Controle de frota: tudo que você precisa saber

Aprenda como fazer o controle de frota de maneira eficiente, utilizando ferramentas para agilizar e otimizar o processo.

O controle de frota auxilia no acompanhamento da entrada e saída de veículos, seu estado de conservação e outras informações relevantes. 

Além disso, a gestão da frota pode ser feita com o auxílio de planilhas e até um sistema de manutenção. Neste artigo, vamos entender a importância do controle de frotas e como realizar esse acompanhamento.

Leia também: Modelos de checklist grátis para caminhão, veículos e outros segmentos

Importância do controle de frota

Para empresas que trabalham com o uso de veículos, o controle de frota permite identificar quais automóveis estão ausentes, além de fazer o acompanhamento das peças e da necessidade de manutenção preventiva ou corretiva.

Sem o controle adequado, a empresa fica sujeita a uso indevido e até furto do veículo ou suas partes. Também aumenta o risco de danos evitáveis, como falhas causadas por falta de manutenção e multas por mau funcionamento.

Alguns setores que devem fazer o controle da frota são:

  • Venda e aluguel de veículos;
  • Empresas de transporte, cargas e fretes;
  • Prestadoras de serviço com veículos próprios.

Toda empresa que lide com veículos próprios na sua rotina vai se beneficiar de um sistema controle para estar sempre inteirada da própria frota e auxiliar na tomada de decisão quando necessário.

Veja alguns benefícios do controle de frotas:

  • Disponibilidade do veículo: sabendo quais automóveis estão em uso e quais estão disponíveis, fica mais fácil organizar o cronograma de utilização dos mesmos;
  • Controle de despesas: com a gestão correta da frota, você pode identificar o que está causando gastos (como manutenção) e tomar as medidas necessárias para reduzir os custos;
  • Monitoração de rotas: caso seja relevante para seu negócio, realizar a vistoria cada vez que o veículo entra e sai permite identificar as rotas escolhidas e acompanhar se estão de acordo com o esperado ou se há alguma irregularidade;
  • Aumento da vida útil: se a empresa fizer o controle correto de todas as partes do veículo, é possível programar as revisões preventivas e reduzir o risco de falhas evitáveis, prolongando a vida útil do ativo;
  • Controle operacional: o acompanhamento adequado possibilita prever quais veículos vão precisar de manutenção e quando, assim a empresa pode se programar e não é surpreendida pela necessidade de ação emergencial que poderia levar a queda na produtividade.

Como fazer o controle de frota de veículos

O controle de frota pode ser feito com um documento de papel, uma planilha ou ainda um sistema digital. Apesar dos diferentes formatos, o objetivo é o mesmo: armazenar as informações para histórico e manter questões padronizadas para o acompanhamento.

Os principais pontos de um documento para gestão de frota são:

  • Gestão de ativos: é o que permite avaliar o funcionamento adequado de todas as partes, além dos veículos em si, garantindo que operem corretamente e facilitando a identificação de necessidade de troca. Você pode fazer isso por meio de checklists;
  • Gestão da manutenção: além dos ativos, uma planilha de controle vai auxiliar na hora de detectar a demanda por manutenção e permitir seu agendamento sem comprometer a frota ou os serviços programados. Um plano de manutenção vai te ajudar com esse controle; 
  • Gestão de custos: com o acompanhamento das partes e da manutenção, há maior controle dos gastos empregados com a frota e também histórico para avaliar quando é necessário substituir uma peça ou veículo para não prejudicar o caixa.

Pensando nisso, seu checklist para gestão de frota deve conter:

Leia também: O que é o Programa OEA, objetivos e como obter o certificado

Dados atualizados do veículo

Aqui entram modelo, cor e ano, mas também outras informações que ajudem a diferenciar um veículo de outro, mesmo os aparentemente iguais, como quilometragem, consertos previamente realizados e outros dados para distinção.

Inspeção de peças

É o espaço para avaliar se todas as partes do veículo estão funcionando corretamente, como os freios, cintos de segurança, nível de óleo e tudo que for relevante para a operação do automóvel.

Relatório fotográfico

Fotos com antes e depois ajudam na comprovação e registram eventuais situações de mau uso ou defeitos, podendo ser usadas também como histórico.

Assinatura

A assinatura do motorista ou cliente que locou o veículo,, assim como do profissional responsável pela vistoria, é uma forma de verificar que todas as partes estão cientes e também se comprometem a retornar o veículo intacto. Inclua também os dados das pessoas envolvidas, como nome completo e número da Carteira Nacional de Habilitação.

Planilha: controle de frota

Você pode usar uma planilha para controle de frota ou ainda investir em um sistema digital, no qual o controle é mais fácil e eficiente. 

É o caso do Produttivo, no qual você: 

  • Preenche checklists digitais prontos ou personalizados;
  • Agenda planos de manutenção automáticos;
  • Visualiza o histórico de manutenção e serviços por veículo;
  • Acompanha quais ativos estão gerando mais não conformidades e alertas;
  • Verifica o custo das peças e manutenções. 

Checklist caminhão

Nosso modelo de checklist de caminhão conta com recursos como:preenchimento automático de informações, não conformidades compontuação e registro fotográfico, assinatura digital e outros;

Imagens do modelo de checklist caminhão disponível no Produttivo

Checklist veículos

Voltado para frota leve, esse modelo de checklist de veículos traz questões de conformidade para inspeção, recurso de voz para observação e assinatura digital que é feita no próprio celular ou tablet.

Imagens do modelo de checklist veículos disponível no Produttivo

Teste já 15 dias grátis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima