O que é inspeção de equipamentos e como fazer

O que é inspeção de equipamentos e como fazer?

A inspeção de equipamentos e máquinas é essencial para o bom funcionamento dos ativos, garantindo que estejam operando corretamente e trazendo o máximo de produtividade.

Também é uma exigência da Norma Regulamentadora nº 12 do Governo Federal. Vamos entender melhor sua importância e como realizar esse procedimento com segurança e eficácia.

Veja também: Modelo digital de checklist de máquinas e equipamentos para testar gratuitamente no aplicativo

O que é inspeção e equipamentos?

A inspeção de equipamentos é um procedimento de vistoria que identifica potenciais falhas nos ativos e atesta que estão aptos para uso, ou que necessitam de reparo antes da utilização.

Caso a inspeção identifique uma falha em potencial, ou mesmo um problema já instaurado, o equipamento deve passar por manutenção preventiva ou corretiva até que esteja em boas condições de funcionamento.

Se não forem identificadas falhas, o maquinário pode ser usado normalmente e o relatório de inspeção pode ser usado como comprovação de que o ativo está funcionando corretamente e não apresenta riscos à empresa.

Modelo digital de checklist de máquinas e equipamentos para usar em aplicativo

Qual a importância da inspeção de equipamentos?

A inspeção de equipamentos e máquinas é uma obrigatoriedade para as empresas, mas também traz muitos benefícios para a operação:

Prevenir falhas e acidentes

Quando não há uma rotina de inspeções, é possível que falhas passem despercebidas e se tornem tão graves a ponto de causar acidentes, prejudicando a produção e a rotina de trabalho.

Por outro lado, inspeções frequentes permitem identificar falhas logo no início para que a empresa possa planejar o tipo de manutenção mais indicado e assim evitar que o defeito se transforme em um problema.

Garantir a segurança no uso do equipamento

Não é só a produtividade que é ameaçada pela falta de inspeção: o risco de acidentes de trabalho também aumenta quando os problemas não são tratados. Portanto, invista na manutenção de máquinas e equipamentos para preservar a segurança dos operadores.

Leia também: Inspeção de Segurança: conheça os tipos e como fazer

Reduzir custos

Quando as falhas são identificadas logo no início, seu reparo tende a ser mais simples e mais econômico, de modo que a rotina de inspeção ajuda a reduzir custos com paradas não programadas e defeitos graves que podem prejudicar toda a linha de produção.

Aumentar a vida útil do equipamento

Ao priorizar a correção de problemas ainda no início, é possível reparar as falhas pontualmente sem precisar substituir todo o maquinário, aumentando sua vida útil.

Cumprir com as normas vigentes

A Norma Regulamentadora nº 12 do Governo Federal estabelece regras de segurança para o trabalho com máquinas e equipamentos, incluindo sua inspeção. Vamos ver o que diz a regra:

“As máquinas e equipamentos devem ser submetidos a manutenções na forma e periodicidade determinada pelo fabricante, por profissional legalmente habilitado ou por profissional qualificado, conforme as normas técnicas oficiais ou normas técnicas internacionais aplicáveis.”

Ou seja, é preciso aplicar um processo de inspeção e manutenção para concluir as condições de segurança do ativo, de modo que a inspeção de máquinas e equipamentos é essencial para o cumprimento da NR-12.

Leia também: Como criar um check list NR 12 e 3 modelos prontos para usar

Modelo de Checklist NR 12 digital

Quais problemas podem ser evitados com a inspeção de equipamentos?

A inspeção de equipamentos também é uma aliada para evitar problemas que podem se tornar uma dor de cabeça para a sua empresa. Olha só:

Riscos à saúde dos colaboradores

Equipamentos sem inspeção ficam mais propensos a apresentar defeitos de funcionamento, como superaquecimento, vazamentos, desgaste de peças e outros problemas que podem ser um risco à saúde dos colaboradores.

Também há maior risco de acidentes como pane elétrica, incêndio e até explosão, apresentando um perigo imediato aos operadores do maquinário.

Aumento de custos operacionais

Equipamentos que não recebem inspeção e manutenção adequada ficam mais suscetíveis a apresentar problemas como gasto excessivo de combustível ou energia e redução da produtividade, aumentando os custos operacionais.

Além disso, caso uma falha não seja identificada e corrigida o quanto antes, ela pode levar à parada da máquina, causando a suspensão das atividades até que o problema seja resolvido.

Atrasos na rotina de trabalho

Os danos operacionais ainda podem se estender a atrasos, já que ativos defeituosos não operam corretamente e assim pode retardar o cronograma, especialmente em segmentos em que a sazonalidade é importante.

Consequência legais

A falta de inspeção adequada pode levar a falhas que infrinjam as normas regulamentadoras (não só a NR-12, mas também as que se aplicam a determinados segmentos), de modo que a empresa pode ser legalmente responsabilizada.

A segurança dos colaboradores também fica ameaçada, deixando a empresa mais suscetível a acidentes e consequentemente a multas e até embargos.

Leia também: Tudo que você precisa saber sobre Plano de Inspeção

Manutenção e inspeção é a mesma coisa?

A Norma Regulamentadora nº 12 aborda os dois conceitos juntos, mas manutenção e inspeção não são a mesma coisa.

A inspeção é uma vistoria do equipamento, avaliando se ele pode ser usado. Normalmente é diária, devendo ser realizada antes de cada utilização.

Já a manutenção consiste em reparos para que o equipamento continue funcionando bem. A manutenção preventiva é indicada para prevenir problemas futuros, e é realizada por meio de limpeza, lubrificação e aperto de peças, entre outros.

Por sua vez, a manutenção corretiva envolve a correção de problemas já instaurados, como substituição de peças, conserto de vazamentos ou trincas, etc.

Modelo de Checklist NR 12 digital

Inspeção de equipamentos: como fazer?

Agora que já sabemos a importância da inspeção de equipamentos, chegou a hora de colocar em prática. Veja alguns itens que precisam ser verificados a cada inspeção:

Iluminação

Sempre verifique os componentes do sistema de iluminação, já que ele é essencial para a segurança do operador. Observe se peças como faróis, luzes internas e painel estão funcionando bem.

Lembre-se que a iluminação inadequada aumenta o risco de acidentes e pode até caracterizar periculosidade e insalubridade.

Arrefecimento

O arrefecimento é o responsável por garantir o resfriamento do motor, e portanto seu funcionamento adequado é uma questão de segurança do trabalho e também de preservação da vida útil do ativo.

É preciso conferir os níveis do fluido de arrefecimento periodicamente, além de verificar se o produto adequado está sendo utilizado.

Freios

Outro ponto muito importante para a segurança dos colaboradores é o bom funcionamento dos freios. Vistorie diariamente o fluido, a altura dos pedais, o tempo de resposta e o estado de conservação dos componentes.

Lubrificação

A falta de lubrificação adequada pode não apresentar riscos imediatos, mas acelera o desgaste da máquina, portanto é preciso checar se todos os componentes estão devidamente lubrificados.

Observe a lubrificação do sistema hidráulico, filtros, eixo diferencial, freios, marchas, caixa de direção, motor e outras partes móveis.

Modelo digital de checklist de máquinas e equipamentos para usar em aplicativo

Sistema hidráulico

Como falamos acima, a lubrificação do sistema hidráulico sempre precisa ser verificada para garantir que o nível de óleo esteja dentro dos parâmetros mínimo e máximo esperados.

Transmissão

O sistema de transmissão é composto por acoplamentos, buchas, eixos, engrenagens, redutores, retentores e rolamentos, entre outros, que precisam ser analisados regularmente em busca de vazamento, desgaste ou outras irregularidades que possam reduzir a potência do motor.

Leia também: Depreciação de máquinas e equipamentos: como calcular e evitar

Filtros

Os filtros precisam passar por limpeza constante e troca sempre que necessário, caso contrário, as impurezas se acumulam e prejudicam a eficiência do sistema.

Sistema elétrico

Os sistemas elétricos também precisam ser vistoriados para evitar curto-circuitos, mau contato e outros problemas que podem causar danos ao maquinário.

Ferramentas e acessórios

Sabia que as ferramentas de trabalho também devem entrar na sua inspeção? Todos os acessórios utilizados precisam ser vistoriados em busca de desgaste, oxidação e outros problemas de funcionamento que prejudicam sua função.

Dispositivos de segurança

Se o equipamento conta com algum tipo de dispositivo de segurança ou parada de emergência, verifique-o diariamente conforme as instruções do fabricante; normalmente, são esses dispositivos que indicam outros problemas na máquina e seu acionamento permite tomar ações rápidas.

Partes móveis

Lembrou de algum sistema ou componente que não citamos aqui? Não se preocupe, a inspeção das partes móveis pode e deve ser feita, levando em consideração as particularidades do equipamento em questão.

Leia também: Controle de equipamentos: 8 dicas para fazer o seu

Como a tecnologia pode ajudar a inspeção de máquinas e equipamentos?

A tecnologia pode trazer mais rapidez e confiabilidade para sua inspeção, já que alguns sistemas contam com recursos para planejar, executar e comprovar a inspeção pelo celular. Vamos ver alguns exemplos:

Checklist digital

O checklist digital oferece questões padronizadas para que a inspeção não se esqueça de nada, e o preenchimento pode ser feito durante a vistoria pelo celular ou tablet. Além disso, todas as informações são armazenadas em nuvem e o gestor pode acompanhar tudo pelo painel, nada de acumular pilhas de papel a cada inspeção.

Conheça os modelos de checklists digitais do Produttivo

Relatórios e indicadores

Alguns padrões de funcionamento podem passar despercebidos no registro manual, mas o Produttivo transforma seus indicadores em gráficos para que você identifique gargalos e pontos de atenção.

Além disso, os relatórios inteligentes do Produttivo são gerados automaticamente após o fim da inspeção, para que o gestor tenha todas as informações sem desperdiçar o tempo da equipe.

Conheça todas as funcionalidades do Produttivo para a execução de serviços

Modelo digital de checklist de máquinas e equipamentos para usar em aplicativo

Assinatura digital

Com as assinaturas digitais, é possível garantir que todas as partes estejam cientes do que foi vistoriado na inspeção, e esse recurso pode ser usado até como comprovação. E para que o técnico não precise levar prancheta e caneta em cada inspeção, a assinatura pode ser feita diretamente na tela do aparelho.

Assinatura digital feita no software Produttivo
Assinatura digital feita no software Produttivo

Conheça todos os recursos do Produttivo para relatórios, ordens de serviço e checklists

Controle de ponta a ponta

Um sistema de chamados como o Produttivo permite que o gestor controle toda a operação pelo computador, sem precisar acompanhar pessoalmente cada ocorrência.

Todas as informações são centralizadas na plataforma, podendo ser encaminhadas ao técnico ou ao cliente conforme a necessidade. Cada nova atividade pode ser planejada e registrada no sistema. E tudo isso na palma da mão!

Conheça o Produttivo e aproveite o teste grátis para conhecer o sistema

Cuidados gerais com a inspeção de máquinas e equipamentos

Os pontos que citamos acima são só exemplos, mas a inspeção de máquinas e equipamentos deve estar de acordo com o funcionamento de cada ativo.

Por isso, recomendamos alguns cuidados gerais na hora de realizar esse procedimento:

  • Atente-se às especificações de cada ativo, já que eles exigem cuidados diferentes e o que funciona para um pode não funcionar para outro;
  • Seu segmento precisa seguir alguma norma específica? Verifique o que diz a norma regulamentadora da área e siga as orientações da normativa para garantir que sua inspeção está de acordo com a legislação;
  • A inspeção faz parte de uma rotina de cuidados tanto com as máquinas e equipamentos quanto com a equipe de trabalho. Portanto, ela deve fazer parte do seu dia a dia;
  • O processo de inspeção também precisa ser feito com cuidado, por isso recomendamos que seja realizado por um profissional habilitado e, se necessário, usando equipamentos de proteção apropriados.

Como é o processo de inspeção de máquinas e equipamentos na sua empresa? Conte para a gente nos comentários!

Modelo digital de checklist de máquinas e equipamentos para usar em aplicativo

Quais os 4 tipos de inspeção?

Existem diferentes tipos de inspeção, conforme a área de atuação da empresa. Algumas delas são:

  • Inspeção de rotina: realizada regularmente para assegurar o andamento do processo, como é o caso da inspeção em equipamentos que deve ser feita diariamente;
  • Inspeção eventual: quando há um indício de que alguma coisa não está operando corretamente, é possível solicitar uma inspeção não programada para averiguar se o problema procede. Isso ocorre com diferentes tipos de manutenção;
  • Inspeção oficial: é realizada por órgãos de fiscalização e controle, como secretarias de meio ambiente, vigilância sanitária, entre outras. Normalmente, esse tipo de inspeção não é agendado pela empresa e pode até ser feito sem aviso prévio;
  • Inspeção externa: quando uma agência externa é contratada para fazer auditorias, a inspeção é realizada de forma independente.

A inspeção de equipamentos normalmente é de rotina ou eventual.

Como é o curso de inspeção de equipamentos?

Como falamos logo acima, a inspeção de máquinas e equipamentos precisa ser feita por um profissional qualificado. Ela pode ser realizada por engenheiros da área em questão, e também por um inspetor de equipamentos especializado.

Vamos ver alguns cursos para quem quer se profissionalizar na área:

Ao buscar por um curso de inspeção em máquinas e equipamentos, procure pelos que atendem à certificação do Inmetro e emitem certificado de conclusão.

Modelo digital de checklist de máquinas e equipamentos para usar em aplicativo

Inspeção de máquinas e equipamentos NR

Como falamos anteriormente, a inspeção de máquinas e equipamentos deve estar em conformidade com a Norma Regulamentadora nº 12.

É essa NR que determina as diretrizes para manutenção, inspeção, preparação, ajuste, reparo e limpeza, garantindo a segurança no trabalho com máquinas e equipamentos.

Em caso de dúvida, consulte a NR-12 para obter as normativas referentes ao seu segmento.


Você sabia que o Produttivo conta com um modelo digital de checklist NR 12? Ele foi desenvolvido para registrar não conformidades na inspeção de máquinas e equipamentos, veja como fica:

Outra opção é o checklist de máquinas e equipamentos, desenvolvido especialmente para facilitar a inspeção dos ativos. Veja como fica:

O preenchimento é feito pelo celular ou tablet durante a inspeção, e é possível personalizar as questões de acordo com as necessidades do seu negócio, incluindo:

  • Registro fotográfico com marcação de data e hora;
  • Questões de resposta obrigatória que precisam ser preenchidas;
  • Questões de múltipla escolha, textos curtos ou longos e até preenchimento por voz;
  • Cabeçalho automático para facilitar o preenchimento;
  • Assinatura digital para comprovação;
  • E muitos outros recursos.

Assim que a inspeção for concluída e o checklist for finalizado, o sistema emite na hora um relatório em PDF com todas as informações, e você ainda pode personalizar com as cores e logo da sua empresa.

Faça o teste grátis e comece a usar agora mesmo todos os modelos e funcionalidades do software Produttivo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima