sistema de refrigeração

Tudo sobre sistema de refrigeração

Entenda o que é e quais equipamentos fazem parte do sistema de refrigeração, seus componentes principais e como realizar a manutenção adequada.

O que é refrigeração?

Refrigeração é todo processo de resfriar determinado ambiente de forma controlada, com o objetivo de processar e conservar produtos (refrigeração comercial e industrial) ou climatização para conforto térmico.

Como o calor é uma forma de energia e não pode ser destruído, a refrigeração funciona a partir de ciclos de termodinâmica, que removem o calor do ambiente a ser refrigerado para outro. Assim, existem 3 ciclos de refrigeração com aplicações diferentes e que exigem manutenções e cuidados distintos.

  • Ciclo de refrigeração por compressão
  • Ciclo de refrigeração por absorção 
  • Ciclo de refrigeração por magnetismo

Quais são os principais conceitos da refrigeração?

A refrigeração consiste no processo de retirar o calor de um espaço para reduzir sua temperatura e transferir este calor para outro espaço.

O arrefecimento tem por finalidade reduzir a temperatura de um equipamento até a temperatura ambiente.

Resfriamento é a redução de temperatura até o congelamento. Já o congelamento é o resfriamento para além da sua temperatura de congelamento.

O isolamento térmico visa limitar o fluxo de calor em um espaço, mantendo-o refrigerado. 

Para tais fins, existem os agentes refrigerantes, que podem ser refrigerantes líquidos ou gelo e gelo seco.

Objetivos do sistema de refrigeração

Existem diversos tipos de sistema de refrigeração, determinados de acordo com o objetivo. 

Refrigeração doméstica: se resume a refrigeradores de uso doméstico e congeladores caseiros. Apesar de não serem equipamentos complexos do ponto de vista técnico, possuem alto volume em necessidade de manutenção.

Refrigeração comercial: este tipo de refrigeração abrange projeto, instalação e manutenção de sistemas refrigerados, usados em lojas comerciais, restaurantes, hotéis, locais de armazenamento, entre outros.

Refrigeração industrial: possui muitas semelhanças com a refrigeração comercial, no entanto, as aplicações industriais são maiores que as comerciais e requerem um operador de serviço, normalmente um engenheiro de operações. Aqui entram cervejarias, fábricas de laticínios, indústria civil, entre outras.

Refrigeração marítima e de transporte: consiste na refrigeração a bordo de embarcações marítimas, como barcos de pesca e transporte de carga perecível. Aqui é incluída também a etapa de transporte, uma vez que os veículos também precisam de refrigeração.

Condicionamento de Ar: tem dois objetivos macros, que é o conforto e industrial. O conforto se aplica em residências, escritórios ou veículos. Já a industrial se refere em locais onde a temperatura do ambiente interfere na produção, como gráficas, indústria têxtil, etc.

Equipamentos que fazem parte dos sistemas de refrigeração

Existem diversos equipamentos no mercado de refrigeração, cada um com sua aplicação, seja na indústria, laboratórios, hospitais, entre outros segmentos. Os mais comuns são:

  • Condensadores;
  • Torres de resfriamento;
  • Chiller;
  • Compressor de refrigeração;
  • Climatizadores e Ar condicionado;
  • Resfriadores;
  • Unidade de ar seco;
  • Trocador de calor;
  • Desumidificador de ambientes;
  • Termorregulador;
  • Bombas de refrigerante;
  • Estabilizadores de temperatura.

Manutenção Sistema de Refrigeração

Para um bom funcionamento dos sistemas de refrigeração, é necessário um projeto apropriado, seguindo todas as normas regulamentadoras, com operação adequada e manutenção eficaz. Existem também alguns pontos importantes que garantem a segurança e saúde em locais que possuam sistemas de refrigeração:

  • Informações de segurança do processo;
  • Análises de riscos existentes;
  • Procedimentos operacionais e de emergência;
  • Capacitação dos trabalhadores;
  • Plano de manutenção preventiva;
  • Auditorias periódicas.

A manutenção correta dos sistemas de refrigeração melhoram o desempenho dos equipamentos, minimiza chances de paradas inesperadas, garante segurança dos funcionários e operadores das máquinas, promove eficiência energética e aumenta a vida útil dos equipamentos.

Existem dois tipos principais de manutenção:

Corretiva: visa corrigir falhas que comprometem o funcionamento dos equipamentos. Como desvantagem, a corretiva implica na interrupção do sistema, da produção e gastos adicionais.

Preventiva: a manutenção preventiva visa conservar os equipamentos, realizando testes e verificações que evitam ocorrências futuras, com paradas planejadas, gerando também redução de custos.

De acordo com a Lei 13.589 de 2018, todo edifício que seja climatizado ou refrigerado necessita do PMOC, que é o Plano de Manutenção, Operação e Controle.

Cada equipamento que faz parte de um sistema de refrigeração precisa de um PMOC, o que requer cuidado ainda maior com a elaboração de um histórico e comprovação dos serviços.

Um grande desafio para quem desenvolve o PMOC é arquivar a quantidade de papel gerado durante o processo. Por isso, um software PMOC pode ajudar neste momento, agilizando o trabalho e reduzindo falhas.

Experimente o PMOC Digital criado pelo Produttivo, um documento completo que você pode personalizar para o equipamento desejado, utilizando ainda as funcionalidades do software, como: questões com pontuação, relatórios com fotos, agendamento automático dos serviços e muito mais. Clique aqui para testar gratuitamente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima