O que é manutenção preditiva, quais são as vantagens e exemplos

O que é manutenção preditiva, quais são as vantagens e exemplos

A manutenção preditiva é indicada para empresas que desejam aprimorar suas estratégias e focar na melhoria contínua dos processos, já que se baseia em dados coletados para prever tendências.

Mas você sabe como aplicar esse tipo de manutenção? Acompanhe o artigo para entender a importância, conhecer as vantagens e ver exemplos da manutenção preditiva na prática.

Experimente grátis: Modelo digital de checklist de manutenção preditiva para personalizar

O que é manutenção preditiva?

A manutenção preditiva é uma metodologia não imediatista que se baseia em análises para acompanhamento constante dos equipamentos e assim, traçar parâmetros ideais de funcionamento e prever tendências futuras.

É voltada para o acompanhamento dos resultados das outras manutenções, além de sinais físicos e indicativos captados por sensores. Por isso, tende a ser mais cara, sendo ideal para equipamentos de alto valor agregado.

Enquanto a manutenção preventiva é focada em prevenir as falhas antes que ocorram e a manutenção corretiva é indicada para corrigir falhas já instauradas, a manutenção preditiva ajuda a prever possíveis falhas com base nos dados coletados.

Modelo de checklist de manutenção preditiva para usar em aplicativo com recursos que aumentam a confiabilidade do relatório

A partir daí, podem ser criados planos de ação periódicos, com um olhar analítico baseado em números e dados.

Por exemplo: imagine que você observou que um determinado equipamento apresenta superaquecimento em dias quentes, e o superaquecimento pode levar ao aparecimento de falhas de funcionamento.

É a manutenção preditiva que vai estabelecer essa tendência (superaquecimento em dias quentes) com base nos dados coletados manual ou automaticamente, e serve como ponto de partida para a busca de soluções que evitem o problema e, consequentemente, o aparecimento de falhas relacionadas.

No exemplo fictício que mencionamos, uma solução pode ser o resfriamento do ambiente para evitar ou mitigar a elevação de temperatura que causa o superaquecimento.

Ou seja, a manutenção preditiva monitora o equipamento para procurar por padrões de funcionamento, e com base neles o gestor pode estabelecer relações de causa e efeito, e traçar estratégias em cima disso.

Qual é o objetivo da manutenção preditiva?

A manutenção preditiva está atrelada ao planejamento desenvolvido pelo gestor da manutenção na empresa. Essa metodologia se preocupa com o acompanhamento das ações e seus resultados para então explorar esses dados.

Sua finalidade é estabelecer quais são os parâmetros que devem ser esperados em cada máquina ou equipamento, com base nas informações e alterações que os ativos sofrem com o passar do tempo de vida útil.

A análise desses indicadores transforma-se em um plano de ação. Como ponto de partida para melhor aproveitar as informações obtidas, você pode fazer algumas perguntas:

  • O equipamento dá algum sinal de que irá apresentar falhas?
  • Com quanta antecedência é possível identificar os sinais?
  • Considerando os custos gerados, qual tipo de manutenção é mais vantajoso?
  • Há algum fator comum nas falhas identificadas?
  • Há algum fator comum nos momentos de maior aproveitamento?

A partir dos dados extraídos, é possível responder a essas e outras questões e então traçar estratégias de manutenção para garantir o melhor aproveitamento dos equipamentos.

Kit plano de manutenção para baixar gratuitamente

Vantagens da manutenção preditiva

A manutenção preditiva exige alguns investimentos, já que precisa de sensores específicos e/ ou análise manual do técnico. Mas calma, que todo esse investimento pode trazer muitos benefícios.

Vamos conhecer algumas vantagens da manutenção preditiva:

Aumenta a vida útil dos equipamentos

Quanto mais conhecimento sobre o funcionamento do equipamento, mais fácil é definir boas práticas de manutenção e cuidados que ajudam a prolongar sua vida útil, preservando os componentes e fazendo reparos somente quando necessário, sem comprometer o ativo.

Otimiza a produtividade

Assim como a manutenção preventiva, a preditiva ajuda a definir o melhor momento para realizar reparos, evitando a paralisação das atividades e o tempo ocioso dos colaboradores.

A manutenção preditiva também fornece informações que deixam o reparo mais rápido, assertivo e focam apenas no problema em questão, sem desperdício de tempo.

Previne falhas

Um dos principais objetivos (e benefícios, claro!) da manutenção preditiva é que ela ajuda a prever falhas futuras, permitindo que a empresa se antecipe aos problemas.

Você não precisa esperar o equipamento apresentar a falha; o ideal é se antecipar a ela e corrigir a causa raiz antes que o problema se instaure de fato.

Modelo de checklist de manutenção preditiva para usar em aplicativo com recursos que aumentam a confiabilidade do relatório

Reduz custos

Ainda que a manutenção preditiva tenha seus custos, ela pode ajudar a reduzir outros gastos com manutenção, já que:

  • Reduz a incidência de falhas;
  • Diminui o tempo gasto com a manutenção corretiva;
  • Evita paradas inesperadas.

E outros inconvenientes que são mitigados quando há clareza nos indicadores apresentados pelo equipamento.

Garante a segurança dos profissionais

A partir dos dados obtidos com a manutenção preditiva, é possível prever até tendências de acidentes. Com isso, a empresa pode se antecipar e implementar medidas de prevenção e controle que garantam a segurança dos trabalhadores.

Economia com consumo de energia

Sabia que, quanto mais velho o equipamento, maior tende a ser o seu consumo de energia? Mas não precisa ser assim: com a manutenção preditiva, você vai saber a hora de fazer a troca de peças e identificar gargalos que levam ao desperdício de energia.

Com essas informações em mãos, é só tomar as medidas certas para garantir que a máquina esteja operando normalmente e com o consumo de energia dentro do esperado.

Cumpre as exigências da ISO 9001

A ISO 9001 é uma diretriz da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que regulamenta a gestão da qualidade em empresas.

Para obter o certificado, é preciso investir em melhorias contínuas, e isso pode ser feito com o auxílio da manutenção preditiva.

Leia também: 5 passos para melhorar a gestão da qualidade em serviços

Exemplos de manutenção preditiva

A manutenção preditiva pode ser aplicada em diversas áreas. Vamos ver algumas delas e conhecer exemplos práticos da sua aplicação:

Manutenção preditiva industrial

Na manutenção preditiva industrial, são implementadas algumas técnicas de acompanhamento do maquinário que mostram como seu funcionamento está indo. Tais como:

  • Termografia: técnica que registra variações na temperatura dos componentes para identificar possíveis falhas;
  • Ferrografia: é o estudo de partículas encontradas em óleos lubrificantes com o objetivo de determinar o grau e o modo de desgaste de máquinas. Assim, é possível identificar resíduos diversos que podem prejudicar o interior das máquinas.

Esses são só alguns exemplos de como podemos usar a manutenção preditiva para  identificar possíveis falhas e tendências nos equipamentos industriais, que normalmente têm custo mais elevado e, portanto, não são facilmente substituídos.

checklist de máquinas e equipamentos modelo digital

Manutenção preditiva automotiva

Quem trabalha com controle de frotas sabe a importância da manutenção preditiva automotiva para se antecipar a possíveis falhas que, além de onerosas, podem arriscar a saúde e segurança dos funcionários.

Ela se baseia em dados emitidos pelos veículos para indicar desgaste de peças, gasto anormal de combustível, danos estruturais e outras anomalias.

Checklist de frota para usar em aplicativo

Manutenção preditiva em elevadores

A manutenção preditiva em elevadores ajuda a prever evidências de problemas de funcionamento futuros para que não seja preciso suspender o funcionamento do elevador para análise.

A manutenção de elevadores ainda ajuda na prevenção de falhas, abrindo espaço para que a manutenção corretiva seja realizada em um horário conveniente e garantindo que o defeito não se torne um risco para os ocupantes.

Qual a diferença entre manutenção preditiva e preventiva?

Esses dois conceitos são muito parecidos, já que ambos se baseiam na prevenção de falhas e melhoria contínua dos ativos, mas não são a mesma coisa.

A manutenção preventiva deve fazer parte da rotina de diversos tipos de equipamentos, já que é ela que ajuda a identificar problemas o quanto antes, permitindo realizar os reparos necessários antes que a falha gere consequências.

Por outro lado, a manutenção preditiva é mais metódica, feita por meio da coleta de dados que mostram quando a máquina está mais propensa a apresentar falhas. Justamente por isso, é mais indicada para equipamentos caros e com alto custo de manutenção.

Nós sugerimos que as preventivas sejam previamente planejadas e feitas regularmente, assim você se antecipa às necessidades do equipamento e previne falhas que podem ser evitadas.

Já a manutenção preditiva não exige periodicidade: você não precisa incluí-la no plano de manutenção, mas é importante estar sempre acompanhando os indicadores para estar preparado e tomar as melhores decisões.

Leia também: Manutenção preventiva e corretiva: entenda as diferenças

Modelo de checklist de manutenção preditiva para usar em aplicativo com recursos que aumentam a confiabilidade do relatório

Como a manutenção preditiva é feita?

Existem diferentes técnicas que podem ser empregadas na manutenção preditiva. Olha só:

Análise de vibração

A análise de vibração é uma técnica sensorial em que o profissional pode diagnosticar problemas a partir da taxa de vibração do equipamento. A informação pode ser obtida por meio de monitoração das partes móveis da máquina, que indicarão possíveis anomalias sem precisar interromper seu funcionamento.

Ultrassom

Em máquinas e equipamentos, o ultrassom reflete ecos que indicam a presença de inconsistências estruturais e muitas vezes invisíveis.

Pode ser usada em diferentes materiais, como metais, aço, ligas, concreto e madeira, entre outros.

Termografia

Já citamos a termografia quando falamos da manutenção industrial, lembra? No caso das preditivas, ela analisa alterações incomuns no interior do maquinário por meio da emissão de radiação infravermelha, ainda que não haja alteração de temperatura na superfície.

Análise de óleo

A análise de óleo é indicada para diagnosticar problemas na lubrificação do equipamento, como contaminação do óleo lubrificante e até baixa qualidade do produto utilizado, que pode prejudicar o funcionamento do ativo.

aplicativo para gerar checklists de manutenção preditiva

Análise de trincas

Em sistemas de metal, a análise de trincas utiliza a magnetização do equipamento para indicar a existência de trincas, fissuras, rachaduras e fendas, que geram uma ruptura no campo magnético e permitem sua visualização.

Inspeção visual

A inspeção visual pode ser realizada pelo técnico a olho nu ou com o auxílio de acessórios (como lupas), ou ainda de forma remota por sondas e câmeras.

Seu objetivo é buscar falhas visíveis, como rachaduras, corrosão e alterações na cor ou aspecto do equipamento.

Leia também: Guia – 10 indicadores de manutenção

Manutenção preditiva: passo a passo

Despertamos seu interesse pela manutenção preditiva na sua empresa? Então veja só como implementar essa metodologia na sua operação:

Entenda as necessidades da empresa

Ainda que seja muito vantajosa, a manutenção preditiva precisa estar alinhada aos objetivos e necessidades da empresa. Ela demanda tempo e investimento, portanto é preciso definir seu objetivo com sua implementação, avaliar os recursos disponíveis e entender se há de fato espaço para esse tipo de manutenção.

Faça um planejamento

Você não precisa planejar quando a manutenção preditiva será realizada, mas deve definir como ela será feita.

Faça um planejamento dos ativos que serão inspecionados, quais serão as técnicas empregadas e quais os resultados que espera obter.

Kit plano de manutenção para baixar gratuitamente

Mapeie processos

Com os processos mapeados, podemos definir quais são os departamentos e ativos com maior criticidade e que, portanto, devem ser priorizados na hora de implementar a manutenção preditiva.

Invista na tecnologia

A tecnologia vai deixar sua rotina mais fácil. Com o uso de recursos como um plano de manutenção digital, é possível agendar as manutenções com antecedência, gerar alertas e não perder nenhum serviço.

Além disso, alguns softwares como o Produttivo contam com relatórios inteligentes que podem ser preenchidos pelo técnico no celular e encaminhados por e-mail ou WhatsApp.

Tudo isso de forma automatizada para que sua operação seja mais rápida e confiável!

Conheça todos os recursos e funcionalidades do Produttivo e comece a usar gratuitamente

Software de manutenção do Produttivo para controle automático dos serviços

Como acompanhar as condições dos equipamentos com a manutenção preditiva?

A manutenção preditiva se baseia no acompanhamento dos ativos para então procurar padrões, definir critérios e prevenir falhas.

O monitoramento dos equipamentos pode ser realizado de diferentes maneiras:

Monitoramento subjetivo

É feito por meio de uma inspeção sensitiva em que o técnico usa seus sentidos (visão, olfato, audição e tato) para identificar anomalias, como ruídos incomuns, odores estranhos, variação de temperatura e outros indicativos de defeitos.

O monitoramento subjetivo depende da interpretação do técnico, não de sensores e medidores.

Monitoramento objetivo periódico

Já o monitoramento objetivo periódico é previamente agendado com frequência regular e direcionado a pontos de atenção específicos. A medição pode ser feita tanto pelo técnico quanto por sensores.

Monitoramento objetivo contínuo

Alguns ativos exigem monitoramento objetivo contínuo, que é realizado por sensores que transmitem a informação de forma constante. É indicado para ativos considerados críticos, em que qualquer alteração pode representar um risco.

É o caso da telemetria, em que um sistema é instalado na frota e transmite em tempo real informações como velocidade do veículo e consumo de combustível.

Kit plano de manutenção para baixar gratuitamente

Checklist de manutenção preditiva

Para registrar os dados obtidos, você pode investir em um checklist de manutenção preditiva digital, como o modelo abaixo gerado no Produttivo:

Experimente esse modelo gratuitamente e o adapte-o para o seu segmento!

Com o Produttivo, você pode usar modelos prontos direcionados para o seu segmento ou ainda personalizar um questionário com questões de não conformidade, relatório fotográfico, localização automática e muitos outros recursos.

Tudo isso para acompanhar os pontos de atenção e registrar o resultado da manutenção preditiva com confiabilidade e praticidade. Faça já um teste grátis e crie seu próprio checklist de manutenção!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima