Inspeção de segurança

Inspeção de Segurança: conheça os tipos e como fazer

Saiba o que é inspeção de segurança, qual é a sua importância, como funciona e como aplicar na empresa.

A inspeção de segurança é um grupo de procedimentos que buscam identificar situações de riscos na rotina de trabalho, atuando de maneira preventiva na solução de possíveis problemas. 

Ela busca reduzir ou anular anormalidades que prejudiquem a integridade física dos colaboradores, bem como ajuda a prolongar a vida útil dos equipamentos e auxilia na preservação dos ambientes de trabalho.

Com a inspeção de segurança, é mais fácil identificar tanto problemas nas máquinas quanto fatores que são responsáveis por acidentes e doenças ocupacionais.

A seguir, te mostramos porque esse tipo de inspeção é importante, como fazer e outras dicas para priorizar a segurança no ambiente de trabalho.

Veja também: Modelo de checklist digital de segurança do trabalho com recursos que aumentam a segurança das inspeções

O que é inspeção de segurança

A inspeção de segurança é um conjunto de procedimentos técnicos que devem ser seguidos pelas empresas a fim de detectar possíveis fatores que prejudiquem as boas condições de trabalho no ambiente em questão.   

Sua proposta é trabalhar de forma preventiva: assim, ela ajuda a impedir acidentes e outros problemas que podem prejudicar a integridade física dos colaboradores, como doenças ocupacionais.

Outro ponto importante desse tipo de inspeção é que ele comprova se a política de segurança laboral está sendo aplicada nas empresas.

Isso é muito importante para assegurar que a empresa esteja operando de acordo com a legislação trabalhista, evitando multas e notificações por descumprimento de medidas obrigatórias.

A inspeção garante a segurança do ambiente de trabalho, analisando o espaço em si, equipamentos, uso de EPIs e processos.

Modelo de Checklist de Segurança no trabalho digital para usar em sistema

Qual é a importância das inspeções de segurança?

Como o nome já diz, esse tipo de inspeção é essencial para manter a segurança do local e seus colaboradores, evitando riscos que podem causar danos à saúde e à integridade. Entenda:

Leia também: O que é PGR? – Programa de Gerenciamento de Risco?

Garantir uma operação segura e eficiente

Ao fazer inspeções regulares, você ajuda a garantir o funcionamento adequado do maquinário, o que preserva sua integridade e prolonga o tempo do uso dos equipamentos.

Quando a vistoria é feita com frequência, é possível corrigir eventuais falhas antes que elas se tornem problemas e causem danos. Com isso, pode-se evitar a parada total da máquina, fazendo a substituição apenas da peça defeituosa, e há menos chance de que o ativo cause inconvenientes, como problemas de funcionamento que comprometem sua eficiência.

Veja também: Modelo de Checklist de Inspeção de Equipamentos

Identificar os riscos que podem se transformar em acidentes

É na inspeção que os pontos de atenção são identificados, abrindo espaço para que sejam corrigidos e assim prevenindo acidentes que poderiam vir a acontecer em decorrência desses riscos.

Quando não há uma rotina de vistorias, é possível que esses pontos passem despercebidos e só sejam observados após a ocorrência, muitas vezes causando danos físicos e até financeiros.

Quais são os tipos de inspeção de segurança? 

Ao ter conhecimento sobre os motivos capazes de causar um acidente, sua empresa consegue criar planos de ações para impedir novos riscos na rotina de trabalho. 

Por isso, é importante conhecer quais são os tipos de inspeções que vão ajudar nesse processo.

Inspeção gerais

Uma inspeção geral envolve todas as áreas, avaliando a empresa como um todo, e não apenas um determinado setor ou equipamento.

Geralmente a verificação é feita com o apoio de profissionais de qualidade, técnicos(as) de segurança do trabalho, membros da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e os colaboradores em geral. 

Seu objetivo é inspecionar o ambiente de forma ampla, fazendo uma vistoria abrangente e contando com a visão de todos os funcionários para entender pontos de atenção e oportunidades de melhoria.

Modelo de Checklist de Segurança no trabalho digital para usar em sistema

Inspeção de rotina

A inspeção de rotina faz parte do dia a dia das empresas, podendo ser feita até diariamente. Nela, profissionais identificam se existem anomalias em questões que impactam diretamente na qualidade do trabalho.

Um exemplo de inspeção de rotina é a verificação do uso de EPIs por parte dos colaboradores, uma vistoria que deve ser feita todos os dias antes do início da jornada de trabalho. A frequência da inspeção vai depender das necessidades da empresa, e ela pode ser executada por qualquer colaborador, não necessariamente um especialista.

Veja um exemplo de checklist de EPI que pode ser usado na inspeção de segurança:

Modelo gratuito de checklist EPI do Produttivo

Para baixar esse modelo gratuitamente, acesse nosso Kit Checklist.

Inspeção periódica 

Esse tipo de inspeção é feito de acordo com um período de tempo pré-determinado, que pode ser semanal, mensal, semestral, anual, etc. O prazo é definido de acordo com as necessidades de manutenção de cada equipamento.

Na Inspeção Periódica, um técnico investiga se há condições inseguras e que podem prejudicar a rotina de trabalho, tais como:

Algumas inspeções são obrigatórias por lei. É o caso de equipamentos perigosos, como caldeiras, e também de itens de segurança (extintores, por exemplo).

Um exemplo de checklist de Segurança do Trabalho é o modelo de checklist NR-13: 

Modelo gratuito de checklist NR13 do Produttivo

Esse modelo está disponível no Kit Checklist. Baixe aqui!

Inspeção especial

O objetivo da inspeção especial é descobrir riscos presumíveis, ou seja, aqueles que são identificados por profissionais especializados por meios de testes e medições.

As inspeções especiais buscam descobrir anomalias de trabalho  que podem comprometer a saúde e segurança dos colaboradores.

É uma análise mais técnica, que utiliza equipamentos apropriados para essas atividades.

Alguns exemplos desse tipo de inspeção são medição do ruído ambiental e quantidade de partículas tóxicas em suspensão no ar.

Inspeção eventual

A inspeção eventual é semelhante à periódica, porém não é baseada em prazos. Sua frequência pode ser estabelecida conforme a necessidade, ou ainda ao notar qualquer indício de irregularidade no funcionamento do equipamento. É uma aliada da manutenção corretiva.

Inspeção oficial

Enquanto os outros tipos de inspeção são agendados e executados pela própria empresa ou uma subcontratada, a inspeção oficial normalmente é realizada por órgãos oficiais. Isso pode incluir secretarias de saúde, vigilância sanitária, meio ambiente, entre outras.

Seu objetivo é verificar se a empresa está operando em conformidade com a lei e, em caso de infração, emitir multa e solicitar a correção. É comum que a vistoria seja surpresa (sem aviso prévio) para que não haja oportunidade de “maquiar” os fatos.

Como garantir inspeções de segurança eficientes?

Além de conhecer os tipos de inspeção de segurança, também é preciso entender como aplicá-las no dia a dia da sua empresa. Por isso, separamos algumas dicas para o seu negócio:

Crie uma rotina 

Muitas inspeções devem ser feitas rotineiramente, a cada mês, semana ou até diariamente. Ao criar uma rotina de inspeção, você garante que todos os aspectos da operação sejam analisados dentro de um período seguro, evitando os riscos causados por falta de acompanhamento.

Invista em um cronograma para planejar as inspeções e não arriscar a integridade dos colaboradores e o funcionamento dos equipamentos.

Use um checklist ao seu favor 

Outra dica interessante é contar com o apoio de checklists digitais. Com essa ferramenta, você consegue listar todas as fases de inspeção e verificar não conformidades

Um exemplo é o checklist inspeção de segurança do trabalho, que é fundamental para verificar, conduzir e comprovar ações de segurança, como o uso de EPIs.

Como a tecnologia pode ser uma aliada nas inspeções de segurança em equipamentos?

Criação de rotinas de checagem de segurança

A inspeção de segurança não pode ser feita apenas uma única vez. É necessário criar um plano de inspeção e agendar ações que ocorram de forma regular para estar sempre a par de eventuais riscos ou oportunidades de melhoria. 

Você pode fazer esse acompanhamento com o apoio de uma planilha no Excel ou com alguns softwares disponíveis no mercado, como do Produttivo, no qual é possível planejar, executar e a acompanhar o histórico das inspeções.

Dessa forma, a empresa não perde nenhuma inspeção e ainda é possível enviar lembretes aos profissionais que são responsáveis por cada atividade.

Garantia de manutenções periódicas

Um benefício das inspeções regulares é que elas andam lado a lado com a manutenção preventiva: ao identificar a necessidade de reparo, é possível solicitar as medidas corretivas indicadas.

Portanto, além de identificar oportunidades para otimizar suas operações, a inspeção também auxilia no cuidado com os ativos para melhorar seu desempenho e aumentar sua vida útil.

O acompanhamento da manutenção pode ser feito por meio de aplicativos como o Produttivo, que oferece modelos de checklist digitais prontos para uso. Com o uso da ferramenta, todo o processo é registrado para comprovação e histórico.

Modelo digital de checklist de manutenção preventiva do Produttivo

Facilidade nos processos de auditoria

Para não depender da prancheta e das pilhas de papel, que tal migrar para um software?

Com o Produttivo, você registra e acompanha suas vistorias em um único lugar, contando com recursos como plano de atividade e checklists, que citamos acima, e também:

  • Registro fotográfico;
  • Relatório personalizado para ser encaminhado por e-mail ou WhatsApp;
  • Gráficos para acompanhar seus indicadores;
  • E muitos outros recursos.

Tudo isso para tornar a inspeção de segurança mais ágil e prática sem perder a confiabilidade. Aproveite para fazer um teste grátis agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima