5 dicas para criar uma proposta de prestação de serviços

Aprenda a criar uma proposta de prestação de serviços personalizada para cada cliente em potencial!

Durante uma negociação, as empresas prestadoras de serviços se esforçam ao máximo para mostrar seus atributos e diferenciais. E é com a proposta de prestação de serviço que todos os benefícios e condições são formalizados, garantindo um contrato transparente.

A proposta deve conter todos os detalhes sobre o serviço a ser prestado, do início ao fim da vigência do contrato. Logo, em caso de divergências sobre a entrega e resultados, a proposta pode ser consultada para esclarecer o que foi acordado entre as partes.

Além disso, a proposta pode de fato encantar, quando bem desenhada, sendo muitas vezes um fator decisivo para a escolha do cliente.

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Por que fazer uma proposta de prestação de serviço

É comum pensar que um contrato pode elencar todos os serviços a serem prestados, sem a necessidade de uma proposta. Quando um vendedor ou consultor recebe o sim do cliente durante uma reunião, o próximo passo é o envio da proposta de prestação de serviço. 

Afinal, as reuniões podem ser extensas e detalhes esquecidos, logo, a proposta serve como um conferimento de tudo o que foi acordado durante a reunião.

A falta da proposta formalizada pode acarretar em outros problemas, como:

  • O cliente pode ter uma percepção de falta de profissionalismo;
  • Podem ocorrer falhas de comunicação no que realmente está sendo ofertado na prestação de serviços;
  • Sem um padrão visual, a empresa deixa de conquistar credibilidade.

Então, a proposta vai muito além da simples formalização: é um documento que gera confiança entre as partes para prosseguir com o trabalho.

Informações essenciais em uma proposta de prestação de serviços

Vamos descobrir qual é o conteúdo de uma proposta de prestação de serviços? Neste ponto, vale ressaltar que a proposta é diferente de uma apresentação comercial. A proposta precisa ser objetiva para empresa e cliente.

Identificação do contratante, contratado e o serviço: isso pode ser feito com um cabeçalho padrão em todo documento, alterando o nome do cliente a cada proposta a ser desenvolvida.

Resumo: em um parágrafo, escreva qual é o objetivo daquela proposta de prestação de serviços. Caso seja algo extenso, construa também um sumário com todos os tópicos que serão abordados.

Explique a metodologia da empresa: neste ponto, vale esclarecer quais são as ferramentas e o caminho traçado para alcançar as metas da futura parceria.

Descreva o escopo do trabalho: aqui, serão detalhados quais serviços vão fazer parte do contrato, a quantidade de horas necessárias e os profissionais envolvidos.

Apresente um cronograma: é importante incluir o início das atividades, cronograma de entregas, realização de atividades e até de pagamentos para que o cliente possa ter previsibilidade sobre a prestação do serviço.

Esclareça valores de investimento: este ponto é importante para que o cliente entenda quais as formas de pagamento, se ocorrerão multas em casos específicos, valores extras, entre outros.

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planilha orçamento prestação de serviços

5 dicas para criar uma proposta de prestação de serviços de destaque

Dentro do time de vendas, ter profissionais especialistas em fechamento é o desejo de toda empresa. No entanto, sabemos que pequenas empresas ainda não possuem a estrutura comercial ideal. Por isso, confira as dicas que podem ser úteis ao seu time, independente do tamanho:

  1. Tente não enviar a proposta por e-mail ou WhatsApp. Esta fase é crucial, logo, agende uma reunião para apresentá-la ou vá até o cliente.
  2. Quanto maior o custo do serviço a ser prestado, melhor deve ser o detalhamento. Utilize gráficos, imagens e glossários como apoio para que o cliente possa consultar em caso de dúvidas ou se ainda irá apresentar para superiores.
  3. Utilize o reforço sobre os diferenciais da sua empresa para justificar os investimentos, mostrando sempre como solução ao futuro cliente.
  4. Não esqueça o Follow-UP ou FUP. Depois de enviar a proposta, continue em contato com o cliente para reajuste da proposta de prestação de serviço, se necessário, com o intuito de persuadi-lo ao fechamento.
  5. Personalização com padronização: apesar de a proposta de prestação de serviço ser um documento personalizado a cada cliente, sua estrutura precisa ser a mesma. Logo, tenha modelos digitais para que toda a equipe do time de vendas possa ter acesso.

Com estes passos, seu cliente vai passar por todo o funil de vendas, aumentando exponencialmente as chances de fechamento. Além disso, o time de vendas vai ter uma visão completa sobre quais etapas precisam ser melhoradas.

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