquele cliente e personalize a proposta — isso demonstra que sua empresa tratará o problema de forma individualizada, atentando-se às necessidades de cada um.

Lembre-se também de alterar a linguagem para atender ao perfil do cliente, bem como incluir cases de sucesso daquele segmento para que o cliente se identifique com a proposta.

Valorize sua marca

Mantenha o foco da sua apresentação comercial na solução oferecida pela empresa, não somente no problema. Assim você ressalta os benefícios de escolher a sua marca em vez da concorrência. 

Além disso, caso tenha, inclua depoimentos de clientes anteriores, estudos de caso ou exemplos de sucesso que demonstrem a eficácia da sua solução. Outra sugestão é incluir logotipo e outras referências da sua empresa ao longo da apresentação, reforçando sua marca na memória do cliente.

Com o Produttivo, por exemplo, você pode criar relatórios, orçamentos e outros formulários digitais e personalizar com as logos e cores da sua empresa, olha só:

Saiba mais sobre os relatórios personalizados do Produttivo

Use elementos visuais

Além da logomarca, como sugerimos anteriormente, o uso de elementos visuais, como gráficos, fotos e diagramas, ajuda a prender a atenção do cliente e deixa sua apresentação mais atrativa, além de mostrar seus pontos fortes.

Leia também: Relatório fotográfico: o que é + 8 modelos para usar

Organize as informações-chave

Algumas informações-chave que não podem faltar na sua apresentação devem ser extraídas com antecedência e incluídas no documento, como:

  • Resumo da proposta: um resumo da solução apresentada pela sua empresa ao problema do cliente;
  • Diferencial: motivos que devem levar o cliente a escolher a sua empresa em vez do concorrente;
  • Detalhamento: a proposta em detalhes, incluindo diferentes planos de ação;
  • Cenários: caso ofereça diferentes planos ou pacotes, explique os cenários proporcionados em cada um;
  • Valores: preços, incluindo descontos e adicionais;
  • Fechamento: finalize com suas informações de contato e disponibilidade para responder dúvidas e questionamentos;
  • Datas: a validade da proposta e a vigência do serviço, caso fechem contrato.

Não se preocupe, falaremos sobre isso mais adiante! O importante é ter esses dados em mãos na hora de elaborar a apresentação proposta comercial que será enviada ao cliente.

Cumpra o prazo de entrega da proposta

No contato inicial com o cliente, apresente um prazo para enviar a proposta comercial com todas as informações, e dedique-se a cumprir esse prazo. Isso mostra comprometimento.

Caso contrário, um atraso na entrega da proposta, além de prejudicar o cronograma do cliente, ainda demonstra que sua empresa não será pontual com o restante do projeto.

Faça o follow-up da proposta

Após o envio da proposta (dentro do prazo, claro), mantenha contato com o cliente para que ele possa tirar dúvidas e negociar, se for o caso. Alguns clientes fornecem um prazo para retorno, mas caso você não tenha recebido um, ou esse prazo já tenha passado, entre em contato no dia útil seguinte.

Reforce que sua proposta tem uma data de validade, coloque-se à disposição para tirar dúvidas e, se possível, ofereça benefícios para o cliente fechar negócio o quanto antes, como descontos ou brindes.

Caso não obtenha nenhum retorno após três tentativas de follow-up, considere como desistência. Para saber se algo poderia ter sido feito por parte da sua empresa, envie uma pesquisa de satisfação para entender o ponto de vista do cliente.

Em alguns casos, a desistência pode ter sido por conta de preocupações em relação à proposta, e o retorno vai te ajudar a não cometer o mesmo erro futuramente.

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O que uma apresentação proposta comercial deve conter?

Agora que você já sabe como fazer uma apresentação proposta comercial, vamos ver alguns elementos que esse material deve conter:

Problema

Faça uma análise detalhada do problema ou desafio que o cliente enfrenta. Isso demonstra que você compreende as necessidades do cliente e tem os recursos que precisa para atendê-las.

Objetivo

Seu objetivo sempre deve ser resolver o problema citado acima, então explique exatamente o que o cliente pode ganhar se aceitar a proposta e fechar o contrato.

Cenário ideal

Sabendo do problema e do objetivo, mostre ao cliente qual é o cenário ideal que ele pode alcançar, como os possíveis lucros a serem obtidos caso o problema seja resolvido e o objetivo seja alcançado.

Cenário atual

Enquanto o cenário ideal é o ponto final que desejamos alcançar, o cenário atual é o ponto de partida. Com a situação que temos hoje, quais são os resultados esperados?

Esse tipo de exercício ajuda a mostrar que não basta ter um objetivo em mente, é preciso traçar estratégias para alcançar os resultados desejados, e é aí que entra a solução oferecida pela sua empresa.

Concorrentes

Uma boa maneira de mostrar como seu cliente pode crescer é mostrar os resultados de empresas concorrentes, sejam elas bem-sucedidas ou não. Afinal, isso mostra que seu cliente tem um caminho longo a ser seguido e, caso já esteja melhor que a concorrência, que está largando na frente.

Mas atenção: não use outros clientes seus como referência de concorrentes. Além de violar o direito à privacidade, isso também pode ser conflito de interesse. Busque por informações públicas que reforcem seu caso.

Plano de ação tático

O plano de ação é uma descrição completa da solução que você está oferecendo. Detalhe quais produtos ou serviços específicos serão fornecidos e como eles resolverão o problema do cliente. Aqui, quanto mais detalhes, melhor.

Leia também: Plano de ação 5W2H: conceito, vantagens e como fazer

Investimento e validade

Forneça informações claras sobre os custos associados à sua proposta, incluindo preços, opções de pagamento e quaisquer termos relacionados.

Também explique claramente os termos e condições do contrato, incluindo garantias, políticas de devolução, prazos de pagamento, descontos, multas ou outras cobranças adicionais.

Alinhamento

O alinhamento é a última etapa da tratativa com o cliente, em que ambas as partes alinham as expectativas e fazem os ajustes necessários para que a proposta seja vantajosa para todos.

Assim você garante que sua empresa só prometa o que for possível cumprir, e o que o cliente esteja ciente das possibilidades e limitações do contrato.

Modelo de apresentação proposta comercial grátis para download

Para que você não precise criar uma apresentação proposta comercial do zero, o Produttivo criou o Kit Proposta Comercial, um material totalmente gratuito que vem com um modelo de apresentação comercial em slides e 8 modelos de e-mail para te ajudar a fechar o negócio.

Vamos dar uma olhada no conteúdo da apresentação proposta comercial do Produttivo:

A apresentação vem em formato de slides, com espaço para incluir informações como:

  • Data de validade da proposta;
  • Diferenciais da sua empresa;
  • Principais resultados;
  • Prévia dos processos da empresa;
  • Investimento, incluindo valores, serviços contemplados e vigência do serviço;
  • Informações de contato.

Para usar a apresentação, é só clicar na imagem abaixo, acessar o material e fazer uma cópia, que será editada com as suas informações.

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Além da apresentação, o Kit Proposta Comercial do Produttivo ainda vem com modelos de e-mail prontos para usar. Olha só alguns e-mails inclusos gratuitamente no kit:

  • E-mail para captação de novos clientes;
  • E-mail para enviar uma apresentação proposta comercial solicitada;
  • E-mail para envio de resultados;
  • E-mail para renovação de contrato;
  • E mais!

Os modelos de e-mail já vêm prontos para usar, é só fazer uma cópia ou download do material e substituir com os dados da sua empresa.

Acesse o Kit Proposta Comercial, é grátis!


Modelo de orçamento digital para proposta comercial

Se você está em busca de uma apresentação proposta comercial automatizada, uma opção é o Modelo Orçamento de Serviço do Produttivo.

O Produttivo é um sistema para planejar, executar e comprovar serviços por meio de recursos totalmente digitais, como ordens de serviço, relatórios e checklists.

O Modelo Orçamento de Serviço é preenchido pelo celular ou tablet, e pode ser encaminhado por e-mail ou WhatsApp ao cliente, atuando como uma proposta comercial. Olha só:

Além disso, os modelos do Produttivo contam com recursos como assinatura digital, cálculo automático de peças e serviços, relatório fotográfico, e muito mais!

Todas as informações ficam armazenadas em nuvem, e o gestor tem acesso aos chamados por meio do painel web, que ainda permite a criação de novas atividades e até de um planejamento de serviços.

O Produttivo ainda traz outros diferenciais para sua empresa:

  • Relatórios inteligentes que podem ser personalizados;
  • Pesquisa de satisfação integrada;
  • Gráficos automáticos com os principais indicadores da operação;
  • E muitas outras funcionalidades.

Você pode testar todas as funcionalidades sem custo, é só fazer o cadastro e aproveitar os 15 dias grátis para conhecer todos os benefícios do Produttivo!

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