[Download] Planilha ordem de serviço

A planilha ordem de serviço pode ser a ferramenta que faltava para manter a organização da sua empresa. Quer saber como? Confira o artigo!

A planilha ordem de serviço é um documento muito utilizado entre empresas que fazem prestação de serviço para realizar a gestão, organização, padronização e distribuição de chamados que são solicitados pelo cliente.

Dessa forma, ter uma planilha de ordem de serviço é extremamente importante para que a sua empresa tenha mais organização durante o dia a dia de trabalho, auxiliando na transparência e melhorando a comunicação de todos que fazem parte do processo.

Por isso, para que você saiba mais sobre a ordem de serviço e qual a importância de uma planilha de ordem de serviço, continue a leitura!

Veja também: Modelo de ordem de serviço digital totalmente personalizada

O que é ordem de serviço? 

A ordem de serviço ou OS, é um documento que auxilia a formalizar e comprovar um serviço prestado por uma empresa ou profissional autônomo.

Ela é essencial para o gerenciamento e garantia da qualidade do trabalho realizado, pois em caso de troca de alguma peça, substituição ou até mesmo retrabalho, existe a confiança de que essa atividade foi realizada.

Com a OS você precisa manter todas informações do serviço detalhadas para que não exista nenhuma dúvida no início, durante e ou ao finalizar um serviço.

Além disso, essa é uma maneira de formalizar o que será oferecido ao contratante para que seja realizado o alinhamento de expectativas.

Leia também: Sistema de Ordem de Serviço: o que você precisa saber antes de contratar um

Importância da planilha de ordem de serviço

Como citamos, ter uma planilha de ordem de serviço vai te auxiliar a deixar seus processos bem definidos e manter mais qualidade e segurança em todo o trabalho realizado dentro e fora da empresa.

A principal função da OS como citamos é a formalização dos serviços, e isso faz com que se tenha inúmeras vantagens extremamente importantes, e vamos falar de todas elas abaixo:

1 – Organização dos processos de trabalho

Através da planilha ordem de serviço manutenção, você consegue ter mais controle das atividades que vai realizar para o cliente. 

Sendo importante para pequenas, médias e, principalmente, nas grandes empresas, que possuem um volume de trabalho mais intenso e precisam ter o controle de todo o processo.

2 – Otimização de tempo e recursos

Quando for fazer a análise da OS emitida, é possível ter acesso a todos os recursos que foram investidos no serviço e isso vai desde a parte financeira, até a mão de obra do profissional. 

Com isso, você pode saber se o preço cobrado é justo e faz sentido para a sua empresa.

Outro ponto importante da planilha ordem de serviço é ter mais dados para a produção de relatórios. Ela serve também para fazermos o balanço geral de uma empresa, sendo uma opção interessante para evitar erros de inclusão de números de forma manual.

O controle que é feito através da planilha de ordem de serviço você pode analisar quanto tempo cada técnico leva em cada atendimento, criar roteiros de atendimentos mais eficientes, encontrar informações importantes do pós atendimento com maior facilidade.

Tudo isso é ganho de tempo para outras demandas.

3 – Melhoria da relação e comunicação entre o prestador de serviço e o cliente

Quando ambos lados reconhecem o que precisa ser feito é definido o escopo de trabalho e as expectativas são alinhadas.

Assim é muito mais fácil ter a satisfação de quem contratou o serviço e, consequentemente, o trabalho e o relacionamento se tornam mais transparentes.

Outro ponto é a segurança de quem presta o serviço, pois as informações recolhidas, imagens e assinaturas que estão na OS são uma forma de garantir que tudo foi feito como planejado, evitando o prejuízo do retrabalho.

4 – Manter regras e legalidade

O documento de ordem de serviço é algo obrigatório para todas as empresas, mesmo que o conteúdo seja diferente entre elas. 

E isso é de acordo com o capítulo V da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), Decreto 5452/43, Artigo 157, Inciso II.

A lei orienta que a empresa deve: “instruir os empregados, através de ordens de serviço, quanto às precauções a tomar no sentido de evitar acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais”.

Ou seja, a planilha ordem de serviço garante a relação entre a empresa e os funcionários, para que seja mais explícito e transparente todos os passos e como serão realizados.

Planilha de ordem de serviço para download grátis

A planilha de ordem de serviço auxilia na gestão dos serviços e no acompanhamento por parte do supervisor.

Tento uma visão clara do que foi realizado, os serviços agendados e suas periodicidades, o gestor e o time garantem com que o trabalho saia conforme o planejado.

E não só isso, preenchendo a planilha de ordem de serviço você nutri um histórico de serviço que pode ser apresentado para o seu cliente como uma fonte de confiabilidade.

Na planilha se concentram as informações preenchidas e tudo isso ainda pode se transformar em gráficos para uma visualização ainda mais certeira.

No vídeo abaixo você vai entender na prática como preencher e analisar os dados, para insights incríveis que vão contribuir para o seu trabalho e a qualidade dos seus serviços.

Veja o exemplo abaixo de como fica o gráfico de status dos serviços, tipos de serviços e tempo médio de atendimento:

planilha ordem de serviço

Você pode fazer o download grátis da planilha acima clicando aqui

Ela faz parte do Kit Ordem de Serviço que, além de uma planilha de controle, possui 7 modelos de OS prontas para usar. 

Abaixo você vê um exemplo de ordem de serviço que está neste kit:

Ordem de Serviço Manutenção de Ar Condicionado

Clique aqui e faça o download grátis! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima