Manutenção preventiva e corretiva entenda as diferenças

Manutenção preventiva e corretiva: entenda as diferenças

Saber a diferença entre manutenção preventiva e corretiva é o primeiro passo para definir uma estratégia de manutenção adequada às necessidades do seu negócio.

Cada tipo de manutenção possui uma função específica e é indicado para diferentes etapas da vida útil do equipamento. A seguir, entenda como diferenciá-las e veja uma tabela comparativa de manutenção preventiva e corretiva.

Veja também: Checklist de manutenção preventiva no aplicativo

O que é manutenção preventiva e corretiva?

Podemos dizer que manutenção preventiva e corretiva são duas estratégias diferentes, cada uma sendo indicada para uma situação ou equipamento.

Ambas são utilizadas para preservar o funcionamento do ativo, manter sua eficiência, evitar desgastes e aumentar sua vida útil.

Porém, elas são aplicadas em diferentes momentos da vida útil do equipamento, e muitas vezes é preciso investir em ambos os tipos de manutenção, mas em momentos distintos. Vamos entender melhor sobre cada um:

kit checklist de manutenção para baixar gratuitamente

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva é planejada, e seu objetivo é prevenir o aparecimento de falhas que poderiam levar à parada do equipamento.

O ideal é que ela seja aplicada em todos os ativos periodicamente, identificando possíveis pontos de atenção e assim corrigindo-os antes que se tornem problemas. Um exemplo: vamos imaginar a manutenção corretiva de um ar-condicionado que está funcionando normalmente.

Na inspeção, o técnico pode identificar que o aparelho precisa de limpeza ou que uma peça deve ser trocada. Como esses problemas foram identificados com antecedência, eles puderam ser corrigidos antes que causassem falhas e levassem à parada do ar-condicionado.

Manutenção corretiva

Por outro lado, a manutenção corretiva não é planejada e muitas vezes é emergencial. Ela deve ser aplicada quando o equipamento apresenta uma falha que precisa ser corrigida.

A manutenção preventiva muitas vezes diminui a necessidade de corretivas, já que se antecede às falhas. Quando isso não for possível, é preciso realizar todas as intervenções necessárias para que o ativo volte a funcionar.

Vamos voltar ao exemplo do ar-condicionado. Se o aparelho não estiver alcançando a temperatura desejada, o técnico deve ser chamado para entender onde está o problema e sugerir uma solução adequada, como troca de peças ou até substituição total do equipamento.

kit checklist de manutenção para baixar gratuitamente

Qual a diferença entre manutenção preventiva e corretiva?

A principal diferença entre manutenção preventiva e corretiva é a previsibilidade.

Enquanto a manutenção preventiva pode ser programada para quando for conveniente, a manutenção corretiva é menos previsível. Ela acontece, na maioria das vezes, de última hora e precisa ser feita o quanto antes.

Por outro lado, as preventivas podem fazer parte de um cronograma de manutenção, assim o gestor agenda o serviço em momentos mais tranquilos, como após o turno de trabalho ou em períodos de baixa utilização.

Outra diferença entre a manutenção preventiva e corretiva é o impacto: no primeiro caso, pode não ser preciso suspender as atividades e, ao identificar uma possível falha futura, é possível evitar o problema sem ter que arcar com os custos que seriam gerados por ele.

Já no segundo caso, é muito comum que a intervenção precise ser urgente, pois o problema já está instaurado e pode se espalhar, ou pode levar à parada da máquina enquanto não for resolvido e assim prejudicar toda a operação.

Ou seja, a manutenção preventiva é indicada para prevenir possíveis falhas, já a manutenção corretiva é aplicada quando a falha já está instaurada e precisa ser corrigida.

Normalmente, recomendamos que você crie um plano de manutenção que priorize as preventivas e deixe as corretivas só para situações em que forem inevitáveis — mas o mais importante é definir o que é melhor para a sua empresa e os equipamentos utilizados.

kit checklist de manutenção para baixar gratuitamente

Quais são os tipos de manutenção?

Você sabia que existem outros tipos de manutenção, além da manutenção preventiva e corretiva? Vamos recapitular o que já vimos e conhecer outros conceitos de manutenção:

  • Manutenção preventiva: pode ser planejada e ajuda a prevenir o aparecimento de falhas;
  • Manutenção corretiva: normalmente é emergencial, e é usada quando o equipamento apresenta falhas que precisam ser corrigidas;
  • Manutenção preditiva: esse tipo de manutenção usa uma metodologia diferenciada para prever falhas com base em parâmetros e tendências observadas. Na manutenção preditiva, o ativo é monitorado constantemente por meio de sensores, aparelhos e até sinais físicos, que estabelecem padrões de funcionamento e ajudam na tomada de decisões.

Também é possível separar as manutenções por segmentos, como manutenção industrial, manutenção predial, entre outros. Nesse caso, cada segmento traça sua estratégia, optando entre a manutenção preventiva e corretiva ou outros tipos de manutenção.

Manutenção preventiva e corretiva: tabela comparativa

Conforme mencionado anteriormente, as manutenções preventiva e corretiva podem ser aplicadas juntas ou separadamente, conforme as necessidades de cada equipamento. Para te ajudar a decidir qual é a melhor abordagem para o seu negócio, fizemos a tabela a seguir:

tabela comparativa de manutenção preventiva e corretiva

Lembre-se que não existe uma regra universal: cada ativo tem uma necessidade diferente.

Qual é o tipo de manutenção mais indicado?

O tipo de manutenção mais indicado vai depender das necessidades da sua empresa e do tipo de equipamento utilizado.

As principais perguntas a se fazer são em relação aos gastos (será que é financeiramente mais vantajoso prevenir a falha ou esperar ela acontecer para então corrigir?), aos riscos (uma eventual falha ou parada pode arriscar a integridade dos colaboradores?) e aos benefícios a longo prazo (é um ativo de vida útil longa, ou precisa ser trocado com frequência?).

Você pode avaliar alguns pontos:

💰Se o gasto com a manutenção corretiva (não se esqueça de incluir o tempo ocioso nessa conta) for menor que o custo da manutenção preventiva, pode ser mais vantajoso esperar o defeito ocorrer para então fazer a correção, em vez de investir na prevenção.

⛑ Caso a falha ou parada do equipamento possa apresentar risco à saúde ou segurança da equipe, priorize a manutenção preventiva para não arriscar a integridade dos funcionários.

🛠 Em ativos que apresentam falhas inevitáveis, a manutenção preventiva não é tão eficaz quanto a corretiva.

🔩Quando o problema pode ser corrigido com a troca de peças, limpeza ou outros cuidados, a manutenção preventiva pode ser a mais indicada. Mas se o equipamento precisa ser totalmente substituído, esse investimento não compensa.

Ou seja: só você e sua equipe podem definir qual é a estratégia de manutenção mais indicada para as necessidades da sua empresa.

Outra opção é analisar seus indicadores — alguns dados, como criticidade, disponibilidade e confiabilidade, podem ajudar a definir a melhor manutenção para cada equipamento.


Sabia que o Produttivo pode te ajudar com a manutenção dos equipamentos? Nosso sistema conta com modelos de checklist de manutenção para você acompanhar todo o serviço.

Aproveite também o plano de atividades para agendar as manutenções e não perder nenhum serviço:

Faça já um teste grátis e comece a usar esse e outros recursos agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima