manutenção de caminhão

Tudo sobre manutenção de caminhão + modelo de plano

A manutenção de caminhão é fundamental na gestão de frotas, sendo uma aliada na redução de custos, aumento da vida útil dos veículos e garantia de segurança. 

Tudo começa com a criação de um plano de manutenção de caminhões bem estruturado, com controle da execução dos serviços e um cronograma de manutenção e periodicidades bem definidas. 

Confira neste artigo os itens que devem ser verificados na manutenção de caminhões, um passo a passo de como elaborar um plano de manutenção e exemplos de check lists para baixar.

Veja também: Modelo digital de checklist de caminhão

Principais tipos de manutenção de caminhões  

Confira os 3 principais tipos de manutenção de caminhão e quando usar cada uma.

Manutenção preventiva de caminhões 

A manutenção preventiva de caminhões é uma avaliação dos veículos, realizada de forma a encontrar não conformidades, para que grandes erros e falhas sejam evitados. Assim, a manutenção preventiva tem como função fazer a troca de peças e equipamentos antes que eles apresentem desgastes ou comprometam a vida útil do veículo.

A manutenção preventiva pode acontecer baseada em tempo e também em quilômetros rodados.

Em média, a manutenção preventiva deve ser realizada em caminhões de médio e grande porte a cada 10 mil quilômetros rodados e, para fazê-la da forma correta, é necessário um controle através de cronogramas, calendários e planos de manutenção previamente planejados com as devidas periodicidades. 

Entre os benefícios em fazer a manutenção preventiva estão: 

  • Melhor controle financeiro e redução de prejuízos;
  • Preservação das condições do caminhão e aumento de vida útil;
  • Menor tempo com veículos parados;
  • Conformidade com a lei; 
  • Maior economia em relação a manutenção corretiva;
  • Garantia de segurança. 
Plano de manutenção de caminhão para baixar

Manutenção corretiva de caminhões 

A manutenção corretiva de caminhões é realizada quando um problema surge de forma inesperada. Mas entre todos os tipos de manutenção, é a que deve ser mais evitada, especialmente na manutenção de caminhões. Além do risco de segurança, ela tende a ser mais cara, visto que o problema detectado pode ter comprometido outros componentes e até ter aumentado o consumo de energia e de combustível do veículo, por exemplo. 

Assim, é um tipo de manutenção a ser evitada, deixando-a para casos realmente necessários como pneus furados, vazamentos e falhas no motor que não foram identificados com uma preventiva. 

Manutenção preditiva de caminhões 

A manutenção preditiva utiliza sensores para analisar em tempo real as condições do caminhão e, assim, prever falhas e problemas futuros.   

Um recurso de manutenção preditiva muito utilizado em caminhões e automóveis é o scanner automotivo, que acompanha o desempenho do motor através de fatores como rotação, temperatura, pressão do ar, velocidade, etc. Outros recursos tecnológicos empregados nesse tipo de manutenção são: câmera termográficas, testes de vibração, aparelhos de ultrassom. 

Apesar de ter um custo maior para sua implementação, esse tipo de manutenção tem um excelente custo-benefício a longo prazo, porque evita grandes falhas e quebras.

Leia também: Check list de veículos: o que é, como fazer e modelos

Por que a manutenção de caminhão é importante? 

A manutenção de caminhão impacta em três pontos importantes ao controle de frotas: os custos, a segurança e a conformidade com a lei. 

Os custos são reduzidos à medida que os problemas logo são identificados e corrigidos. A segurança é garantida conforme todos os sistemas estejam funcionando perfeitamente. E a conformidade com a lei se dá pelo cumprimento ao Código de Trânsito Brasileiro que, quando não conforme, prevê apreensão de veículo, multa e aplicação de pontos da carteira em casos de uso de veículos em más condições de uso. 

Outros benefícios da manutenção de caminhão:  

  • Aumento de vida útil da frota;
  • Diminuição de riscos de acidentes; 
  • Redução no número de paradas não planejadas; 
  • Melhor planejamento financeiro. 

Veja também: Planilha de manutenção de veículos [Modelo em Excel grátis]

Quanto custa a manutenção de um caminhão e qual a frequência ideal? 

O custo da manutenção precisa ser calculado levando em conta todos os gastos relacionados à manutenção em um determinado período, como: troca de peças, regulagens e ajustes, dividido pela quantidade de km rodados pelo veículo. Analisando um período de 12 meses, temos como exemplo: 

R$ 30.000 (custos somados das manutenções) ÷ 151.000 km (quilometragem rodada) =  R$ 0,199. 

Assim, a cada km rodado o custo com manutenção é de R$ 0,199. 

A frequência depende de vários fatores como: modelo de caminhão e a constância de uso. Assim, para identificar qual a melhor periodicidade, você deve levar em conta as seguintes informações: 

  • Recomendações dos fabricantes,
  • A última vez que algum tipo de manutenção foi realizado;
  • Quantidade de km rodados. 

Todas essas informações ajudam na criação de um cronograma de manutenção, com datas e definição de periodicidades. Baixe um modelo gratuito aqui.

plano de manutenção de caminhão

15 itens para verificar na manutenção de caminhão

Para aumentar a vida útil do veículo, a manutenção de caminhão deve levar em conta as conformidades e não conformidades dos seguintes aspectos: 

Veja também: Check list caminhão: modelo completo para baixar!

1. Filtros 

Os filtros devem ser trocados regularmente conforme recomendações do fabricante e as condições em que ele se encontra. Devem ser trocados:

  • Filtro de óleo; 
  • Filtro de combustível (recomenda-se a troca a cada 15 mil quilômetros rodados); 
  • Filtro de ar do motor. 

2. Nível de óleo 

O óleo é importante porque mantém o motor funcionando e contribui para a maior durabilidade das peças. Na hora da verificação, além de analisar a quantidade de óleo através da vareta, verifique também sinais como borras, detritos metálicos ou poças no chão

3. Condição dos freios 

Os freios estão diretamente ligados à segurança, por isso é importante que eles sejam testados a cada 15 ou 20 mil quilômetros rodados. É preciso ficar atento aos seguintes aspectos: 

  • Válvulas; 
  • Pinças de freio; 
  • Compressor;
  • Pressão do manômetro;
  • Existência de vazamentos ou mangueiras ressecadas; 
  • Drenagem da água acumulada nos balões de ar; 
  • Desgaste de lonas ou pastilhas;
  • Fazer troca de molas, caso haja troca de lonas;
  • Verificar condições de tambores, discos e sapatas dos freios;
  • Ajuste do ABS. 

4. Sistema de suspensão 

É a suspensão que garante a estabilidade do veículo, fazendo com que o pneu sempre fique em contato com o solo. Ao absorver impactos, a suspensão evita danos no chassi e na carga. No sistema de suspensão é importante ficar atento à: 

  • Molas; 
  • Batentes; 
  • Coxins;
  • Bandejas; 
  • Barra estabilizadora; 
  • Lubrificação dos amortecedores, pinos centrais e de suporte; 
  • Ultrapassagem do limite de carga;
  • Calibração dos pneus; 
  • Fazer o alinhamento do caminhão; 
  • Buchas; 
  • Balancins;   
  • Parafusos; 
  • Grampos;
  • Mangueiras e válvulas. 

5. Condições dos pneus 

Pneus muito gastos devem ser substituídos urgentemente e, para além do desgaste, a manutenção deve observar:

  • Profundidade de ranhuras da banda de rodagem (que não podem ultrapassar 16mm);
  • Existência de bolhas, trincas e rasgos; 
  • Interferências na condução do caminhão; 
  • Condições das laterais do pneu;
  • Estepe;
  • Calibração (que deve estar em conformidade com as instruções do fabricante e tipos de carga a serem transportadas.) 
  • Alinhamento e balanceamento das rodas; 
  • Revezamento de pneus. 

6. Quinta roda 

Na quinta roda as principais conferências devem ser: 

  • Limpeza da graxa antiga;
  • Substituição por uma graxa nova; 
  • Existência de folgas entre os componentes; 
  • Existência de trancos na parte traseira do caminhão quando ele freia ou arranca;

7. Limpador do para-brisas 

No limpador de para-brisas a maior atenção da manutenção de caminhões deve ser as palhetas, essenciais para a visualização dos motoristas em dias de chuva. 

Ao estarem em más condições as paletas não só prejudicam a visibilidade, como podem quebrar o para-brisas, gerando grande prejuízos, por isso a dica é trocar o item uma vez por ano, evitando gastos desnecessários e acidentes. 

8. Iluminação

O funcionamento das luzes pode ser comprometido por diversos motivos, para evitar problemas com a iluminação a manutenção deve olhar com muito cuidado para: 

  • Lâmpadas queimadas; 
  • Sistema elétrico; 
  • Relês; 
  • Fusíveis; 
  • Cabos;
  • Piscas;
  • Luzes de freio;
  • Sinalização traseira e lateral;
  • Faróis;
  • Lanternas;
  • Setas;
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9. Sistema elétrico 

Fora os sistemas relacionados à iluminação, o sistema elétrico deve ser averiguado por inteiro, procurando indícios de: 

  • Oxidação de cabos, terminais e bateria; 
  • Maus contatos em encaixes;
  • Problemas com a água da bateria. 

10. Injeção eletrônica 

O diagnóstico nos componentes de injeção e a atualização do software do módulo de injeção devem ser realizados com frequência, de acordo com as recomendações dos fabricantes.   

11. Escapamento 

Para manter o bom funcionamento do escapamento é preciso ficar atento à oxidação e a utilização de combustíveis de baixa qualidade, que colaboram para a degradação da peça. Outros sinais são: 

  • Barulho alto;
  • Escapamento solto; 
  • Presença de fumaça preta (indica problemas na queima de combustível causados por falhas no sistema de injeção); 
  • Presença de fumaça azulada (demonstra problemas na lubrificação do motor);
  • Presença de fumaça branca (aponta falhas nas vedações das juntas que não conseguiram conter a água).

12. Bateria

A durabilidade da bateria depende de fatores como: frequência de uso, cumprimento da regularidade de manutenções e instalações eletrônicas. Vale ficar atento à:

  • Luzes e faróis fracos;
  • Motor sem força;
  • Dificuldade para ligar o caminhão;
  • Falhas em aparelhos eletrônicos;
  • Luz de aviso acionada no painel; 

13. Análise estrutural 

É um tipo de manutenção preditiva realizada para identificar o momento em que as peças podem começar a apresentar defeitos, nessa manutenção são realizados procedimentos como: 

  • Interferometria holográfica;
  • Gamagrafia;
  • Ecografia;
  • Radiografia;
  • Ultrassonografia; 

14. Análise de vibrações 

Nessa manutenção um aparelho irá medir os níveis de vibração dos caminhões apontando problemas mecânicos e estruturais. 

15. Manutenção em baú de caminhão

Alguns cuidados são destacados, como: 

  • Instalar equipamentos adequados com características técnicas compatíveis ao tamanho do caminhão; 
  • Evitar o tombamento de cargas muito pesadas;
  • Fazer a lavagem do baú regularmente.

Como fazer um check list de manutenção de caminhões? 

Para auxiliar na vistoria de cada item anterior, utilize  check lists de manutenção de caminhões

Veja também: Controle de manutenção de frota em 8 passos

1. Check list manutenção de caminhões word 

Os check lists em word são preenchidos em papel e depois as informações são passadas para o computador. Esse tipo de documento te ajuda a: 

  • Na identificação de não conformidades e criação de planos de ação;
  • No acompanhamento de históricos dos veículos; 
  • No controle de entradas e saídas de caminhão;

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2. Check list manutenção de caminhões digital em aplicativo 

O modelo de check list de manutenção de caminhões é recomendado para quem quer eliminar o papel e ter controles mais ágeis. O preenchimento é feito pelo aplicativo e todas as informações são armazenadas em nuvem. Veja algumas informações: : 

  • Fotos com marcação de data e hora; 
  • Localização GPS das informações preenchidas; 
  • Alertas automáticos de não conformidades; 
  • Pontuação no checklist
  • Indicadores de qualidade do ativo
  • QR code para identificação do veículo;
  • Histórico de informações sobre cada veículo; 

Abaixo você confere um exemplo de relatório gerado em minutos através do aplicativo digital:

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Passo a passo de como criar um plano de manutenção de caminhão 

O plano de manutenção é essencial para assegurar que as manutenções serão realizadas na periodicidade correta e de forma a garantir a preservação da frota. Veja o passo a passo abaixo.

1º PASSO: Levantamento de dados 

O plano de manutenção começa com a criação de um histórico de informações. Nessa etapa você precisará reunir informações como: manutenções e reparos que já foram realizados na frota e uma avaliação do estado atual de cada caminhão. 

É importante que seja criado também um inventário com todos os veículos contendo dados como: modelo, ano de fabricação e demais informações. 

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2º PASSO: Planejamento de orçamento 

Para além de planejar as atividades de manutenção, é preciso ter um planejamento de orçamento, em que serão compiladas  todas as despesas necessárias à manutenção: como mão de obra e troca de peças. 

Faça uma avaliação dos valores gastos na última manutenção e as projeções dos investimentos a serem destinados daqui para frente. 

3º PASSO: Avaliação de prioridades 

É nessa etapa que você decidirá por onde começar. Para isso, é necessário que você priorize determinados veículos, a partir de alguns critérios, como: veículos que costumam dar maiores problemas, caminhões que fazem um trajeto mais longo ou aqueles que não passam por manutenções a mais tempo. 

4º PASSO: Controle de manutenção 

Para exercer o pleno controle da manutenção de caminhão, providencie check lists, ordens de serviço e relatórios que contribuam para a verificação do estado da frota, com questões de conformidade, fotos de comprovação e demais observações necessárias ao acompanhamento do veículo. 

Inclua na ficha de manutenção de caminhão todos os sistemas que citamos acima no tópico “Dicas de manutenção de caminhão: 15 cuidados para levar em conta”

5º PASSO: Acompanhamento das manutenções 

O acompanhamento se dará por meio da emissão e avaliação dos check lists, monitoramento das atividades e através da identificação de atrasos e problemas de conformidades relatados nas fichas de verificação.

6º PASSO: Criação e monitoramento de indicadores 

A criação de indicadores permite uma maior supervisão do desempenho dos veículos e resultados ocasionados pela manutenção de caminhão. Acompanhe dados relacionados a média de tempo das manutenções, os tipos de serviços mais realizados e as não conformidades mais comuns. 

A partir desses dados é possível fazer um planejamento estratégico, identificar pontos de melhoria e otimizar recursos. 

Leia também: [Excel] Plano de Manutenção Preventiva em apenas 2 passos

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