Manutenção Preventiva: o que é e tudo que precisa saber

Existem diferentes tipos de manutenção disponíveis no mercado e um deles é a manutenção preventiva.

Essencial para manter a saúde dos ativos em dia, esse tipo de manutenção pode ser utilizado em diversos setores.

Neste texto vamos entender melhor o conceito dessa metodologia e aprender, com exemplos práticos e material pronto, a como aplicar no seu planejamento de manutenção. 

Vamos lá?

O que é manutenção preventiva?

De acordo com a norma 5462 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que rege a confiabilidade e mantenabilidade dos equipamentos, a manutenção preventiva é a combinação de ações técnicas e administrativas, incluindo de supervisão, com o objetivo de manter ou repor um equipamento, para que ele possa desempenhar o papel desejado.

Na prática, a manutenção preventiva significa atuar, por meio de planejamentos periódicos, na prevenção de falhas e panes em equipamentos, antecipando paradas não programadas e até mesmo evitando acidentes.

Qual o objetivo da manutenção preventiva?

Como o nome já entrega, o objetivo da manutenção preventiva é prevenir falhas e defeitos. Quando as inspeções são feitas com antecedência, é possível identificar pontos de atenção antes que eles se tornem problemas e exijam medidas mais drásticas.

Vantagens da manutenção preventiva

  • Redução de custos: já pensou se o ativo está com alguma falha não aparente e, por conta disso, está demandando mais recursos ou energia? Nas manutenções periódicas, esse fator pode ser detectado e resolvido ou então ter um plano corretivo para sua resolução. Outro ponto positivo é que, como a manutenção preventiva acontece de forma planejada, você terá mais tempo para pesquisar preços e fornecedores de peças e também evitar horas extras (comuns na manutenção corretiva);
  • Aumento da vida útil e qualidade dos equipamentos: a manutenção preventiva auxilia no bom funcionamento dos equipamentos e também da operação, prolongando seu período de uso e melhorando o resultado obtido com sua utilização;
  • Prevenção de acidentes: uma falha pode gerar desde uma parada na operação até casos de acidentes envolvendo colaboradores, meio ambiente e sociedade, arriscando a segurança das pessoas envolvidas e trazendo outros inconvenientes para a empresa.

Quais as desvantagens da manutenção preventiva?

  • Maior número de profissionais envolvidos: é necessário colocar na balança se sua equipe está sobrecarregada e precisa ser ampliada para dar conta da demanda;
  • Folha de pagamento mais elevada: a manutenção preventiva exige não apenas quantidade, mas também a qualidade de profissionais especializados em determinadas áreas dentro da manutenção, o que requer um desembolso maior para investir nesse profissional;
  • Possibilidade de introdução de erros durante a manutenção: na manutenção preventiva, falhas podem ocorrer caso as inspeções e o próprio planejamento não sejam realizados adequadamente, baseando-se em estudo e dados. Um erro do gestor ou da equipe pode se transformar num grande problema, prejuízos e retrabalhos.

Conceitos importantes da manutenção preventiva

Planejamento da manutenção

É o ato de conhecer a operação de ponta a ponta, e tomar decisões que possam garantir a melhoria contínua do processo e das entregas. É importante se perguntar sempre: o quê? Quanto? Como? E, com essas perguntas, traçar soluções inteligentes como respostas.

Programação da manutenção

Aqui determinamos qual técnico será responsável pela visita ao cliente, qual a data (dia e hora) agendada para o serviço e o tempo médio que o técnico leva para concluir suas atividades. 

Organização da manutenção

É a maneira como a empresa, desde a gestão até o técnico em campo são direcionados, seguindo os padrões de qualidade e estruturação determinados para ajudar a alcançar as metas estabelecidas.

Administração da manutenção

Com processos definidos e organizados, a administração se torna a forma que o gestor encontra para normatizar e ordenar as metodologias utilizadas durante cada item que citamos anteriormente.

Também envolve analisar todos os dados coletados durante a manutenção para análise futura.

Quando realizar a manutenção preventiva?

Um ponto de partida para saber se a manutenção preventiva é realmente necessária é a análise do tempo de vida útil do equipamento e a frequência de sua utilização.

Se você tem, por exemplo, um ativo que tende a ter um desgaste natural com o tempo ou um equipamento que precisa de reparo/reposição após determinado ciclo de operação (um típico caso é a lubrificação), você deverá programar uma manutenção preventiva.

Agora, vamos imaginar ao contrário. Você tem um componente de baixo valor agregado, cuja parada não impacta diretamente no funcionamento e conservação geral do equipamento, bem como não apresenta riscos financeiros ou à saúde.  

Nesse caso, o custo-benefício de uma preventiva não valerá a pena. Portanto, é mais interessante de fato fazer corretivas programadas.

O ponto-chave aqui é: para que a manutenção preventiva seja vantajosa e faça sentido para o negócio, ela precisa ser utilizada de forma estratégica na operação.

Para fazer essa análise adequadamente é importante que você elabore um plano de manutenção preventiva (vamos te mostrar como fazer logo abaixo).

Quais são os tipos de manutenção preventiva?

Você sabia que, além dos diversos tipos de manutenção, as manutenções preventivas também podem ser classificadas de formas diferentes? Saber diferenciar esse conceito é essencial para traçar um plano de manutenção eficiente.

  • Manutenção preventiva baseada no uso (UBM): é pré-determinada pela quantidade de vezes que o ativo é usado, como um carro que precisa de revisão a cada tantos quilômetros rodados;
  • Manutenção preventiva baseada no tempo (TBM): nesse caso, a manutenção deve ser programada conforme intervalos de tempo, sendo o caso de aparelhos de ar-condicionado que devem receber inspeção anual independentemente da quantidade de usos.

Manutenção preventiva, corretiva e preditiva

Muitos profissionais ainda têm dúvidas sobre o conceito de cada um dos tipos de manutenção e podem se confundir na hora de escolher qual a melhor para o momento da empresa.

Vamos te mostrar a diferença entre algumas delas em relação à manutenção preventiva, acompanhe:

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva é realizada antes que o ativo apresente falha, ajudando a identificar defeitos futuros para corrigi-los e evitar que fiquem mais graves. Ela é planejada, sendo agendada com periodicidade regular conforme as necessidades do aparelho.

Manutenção corretiva

Já a manutenção corretiva normalmente é realizada após a pane, exigindo ação imediata para solução do problema. Muitas vezes ela pode ser evitada com a aplicação de preventivas regulares, já que estas antecipam a falha que viria a acontecer.

Manutenção preditiva

A metodologia da manutenção preditiva é um pouco diferente: ela é feita a partir do monitoramento do ativo por meio de sensores e até sinais físicos, como a temperatura ou o cheiro exalado pelo equipamento.

Com essas informações, é possível estabelecer um parâmetro adequado de funcionamento, assim o técnico pode analisar os dados coletados e prever tendências de falhas futuras.

Enquanto a manutenção preventiva é como uma inspeção para detectar erros (ainda que no início), a preditiva baseia-se em dados e, com eles, antecipa eventuais problemas mesmos que estes ainda não existam. 

Manutenção detectiva

Assim como a preditiva, a manutenção detectiva também usa métodos pouco conhecidos. Nesse tipo de manutenção, aparelhos específicos ajudam a encontrar erros que não foram vistos na preventiva.

A detectiva também analisa pequenos defeitos que podem ter um impacto maior a longo prazo.

Manutenção produtiva total

Também chamada de TPM (sigla para Total Productive Maintenance), esse tipo de manutenção prevê mais pessoas envolvidas na rotina do ativo e é mais comum em indústrias. Na manutenção produtiva total, não é só o técnico que é responsável por identificar falhas e sugerir melhorias, mas sim todas as pessoas que têm contato com aquele equipamento.

Manutenção preventiva e manutenção corretiva

O principal fator que diferencia a manutenção preventiva da manutenção corretiva é a previsibilidade

Enquanto na manutenção preventiva o gestor e a equipe preparam um plano, tendo em vista atividades recorrentes e o acompanhamento dos serviços, a manutenção corretiva é menos previsível. Ela acontece, na maioria das vezes, de última hora e precisa ser resolvida de maneira emergencial.

Manutenção preventiva e manutenção preditiva

Se por um lado, a manutenção preventiva é focada no planejamento e na execução das atividades previstas, a manutenção preditiva monitora em tempo real e, com base no histórico e parâmetro desejados para aquele equipamento, prevê se ele tende a apresentar um problema futuro.

Exemplos de manutenção preventiva

Alguns exemplos recomendados para aplicação de manutenção preventiva são:

  • Inspeção geral para verificar:
    • vazamentos;
    • limpeza;
    • trincas e fissuras;
    • parafusos soltos;
    • peças empenadas;
    • outros elementos que podem impactar na conservação do ativo e sua vida útil.
  • Lubrificações periódicas;
  • Ajustes de rolamentos;
  • Planos de calibração e medição de instrumentos.

Em que tipos de equipamentos se faz a manutenção preventiva?

A manutenção preventiva é comum em equipamentos e ativos como:

Como elaborar um plano de manutenção preventiva?

O plano de manutenção preventiva é um documento no qual você mapeia todos os equipamentos que possui e a rotina de serviços de manutenção mais adequada para cada um deles. Por exemplo: realizar lubrificação a cada 6 meses.

Nesse cronograma você define também quando cada trabalho será realizado, por quem e com qual recurso. Vários clientes exigem o Plano de Manutenção como parte do contrato.

Ele pode ser realizado de maneira simplificada em dois passos. Confira aqui como fazer o seu!

Plano de manutenção preventiva grátis para baixar

Também desenvolvemos um material gratuito para te ajudar nesse processo. É o nosso Kit Plano de Manutenção: ele contém um modelo de planilha de manutenção pronto e mais um guia de boas práticas.

Para baixar gratuitamente, é só clicar na imagem abaixo:

3 erros para evitar na sua manutenção preventiva

Bagunça no estoque de peças e elementos da manutenção

Desorganização nunca é positiva em uma operação.

Na manutenção preventiva, o estoque bagunçado ou uma caixa de ferramentas revirada podem ser empecilhos que atrasam a conclusão do serviço e podem deixar passar despercebidos itens de inspeção que virarão dor de cabeça futuramente.

Danificações de peças

As manutenções planejadas são um grande diferencial para as empresas, mas se não forem bem programadas, podem acabar até danificando o seu ativo.

Imagine abrir uma máquina várias vezes em um curto período de tempo ou, ao contrário, passar um bom prazo sem inspeções por achar que o motor aguentaria mais.

Excessos de manutenção contínua ou a falta dela podem sim prejudicar o seu planejamento. Portanto, dê atenção especial à periodicidade, sempre.

Não manter a equipe bem treinada

O diálogo com a equipe de manutenção também é fundamental para que tudo saia como esperado.

Gestores, supervisores, técnicos e o time como um todo devem saber o que foi decidido para não haver ruído na comunicação interna e, sobretudo, na externa, em que é ainda mais importante evitar erros e atrasos, comuns quando os profissionais não estão alinhados.

Uma dica é fazer reuniões semanais para apresentar o plano de manutenção, ouvir dos técnicos como andam as demandas e como podem melhorar os processos e depois disso, aplicar na sua manutenção preventiva.

O que especialistas dizem manutenção preventiva

“Com a manutenção adequada e inspeções regulares, o consumo de energia fica dentro dos padrões de normalidade, contribuindo para a produção de produtos de qualidade e custos adequados. Isso resulta em benefícios ligados às questões econômicas, energéticas e sociais.”  — Vanessa Gomes Soares, Técnica de Qualidade

“Enxergue os problemas como oportunidades, procure avaliar suas atitudes diante do cenário de dificuldades, não espere, acima de tudo aja, pois o que muda o mundo, o que muda o status quo é a ação genuína. Pensamento sem ação é apenas intenção.” — Everthon Rocha de Souza, Gerente de Manutenção

“O ativo que não deu sinais de vida útil acabando no ano passado, pode acontecer esse ano, então reveja seu orçamento para necessidades futuras e não passadas.” — Bruno Ferreira (Gerente de Operações e Consultor)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima