equipe participando de uma dinamica segurança do trabalho

Dinâmica segurança do trabalho: 16 ideias para SIPAT e DDS

A dinâmica segurança do trabalho é uma ótima opção para despertar o interesse dos funcionários, engajar os colaboradores e gerar aprendizados relacionados a boas práticas no ambiente de trabalho. 

As dinâmicas são essenciais em empresas que atuam com funções insalubres ou perigosas, mas organizações de todos os segmentos podem se beneficiar, utilizando essas atividades para realizar treinamentos de uma maneira leve.

Neste artigo, você aprende a como elaborar boas dinâmicas de segurança do trabalho e ainda tem acesso a um material para baixar gratuitamente com 16 dinâmicas em formato de passo a passo para aplicar nas ações da empresa. 

Boa leitura!

Experimente grátis: Modelos digitais de ficha de EPI, checklist segurança do trabalho e outros formulários

O que é dinâmica segurança do trabalho?

A dinâmica segurança do trabalho é um conjunto de atividades interativas realizadas pela empresa que envolvem a participação dos colaboradores. Esse tipo de ação busca trazer aprendizados e ensinamentos de forma leve e descontraída. 

Por recorrer a brincadeiras, competições e gincanas, as dinâmicas de segurança do trabalho trazem mais descontração a esse tipo de evento, sendo uma alternativa divertida a palestras e treinamentos. 

Além de trazer informações e estimular a participação dos colaboradores, as dinâmicas também são utilizadas para reforçar uma mensagem que pode estar relacionada à prevenção de acidentes ocupacionais ou a promoção de saúde no ambiente de trabalho.

Kit Diálogo Diário de Segurança (DDS) pronto para baixar gratuitamente

Quando a dinâmica segurança do trabalho pode ser usada?

A dinâmica segurança do trabalho pode ser utilizada em diferentes eventos realizados pelas empresas — os mais comuns são o DDS e a SIPAT. Vamos entender melhor: 

Dinâmicas para DDS

Os diálogos diários de segurança (DDS) são encontros rápidos realizados diariamente antes do início do turno dos trabalhadores, com uma duração entre 5 e 15 minutos, para orientar a equipe sobre os riscos de suas funções e medidas preventivas que devem ser aplicadas para evitar acidentes. 

É comum que a cada dia um novo tema seja tratado, sempre buscando a conscientização dos trabalhadores. As dinâmicas ajudam a abordar os temas propostos com efetividade, prendendo a atenção dos colaboradores e garantindo a absorção dos conhecimentos.

No DDS, as dinâmicas vão garantir mais integração entre os funcionários, constituindo assim um espaço seguro para participação, troca de ideias e esclarecimento de dúvidas. 

Dinâmicas para SIPAT 

Já a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT) é uma exigência da Norma Regulamentadora nº 5, que determina que as empresas devem ter uma semana anual para conscientizar os colaboradores sobre questões relacionadas à segurança do trabalho. 

Durante a SIPAT, são planejados vários eventos, com palestras, oficinas e treinamentos focados em reforçar os riscos das atividades e as medidas de prevenção que devem ser adotadas. 

Os assuntos abordados são os mais variados: vão desde a prevenção de doenças ocupacionais, até dicas para preservar a saúde física e mental dos colaboradores. 


Embora a SIPAT e o DDS sejam as aplicações mais comuns da dinâmica segurança do trabalho, não é preciso se prender a esses formatos: sua empresa pode promover eventos de segurança sempre que necessário, reforçando as orientações para que os trabalhadores sempre estejam cientes das melhores práticas.

Exemplos de dinâmica segurança do trabalho para usar no DDS e na SIPAT 

Não sabe qual dinâmica de segurança do trabalho aplicar com os colaboradores? Preparamos algumas inspirações para deixar tudo mais divertido! Olha só:

1. Quiz de perguntas e respostas 

O quiz de perguntas e respostas é um clássico e, se envolve competição ou algum prêmio, deixa os colaboradores ainda mais motivados. 

Uma dica é realizar o quiz depois de alguma palestra, fazendo perguntas relacionadas a ela. Mas lembre-se de avisar os colaboradores antes, para que eles possam prestar atenção em tudo que está acontecendo. 

Para deixar essa dinâmica segurança do trabalho ainda mais divertida, divida os colaboradores em pequenos grupos e faça com que, para responder a pergunta, seja necessário correr até um ponto específico, assim quem chegar antes ganha a chance de responder a pergunta primeiro.  

Além de melhorar a absorção dos conteúdos abordados pela palestra, essa dinâmica promove a movimentação física dos colaboradores, fazendo com que consigam ter mais atenção nas próximas atividades que vão ocorrer. 

2. Mímica 

A mímica é outra brincadeira tradicional que pode ser adaptada para a dinâmica segurança do trabalho. 

Para isso, basta escrever em papéis nomes de EPIs ou situações relacionadas a segurança do trabalho, sortear entre os colaboradores e pedir para que eles representem através de gestos a palavra sorteada, enquanto o resto dos colegas tenta adivinhar. 

3. Caça ao tesouro 

Coloque a criatividade em ação para montar uma caça ao tesouro relacionada à segurança do trabalho. 

Comece dividindo os colaboradores em grupos e ofereça pistas que, ao serem desvendadas, conduzam os trabalhadores a algum lugar da empresa. Ao chegar lá, eles podem se deparar com prêmios, reflexões ou novas pistas para continuar a brincadeira. 

Nessa dinâmica, a dica é contar com um ambiente em que a circulação dos trabalhadores possa ocorrer livremente e escrever pistas que, além de serem possíveis de serem adivinhadas, promovam algum tipo de reflexão. 

No final, peça para que as equipes compartilhem seus aprendizados com o time!

4. Teatro 

Escolha algumas situações relacionadas à segurança do trabalho, em seguida divida os trabalhadores em grupos e peça para que eles façam alguma cena que retrate aquela determinada situação. 

Incentive os colaboradores a fazerem encenações que despertem reflexões e gerem discussões construtivas. 

Após a finalização das cenas, conduza um debate entre os grupos sobre os temas abordados. 

5. Desafio de inspeção de EPIs

Para testar o conhecimento dos colaboradores sobre o uso e estado de conservação dos EPIs, uma boa dinâmica de segurança do trabalho é pedir que eles inspecionem alguns itens, verificando se estão em boas condições e se o uso está correto, respeitando as normas de segurança.

6. Percepção de risco

A percepção de risco pode ser abordada através da seguinte dinâmica: divida os colaboradores em duplas, em seguida peça para que um deles lance uma régua do alto, enquanto seus companheiros precisam pegar a régua antes que ela caia ao chão.

Antes de soltar a régua, peça para que os colaboradores responsáveis por jogá-la contem até três. No começo, é normal que a régua caia no chão, mas com o tempo, também é comum que os colegas consigam impedir que a régua caia. 

Depois de algumas práticas bem sucedidas, mude a abordagem e oriente os colaboradores responsáveis por jogar a régua a fazer isso sem a contagem regressiva, de forma surpresa. Nesses casos, pegar a régua se torna muito mais difícil e é preciso mais concentração. 

Após a dinâmica, inicie uma discussão sobre como as situações de risco acontecem sem serem precedidas por avisos e da importância dos trabalhadores estarem sempre atentos para evitar acidentes. 

7. Trabalho em equipe 

A dinâmica segurança do trabalho pode abordar a importância do trabalho em equipe por meio da brincadeira de nó humano. 

Para realizá-la, peça que os colaboradores se disponham em círculo, depois faça com que eles deem as mãos de forma aleatória. Em seguida, informe que eles precisam se desembaraçar, mas sem soltar as mãos. 

Para resolver a atividade, a equipe vai precisar de muito diálogo e cooperação. Assim, essa dinâmica mostra a importância de trabalhar em equipe, ouvir o outro e também de procurar soluções criativas para os problemas.

8. Dinâmica das qualidades 

Essa dinâmica de segurança do trabalho deve ser utilizada quando for necessário criar um ambiente seguro para a interação entre os colaboradores, porque permite o reconhecimento das qualidades de cada um. 

Para realizá-la, basta pedir que cada colaborador escreva em um papel aquela que acha ser a sua maior qualidade. Recolha todos os papéis em uma caixa, misture, e peça para que cada colaborador sorteie um papel e em seguida indique qual pessoa acha que tem aquela qualidade e o porquê. 

O profissional responsável por conduzir a dinâmica pode ainda ressaltar a importância daquela qualidade para a garantia da segurança do trabalho.

Ebook com dinâmicas de segurança do trabalho pronto para baixar de graça

Quais são os benefícios das dinâmicas sobre segurança do trabalho na SIPAT e no DDS?

As dinâmicas segurança do trabalho trazem benefícios que se estendem aos colaboradores e à empresa como um todo. Vamos ver quais são eles: 

Integração entre os colaboradores

A dinâmica segurança do trabalho promove um espaço propício para a troca de experiências e interações entre os colaboradores. Isso estimula a comunicação e criação de soluções em grupo, o que é extremamente favorável para a resolução dos desafios que a empresa vive no dia a dia. 

Além disso, os colaboradores se sentem muito mais confortáveis em compartilhar opiniões, esclarecer dúvidas e trazer dificuldades sobre o trabalho. 

As equipes se tornam assim, muito mais unidas, o que também favorece a segurança do trabalho, porque ações preventivas só têm sucesso quando ocorrem de forma coletiva e quando podem contar com o engajamento de todo o time. 

Mais participação e engajamento nos eventos 

Palestras podem ser muito cansativas e até tediosas, o que prejudica o engajamento por parte dos colaboradores e o entendimento do assunto abordado. Já as dinâmicas de segurança do trabalho são interativas e divertidas, o que faz com que os colaboradores se envolvam mais e participem de forma ativa. 

Isso faz com que os assuntos sejam absorvidos de forma leve e descontraída, cumprindo com o objetivo de conscientizar os colaboradores. 

Aprendizado sobre a importância da segurança do trabalho 

A absorção do conhecimento ocorre de forma muito mais simples e rápida através das dinâmicas segurança do trabalho, e o aprendizado pode ser aplicado de forma prática no dia a dia dos colaboradores. 

Além disso, fica muito mais visível e compreensível para os colaboradores entender que os conceitos teóricos apresentados pelos palestrantes, também fazem parte da sua realidade. 

Aumento da produtividade

Quando os colaboradores têm mais integração entre si e os conceitos de segurança são absorvidos, a produtividade aumenta. 

Isso acontece porque os colaboradores acabam tendo mais facilidade de delegar tarefas ou pedir ajuda de colegas e também porque são estimulados a ter novas ideias, a pensar fora da caixa e trazer soluções para os desafios enfrentados no dia a dia. 

Redução de acidentes 

Se todos os trabalhadores conseguem entender suas atribuições, responsabilidades e as consequências de suas ações, as medidas preventivas são implementadas com mais assertividade e a ocorrência de acidentes diminui. 

Afinal, através de dinâmicas de segurança do trabalho, a importância das responsabilidades individuais, os procedimentos preventivos internos e medidas de urgência podem ser abordados com muito mais eficiência.

Como elaborar boas dinâmicas de segurança do trabalho?

Para elaborar uma dinâmica segurança do trabalho que seja capaz de prender a atenção dos colaboradores e estimulá-los a participar, você deve seguir alguns passos fundamentais. São eles:

1. Crie um cronograma e planeje as ações 

Toda ação de segurança do trabalho deve sempre começar com o planejamento das atividades e com a criação de cronogramas de aplicação. 

Para isso você deve levar alguns pontos em consideração: 

  • Tipo de ação a ser realizada (SIPAT, DDS, etc);
  • Tempo de duração destinado;
  • Profissional responsável por conduzir a atividade;
  • Comportamentos problemáticos dos trabalhadores em relação a segurança do trabalho que podem ser abordados na dinâmica;
  • Dúvidas da equipe, situações de perigo que aconteceram na empresa recentemente e problemas mais recorrentes que também podem ser abordados na ação;
  • Como anda o relacionamento entre os colaboradores, para entender se é necessário quebrar o gelo antes de aplicar qualquer dinâmica. 

Para construir um bom planejamento, não se esqueça de fazer um roteiro contendo os principais pontos que serão abordados na dinâmica. Prepare também a lista de presença dos participantes. Em seguida, crie um planejamento considerando todas as questões analisadas acima. 

Para te ajudar na aplicação do DDS, o Produttivo criou um Kit para ser baixado gratuitamente que facilita o controle e organização dos encontros. 

Nele você encontra um modelo de cronograma pronto em Excel e outro em Word, além de uma ficha de presença para coleta de assinatura dos trabalhadores. Veja cada um dos materiais:

Para fechar, o Kit ainda vem com um Ebook com o passo a passo de 16 dinâmicas que podem ser aplicadas no DDS. Confira as duas primeiras páginas do e-book: 

Download gratuito: Kit DDS com cronograma, ficha de presença e e-book com 16 dinâmicas

2. Use diferentes abordagens 

O que garante o sucesso da dinâmica segurança do trabalho é a abordagem. Quanto mais criativa e envolvente for a atividade, mais os colaboradores podem se encantar e engajar.

Lembre-se que um mesmo tema pode ser trabalhado sob diversas perspectivas e ângulos. 

Nunca comece uma atividade do mesmo jeito, sempre pense em novos conteúdos, assuntos e até convidados para deixar a dinâmica ainda mais diferenciada. 

Algumas ideias que você pode aplicar para variar as ações de segurança do trabalho na sua empresa são: 

  • Convide pessoas diferentes e respeitadas na área para conduzir algumas ações;
  • Use vídeos que ajudem na fixação dos conteúdos apresentados;
  • Traga notícias sobre o tema para serem discutidas;
  • Traga dados e estatísticas;
  • Explore exemplos do dia a dia da própria empresa. 

3. Conte com a participação dos colaboradores 

A participação dos colaboradores é essencial para uma boa dinâmica de segurança do trabalho. Por isso, além de incluí-los na dinâmica, permita que ao final da atividade eles também possam contribuir com suas opiniões e experiências. 

Se necessário, para estimular a participação dos demais colaboradores, premie aqueles que estão participando ativamente e compartilhando suas ideais com todo o time. 

Outra dica é fazer uma pesquisa de satisfação entre os colaboradores para saber o que eles acharam sobre as atividades, se existem sugestões de melhorias ou temas que eles gostariam que fossem abordados nas próximas ações. 

Assim você saberá como conduzir as próximas dinâmicas e o tipo de atividades que eles mais gostam e se envolvem. Lembre-se que a dinâmica deve ser produtiva e educativa para os funcionários, portanto a opinião deles é valiosa para que cada exercício seja mais efetivo que o anterior, alcançando quem deve receber as informações.

4. Escolha temas atuais 

Abordar temas atuais é uma boa forma de prender atenção e gerar participação nas dinâmicas. 

Pesquise sobre notícias, estudos de caso, histórias interessantes e até acontecimentos do dia a dia para abordar durante as dinâmicas. Também é importante usar eventos recentes da empresa como gancho, sejam eles positivos ou negativos, como acidentes de trabalho registrados.

Traçando uma relação entre o tópico abordado e situações com as quais os colaboradores consigam se identificar, há mais chance de que o conteúdo gere interesse e seja absorvido pela equipe.

Se possível, abra um canal de comunicação com os colaboradores em que eles também possam enviar sugestões e contribuir de forma ativa com as ações criadas pela empresa. 

5. Prefira ações rápidas e interativas 

A dinâmica segurança do trabalho é mais eficiente quando é rápida, curta e interativa, porque faz com que os colaboradores se concentrem no que estão fazendo e que não dispersem a atenção. 

Prefira apresentações sucintas e com recursos visuais, que incentivem reflexões e causem impacto para os colaboradores.

16 ideias de dinâmica segurança do trabalho grátis para baixar 

Ficou na dúvida de como criar dinâmicas de segurança do trabalho que levem em conta todos os tópicos mencionados acima? Calma, você pode contar com a ajuda do Produttivo. 

Produzimos um material completo e totalmente gratuito que reúne 16 dinâmicas, passo a passo, para você encantar e engajar os colaboradores.

Dá só uma olhada no material: 

As dinâmicas são descritas detalhadamente para que você entenda exatamente o que deve ser feito e ainda são acompanhadas da lista de materiais necessários e da explicação do objetivo da dinâmica, o que vai te guiar nas reflexões junto aos colaboradores. Veja um exemplo:

Além do e-book com 16 ideias de dinâmicas, tenha acesso ainda a um cronograma de DDS em Excel e Word, ficha para controle de presença e dois checklists de segurança do trabalho. É só clicar na imagem abaixo e aproveitar:

Kit DDS com checklist de segurança pronto para baixar

E caso queira ter mais controle sobre a segurança de trabalho da empresa, não deixe de conhecer as soluções do Produttivo. 

O Produttivo é um software de gestão de serviços que permite agendar atividades, gerar relatórios digitais e acompanhar indicadores sobre a operação, trazendo mais controle para os gestores e mais facilidade para a equipe técnica.

Além disso, no sistema é possível gerar diferentes tipos de relatório de segurança do trabalho para controle, como EPI, NR 1, NR 12, NR 35, inspeção de extintores e muito mais!

Experimente todas as funcionalidades de forma gratuita, faça seu cadastro e aproveite o período de teste sem pagar nada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima